Roteiro
Roteiro de 1 dia em San Francisco com 8 atrações e dicas
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 14/Maio/2024
- Paulo Basso Jr.
Um roteiro de 1 dia em San Francisco, na Califórnia, é pouco, não tenha dúvida. Repleta de pontos turísticos, a cidade merece ao menos um roteiro de quatro ou cinco dias, mas se você não tiver tempo para tudo isso, saiba que é possível conferir algumas das principais atrações locais no esquema vapt-vupt.
Para isso, basta seguir um bom planejamento. Também dá para ganhar tempo e fazer uma excursão de ônibus hop-on hop-off (na qual você pode subir e descer ao longo do dia em diversos pontos, quantas vezes quiser) que passa pelos principais pontos turísticos de San Francisco.
Roteiro de 1 dia em San Francisco
Confira oito atrações que cabem em um roteiro de um dia em San Francisco.
- Fisherman’s Wharf
- Ghirardelli
- Passeio de bonde e Lombard St.
- Golden Gate
- Haight-Ashbury
- Alamo Square
- Castro, Chinatown ou Little Italy
- Embarcadero ou Mission
Bora ver um pouquinho de cada uma delas?
8 atrações em San Francisco
O dia será corrido, mas muito compensador. Veja o que fazer em um roteiro de 1 dia em San Francisco:
1 – Fisherman’s Wharf
O roteiro de um dia em San Francisco pode começar no Fisherman’s Wharf, um dos lugares mais turísticos da cidade. O antigo porto abriga uma série de restaurantes famosos, museus, hotéis (o Zephyr, por exemplo, tem ótimo custo-benefício) e o emblemático Pier 39.
Ali, dá para passear, fazer compras e, principalmente, observar alguns dos 700 leões-marinhos que chegaram por na região há muito tempo e passam o dia relaxando em grandes plataformas de madeira. Tem até uma arquibancada no pedaço, de tanta gente que se junta por lá todos os dias.
Para o café da manhã, experimente os pães da Boudin Bakery. No local também é possível provar o prato típico de San Francisco, a clam chowder, uma sopa de mariscos servida no pão bola – que, evidentemente, vai melhor no almoço ou jantar (mas não se preocupe, há muitos outros lugares onde comer em San Francisco).
Quem tiver um pouco mais de tempo pode se organizar para fazer passeios de barco de pela Baía de San Francisco, que faz parte do combo do CityPass, com ingressos mais baratos. O grande barato do tour, que parte do Fisherman’s Wharf, é que você chega bem pertinho da Ilha de Alcatraz e passa por debaixo da mítica Golden Gate.
Falando na Ilha de Alcatraz, muitas pessoas que vão a San Francisco têm vontade de visitá-la. Em roteiro de um dia fica um pouco corrido, mas caso passe mais tempo por lá ou queira muito fazer o tour pela famosa prisão, minha dica é ganhar tempo com a excursão organizada pela Civitatis.
Trata-se de um tour de dia todo que passa, ainda, pelas principais atrações de San Francisco listadas aqui.
2 – Ghirardelli
Do Fisherman’s Wharf dá para caminhar tranquilamente até a Ghirardelli Square, local onde funcionou, por muitos anos, a fábrica da chocolateria mais tradicional da Califórnia.
O espaço conta com uma grande loja e diversas docerias da marca, que servem de barrinhas a cookies e sorvetes. Não deixe de ir à parte superior da praça para observar o visual da cidade. Quem quiser também pode fazer um tour por lá.
3 – Passeio de bonde e Lombard St.
Seguindo o roteiro de um dia em San Francisco, é hora de pegar o Powell/Mason Cable Car, o bonde mais famoso da cidade, que passa nos arredores da Ghirardelli Square. Siga ladeira acima e salte na esquina da Hyde St. com a Lombard St.
Ali está o trecho mais fotografado desta última, construído em formato de zigue-zague para os carros não capotarem, tamanha a inclinação da via. Enfeitado por lindos canteiros floridos, o local está sempre repleto de turistas.
4 – Golden Gate
Chegou a hora de ver a Golden Gate de perto. Para isso, siga de ônibus até o Crissy Field, na região de Presidio. O local é margeado por uma praia de onde se tem uma das mais belas vistas da famosa ponte vermelha de San Francisco.
Nos fins de semana, há sempre muitos locais e turistas curtindo a faixa de areia e fazendo esportes aquáticos (embora a água costume estar bastante fria) no pedaço.
Uma vez ali, aproveite também para caminhar até o Palace of Fine Arts Theatre, majestosa construção de estilo neoclássico envolvida por um grande jardim.
5 – Haight-Ashbury
Mais um ônibus o leva para Haight-Ashbury, o bairro hippie de San Francisco. Foi ali que, em 1967, cabeludos e moças com flores nos cabelos chegaram em kombis coloridas para celebrar o Verão do Amor (Summer of Love). As lojas de disco do pedaço, como a famosa Amoeba Music, ainda vendem discos de ídolos da época, como Janis Joplin e Grateful Dead.
Ao caminhar pela Haight St. você irá se deparar ainda com lojas que vendem desde roupas psicodélicas a incensos, bem como estúdios de tatuagem e alguns restaurantes e bares, a exemplo do Cha Cha Cha (de comida creole) e o Magnolia (com várias cervejas artesanais da Califórnia), respectivamente.
De um lado da Haight St. está o Golden Gate Park, uma imensa área verde repleta de museus. Não é um bom lugar, porém, para visitar num roteiro corrido de um dia em San Francisco. O melhor, nesse caso, é se dirigir para a região oposta, onde está a Alamo Square.
6 – Alamo Square
A Alamo Square é a praça onde ficam as Painted Ladies, casas vitorianas coloridas mais fotografadas de San Francisco. Reserve um tempo para sentar no gramadão, admirar a arquitetura e conferir o movimento da galera. Caso seja hora do almoço, pode ser uma boa ideia fazer um piquenique por lá.
7 – Castro, Chinatown ou Little Italy
A próxima parada pode ser em um dos bairros étnicos de San Francisco ou então em Castro.
Repleto de bandeiras coloridas, este último reúne a comunidade LGBTQIA+ da cidade e ficou famoso na década de 1970 após a eleição do primeiro vereador homossexual assumido da história americana, Harvey Milk, assassinado em seguida. Desde então, o local fez de San Francisco um símbolo mundial da tolerância.
Chinatown, por sua fez, tem uma série de portais típicos, construções belíssimas e excelentes restaurantes. A região fica próxima ao trecho de North Beach conhecido como Little Italy, onde há também bons lugares para comer, como o The Stinking Rose, uma casa especializada em pratos condimentados com alho.
Reduto de bares, North Beach é um bom lugar para ir à noite ou no fim da tarde, quando, talvez, sobre tempo para visitar a City Lights Book, misto de editora e livraria que deu voz à geração beatnick – cujo um dos maiores expoentes é Jack Kerouac, autor do clássico livro “On the Road”.
8– Embarcadero ou Mission
Para fechar o roteiro, já de noite, há duas boas opções: ir para o Embarcadero, onde fica o ótimo mercado municipal Ferry Building Marketplace. Há bons lugares para comer nos arredores.
Outra possibilidade é seguir para o Mission, bairro que concentra alguns dos melhores restaurantes de San Francisco. Ambos são lugares perfeitos para se despedir de um dia corrido, porém muito divertido.
Como economizar nos ingressos
Uma boa maneira de economizar nos ingressos dos pontos turísticos de San Francisco, caso você vá a pelo menos dois deles, é comprar um San Francisco CityPASS, como mencionei acima. O bilhete dá acesso a:
- California Academy of Sciences
- Blue & Gold Fleet San Francisco Bay Cruise
E mais duas entre as seguintes atrações:
- Aquarium of the Bay
- Exploratorium
- San Francisco Museum of Modern Art — SFMOMA
- San Francisco Zoo & Gardens
- The Walt Disney Family Museum
Ao usar o San Francisco CityPASS, dependendo da combinação, você chega a economizar 46% no pacote de ingressos. Vale muito a pena.
Seguro viagem EUA
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem EUA
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Onde ficar em San Francisco
Confira aqui onde se hospedar em San Francisco. A lista traz hotéis confortáveis e bem localizados.
Zephyr San Francisco
Bem localizado no Fisherman’s Wharf, este hotel tem ambiente moderninho, com um pátio onde se espalham jogos para crianças e adultos, food truck e uma série de outras atrações.
—
Infinity Hotel SF
Moderninho, fica no bairro Marina, entre a Golden Gate e o Fisherman’s Wharf. Tem quartos simples, porém coloridos e agradáveis, com banheiros aconchegantes.
—
Yotel
Apesar de ficar em um prédio de 1905, este é um dos hotéis mais novos de San Francisco. Por trás das paredes clássicas com tijolo à vista e de uma escada de mármore original há uma série de mimos modernos, como o design clean dos quartos.
—
Confira 40 fotos de San Francisco
O que você precisa saber antes de ir a San Francisco
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- Como tirar o visto americano
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Los Angeles
- O que fazer em San Diego
- O que fazer em Las Vegas
- O que fazer em Nova York
- O que fazer em Miami
- O que fazer em Orlando fora dos parques
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- Roteiro na Universal Studios, em Orlando
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em Chicago
- O que fazer em Washington D.C.
- O que fazer em Boston
- Rota do Blues nos EUA (ou Rota da Música)
- O que fazer em New Orleans
- O que fazer em Memphis
- O que fazer em Nashville
- O que fazer em Dallas
- O que fazer em Houston
- O que fazer em Austin
- O que fazer em San Antonio
- O que fazer em Atlanta
- O que fazer em Seattle
- O que fazer em Denver
- O que fazer em Aspen
- O que fazer em Louisville
- O que fazer em Park City
- O que fazer em Charleston
- O que fazer em Oklahoma City
- O que fazer no Alasca
- O que fazer em Anchorage, no Alasca
- O que fazer em Ozark – Arkansas e Missouri