5 DIAS EM SÃO FRANCISCO


EMOLDURADA PELA BAÍA QUE LHE DÁ NOME, SAN FRANCISCO ALIA BELEZA NATURAL E UMA CULTURA ÍMPAR

1 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em San Francisco em 5 dias

A baía de San Francisco e a ponte Golden Gate

  • A Lombard Street é uma das mais inusitadas atrações de São Francisco: em seu trecho mais íngreme, a rua ganha a forma de um ziguezague com canteiros floridos. Carros repletos de turistas sempre passam por lá, então tente fazer dessa a primeira atração do dia para evitar filas.
  • A baía fica pertinho dali e o bairro Marina, onde está a Lombard Street, que tem uma coleção de belas casas vitorianas e mansões. Mas se você quiser economizar tempo pegue o ônibus 30 na esquina da Chesnut Street com a Van Ness e siga até o Palace of Fine Arts. Inspirado em construções neoclássicas, o palácio foi construído para a Exposição de 1915 Panamá-Pacífico.
  • Uma curta caminhada leva até Presidio, um dos bairros mais arborizados da cidade — e também onde o diretor de “Guerra nas Estrelas”, George Lucas, tem o seu estúdio. Uma das atrações do bairro é o singelo museu Walt Disney, a 20 minutos do Palace of Fine Arts.
  • Presidio também tem uma das mais belas vistas da ponte Golden Gate. Em dias ensolarados e quentes, há gente mergulhando na baía. O passeio mais comum é alugar uma bicicleta para cruzar a ponte de quase 3km.
  • De carro ou bicicleta, cruze a ponte até Sausalito. A cidadezinha repleta de restaurantes, galerias de arte e lojas de suvenir ganhou fama pela incrível vista que se tem de São Francisco e de sua mais famosa ponte.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em San Francisco em 5 dias

Embarcadero e North Beach

  • Comece o dia num dos símbolos de São Francisco, no Rincon Park: uma escultura monumental de um arco e flecha em amarelo e vermelho, “Cupid’s Span”, de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen. O parque é um bom lugar também para se tirar fotos com a segunda ponte mais famosa da região, a Bay Bridge.
  • A cinco minutos de caminhada fica o histórico Ferry Building, original de 1890, reaberto em 2003 como um mercado gourmet com lojas e restaurantes. Os chocolates da Recchiutti Confections e os sorvetes da Humphry valem a pena as calorias.
  • Gaste as calorias desvendando os mistérios da ciência no high-tech Exploratorium, um dos mais novos museus de San Francisco. O prédio fica no Píer 15, à beira da baía, a poucos minutos do Ferry Building.
  • Encare a ladeira da Telegraph Hill até a Coit Tower, que compensa o esforço com uma bela vista da baía. Construída a pedido de um excêntrico milionário durante a recessão nos anos 1930, a torre é decorada com painéis que retratam trabalhadores.
  • Desça até o boêmio bairro de North Beach, não à toa um enclave italiano em São Francisco. Antes de escolher um restaurante de massas, passe na livraria e editora City Lights, símbolo entre os beatniks Jack Kerouac, Allen Ginsberg e outros. Se quiser explorar mais o tópico, visite o pequeno mas simpático Beat Museum do outro lado da rua.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em San Francisco em 5 dias

Fisherman’s Wharf e Alcatraz

  • Durante mais de 30 anos a ilha de Alcatraz hospedou a temida prisão homônima, de onde nenhum prisioneiro fugiu. Reserve ao menos três horas para conhecer o lugar onde Al Capone cumpriu pena. A balsa opera desde o Píer 33.
  • Na volta, caminhe pela área conhecida como Fisherman’s Wharf, repleta de restaurantes vendendo a famosa sopa cremosa de moluscos na cidade, clam chowder, e uma ampla variedade de frutos do mar.
  • Pare no Píer 39 para observar uma clássica e irresistível atração de São Francisco: os leões-marinhos. Não custa nada assistir aos bigodudos tomando sol nos deques.
  • Se ainda tiver tempo, visite o Madame Tussaud’s ou o San Francisco Maritime National Historical Park, que guarda embarcações históricas.
  • Termine o dia na Ghirardelli Square — praça que leva o nome da grife de chocolates local, repleta de lojinhas de design, restaurantes e bares.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
4 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em San Francisco em 5 dias

O lado hippie de San Francisco

  • As casas vitorianas de Sab Francisco são quase tão marcantes quanto a ponte Golden Gate. Para descobrir um dos trechos mais bem preservados, pegue o ônibus 21 na Market Street em direção ao Golden Gate Park e pare na Alamo Square.
  • Pegue a mesma linha de ônibus e siga para o Golden Gate Park, o maior parque da cidade. Há sempre festivais e eventos por lá. É possível explorá-lo de bicicleta ou a pé. Três atrações podem ocupar o seu dia inteiro por lá: o museu de Young de artes plásticas, a Academia de Ciências da Califórnia e o jardim botânico.
  • Saia do parque pela Haight Street, paralela à Hayes Street por onde passa o ônibus 21, e descubra o enclave hippie de São Francisco. Estúdios de tatuagem, brechós, sebos e cafés ocupam casas vitorianas decoradas em cores berrantes, que dão o tom do bairro.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
5 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em San Francisco em 5 dias

Às compras no centro de São Francisco, Chinatown e Castro

  • Inicie o dia explorando a maior Chinatown fora da Ásia e a mais antiga dos Estados Unidos. Casas de chá oferecem degustações, às vezes gratuitas, e é possível visitar fábricas de biscoitos da sorte.
  • Não deixe São Francisco sem ir às compras. Desça a ladeira em direção à Union Square, onde fica a maior variedade de lojas da cidade. Há Macy’s, Best Buy, Forever 21, H&M, Uniqlo, etc.
  • Continue as compras no shopping Westfield, onde é possível achar Abercrombie & Fitch, Foot Locker, Kipling, Michael Kors, entre outros. O shopping também tem uma boa praça de alimentação, com boas opções rápidas.
  • Da Market Street, na altura da Union Square, pegue o bondinho 24 que percorre toda a rua até o final, onde fica o Castro. Ali, a bandeira do arco-íris ganha mais destaque do que a dos Estados Unidos. O lugar onde Harvey Milk — o primeiro político declaradamente gay a conquistar um cargo público nos anos 1970 — morou é colorido, repleto de lojas e restaurantes e tem um pequeno museu em homenagem a ele.

Na hora de montar um roteiro em San Francisco, consulte também o site oficial de turismo da cidade.

ROTEIROS RELACIONADOS

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

MarketBar (http://marketbar.com/)

Dentro do Ferry Building, o restaurante oferece pratos com ingredientes frescos e influência mediterrânea. No fim da tarde, há happy hour com preços especiais.

Kokkari (http://www.kokkari.com/)

Este charmoso restaurante grego fica entre o distrito financeiro de São Francisco e North Beach. De saladas e sopas, principalmente a de lentilha, aos pratos com carneiro, tudo é bem preparado com temperos deliciosos.

Caffe Sport (HTTP://www.caffesportsf.com)

Apesar de o nome remeter a cafés ou esportes, este restaurante siciliano serve massas num salão apertadinho e kitsch. O serviço bem humorado dá um toque a mais.

Hotéis+

JW Marriott Union Square (http://www.booking.com/hotel/us/jw-marriott-san-francisco-union-square.pt-br.html)

Em uma região central de São Francisco, o JW Marriott oferece quartos espaçosos e confortáveis com uma bela vista da cidade.

Zelos (http://www.booking.com/hotel/us/palomar-san-francisco.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-us-palomarNsanNfrancisco-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=d582239a792827e915ee236b860c2943;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

A dois quarteirões da Union Square, este hotel boutique oferece um serviço cuidadoso e mimos no quarto, decorado com detalhes em tons vibrantes.

Travelodge By the Bay (http://www.booking.com/hotel/us/travelodge-by-the-bay.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-us-travelodgeNbyNtheNbay-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=d582239a792827e915ee236b860c2943;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Na Lombard Street, o Travelodge fica próximo ao Fisherman's Wharf, onde não falta infra-estrutura turística. Os quartos são básicos, sem deixar a desejar.

Dicas e curiosidades+

Vá de bike

Há diversos pontos de aluguel de bicicleta em Fisherman's Wharf mas existem lojas também no bairro Marina, na Lombard Street mesmo. Reserve com antecedência.

Na estrada

A maior atração do Beat Museum é o carro Hudson, de 1949, usado e dirigido pelo diretor Walter Salles na gravação de "Na Estrada" (2012).

Reserva em Alcatraz

Se estiver indo no verão ou em época de feriados, procure reservar seu bilhete para Alcatraz com cerca de três meses de antecedência. Há também tours noturnos pela antiga penitenciária, que podem ser um bocado assustadores.

Bilhete de ônibus

Um mesmo bilhete de ônibus vale por 90 minutos em São Francisco. Portanto, não será necessário comprar outro bilhete após visitar a Alamo Square.

Booking.com