Guias
Universal Orlando com autistas – O que saber antes de ir
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 26/Julho/2024
- Paulo Basso Jr.
Para quem planeja ir à Universal Orlando com autistas, trago boas notícias: o complexo é muito bem preparado para receber pessoas neurodivergentes e conta com um protocolo prático, que facilita bastante a viagem, sobretudo com crianças e adolescentes.
Digo isso porque estive lá com meu sobrinho Bernardo, de 5 anos, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os pais deles, Heitor e Milena, bem como a irmã Isabela, de 10 anos, e a Dani, minha esposa, também acompanharam.
Em um dia, visitamos os dois parques temáticos do grupo: a Universal Studios e a Islands of Adventure. Não é o ideal. O mais indicado é dedicar um dia a cada um deles, já que atrações não faltam por lá. O nosso calendário, porém, estava apertado, mas certamente dedicarei mais tempo ao complexo caso retorne. Mesmo porque vale muito a pena ir, também, ao Volcano Bay, o parque aquático da Universal Orlando.
Antes da viagem, fizemos um planejamento detalhado, acompanhado por profissionais, para que o Bê tivesse a melhor experiência durante o voo, a hospedagem, o transporte e, claro, a visita aos parques da Universal e a outros de Orlando. Aqui, eu conto todos os detalhes da preparação, que é fundamental para quem viaja com autistas.
Universal Orlando com autistas
Quem pretende visitar a Universal Orlando com autistas deve começar o planejamento da viagem ainda no Brasil, a partir de 30 dias antes da visita aos centros de lazer. Neste período, a pessoa neurodivergente ou responsável, caso ela seja criança ou adolescente, deve adotar os seguintes passos.
- Entrar neste site (en inglês) e requerer o Cartão de Acessibilidade Individual (IAC, sigla em inglês) do IBCCES, obrigatório para usufruir dos benefícios oferecidos a pessoas neurodivergentes nos parques da Universal.
- Preencher o formulário com uma fotografia recente do titular, informações de contato e, em alguns casos, declaração médica (no caso do Bê, não foi solicitado laudo).
- Indicar os parques que visitará: no caso, Universal Orlando.
- Salvar a carteirinha no celular. Ela tem um código de barra, que você deverá apresentar nos centros de lazer, em Orlando.
- Fora isso, vale a pena conferir o guia sensorial de atrações do complexo (em inglês), para saber onde a pessoa neurodivergente pode ir e antecipar a preparação.
Como funciona nos parques
Uma vez em Orlando, quando visitar a Universal Studios e a Islands of Adventure, você vai reparar que a maioria das atrações têm duas filas: uma normal e outra chamada Express, que é mais rápida – e cujo acesso é vendido para os visitantes regulares.
De posse da carteirinha do IBCCES, tudo que você precisa fazer é apresentá-la ao funcionário que cuida das filas. Ele ficará responsável por liberar o acesso ao titular e mais até três acompanhantes.
Importante: a pessoa neurodivergente tem que estar sempre junto e apta a brincar (tem que ter a altura mínima, por exemplo). Do contrário, todos perdem o benefício da fila rápida. Afinal, ele é voltado para ela.
Não é obrigatório, mas na primeira atração que o Bê foi, seu pai foi orientado a ir ao Guest Relations, apresentar a carteirinha do IBCCES e solicitar o Attractions Assistance Pass (AAP). Em tese, esses passe facilitaria a identificação por parte dos funcionários. Como a fila estava grande, porém, acabamos deixando para lá e não tivemos problemas ao longo do dia.
Chip de Internet ou eSim: ganhe 10% de desconto com o cupom ROTADEFERIAS
Universal Studios
A Universal Studios tem ao menos duas áreas que divertem as crianças e foram perfeitas para o Bernardo. A primeira é a Minion Land, palco de atrações como Illumination’s Villain-Con Minion Blast, na qual você deve usar uma arminha em cenários imersivos, e o simulador Despicable Me Minion Mayhem.Depois de conferir ambas e ver alguns personagens de Meu Malvado Favorito, o Bê passou dias repetindo que queria ir aos “minions”. É preciso lidar com isso, mas no nosso caso, pelo menos, foi bem tranquilo.
O outro espaço que ele adorou foi a DreamWorks Land, recentemente inaugurada. O local conta com uma montanha-russa infantil inspirada nos Trolls, brinquedão, áreas de encontro com personagens, como Shrek, e uma vila com tema de Kung-Fu Panda, na qual há playgrounds molhados.
Foi fundamental passar um tempo por lá, porque o Bê estava começando a desregular por conta do calor e, quando se viu de sunga em meio aos splashes d’água, voltou a se divertir.
Isso foi suficiente para que ele ficasse tranquilo enquanto a Bela, sua irmã, passasse algumas horas “fazendo mágicas” com a varinha que comprou na área The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley. Ela adorou o simulador do espaço, chamado Harry Potter and the Escape from Gringotts.
A Universal Studios tem diversas outras atrações incríveis, que você confere aqui. Para ganhar tempo, porém, priorizamos tudo que agradava mais as crianças.
Quiet Room
Bem na entrada da Universal Studios tem uma Quiet Room. Ela fica ao lado esquerdo das catracas, junto ao posto de atendimento médico do parque.
A sala, que conta com ar-condicionado, poucos elementos visuais e é silenciosa, é voltada para pessoas neurodivergentes que venham a desregular e precisam de um espaço para descansar. Tivemos sorte e não precisamos ir com o Bê até lá, mas visitei e gostei muito de poder contar com esse tipo de assistência.
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 e ganhe 15% de desconto
Islands of Adventure
Depois de aproveitar a Universal Studios, a própria Bela convidou o Bê para pegar o Hogwarts Express (trem cujo acesso é liberado apenas para quem tem o ingresso Park-to-Park, que permite visitar dois parques no mesmo dia) rumo a Islands of Adventure, onde tem outro espaço dedicado a Harry Potter, o Hogsmeade.
É lá, inclusive, que fica o Castelo de Hogwarts. Isso sem contar, em outras áreas, experiências inspiradas em super-heróis da Marvel e dinossauros. A montanha-russa mais irada de Orlando para mim, por exemplo, é a Jurassic World VelociCoaster, que fica neste parque.
Achei que iríamos embora após o show The Nighttime Lights at Hogwarts Castle, que ilumina o castelo do Harry Potter à noite, mas que nada. Já era quase 22h quando cheguei com o Bê à área infantil Seuss Landing e ele quis ir a, pelo menos, mais três atrações. E só não rolou mais porque o parque fechou. Sucesso.
Conclusão
No dia que visitamos a Universal, o Bê se manteve regulado a maior parte do tempo, o que não aconteceu em outros momentos da viagem – confira aqui. É preciso, porém, estar preparado para tudo quando se vai a Orlando com autistas, inclusive frustações. Evitar meses quentes, usar recursos visuais para informar tudo que acontecerá e manter uma rotina de alimentação, por exemplo, são fatores preponderantes para que a viagem dê certo.
Estou aprendendo cada vez mais sobre o tema e sei bem que, infelizmente, por muitos motivos, nem todas as famílias com pessoas neurodivergentes têm condições de fazer uma viagem como esta, mas para as que podem, minha avaliação a respeito dos serviços de acomodação oferecidos pela Universal Orlando é muito positiva.
Ingressos da Universal: quanto custa
É possível comprar ingressos individuais para cada parque ou em combos promocionais, nos quais o valor individual de cada centro de lazer diminui. Crianças menores de três anos não pagam ingresso.
Para ter acesso ao Hogwarts Express, trem que liga Universal Studios a Islands of Adventure, é preciso ter um ingresso park-to-park (que vale para os dois parques no mesmo dia).
O que você precisa saber antes de ir a Orlando
Links úteis – Universal Orlando
Ao planejar uma viagem para Orlando com autistas, vale a pena recorrer a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, é possível comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos dos parques da Universal?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o da Just Travel, parceira do Rota de Férias que oferece ingressos com bons valores para todos os parques de Orlando.
Onde reservar: Just Travel
—
LEIA TAMBÉM:
Disney World
- Roteiro na Disney World – Atrações imperdíveis, parques e dicas
- As melhores atrações do Magic Kingdom
- As melhores atrações do Epcot
- As melhores atrações do Hollywood Studios
- As melhores atrações do Animal Kingdom
- Parques aquáticos da Disney – Typhoon Lagoon e Blizzard Beach
- Disney Springs: Guia de atrações, restaurantes e lojas
- Cirque du Soleil na Disney: Como é o show Drawn to Life
- Como é o Halloween da Disney World
- Disney Vip Tour – Como funciona
- Cruzeiro da Disney – Como é e quanto custa
Universal Orlando
- Roteiro completo na Universal Orlando
- As melhores atrações da Universal Studios
- As 10 melhores atrações da Islands of Adventure
- Volcano Bay – Roteiro e atrações do parque aquático
- CityWalk, da Universal – Onde comer, compras e atrações
- Guia das atrações do Harry Potter em Orlando
- Hotéis da Universal, em Orlando
- Como é o Halloween da Universal Studios
- Tour vip da Universal, em Orlando
United Parks & Resorts
- As melhores atrações do SeaWorld Orlando
- As melhores atrações do Busch Gardens, em Tampa
- As melhores atrações do Aquatica Orlando
- As melhores atrações do Discovery Cove
Orlando
- O que fazer em Orlando fora dos parques
- Onde ficar em Orlando – Hotéis dentro ou fora dos parques
- 10 hotéis para crianças em Orlando
Arredores de Miami e Orlando
- O que fazer em Miami
- Onde ficar em Miami – 10 dicas de hotéis
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- O que fazer no Kennedy Space Center
- Vale a pena alugar casa em Kissimmee?
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em St. Petersburg e Clearwater
- O que fazer em Sarasota
- O que fazer em St. Augustine
- O que fazer em Cocoa Beach
- O que fazer em Palm Beach
- O que fazer em Vero Beach
- O que fazer em Naples
- O que fazer em Destin
- O que fazer em Key West
- O que fazer em Tallahassee