Notícias
O que fazer em Bruxelas – 12 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 28/Outubro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Muitos viajantes que planejam visitar a Bélgica têm dúvidas sobre o que fazer em Bruxelas. A capital do país é conhecida pela pluralidade cultural e abriga uma das praças mais bonitas de toda a Europa.
O destino também costuma encantar os fãs de gastronomia. Ali, é fácil encontrar lojinhas que produzem chocolates artesanais deliciosos e bares que exploram os sabores das conceituadas cervejas belgas.
Neste post, listei algumas atrações imperdíveis em Bruxelas. Também reuni dicas de viagem e sugestões de restaurantes e hotéis.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Bruxelas
Caminhar sem pressa pela Grand-Place e degustar os famosos chocolates belgas são apenas algumas das recomendações para quem vai a Bruxelas. A capital conta ainda com diversas atrações culturais e divertidas, como a charmosa Mini-Europe, que recria miniaturas de alguns dos atrativos mais famosos do Velho Continente.
Uma boa pedida para quem pretende visitar vários pontos turísticos é comprar o Brussels Card, que dá acesso a 49 museus e monumentos da cidade.
Como há muito o que fazer em Bruxelas, listei as principais atrações que não podem faltar no roteiro:
- Grand-Place
- Palácio Real
- Atomium
- Mini-Europe
- Museu do Chocolate
- Museu do Trem
- Parque do Cinquentenário
- Galerias Royal Saint Hubert
- Museu Magritte
- Delirium Café
- Manneken-pis
- Excursão a Bruges
Pronto para saber tudo sobre a capital da Bélgica?
Onde fica Bruxelas
Bruxelas fica bem na região central da Bélgica. Além de ser a capital do país, a cidade é a sede da União Europeia.
A localização do destino é ótima para quem pretende conhecer vários países em uma única viagem ao Velho Continente. Isso porque a região está no caminho de lugares como Paris, na França, e Amsterdam, na Holanda.
12 atrações em Bruxelas
Veja detalhes das principais atrações de Bruxelas.
1. Grand-Place
A Grand-Place (também conhecida como Grote Markt) é o lugar mais famoso de Bruxelas. Ali, é possível encontrar um dos conjuntos arquitetônicos mais incríveis da Europa, repleto de construções do século 17.
Entre os prédios mais famosos da praça, destacam-se Maison du Roi (Mansão do Rei), Le Pigeon (onde morou o poeta e dramaturgo Victor Hugo) e a prefeitura, que é aberta a visitas.
2. Palácio Real
O Palácio Real, sede da monarquia belga, é outro ponto turístico imperdível da cidade. Apesar de não ter qualquer tipo de poder político, o rei da Bélgica é uma figura influente e representa o país encontros de relacionamento com outras nações.
O prédio é aberto ao público. Durante a visita, é possível explorar ambientes que exibem obras de arte, tapeçarias e até conhecer a sala do trono.
- Endereço: Rue Brederode 16
3. Atomium
Se você já procurou o que fazer em Bruxelas no Google, provavelmente viu alguma imagem do Atomium. Trata-se de uma construção que se tornou um dos cartões-postais da cidade.
Construída em 1958 para a feira mundial Expo 58, a atração representa um cristal elementar de ferro ampliado em 165 milhões de vezes. No total, são nove esferas (átomos) e oito vértices que as interligam. O mais legal é que dá para caminhar pelo interior dessas estruturas e contemplar vistas incríveis da cidade.
- Endereço: Pl. de l’Atomium 1
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.
4. Mini-Europe
Pertinho do Atomium, o Mini-Europe é um passeio bem divertido, principalmente para quem está viajando com crianças. O complexo exibe diversas miniaturas de alguns dos pontos turísticos mais famosos da Europa.
São mais de 300 maquetes que representam países da União Europeia e do Reino Unido. Dá para ver o Big Ben, em Londres, na Inglaterra, a Torre de Pisa, na Itália, e até o vulcão italiano Vesúvio em erupção.
- Endereço: Av. du Football 1
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h
5. Museu do Chocolate
Recomendo reservar um tempinho para ir ao Choco Story, que é o Museu do Chocolate de Bruxelas. Além de explorar os mais de cinco mil anos de história da iguaria feita de cacau, o local mostra todas as etapas de produção.
A visita também inclui uma demonstração comandada por um mestre chocolateiro e – é claro – uma deliciosa degustação.
- Endereço: Rue de l’Etuve 41
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
6. Train World
Outro passeio incrível em Bruxelas é a visita ao Train World, museu do trem. O complexo cultural explora a história da linha ferroviária mais antiga da Europa e exibe cinco motores a vapor.
A exposição também aborda as tecnologias utilizadas nesse tipo de transporte. Além disso, há um simulador que demonstra como será a experiência de andar de trem no futuro.
- Endereço: Pl. Princesse Elisabeth 5
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
7. Parque do Cinquentenário
O Parque do Cinquentenário é o parque urbano mais famoso de Bruxelas. Ele foi construído em 1880 para celebrar o aniversário de 50 anos da independência do país.
O local é ideal para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre. Além disso, conta com um Arco do Triunfo e é lar de atrações como o Museu de História Militar e a exposição de carros Autoworld.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.
8. Galerias Royal Saint Hubert
Sempre que viajo pelo mundo gosto de ir aos complexos de compras mais famosos das cidades, nem que seja só para olhar as vitrines. Em Bruxelas, a dica é visitar as Galerias Saint Hubert, que figuram entre as mais antigas do Velho Continente.
O complexo tem uma belíssima cúpula de cristal e reúne alguns dos comércios mais elegantes da capital. Há lojas de grifes, joalherias, restaurantes, cafés e chocolaterias.
- Endereço: Galerie du Roi 5
9. Museu Magritte
Os fãs de arte precisam ir ao Museu Magritte. O centro cultural exibe diversos trabalhos do artista surrealista belga René Magritte.
O prédio é dividido em três andares e cada um deles é dedicado a um período diferente da história do artista. No total, é possível ver 250 obras, incluindo as famosas Sheherazade e Império da Luz.
- Endereço: Pl. Royale 1
- Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 18h.
10. Delirium Café
O Delirium Café é parada obrigatória para quem gosta de cerveja. O local oferece mais de dois mil rótulos diferentes e até entrou para o Guinness World Records por causa disso.
Além de brilhas por conta da variedade de bebidas, a casa é famosa pelas apresentações musicais ao vivo, que costumam ser bem animadas. O ambiente é aconchegante e rende ótimas fotos.
- Endereço: Imp. de la Fidélité 4
- Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h às 3h. Sexta-feira a sábado, das 11h às 4h. Domingo, das 11h às 2h.
11. Manneken-pis
Situada na região central de Bruxelas, a Manneken-pis é um ponto turístico inusitado de Bruxelas. Trata-se de uma fonte, mas a diferença é que o jato d’água vem de uma pequena estátua de bronze que representa um menino urinando.
A atração ganhou tanta popularidade que o governo local passou a colocar roupas temáticas no boneco que faz xixi. Há mais de 600 trajes criados especificamente para ele.
12. Excursão a Bruges
Muitos turistas que vão a Bruxelas aproveitam para reservar uma excursão a Bruges, outro destino belga que vale muito a visita. Conhecida como Veneza do Norte, a cidade fica a aproximadamente 100 quilômetros da capital.
A arquitetura medieval é uma das principais atrações da região. Outro destaque é o Lago do Amor, que é cercado por árvores e perfeito para quem procura um lugar romântico.
Como chegar a Bruxelas
Não existem voos diretos do Brasil a Bruxelas. Entretanto, é possível chegar à capital da Bélgica fazendo escalas em diversos países do Velho Continente, como Espanha, Alemanha e Suíça.
A melhor dica para quem quer encontrar voos com preços atrativos é pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne rotas de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Para quem já está na Europa, ir de trem pode ser uma boa opção. Isso porque a cidade tem um sistema ferroviário interligado a locais como Amsterdam (Holanda), Londres (Inglaterra) e Paris (França).
Transporte em Bruxelas
Bruxelas tem um sistema de transporte público que funciona muito bem e costuma ser bastante utilizado pelos turistas. Há linhas de ônibus, metrô, trens e trams que passam pelas principais regiões da capital.
Para quem busca uma opção mais prática, recomendo reservar transfers privativos, embarcar em ônibus turísticos ou alugar um carro. Uma boa dica é utilizar um comparador online para analisar preços e vantagens de várias locadoras de veículos em um único lugar.
Quando ir a Bruxelas
Assim como em outros destinos da Europa, as estações do ano são muito bem definidas. Por isso, a época mais agradável para viajar a Bruxelas é na primavera e no outono, quando as temperaturas ficam mais amenas e há menos turistas.
O verão é bem quente e concorrido. As tarifas de hotéis tendem a subir e os pontos turísticos ficam mais cheios. Já no inverno a cidade exibe belíssimas decorações de Natal, mas as temperaturas podem chegar perto de 0°C.
Seguro viagem Bélgica
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
eSim e Chip de Internet Bélgica
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Onde comer em Bruxelas
Waffles, cervejas, chocolates e muita batata frita. Essas são algumas das delícias que mais se destacam quando o assunto é gastronomia na Bélgica. Na capital, é possível encontrar locais que preparam receitas incríveis.
Abaixo, confira algumas sugestões de restaurantes em Bruxelas.
Delirium Café
Já citei o Delirium Café nesse post, mas vou reforçar que vale a pena conhecer o espaço. O local é charmoso, animado e tem mais de dois mil rótulos de cerveja no cardápio.
La Marée
Se quiser comer frutos do mar em Bruxelas vá ao La Marée. A casa trabalha com ingredientes fresquinhos e ostenta uma estrela Michelin.
Les Fondus de la Raclette
O Les Fondus de la Raclette fica no coração do Centro de Bruxelas. As mesas são equipadas com grelhas e os visitantes podem preparar seus próprios raclettes, fondues e carnes grelhadas.
Fritland
O restaurante Fritland é o especializado em uma das delícias típicas da Bélgica: a batata frita. Há diversas opções de molhos e até lanches.
Onde ficar em Bruxelas
Na hora de escolher onde ficar em Bruxelas é importante levar em consideração os pontos de interesse que você pretende conhecer na cidade.
Boa parte dos turistas opta por reservar uma acomodação na região central. É ali que estão concentradas as principais atrações históricas da capital belga.
Viajantes jovens e fãs de badalação também podem ficar em Saint-Gilles. O bairro é animado e cheio de bares e restaurantes para quem quer aproveitar a noite.
Caso o objetivo seja encontrar uma hospedagem em uma região mais tranquila, recomento Ixelles, que conquista os visitantes com suas belíssimas construções em estilo art nouveau.
Minhas dicas de hotéis em Bruxelas são:
Thon Hotel Brussels City Centre
Moderno e confortável, o Thon Hotel Brussels City Centre tem comodidades como academia e sauna com vista panorâmica da cidade. De quebra, o empreendimento conta com um bar perfeito para apreciar cervejas locais.
—
Holiday Inn Express Brussels-Grand-Place
O Holiday Inn Express Brussels-Grand-Place pode ser uma boa pedida para os viajantes que procuram uma boa relação custo-benefício. Além de ser aconchegante, oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos da capital.
—
NH Collection Brussels Centre
As vistas das acomodações e do terraço panorâmico fazem sucesso entre os hóspedes do NH Collection Brussels Centre. Uma das vantagens é que o hotel fica pertinho da estação central de trem.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Bruxelas (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
O que você precisa saber antes de ir a Bruxelas
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Amsterdam
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Veneza
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- O que fazer em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer no Porto
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega