Roteiro

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis e dicas

Há muito o que fazer em Lisboa, onde história e tradição se misturam perfeitamente. Com cenários vibrantes e cartões-postais icônicos, a capital portuguesa encanta viajantes de diversas partes do mundo.

Além dos inúmeros pontos turísticos, Lisboa é lar de restaurantes incríveis, que servem desde receitas clássicas do país até pratos deliciosos da culinária internacional. De quebra, a cidade conta com ótimas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos.

Neste post, vou listar as principais atrações de Lisboa, bem como dicas de restaurantes, hotéis e recomendações importantes para otimizar a sua viagem.

O que fazer em Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Lisboa

Andar pelas charmosas ladeiras do Bairro de Alfama a pé ou de tuk tuk é uma das muitas experiências que precisam estar no roteiro de quem vai à capital Portuguesa. A cidade também abriga construções incríveis, a exemplo do Castelo São Jorge e da famosa Torre de Belém.

Como há muito o que fazer em Lisboa, listei as atrações imperdíveis da cidade. Elas estão relacionadas abaixo:

  1. Torre de Belém
  2. Mosteiro dos Jerónimos
  3. Castelo São Jorge
  4. Ladeiras da Alfama
  5. Praça do Comércio
  6. Baixa
  7. Chiado
  8.  Bairro Alto
  9. Cais do Sodré
  10. Oceanário de Lisboa
  11.  Torre Vasco da Gama
  12. Mercado da Ribeira

Pronto para conhecer tudo sobre a capital portuguesa?

Onde fica Lisboa

Banhada pelo Rio Tejo, Lisboa fica na parte oeste de Portugal. Além de ser a capital, a cidade tem a maior população do país.

O porto de Lisboa serviu de ponto de partida para várias das expedições da Era dos Descobrimentos. Entre elas, a de Vasco da Gama às Índias.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Lisboa.

12 atrações em Lisboa

Confira os detalhes das principais atrações de Lisboa. 

1. Torre de Belém e região

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Torre de Belém

Construída entre 1513 e 1519, a Torre de Belém é um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa. A dica é chegar cedo para aproveitar a manhã – as visitações ocorrem diariamente, das 10h às 17h30, exceto às segundas-feiras.

Depois de explorar a torre, vá à Praça do Império e ao monumento Padrão dos Descobrimentos, que celebra as conquistas marítimas de Portugal. Caso queira comer algo na região, recomendo a Rua Belém, onde fica a Antiga Confeitaria de Belém, que prepara os pastéis de nata mais famosos do mundo.

2. Mosteiro dos Jerónimos

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Mosteiro dos Jerónimos

Outra atração na região do Belém é o Mosteiro dos Jerónimos. Trata-se de um monumento à pujança portuguesa dos séculos 16 e 17.

Conhecido também como Mosteiro de Santa Maria de Belém, o local exibe uma arquitetura manuelina. É ali que estão as tumbas de Vasco da Gama e Luís de Camões.

  • Endereço: Praça do Império 1400-206
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 18h.

3. Castelo São Jorge

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Castelo São Jorge

O Castelo São Jorge precisa estar no roteiro. Ele é o mais antigo e fica no ponto mais alto da cidade.

O local fica aberto à visitação e ostenta 11 torres preservadas. Vale a pena subir até o topo para contemplar uma vista inesquecível da capital portuguesa.

  • Endereço: R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 21h.

4. Ladeiras da Alfama

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Ladeiras da Alfama

O Bairro de Alfama é o mais antigo de Lisboa. Quem anda pela região encontra charmosas construções espalhadas por ruas medievais.

A área é conhecida principalmente pelas ladeiras. Vale a pena, inclusive, tirar um tempinho para percorrê-las a pé ou de tuk tuk.

O mais legal é que dá para reservar tours gratuitos pelo bairro.

5. Praça do Comércio

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Praça do Comércio

Também conhecida como Terreiro do Paço, a Praça do Comércio é uma das maiores da Europa. Antes de se tornar um complexo público, o local foi lar do rei Manuel I.

O gostoso por lá é contemplar a vista para o Rio Tejo, principalmente no fim da tarde. Além disso, há várias opções de restaurantes na própria praça e na Rua Augusta, que fica nas proximidades.

6. Baixa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Baixa

O bairro da Baixa é o Centro Histórico e comercial da capital portuguesa. Há várias ruas exclusivas para pedestres, que são repletas de lojas de lembrancinhas e restaurantes.

Quando estiver por lá, pegue um dos elevadores históricos para subir até o bairro do Chiado. As duas opções são: Santa Justa ou funicular da Glória.

7. Chiado

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Chiado

As ladeiras de Chiado concentram ateliês, lojas badaladas e cafés cheios de charme. Entre eles, destaca-se o Café A Brasileira. O local era frequentado por Fernando Pessoa, que ganhou até uma estátua no banco que fica do lado de fora.

Os fãs de arte podem aproveitar a visita para ir ao Museu Nacional de Arte Contemporânea e ao Museu Nacional de Arte Antiga. Além disso, o Chiado fica a poucos quarteirões da Praça Príncipe Real, uma das mais bonitas de Lisboa.

8. Bairro Alto

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Bairro Alto

O Bairro Alto é um dos lugares mais boêmios de Lisboa. Por lá, vale a pena ir ao Miradouro de Santa Catarina, que conta com uma belíssima vista e tem uma estátua da obra “Os Lusíadas”.

Também recomendo andar ou fotografar o Elevador da Bica, um dos mais conhecidos do destino. O “bondinho” amarelo interliga o Bairro Alto ao Cais Sodré.

9. Cais do Sodré

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Rua Nova de Carvalho

O Cais Sodré também é indicado para quem procura agitação. Às margens do Tejo, o local é repleto de bares e restaurantes descolados.

O principal ponto turístico do pedaço é Rua Nova de Carvalho, também conhecida como Rua “Cor-de-Rosa”. Além de ser um bom cenário para fotografias, a via tem ótimas baladas.

10. Oceanário de Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Oceanário de Lisboa

Não deixe de reservar ingressos para conhecer o Oceanário de Lisboa. Situado no Parque das Nações, o complexo é uma boa pedida tanto para adultos como para crianças e adolescentes.

Os enormes tanques de água abrigam mais de 15 mil seres vivos. É possível ver espécies de tubarões, arraias e até o exótico peixe-lua.

  • Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h.

11. Torre Vasco da Gama

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Torre Vasco da Gama

A Torre Vasco da Gama é o prédio mais alto de Portugal, com mais de 140 metros de altura. Ela foi construída em 1998 para o evento EXPO’98, que comemorou os 500 anos dos descobrimentos portugueses.

É possível subir ao topo para contemplar vistas panorâmicas incríveis. Além disso, há um bar de coquetéis que deixa a experiência ainda melhor.

  • Endereço: 1990-173 Lisboa
  • Horário de funcionamento: domingo a quarta-feira, das 10h à meia-noite. Quinta-feira a sábado, das 10h às 2h.

12. Mercado da Ribeira

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Mercado da Ribeira

Também chamado de Time Out Market, o Mercado da Ribeira é um passeio imperdível para os fãs de gastronomia. Ali, é possível provar algumas das principais receitas da culinária lusitana.

O complexo reúne dezenas de restaurantes de alguns dos mais renomados chefs de Portugal. Há também cantinhos perfeitos para degustar vinhos e cervejas.

  • Endereço: Av. 24 de Julho 49
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h à meia-noite.

Como chegar a Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Liboa

É possível encontrar voos diretos entre os aeroportos brasileiros e a cidade de Lisboa. Há rotas a partir de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

O viajante também consegue optar por voos com conexão, que tendem a ser um pouco mais baratos. Normalmente, eles têm paradas em outros destinos da Europa.

Independentemente do tipo de passagem aérea que você procura, minha indicação é pesquisar na Vai de Promo. A plataforma reúne passagens de diversas empresas aéreas. Por isso, fica bem mais fácil encontrar a rota mais conveniente para a sua viagem.

Outra opção – exclusiva para quem já está na Europa – é ir à capital portuguesa de trem. Há linhas que interligam a cidade a destinos famosos do Velho Continente, como Madri, na Espanha, e Londres, na Inglaterra.

Transporte em Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Vista das construções em Lisboa

O sistema de transporte público de Lisboa é composto por linhas de ônibus, metrô, bonde elétrico, barco e trem. Normalmente, elas funcionam bem e não são difíceis para os turistas. A recomendação para quem pretende aproveitá-las é adquirir o cartão Lisboa Card, que dá acesso ilimitado aos meios de locomoção da cidade.

Caso o objetivo seja se locomover de forma mais rápida e confortável, a melhor pedida é alugar um carro. Antes de fechar negócio, sempre comparo bem os preços e as condições pela Mobility, plataforma que réune as principais locadoras do mundo.

Outras opções muito utilizadas por turistas brasileiros são carros de aplicativos (como Uber) e contratação de transfers privativos.

Quando ir a Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Lisboa

Lisboa é encantadora e recebe os turistas muito bem em qualquer época do ano. Não há um período melhor ou pior para conhecer a cidade.

De maio a setembro as temperaturas são amenas e quentes – principalmente durante o verão europeu. Uma das grandes vantagens é que chove pouco.

Já de outubro a abril, as chuvas aparecem com mais frequência, bem como os dias acinzentados. Mesmo assim, são fatores que não costumam prejudicar os passeios por Lisboa.

Seguro viagem Portugal

Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.

O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 abaixo na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Chip viagem Portugal

Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.

Existem várias opções no mercado, mas o serviço que mais me adaptei foi o da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais, o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.

Não se esqueça de consultar os preços aqui e contratar seu pacote antes de viajar.

Roteiro de 4 dias em Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Torre de Belém

Em quatro dias é possível conhecer as principais atrações da capital portuguesa. Abaixo, confira sugestões imperdíveis para um roteiro em Lisboa.

1º dia – Alfama e Baixa 

  • Suba até o Castelo São Jorge, o ponto mais alto do Bairro de Alfama, o mais antigo da cidade, e explore as ruas medievais da região.
  • Do alto, há uma bela vista do rio Tejo e da cidade. Entre os principais miradouros estão os de Santa Luzia e Graça.
  • Depois, desça pelas ladeiras da Alfama, a pé ou de tuk tuk, e escolha uma das várias tascas interessantes penduradas nas ladeiras para almoçar.
  • Na Baixa, ande pela região de Restauradores e pelo Rossio. Assista ao entardecer sobre o Tejo na Praça do Comércio e termine o dia nos restaurantes da Augusta ou das ruas paralelas, repletas também de lojinhas.

2º dia – Chiado e Alta

  • Comece o dia na Baixa e pegue um dos elevadores históricos – o Santa Justa ou o funicular da Glória – para subir até o bairro do Chiado.
  • Passeie pelas ladeiras do Chiado, cheia de lojas de decoração, ateliês e cafés. Faça uma pausa no Café A Brasileira, que era frequentado por Fernando Pessoa. A estátua do poeta sentado no banco fica ao lado do café.
  • Na hora do almoço, as opções do bairro são incontáveis. Ao lado do belíssimo Teatro Nacional São Carlos, o Café de Lisboa é uma opção elegante, porém sem frescura. A região também abriga a ótima cervejaria Trindade, montada em um antigo convento.
  • Para a tarde, a região do Chiado tem museus interessantes, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea e o Nacional de Arte Antiga, que ocupa um palácio do século 17. Há também shoppings, como o Armazéns do Chiado.
  • Alguns quarteirões acima do Chiado, na região da Praça Príncipe Real, uma das mais charmosas da cidade, estão casas de vinho, bistrôs, lojas de designers e ateliês. O Museu de História Natural é uma grata surpresa para quem viaja com crianças.
  • Dá para passar a noite nos diversos bares próximos à Praça Príncipe Real ou então no Bairro Alto, onde restaurantes e bares dividem espaço em meio a ruas estreitas. Essa é uma das áreas mais procuradas por jovens e boêmios em Lisboa.

3º dia – Belém e Jerônimos

  • Dois dos maiores cartões postais de Lisboa ficam na foz do Rio Tejo, de onde partiam as caravelas na época dos descobrimentos. O primeiro deles é a Torre de Belém, construída entre 1513 e 1519. A visitação abre às 10h, e vale chegar cedo para aproveitar a manhã.
  • Depois de visitar a torre, caminhe pela orla do rio e siga até a Praça do Império para conhecer o Museu Nacional de Arqueologia ou o Museu das Carroagens. Outro monumento famoso na região é o Padrão dos Descobrimentos, que celebra as conquistas marítimas portuguesas.
  • Na Rua de Belém, vários restaurantes servem opções fantásticas para o almoço. Independentemente da escolha, uma visita à Antiga Confeitaria de Belém, que serve os pastéis de nata mais famosos, é obrigatória.
  • Reserve o início da tarde para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, a maior obra da arquitetura manuelina e monumento à pujança portuguesa dos séculos 16 e 17.
  • No fim da tarde, dá tempo de ir a LX Factory, um antigo galpão repleto de lojas transadas e de design, com aspecto underground. De lá é rápido chegar na Doca de Alcântara, com vários bares e restaurantes à beira do Rio Tejo e aos pés da Ponte 25 de abril.
  • Quem procura mais agito, por sua vez, pode ir ao Cais do Sodré, onde está a Rua Nova de Carvalho, também conhecida como Rua “Cor-de-Rosa”, repleta de bares e baladas que não têm hora para fechar.

4º dia – Parque das Nações

  • O Oceanário de Lisboa fica na beira do Tejo, no sentido oposto ao da Torre de Belém. Pegue o metrô logo cedo – a atração abre às 10h.
  • Ao sair, explore a região do Parque das Nações, que inclui um museu de ciência e a Torre Vasco da Gama, no mais alto prédio da cidade, de onde você se tem uma esplêndida vista da cidade. Também dá para fazer o projeto de teleférico.
  • À tarde, você pode escolher entre os museus dessa região da cidade – como o Calouste Gulbenkian, com fabuloso acervo de arte europeia, ou o curioso Museu do Azulejo – ou seguir de volta à região central para visitar a Avenida Liberdade, com uma grande concentração de lojas de luxo.
  • No final da tarde, siga para o Mercado da Ribeira, point da nova gastronomia lusitana.

Onde comer em Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Praça do Comércio, em Lisboa

Quem vai a Lisboa consegue comer muito bem. Em muitas ocasiões, gastando pouco. Abaixo, separei algumas indicações de restaurantes que valem a visita:

  • Belcanto
  • Tasca da Esquina
  • Sea Me 
  • Cervejaria Trindade 
  • A Licorista e o Bacalhoeiro

Belcanto

Quem quer provar as delícias do Belcanto precisa reservar com antecedência. Premiado com duas estrelas Michelin, o restaurante figura entre os mais conceituados de Lisboa.

Tasca da Esquina

O Tasca da Esquina é um dos melhores lugares para petiscar receitas tipicamente portuguesas. Uma curiosidade é que há uma unidade do restaurante em São Paulo (SP).

Sea Me

Situado no Chiado, o Sea Me é uma ótima pedida para os fãs de peixes e frutos do mar. Ali, a dica é provar o saboroso Bacalhau à Braz.

Cervejaria Trindade 

Os fãs de cerveja costumam adorar a Cevejaria Trindade. Ela fica em um antigo mosteiro e, além das bebidas, tem ótimas opções de pratos e sobremesas.

A Licorista e o Bacalhoeiro

Local indicado para provar um bacalhau bom e barato em Lisboa. O ambiente é simples, mas a comida é deliciosa.

Onde ficar em Lisboa

O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Lisboa

Os melhores lugares para se hospedar em Lisboa são Baixa e Chiado, que ficam bem próximos. A primeira região é lar do Centro Histórico, onde estão algumas das principais atrações da cidade. A segunda, por sua vez, é uma área mais boêmia, repleta de cafés e restaurantes descolados. Ambas têm ótimas opções de hotéis.

Bairro Alto é o local mais indicado para quem valoriza vida noturna. As acomodações da região ficam pertinho de bares bacanas e baladas.

Também é possível ficar em Alfama, bairro antigo e com belas vistas panorâmicas, ou em Belém, uma das áreas mais procuradas pelos turistas.

Nossas dicas de hotéis em Lisboa são:

TURIM Terreiro do Paço Hotel

Reprodução
O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
TURIM Terreiro do Paço Hotel

Próximo ao Rio Tejo e à Praça do Comércio, o TURIM Terreiro do Paço Hotel oferece fácil acesso ao metrô. O local serve um bom café da manhã (cobrado à parte), mas também fica próximo a várias cafeterias legais.

Veja preços e avaliações

Browns Boutique Hotel

Reprodução
O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Browns Boutique Hotel

A localização é um dos maiores trunfos do Browns Boutique Hotel, a cinco minutos a pé de Chiado e Bairro Alto. As acomodações são equipadas com iPad e cozinha compacta.

Veja preços e avaliações

Rossio Plaza Hotel

Reprodução
O que fazer em Lisboa – 12 atrações imperdíveis
Rossio Plaza Hotel

Quem procura um bom custo-benefício em Lisboa pode considerar o Rossio Plaza Hotel. Confortável, o empreendimento fica perto da Praça do Comércio e a 7 quilômetros do Mosteiro dos Jerónimos.

Veja preços e avaliações

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Lisboa (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício

Econômicos 

Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Lisboa 

Quando planejo minhas viagens para Portugal, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

LEIA TAMBÉM:

 

 


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP