Roteiro
O que fazer em Amsterdam – 13 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 02/Setembro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Quem viaja à Holanda encontra muito o que fazer em Amsterdam. A capital do país tem uma atmosfera vibrante e conquista os turistas com seus belíssimos canais.
As atrações da cidade são capazes de agradar diferentes tipos de público. Elas variam desde passeios de barco e tours em museus incríveis até experiências gastronômicas em restaurantes conceituados, bares descolados e mercados de rua.
Neste post, preparei um roteiro completo com as principais atrações de. Também separei várias dicas úteis e sugestões de hotéis e restaurantes na capital holandesa.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Amsterdam
Alguns passeios em Amsterdam são simplesmente imperdíveis. Os fãs de arte, por exemplo, não podem deixar de ir aos museus Rijksmuseum e Van Gogh. Também vale a pena embarcar em excursões para conhecer atrações nos arredores da cidade, como os moinhos de vento de Zaanse Schans.
Como há muito o que fazer em Amsterdam, listei os principais pontos turísticos do destino. Eles estão relacionados abaixo:
- Rijksmuseum
- Casa de Anne Frank
- Vondelpark
- Praça Dam
- Museu Van Gogh
- Heineken Experience
- Museu Casa de Rembrandt
- Mercado de Flores
- Pijp
- Red Light District
- Passeios pelos canais
- Keukenhof
- Moinhos de vento
Pronto para saber tudo sobre a capital da Holanda?
Onde fica Amsterdam
A cidade de Amsterdam fica na região oeste da província de Holanda do Norte. A capital holandesa é também a cidade mais populosa do país.
A metrópole se desenvolveu com base no comércio marítimo. Seu nome, inclusive, faz referência à construção de um dique (dam, em holandês) no rio Amstel.
13 atrações em Amsterdam
1. Rijksmuseum
O Rijksmuseum é um dos museus mais famosos da Holanda e de toda a Europa. O local é muito procurado por turistas e, por isso, vale a pena comprar o ingresso com antecedência para evitar filas.
As salas do complexo abrigam obras de artistas como Frans Hals, Jacob van Duisdael, Vermeer e Rembrandt. As exposições também trazem diversos itens históricos que remetem à trajetória do país.
- Endereço: Museumstraat 1, 1071
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.
2. Casa de Anne Frank
Anne Frank se tornou um símbolo de resistência da Segunda Guerra Mundial. A casa onde a adolescente de origem judaica se escondeu com sua família foi transformada em um museu e fica aberta ao público.
Caso queira explorar ainda mais a história de Anne Frank, recomendo reservar o tour pelo bairro judeu. A atração passa por diversos pontos da região, como a sinagoga portuguesa e o Monumento a Auschwitz.
- Endereço: Westermarkt 20
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 22h.
3. Vondelpark
O Vondelpark é o parque mais popular de Amsterdam. É ali que moradores locais e turistas se reúnem para caminhar, andar de bicicleta e realizar atividades ao ar livre.
Há diversos cafés e lugares para relaxar ao longo do complexo. No verão, é possível curtir shows ao vivo e até peças de teatro.
4. Praça Dam
A Praça Dam concentra várias das atrações históricas da capital holandesa. Entre elas, o Palácio Real, a Nieuwe Kerk (Igreja Nova) e o museu de cera Madame Tussauds.
O local também é uma boa pedida para refeições, já que conta com várias opções de bares, cafés e restaurantes. Além disso, é uma das melhores regiões para comprar lembrancinhas.
5. Museu Van Gogh
Outro passeio cultural imperdível é o Museu Van Gogh. O local abriga o maior acervo do mundo dedicado ao pintor holandês.
Durante a visita, é possível contemplar obras como Os Girassóis e Quarto em Arles. Para evitar filas e imprevistos, recomendo comprar o ingresso com antecedência.
- Endereço: Museumplein 6
- Horário de funcionamento: sábado a quinta-feira, das 9h às 18h. Sexta-feira, das 9h às 21h.
6. Heineken Experience
O tour Heineken Experience é realizado dentro da antiga fábrica da Heineken, uma das cervejarias mais famosas da Holanda e do mundo. A visita aborda a história da marca e os processos para elaboração da cerveja.
A experiência dura cerca de uma hora e meia. No final, os visitantes participam de uma degustação de duas cervejas Heineken.
- Endereço: Stadhouderskade 78
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h30 às 21h.
7. Museu Casa de Rembrandt
O Museu Casa de Rembrandt fica no local onde o holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn trabalhou e morou durante um período de sua vida. Hoje, o local exibe algumas de suas pinturas e gravuras.
Ao longo dos anos, a casa foi completamente restaurada, mas manteve elementos de época que remetem à história do artista. É possível ver móveis e visitar ambientes como a sala de pintura, a cozinha e alguns quartos.
- Endereço: Jodenbreestraat 4
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.
8. Mercado de Flores
O Mercado de Flores, chamado de Bloemenmarkt, vale muito a visita. Além de reunir variedades belíssimas, o local fica em uma charmosa estrutura flutuante.
Conhecidas como símbolo da Holanda, as tulipas figuram entre os grandes destaques. Também é possível comprar outras plantas e até lembrancinhas de viagem.
- Endereço: Singel 630
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 17h30. Domingo, das 11h às 17h30.
9. Pijp
Construído no século 19, o bairro de Pijp começou como uma comunidade de operários e se tornou uma das regiões mais caras da cidade. Isso porque, ao longo dos anos, passou por diversas revitalizações e atraiu artistas e estudantes.
Vale a pena caminhar pelas ruas apreciando a arquitetura dos prédios e monumentos. Além disso, o distrito é lar do parque Sarphatipark e do Albert Cuyp Market, maior mercado ao ar livre da Europa.
10. Red Light District
O Red Light District (Bairro da Luz Vermelha) é retratado em inúmeras séries e filmes que se passam em Amsterdam. Trata-se de uma área repleta de ruelas, onde prostitutas oferecem seus serviços de forma legalizada.
O local é exótico, mas vale a visita pois foge do padrão cultural brasileiro. Para evitar problemas, fique atento a furtos e nunca tire fotos das mulheres que se exibem nas vitrines.
11. Passeios pelos canais
Durante a viagem, tire um tempinho para fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Há diversas empresas e guias que oferecem esse tipo de serviço.
Caso procure uma experiência diferenciada, escolha o cruzeiro noturno. Ele percorre a cidade após o pôr do sol e oferece degustações de queijos e vinhos durante o trajeto.
12. Keukenhof
O Jardim de Keukenhof é um dos mais famosos do planeta. O local conta com 32 hectares e 15 quilômetros de caminhos que passam por jardins, obras de arte e exposições florais.
Indico contratar uma excursão para ir até o Keukenhof, já que ele fica a aproximadamente 40 quilômetros do centro de Amsterdam. Também vale a pena ficar atento ao período da visita, já que o local só abre as portas ao público em períodos específicos do ano.
- Endereço: Stationsweg 166A
- Horário de funcionamento: o próximo período de funcionamento será de 20 de março a 11 de maio de 2025, das 8h às 19h30.
13. Moinhos de vento
Quem vai a Amsterdam também pode aproveitar a viagem para conhecer os moinhos de vento de Zaanse Schans. Eles ficam nos arredores da capital, em uma zona rural.
Durante o tour, é possível ver os moinhos de perto e até entrar em alguns deles. Além disso, os visitantes aprendem sobre a importância dessas grandes estruturas para a produção de óleos, grãos e mostarda na Holanda.
Como chegar a Amsterdam
Existem diversas formas de chegar a Amsterdam. Atualmente, a companhia aérea KLM oferece voos diretos do Brasil à capital holandesa.
Os viajantes também podem escolher rotas de outras companhias que operam voos à Europa, que fazem conexões em destinos como Lisboa (Portugal), Paris (França) e Madri (Espanha).
Na hora de procurar as passagens aéreas, sempre recorro à Vai de Promo, plataforma que reúne voos de diversas empresas em um único lugar. Assim, fica mais fácil comparar preços e até aproveitar promoções.
Para quem já está na Europa, também é possível ir a Amsterdam de trem. Há rotas que partem de cidades como Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Paris (França).
Transporte em Amsterdam
As ruas de Amsterdam são tomadas por bicicletas. Quem gosta de pedalar pode entrar no clima e alugar uma bike para percorrer os principais pontos da cidade. Há também opções de tours conduzidos por guias especializados.
De quebra, a capital conta com um bom sistema de transporte público. As linhas de ônibus, metrô e tram são bem distribuídas e cobrem as principais regiões de interesse dos turistas.
Assim como em outras grandes cidades da Europa, a oferta de táxis e carros de aplicativos é ampla. Além disso, os viajantes podem contratar transfers privativos ou reservar assentos em ônibus turísticos que passam pelas principais atrações do destino.
Quando ir a Amsterdam
Amsterdam é incrível em qualquer época do ano. Uma boa opção é visitar o destino a partir de abril, quando quando as flores da primavera começam a aparecer.
Os meses de verão (junho, julho e agosto) têm temperaturas mais altas e atrações mais cheias. Já no inverno, o clima fica tão frio que alguns canais chegam a congelar e se transformam em charmosas pistas de patinação.
Seguro viagem Holanda
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
eSim e Chip de Internet Holanda
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Onde comer em Amsterdam
Amsterdam conta com diversas atrações que encantam os fãs de gastronomia. Não deixe de aproveitar a viagem para provar algumas delícias típicas da região, como as batatas fritas servidas em cones e o delicioso stroopwafel.
Confira algumas dicas de onde comer em Amsterdam:
Moeders
O Moeders é um dos melhores lugares para provar receitas caseiras típicas da Holanda. O nome do restaurante significa “mãe” em holandês e as paredes exibem fotos de mães do mundo inteiro.
Winkel 43
O Winkel 43 costuma estar sempre cheio. As filas são longas, mas o local serve a melhor torta de maçã da cidade.
Albert Cuyp Market
O Albert Cuyp Market é o maior mercado ao ar livre da Europa. Ali, é possível encontrar barracas que vendem desde hambúrgueres e sanduíches típicos até doces como o stroopwafel.
Brouwerij Troost
Quem aprecia boas cervejas precisa ir à Brouwerij Troost. A cervejaria fica no prédio de um antigo mosteiro e é conhecida por preparar hambúrgueres deliciosos.
Onde ficar em Amsterdam
Uma boa dica para economizar com a hospedagem em Amsterdam é fazer as reservas com antecedência. Isso porque as acomodações da cidade são bem concorridas e contam com algumas das diárias mais caras da Europa.
Em termos de localização, os hotéis próximos à Praça Dam, no Centro Histórico de Amsterdam, são as melhores opções. Também vale a pena considerar acomodações perto da estação Central da cidade.
Outro local que faz sucesso entre os turistas é Jordaan. Trata-se de um charmoso bairro com diversos restaurantes e cafés à beira dos canais
A região de Canal Ring, por sua vez, concentra as vistas mais incríveis dos canais da capital holandesa. Já a Museumplein é ideal para quem quer ficar perto das atrações culturais e ter fácil acesso ao transporte público.
Nossas dicas de hotéis em Amsterdam são:
Hotel Dwars
O Hotel Dwars fica a apenas 600 metros de distância da Praça Rembdrandt. Além de oferecer acomodações aconchegantes, é cercado por bons comércios e restaurantes.
—
Eden Hotel Amsterdam
O Eden Hotel Amsterdam ocupa vários prédios e fica próximo à estação central. Um dos diferenciais é que algumas acomodações oferecem vistas belíssimas para os canais.
—
Ibis Styles Amsterdam City
O Ibis Styles Amsterdam City é uma ótima opção para quem valoriza bom custo-benefício. O local tem boa infraestrutura e fica a 150 metros de uma parada de tram.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Amsterdam (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
O que você precisa saber antes de ir a Amsterdam
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer no Porto
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega