Crédito: Tromvik Kvaloya/Divulgação

Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega

15 15-03:00 março 15-03:00 2021

Por Paulo Basso Jr.

Enquanto se desprende do continente em direção ao Círculo Polar Ártico feito um punhado de grãos lançados a esmo, o mapa da Noruega revela joias como Tromso, uma das principais cidades do norte do país. Universitária e dona de um comércio agitado, a região ganhou fama por ser um dos principais points de observação da aurora boreal na Noruega, que costuma dar as caras por lá entre outubro e março.

Seguro viagem na Noruega é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.

  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito:
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva
  • Crédito: Davi Siqueira SIlva

 

LEIA MAIS: SAIBA SE PRECISA DE VISTO PARA A NORUEGA E OUTROS PAÍSES
O QUE FAZER EM COPENHAGEN, CAPITAL DA DINAMARCA

Condições para ver a aurora boreal na Noruega

Divulgação
Tromso é um dos melhores lugares para observar a aurora boreal na Noruega

 

Apesar de a temperatura girar em torno de -5ºC durante o inverno, as condições climáticas de Tromso são tranquilas e favoráveis se comparadas a de outros lugares onde é possível avistar o fenômeno, como Canadá, Rússia, Alasca (EUA) e Finlândia, cujos termômetros a -20ºC indicam que está “quentinho”, tamanho o frio que faz por lá.

É quando a noite cai, no entanto, que os ânimos se exaltam. Nos hotéis, ninguém tira os olhos dos aplicativos e sites que indicam se haverá atividade naquele dia e se o clima estará favorável para ver as luzes do norte.

Reserva de hotel para ver a aurora boreal na Noruega – Confira os preços e as melhores opções aqui.

Basicamente, o céu tem que estar limpo, sem nuvens. Neve e chuva, portanto, são maus sinais. E alheias a tudo isso elas surgem na hora que bem entenderem.

Tour da aurora boreal na Noruega

Friluftsenter/Divulgação
É preciso sair da cidade para ver melhor o fenômeno

 

Para não ter que se preocupar em decifrar gráficos metrológicos, uma boa dica é contratar uma das agências locais que promovem caçadas à aurora. Por  cerca de € 150, agências como a Friluftsenter, dispõem de guias que parecem farejar o fenômeno.

Eles pegam o viajante no hotel em um ônibus e avançam para os arredores de Tromso. Isso porque, assim como ocorre com as estrelas, as luzes das cidades diminuem a visibilidade da aurora boreal (e você aí pensando que os noruegueses viam luzes no céu ao abrir a janela de casa).

Como é a aurora boreal

Bjørn Jørgensen/Divulgação
Luzes podem durar poucos segundos ou horas

 

A partir daí, é preciso ter paciência na escuridão da estrada, aguentar o frio (pode colocar frio nisso) e confiar que a natureza jogue do seu lado. As luzes no céu podem aparecer por alguns segundos ou durar horas. Podem também não aparecer.

Com um chip viagem internacional, você pode usar internet na Noruega. Aplique o cupom rotadeferias na Viaje Conectado e ganhe até 10% de desconto.

Às vezes, são fraquinhas, monocromáticas (em geral verdes) e semelhantes a nuvens ou arcos estáticos. Em outras, nítidas, coloridas e dançantes, como se fossem cortinas incandescentes em meio a um balé tão espetacular que os olhos incrédulos das testemunhas demoram a compreender.

Fotos da aurora boreal

Friluftsenter/Divulgação
É preciso de tripé e boa técnica para fotografar a aurora boreal

 

Em Tromso, o guia acaba sendo fundamental nesse processo, mesmo porque, a não ser que você tenha conhecimentos profissionais e um bom tripé, é muito difícil fotografar a aurora.

Como dominam a técnica, eles tiram retratos belíssimos, que, inclusive, costumam ressaltar bastante as cores que tingem o céu e revelar tons de vermelho e violeta que o olho nu interpreta de outra forma. Nada, porém, tira a magia de presenciar o fenômeno in loco.

É sério: ver o mar ou a neve pela primeira fez é emocionante. Ver a aurora boreal na Noruega, no entanto, é ir além.

O que fazer durante o dia em Tromso

A despeito de atrações como as lojas do charmoso centrinho e o Polaria, museu modesto – apesar da fachada vistosa, que imita peças de dominó despencando – em que é possível observar focas e outros animais que vivem no ártico, Tromso vive mesmo da aurora boreal.

Marius Fiskum
Polaria, em Tromso

 

Durante o dia, quem vai até lá pode visitar o Universitetsmuseet i Tromso, museu que conta a história do fenômeno, o que ele representou para povos antigos (os exemplos vão desde crianças jogando bola no céu até uma ponte para o mundo dos deuses e uma raposa flamejante em caça) e por que acontece na região.

Passagens aéreas mais baratas para a Noruega? – Pesquise aqui e encontre as melhores opções.

 

Marius Fiskum
Museu conta a história da aurora boreal em Tromso

 

Outra dica é ir à moderníssima Ishavskatedralen (Catedral do Ático), igreja luterana com arquitetura inspirada em icebergs, nas estruturas de madeiras em que o bacalhau é colocado para secar e, é claro, na aurora boreal. Os amplos vitrais em formato triangular foram projetados, inclusive, para permitir que a luz do fenômeno invada o interior do templo.

 

Divulgação
A Catedral do Ártico é uma das atrações da cidade

Trenó de renas e snowmobile

Para aumentar as chances de observar a aurora boreal na Noruega, vale a pena passar o máximo de noites possível em Tromso. O que vem a calhar, já que, nos arredores da cidade, é possível curtir uma série de experiências.

Marius Fiskum
Trenó de renas no Camp Tamok

 

A agência Lyngsfjord Adventure, por exemplo, leva o viajante para o Camp Tamok, a 1h15 da Capital do Ártico, onde se conhece o estilo de vida dos lapões, povo nativo das regiões setentrionais da Escandinávia.

Mais do que isso, o local é uma espécie de parque de diversões onde dá para andar de trenós puxados por renas ou cães husky e pilotar snowmobiles por 30 km, num trajeto que dura 4h30. As atividades custam em torno de € 230 por pessoa.

 

Marius Fiskum
Snowmobile em Camp Tamok, na Noruega

 

Entre uma experiência e outra você imerge em paisagens fascinantes, com lagos congelados, pinheiros e picos ao fundo. Ao redor de lareiras, lapões com roupas típicas contam as histórias de seu povo e servem pratos como sopa de salmão e carne de rena – o animal, protegido na região, tem épocas de caça controladas.

 

Onde ficar – hotéis para ver a aurora boreal na Noruega

Clarion Hotel The Edge

Fica no centro de Tromso e serve um ótimo café da manhã. Os quartos têm estilo moderninho, mas são simples.

Faça aqui sua reserva no Clarion Hotel The Edge

Scandic Ishavshotel

Moderno, é uma boa opção de hospedagem no centro de Tromso. Diversos agentes de viagem passam por lá durante o inverno para levar hóspedes caçar a aurora boreal.

Faça aqui sua reserva no Scandic Ishavshotel

 

Hamn I Senja

Fica em Senja, a cerca de 1h30 de Tromso. Erguido em uma antiga vila de pescadores, tem acomodações completas, com dois ou mais quartos, cozinha e sala. Tem um bom restaurante e um farol onde, nos dias de atividade, é possível observar a aurora boreal.

Faça aqui sua reserva no Hamn I Senja

 

Onde comer em Tromso

EMMAS DROMMEKJOKKEN

Sofisticado, serve os deliciosos frutos do mar da região, com destaque para o bacalhau fresco e o salmão.

FISKEKOMPANIET

Aqui, você come um excelente bacalhau fresco acompanhado de bons vinhos ou da aquavit, aguardente nórdica.

BURGR

As paredes enfeitadas com pôsteres de games dão o tom da casa, que serve hambúrgueres suculentos e bons milk-shakes.

O MELHOR DA AURORA BOREAL NA NORUEGA

A aurora boreal é uma atividade solar, que, em após passar por violentas e frequentes erupções, arremessa toneladas e mais toneladas de partículas eletrizadas no espaço, o que é conhecido como plasma. Essa massa gigantesca é atraída pelo campo magnético da Terra e converge em direção aos polos.

O vento solar repleto de elétrons entra em choque com moléculas de oxigênio e hidrogênio, entre outras, assim que chega à atmosfera terrestre e dá origem as luzes da aurora boreal (cada elemento é responsável por uma cor emitida no céu). O fenômeno só pode ser visto nos dias mais escuros dos polos, quando o frio é intenso. Mas o céu precisa estar claro, sem chuva ou neve, para que as luzes possam ser observadas.

Ao planejar uma viagem para ver a aurora boreal na Noruega, vale a pena deixar tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitar contratempos e problemas com outros idiomas e costumes. Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.

Para quem vai ver a aurora boreal na Noruega, vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem e uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.

 

Seguro viagem Europa

Seguro viagem é obrigatório em quase todos os países da Europa, inclusive a Noruega. Você precisa contratar o seu antes mesmo de sair do Brasil, para desembarcar no destino sem contratempos. A dica é consultar as principais operadoras no site Seguros Promo, que analisa de uma vez as melhores opções do mercado e retorna com os preços mais atraentes. Na hora de fechar o seguro viagem para a Noruega, vai aqui uma dica e tanto para os leitores do Rota de Férias: use o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 5% de desconto.

Clique aqui para fazer seu seguro viagem Europa.

 

Chip viagem Noruega

Com um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone, sua viagem para a Noruega ficará muito melhor. No Velho Continente, gostamos de usar o chip da Viaje Conectado, que permite pular de um país para o outro numa boa, muitas vezes sem sequer precisar ajudar qualquer tipo de configuração. Já usamos em destinos como Portugal, Alemanha, Suíça, Espanha, Inglaterra, Escócia, França, Croácia, Eslovênia, Grécia, Áustria, Eslováquia e até na Rússia. Use o cupom rotadeferias para comprar o seu chip viagem internacional com até 10% de desconto.

Clique aqui para comprar seu chip viagem para os países da Europa.

 

Passagem aérea para a Noruega

Quando pesquisamos passagens aéreas para a Noruega, usamos o site Skyscanner. Motivos para isso não faltam. Para começar, ele analisa as principais companhias aéreas de uma vez e apresenta na tela os melhores valores. Além disso, dá para procurar por tempo de voo, conexão, analisar os preços mais baixos em um determinado período e até receber alertas caso novas ofertas apareçam.

Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas para a Europa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *