Hotéis
Helios Grand Hotel – Como é ficar dentro do Epic Universe
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 09/Abril/2025
- Redação

O Universal Helios Grand Hotel é uma das opções de hospedagem mais badaladas do complexo Universal Orlando. Isso proque ele fica localizado no coração do parque Epic Universe e oferece uma experiência completamente integrada ao centro de lazer, com entrada exclusiva, horas extras para brincar e vistas privilegiadas não apenas dos quartos, mas também do lobby e de um bar no rooftop.
Eu estive lá antes mesmo de o hotel abrir e fiquei muito bem impressionado com o que vi. O Helios Grand Hotel tem 500 quartos, incluindo 35 suítes, além de acomodações temáticas inspiradas em “Como Treinar o Seu Dragão”.
A estética do Helios Grand Hotel é inspirada no deus grego Hélios, com uma abordagem que mistura elementos solares e celestiais. Desde a paleta de cores até os detalhes arquitetônicos, tudo foi projetado para se harmonizar com o parque temático, de modo a criar uma transição suave entre a hospedagem e o Epic Universe.
Leia mais: Como é se hospedar nos hotéis da Universal em Orlando.
Como é o Helios Grand Hotel

O Helios Grand Hotel foi projetado em estreita colaboração entre as equipes criativas da Universal e da Loews Hotels para garantir que cada detalhe refletisse a experiência imersiva do parque. Isso pode ser visto desde os materiais utilizados na construção até a decoração e os serviços oferecidos.
Nas acomodações, os hóspedes têm à disposição tablets para controle digital de luzes, cortinas e temperatura. As áreas comuns, como o spa e a piscina, foram projetadas para oferecer um refúgio tranquilo, permitindo que os visitantes relaxem após um dia intenso nos parques.
Eu achei isso realmente incrível: a possibilidade de sair do parque, ir rapidamente ao hotel e voltar poucos minutos depois é muito atraente.
Leia mais: Roteiro completo no Epic Universe.
Gastronomia no Helios Grand Hotel

O Bar Helios, localizado no rooftop, é uma das atrações gastronômicas principais. Eu fiquei de cara com as vistas panorâmicas que ele oferece para o parque, além de um menu mediterrâneo com pratos como gyros (sanduíche típico grego) e tapas. Entre os coquetéis, há clássicos e autorais, a maioria deles feita com bourbon ou tequila. E o melhor de tudo é que o bar fica aberto também a não hóspedes, mediante reserva.
O Flora Taverna, por sua vez, é o restaurante principal. Situado no lobby, oferece três refeições diárias com foco em ingredientes frescos e autênticos das culinária grega e italiana. Isso significa muitos frutos do mar, carnes grelhadas e azeites de alta qualidade.
Para refeições mais descontraídas, o Lotus Lagoon oferece petiscos e bebidas à beira da piscina, enquanto o Aurora Market traz opções práticas de grab-and-go (para viagem), como paninis, wraps, saladas e sobremesas para quem está a caminho dos parques.
Valores das diárias

Em pesquisa feita pelo Rota de Férias para datas disponíveis em 2025, foram encontradas diárias a partir de US$ 285,60 caso a estadia se estendesse por até quatro dias. Hospedagens de apenas uma noite estão disponíveis desde US$ 357.
O único ponto negativo é que o Helios Grand Hotel não inclui o Express Pass na diária (nem para o Epic Universe, nem para os outros centros de lazer da Universal). Ainda assim, hospedar-se por aqui é uma baita experiência.
Outros hotéis da Universal Orlando
O Helios Grand Hotel é uma adição significativa ao portfólio de hotéis da Universal Orlando. Confira detalhes das outras opções de hospedagem oferecidas pelo complexo.
- Endless Summer Resort – Dockside Inn and Suites (econômico)
- Endless Summer Resort – Surfside Inn and Suites (econômico)
- Cabana Bay Beach Resort (econômico plus)
- Aventura Hotel (econômico plus)
- Terra Luna Resort (econômico plus)
- Stella Nova Resort (econômico plus)
- Sapphire Falls Resort (premium)
- Royal Pacific Resort (premium)
- Hard Rock Hotel (premium)
- Portofino Bay Hotel (premium)
Veja detalhes de cada uim deles:
CATEGORIA ECONÔMICA
Endless Summer Resort – Dockside Inn and Suites

O Dockside Inn and Suites é uma grata surpresa para quem procura custo-benefício. Gêmeo do vizinho Surfside Inn and Suites (a diferença básica entre eles é o tamanho e a decoração, já que o primeiro remete mais a tons ocres e elementos portuários, enquanto o segundo é mais azul e traz referências diretas ao surf), tem diárias bastante atraentes.
São 2.050 acomodações distribuídas em duas torres e com duas configurações: standard (com duas camas queen, para até quatro pessoas), e suítes, com dois quartos (para até seis pessoas) e copa com mesa, pia e micro-ondas, perfeita para quem viaja em família ou grupos maiores.
A decoração aposta em pranchas e quadros que remetem ao litoral da Flórida ou da Califórnia. O piso é de madeira (bem melhor que carpete), e todos os quartos contam com um pequeno armário com cofre, além de gaveteiro, TV e frigobar.
Os amenities são simples, mas repostos diariamente. Alguns quartos dão vista para o conjunto aquático, enquanto outros são voltados para a cidade.
Ambas as torres contam com piscinas grandes, com água climatizada e bar de apoio. Em uma delas há uma sala de jogos eletrônicos.
Próximo ao lobby há um restaurante chamado Pier 8, com estações que servem comidas variadas desde o café da manhã até o jantar. Há sanduíches, ovos com bacon, saladas, pizza, hambúrgueres, massas e por aí vai. Assim como quase todos os hotéis da Universal, o Dockside Inn and Suites conta ainda com uma loja da Starbucks.
Para ir aos parques, é simples: basta pegar os ônibus gratuitos que passam diversas vezes por dia nos pontos que ficam ao lado da entrada principal. Há ainda uma loja do Walgreens que fica a 5 minutos a pé do hotel.
—
Endless Summer Resort – Surfside Inn and Suites

As 750 acomodações do Surfside Inn and Suites têm estrutura idêntica às do Dockside Inn and Suites, nas configurações standard (para quatro pessoas) e suítes (para seis pessoas), inclusive com camas estruturadas para abrigar malas na parte inferior, a fim de ampliar o espaço. O tom da decoração é ligeiramente distinto, mas quem visita os hotéis no mesmo dia mal percebe que foi de um para o outro – não à toa, ambos estão sob a bandeira Endless Summer Resort.
A diferença mais marcante entre os empreendimentos é o conjunto aquático, já que a piscina do Surfside Inn and Suites tem formato de prancha de surf (ou peixe, dependendo do ponto de vista), enquanto as do vizinho lembram mais um splash d’água.
A praça de alimentação é chamada de Beach Break Café e também conta com estações que oferecem pratos e sanduíches variados, do café da manhã ao jantar. Loja da Starbucks, locadora de carros da Avis, transporte gratuito para os parques via ônibus (é o mesmo que para no Dockside Inn and Suites) e salão de jogos completam a estrutura.
Uma curiosidade do Surfside Inn and Suites é que ele e o vizinho gêmeo foram erguidos no terreno que, antigamente, abrigava o parque aquático Wet’n’Wild. Por isso, esses são os hotéis da Universal mais próximos da International Drive.
––
Cabana Bay Beach Resort

Uma atmosfera à la Beach Boys toma conta do Cabana Bay Beach Resort que, assim como o Aventura Hotel, fica colado ao parque aquático Volcano Bay (colado mesmo, a ponto de dar para ir a pé). Logo na entrada, carros clássicos fazem todo mundo entrar no clima das praias de antigamente, que se estende para o ótimo conjunto aquático do empreendimento, com direito a piscina, toboágua, lazy river e bar molhado.
Essas atrações se somam a outras, como pistas de boliche pagas à parte e uma ampla sala de games, para fazer do hotel um destino em si, que chama tanto atenção das crianças quanto os parques temáticos.
O Cabana Bay Beach Resort conta ainda com uma praça de alimentação enorme e diversos restaurantes, que servem sanduíches e pratos americanos do café da manhã ao jantar. O principal é o Galaxy Bowl Restaurante, com asas de frango, pizza e hambúrgueres feitos na hora.
Ao todo, são 2.200 acomodações com capacidade para duas a oito pessoas. As maiores contam com dois quartos e copa equipada. São excelentes, a despeito de terem carpete, o que não combina muito com um complexo que valoriza tanto a água.
Mesmo assim, é um dos hotéis da Universal que mais recomendo, sobretudo para quem viaja com crianças.
—
CATEGORIA ECONÔMICA PLUS
Aventura Hotel

O Aventura Hotel é o mais tecnológico da Universal, a ponto de contar com robozinhos que recepcionam os hóspedes e realizam alguns serviços, como entregas nos quartos. É, também, o mais vertical, já que ocupa uma torre de 17 andares que tem como destaque um rooftop, aberto inclusive a não hóspedes, com uma vista em 360º que fica ainda mais especial no pôr do sol.
Ao todo, o empreendimento conta com 600 acomodações, divididas nas configurações standard e suítes. Todas acomodam até quatro pessoas, com destaque para as Kids’ Suites, nas quais as crianças têm um quarto separado, cujo acesso é feito apenas pelo quarto dos responsáveis.
Além de terem grandes janelas – de algumas é possível avistar os parques, sobretudo o vizinho Volcano Bay –, os quartos reforçam a tendência tecnológica do Aventura, com diversas tomadas e tablet para comando de algumas funções, como ligar a TV ou fazer reservas.
Na área de lazer, há piscina com espaço para crianças, lareira e academia. Já na hora de comer, além do Bar 17 Bistro, que fica no rooftop, e do moderninho barVentura, no lobby, destaca-se a praça de alimentação Urban Pantry. Até sushi é servido por lá.
—
Terra Luna Resort

O Terra Luna Resort é um dos hotéis da Universal que ficam próximos ao Epic Universe. Foi projetado para oferecer uma experiência moderna a preços acessíveis. Com design inspirado em aventuras espaciais, destaca-se pela ambientação futurista e funcional, voltada tanto para famílias quanto para grupos de amigos.
O hotel conta com 750 acomodações nas categorias standard e suítes. Todas acomodam até quatro pessoas, com decoração minimalista e elementos tecnológicos, que incluem carregadores USB e controles automatizados de iluminação e temperatura.
A estrutura de lazer inclui piscina, academia e áreas comuns voltadas para socialização. Para refeições, os hóspedes encontram um mercado com opções rápidas e um restaurante casual.
—
Stella Nova Resort

Do Stella Nova Resort é possível caminhar até o Epic Universe, embora seja mais prático pegar os ônibus gratuitos que levam até lá e também aos outros parques da Universal.
O hotel foi projetado para oferecer conforto e modernidade a preços acessíveis. Inspirado na imensidão do espaço, combina design futurista com elementos funcionais, criando uma atmosfera descontraída para famílias e grupos.
Os 750 quartos acomodam até quatro pessoas e seguem uma estética minimalista, com iluminação ajustável, carregadores USB e controle digital de temperatura. A estrutura do hotel inclui piscina, academia e áreas de convivência.
Para refeições, há um mercado com opções rápidas e o Cosmos Café, onde dá para comer desde pizzas e hambúrgueres até massas e salmão. Há ainda uma loja com produtos temáticos e um posto de locação de veículos da Avis.
—
CATEGORIA PRMIUM
Sapphire Falls Resort

O Sapphire Falls Resort é um hotel bonito, bem localizado e que não deve quase nada aos vizinhos mais luxuosos. Não à toa, conta com um restaurante premiado, o Strong Water Tavern, que desponta em terceiro lugar entre os mais de 250 endereços gastronômicos listados pelo TripAdvisor em Orlando.
Passei por lá (você também pode, pois é aberto a todos) uma noite para provar as especialidades caribenhas e tapas, que vão de queijos deliciosos a empanadas e curry verde de cabra, além de drinques à base de rum. O bufê de café da manhã do Amatista Cookhouse também é muito bom.
Com decoração primorosa, que destaca um enorme lustre no lobby e uma escadaria instagramável, o Sapphire Falls Resort abriga piscina com praia de areia branca e oferece transporte de barco para os parques temáticos da Universal.
Em relação às acomodações, são mil opções. Há quartos standard, para quatro pessoas, e múltiplas configurações de suítes, inclusive com quartos separados para crianças.
Vale ressaltar que, apesar de pertencer à categoria Premium, o Sapphire Falls Resort não inclui o Express Pass na diária.
—
Royal Pacific Resort

A temática é do Pacífico Sul, mas o Royal Pacific Resort lembra particularmente Bali, com clima zen e chafarizes em formato de elefantes. Com muita madeira e vidro, este é o hotel mais em conta entre os de categoria premium da Universal, cuja grande vantagem é permitir aos hóspedes usar a chave do quarto para pegar filas mais rápidas na Universal Studios e na Islands of Adventure.
As mil acomodações recebem bem até cinco pessoas e têm vistas para a piscina em estilo lagoa (com prainha e cabanas de aluguel), os jardins e, muitas vezes, para os centros de lazer que ficam nos arredores. Tanto que dá para ir de barco até eles – ou mesmo a pé.
Entre os restaurantes do hotel, o Islands Dining Room é ótimo para o café da manhã, mas nenhum supera em beleza o Orchid Court Lounge & Sushi Bar, ao lado do lobby. A decoração chama atenção pelos lustres enormes e de bom gosto, e o cardápio é especializado em sushis.
—
Hard Rock Hotel

Murais do John Lennon e Elvis Presley, roupa da Lady Gaga, guitarra do Jon Bon Jovi, quadro do AC/DC… Como o nome sugere, o hotel da famosa rede Hard Rock Hotel é o mais rock’n’roll da Universal.
Ali, até dentro da piscina (isso mesmo, depois de mergulhar), que fica ao lado de uma prainha com areia branca, dá para escutar música. Apresentações de bandas ao vivo e possibilidade de tocar guitarra no quarto, com fones de ouvido e sem incomodar os vizinhos, podem fazer parte da experiência de quem se hospeda por lá.
Luxuoso, o hotel conta com 650 acomodações para até cinco pessoas. Tem bons restaurantes, que servem clássicos americanos, grelhados e frutos do mar. Na comemoração dos 50 anos da rede, em 2022, foi lançado um hambúrguer especial, com carnes de boi e caranguejo. Vale passar no The Kitchen para provar, mesmo que não seja hóspede.
As diárias incluem benefícios como usar o cartão do quarto para pegar filas mais rápidas na Universal Studios e na Islands of Adventure e ir de barco para esses parques temáticos. Para o Epic Universe, há transporte de ônibus.
—
Portofino Bay Hotel

Quem chega ao Portofino Bay Hotel precisa se beliscar para perceber que não está na Itália. O primeiro hotel da Universal em Orlando foi erguido em 1999 por sugestão de Steven Spielberg, após o diretor de cinema viajar para a vila italiana de Portofino. E, de fato, é a cara da cidadezinha à beira-mar.
Com barcos cenográficos (além dos que levam aos parques temáticos), praias de areia branca, restaurantes italianos, cafés, sorveteria, praças e uma fachada formada por prédios baixos e coloridos, este hotel é um dos melhores e mais luxuosos não só do complexo, mas de toda Orlando.
Nos fins de tarde, caso o tempo permita, dá para ver, a partir da piazza principal, serenatas e óperas apresentadas em uma das sacadas voltadas para a lagoa.
Ficar no Portofino Bay Hotel significa ser paparicado o tempo todo. Os mimos são muitos, e isso fica claro desde que você entra no lobby e sente o perfume do local. Funcionários que chamam hóspedes pelo nome e brincam com o idioma italiano, assim como concierges, despontam por todos os lados. Até mesmo nas áreas das três piscinas, onde dá para alugar cabanas.
As acomodações, para até cinco pessoas, são confortáveis e esbanjam móveis clássicos. Destaque para as Kids’ Suites, com tema de Meu Malvado Favorito.
De tão bonito, o hotel merece uma visita mesmo que você não fique sequer na Universal. Considere ir a um dos restaurantes do pedaço, como o ótimo Mama Della’s Ristorante – de especialidade italiana, é claro – ou ao menos tomar um sorvete ou um vinho na piazza de frente para a lagoa. Aproveite para tirar fotos com motocicletas Vespa e tudo mais.
Quem fica no Portofino Bay Resort pode usar o cartão do quarto para pegar filas mais rápidas na Universal Studios e na Islands of Adventure. E contar com o Express Pass é, de fato, uma baita vantagem adicional.
—
LEIA TAMBÉM:
Universal Orlando
- Roteiro completo na Universal Orlando
- Guia completo do Epic Universe, com atrações e dicas
- As melhores atrações da Universal Studios
- As 10 melhores atrações da Islands of Adventure
- Volcano Bay – Roteiro e atrações do parque aquático
- CityWalk, da Universal – Onde comer, compras e atrações
- Guia das atrações do Harry Potter em Orlando
- Hotéis da Universal, em Orlando
- Como é o Halloween da Universal Studios
- Tour vip da Universal, em Orlando
Disney World
- Roteiro na Disney World – Atrações imperdíveis, parques e dicas
- Ingressos da Disney, Disney Genie e Lighting Lane
- As melhores atrações do Magic Kingdom
- As melhores atrações do Epcot
- As melhores atrações do Hollywood Studios
- As melhores atrações do Animal Kingdom
- Parques aquáticos da Disney – Typhoon Lagoon e Blizzard Beach
- Disney Springs: Guia de atrações, restaurantes e lojas
- Cirque du Soleil na Disney: Como é o show Drawn to Life
- Como é o Halloween da Disney World
- Disney Vip Tour – Como funciona
- Cruzeiro da Disney – Como é e quanto custa
Orlando
- Onde ficar em Orlando – Hotéis dentro ou fora dos parques
- 10 hotéis para crianças em Orlando
- O que fazer em Orlando fora dos parques
Arredores de Miami e Orlando
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- O que fazer no Kennedy Space Center
- Vale a pena alugar casa em Kissimmee?
- Onde ficar em Miami – 10 dicas de hotéis
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em St. Petersburg e Clearwater
- O que fazer em Cocoa Beach
- O que fazer em Palm Beach
- O que fazer em Vero Beach
- O que fazer em Naples
- O que fazer em Destin
- O que fazer em Key West