Roteiro
Parques aquáticos da Disney – Typhoon Lagoon e Blizzard Beach
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 10/Setembro/2024
- Paulo Basso Jr.
Os dois parques aquáticos da Disney World em Orlando são o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach.
Ambos são divertidos e têm características distintas: enquanto o Typhoon Lagoon é inspirado em um vilarejo de pesca que enfrentou uma tempestade tropical, o Blizzard Beach remete a um destino de neve, com direito a montanhas branquinhas por onde serpenteiam toboáguas e tudo mais.
Ambos são ótimos para todos os tipos de públicos, mas principalmente para quem viaja com crianças pequenas. No forte calor que faz em Orlando na maior parte do ano, sobretudo durante o verão no Hemisfério Norte, de junho a setembro, é uma delícia reservar ao menos um dia para se refrescar e descansar da correria imposta pelos parques temáticos e outlets.
Caso esteja montando um roteiro na Disney World, confira aqui minhas dicas com as principais atrações em todos os parques do complexo. Já aqui, é possível ver os valores dos ingressos de todos os parques.
De quebra, vale saber que, se você se hospedar em um dos hotéis da Disney World, independentemente da categoria e da quantidade de noites, terá direito, a partir de 1º de janeiro de 2025, a uma entrada gratuita em um dos dois parques aquáticos do complexo, o Blizzard Beach e o Typhoon Lagoon. O benefício é válido apenas para o dia do check-in.
Parques aquáticos da Disney World
Muita gente questiona qual parque aquático da Disney World é melhor. E a resposta depende de uma série de fatores.
Na hora de escolher em qual deles ir, em primeiro lugar, é preciso identificar qual estará aberto durante sua viagem. Isso porque o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach funcionam de maneira alternada em alguns períodos do ano, sobretudo no inverno do Hemisfério Norte. Há épocas, entretanto, em que eles funcionam ao mesmo tempo. Consulte o calendário aqui,
As diferenças entre os parques aquáticos da Disney
Fora isso, é uma questão de estilo. O Typhoon Lagoon tem uma pegada mais praiana e, vira e mexe, personagens com roupinhas de verão aparecem por lá, como o Pateta e o Stitch. É demais para fazer fotos.
O Blizzard Beach, por sua vez, é muito original, por remeter a uma estação de esqui, e tem atrações mais modernas, de forma geral. Eu gosto bastante. Foi o primeiro que fui e, portanto, tenho memória afetiva.
Vale dizer ainda que ambos contam com infraestrutura semelhantes no que diz respeito a lojas, restaurantes e vestiários. O mesmo vale para os estacionamentos e a quantidade de gente, pois a procura é semelhante.
Seja qual for sua escolha, uma coisa é certa: há muita diversão nos dois parques aquáticos da Disney World em Orlando.
Typhoon Lagoon
O Typhoon Lagoon, parque aquático da Disney World que abriu as portas em 1989, foi projetado como um vilarejo de pescadores que teria sido praticamente destruído após uma tempestade. Por isso, as atrações molhadas e os ambientes do complexo apresentam um aspecto rústico, tropical e um tanto quanto selvagem.
O mais legal de tudo é que a atmosfera praiana impera por lá. Prova disso é que você andará para cima e para baixo escutando hits de bandas como Beach Boys e, vez por outra, vai deparar com personagens como Mickey, Stitch e Pateta, todos vestindo calções de banho ou roupinhas havaianas. E com um detalhe: munidos com suas pranchas de surfe.
O que fazer no Typhoon Lagoon
Na parte central do parque fica o Mont Mayday, montanha rochosa onde está encalhado o Miss Tilly, um antigo barco pesqueiro que se transformou na marca registrada do Typhoon Lagoon. Ao redor dele, praias artificiais e uma série de atrações fazem do complexo uma boa pedida para quem viaja em família e quer relaxar um pouco, sobretudo no verão.
Para adolescentes e adultos, há atrações como a Crush’n’Gusher, montanha-russa aquática que desafia a gravidade e tem três circuitos diferentes, um mais divertido que o outro. Outra boa pedida é passar o dia mergulhando de snorkel em um recife de corais. Há até tubarões de verdade por lá, mas não tenha medo, pois eles ficam separados por vidros.
Entre uma atração e outra, é irresistível entrar de vez em quando na enorme piscina de ondas do parque. É a maior da América do Norte e tem como eterno vigilante o Miss Tilly. Em certas épocas do ano, há até campeonatos de surfe por lá.
Assim como ocorre no Blizzard Beach, a temperatura da água é controlada artificialmente no Typhoon Lagoon. Por isso, está sempre morna.
Dica: Seguro viagem com 20% de desconto. Use o cupomROTADEFERIAS20.
Principais atrações do Typhoon Lagoon
Confira aqui o que fazer no Typhoon Lagoon:
Crush ’n’ Gusher
Esta montanha-russa aquática reúne três toboáguas com cerca de 122 metros cada. Em todos eles há curvas rápidas, parafusos e altas descidas.
Miss Adventure Falls
Aventura aquática inspirada em um conto da capitã Mary Oceaneer, oceanógrafa que navegou pelos sete mares à caça de tesouros. Em um bote inflável com capacidade para até quatro pessoas, todo mundo encara altas curvas, giros e pequenas quedas.
Mayday Falls
Este é o maior toboágua do Typhoon Lagoon. Sua queda, porém, é bem suave e não transmite tanto medo quanto parece.
Surf Pool
Esta é uma das maiores piscinas de onda do planeta, com tamanho superior a dois campos de futebol.
Humunga Kowabunga
Tobogã bem alto em que o visitante escorrega e alcança uma velocidade de dar medo.
Storm Slides
Três toboáguas interligados que proporcionam viagens divertidas e diferentes.
Gangplank Falls
Tobogã largo e, por isso, capaz de comportar boias nas quais cabem até quatro pessoas.
Castaway Creek
Piscina de estilo lazy river, que imita um calmo riacho e circunda todo o parque. Boa para relaxar com boias.
Keelhaul Falls
Pegue uma boia e divirta-se deslizando por corredeiras rápidas e cheias de curvas.
Bay Slides
As crianças com até 1,52 metro de altura podem se divertir nos toboáguas desta atração, que terminam em uma piscina rasa.
Ketchakiddee Creek
Espaço para as crianças menores, com brinquedos, jatos de água, estruturas para escalar e tobogãs lúdicos com formatos de animais, como baleias e focas.
Leia também:
- As melhores atrações do Magic Kingdom
- As melhores atrações do Epcot
- As melhores atrações do Hollywood Studios
- As melhores atrações do Animal Kingdom
Blizzard Beach
Diz a lenda que uma inusitada tempestade passou por Orlando, uma das regiões mais quentes dos EUA, alguns anos atrás. Quando o sol reapareceu e o clima voltou ao normal, diversas colinas com escorregadores “naturais” e montanhas degeladas passaram a compor o cenário da região – algo praticamente impensável na ensolarada Flórida.
É essa pitoresca história da carochinha que deu origem ao Blizzard Beach, parque aquático da Disney World aberto em 1995. Afinal, na terra do Mickey, tudo é possível.
Com “estações de esqui”, teleféricos e toboáguas com quedas livres de cair o queixo, o Blizzard Beach encanta pelo charme da neve artificial que reina por todos os lados do parque. Uma praia com areia branquinha ajuda a deixar ainda mais estranho (e divertido) o audacioso ambiente do complexo, que lembra aquelas bolas de vidro que, ao serem chacoalhadas, despejam flocos de neve em um cenário montanhoso.
O que fazer no Blizzard Beach
Uma das principais atrações do parque aquático é o Summit Plummet, tobogã de 36 metros indicado para adolescentes e adultos. Entre as mais rápidas do mundo, a atração, que representa uma enorme montanha denominada Mont Gushmore, faz os visitantes escorregarem a quase 100 km/h.
A estrutura é tão grande que é possível avistá-la de quase todos os pontos do parque. E os gritos que saem de lá não são abafados sequer pelo som do reggae que ecoa quase o tempo todo das diversas caixas acústicas espalhadas pelo complexo aquático.
Para as crianças, há uma área especial chamada Tike’s Peak, com escorregadores menores, jatos de água e piscinas rasinhas. Além disso, o Blizzard Beach abriga pequenos rios artificiais, onde é possível relaxar em boias, piscinas com ondas, tubos e corredeiras.
Do lado de fora do complexo, ao lado do estacionamento, há ainda um divertido minigolfe chamado Winter Summerland. Caso viaje com crianças, arrisque umas tacadas por lá.
Principais atrações do Blizzard Beach
Veja abaixo o que fazer no Blizzard Beach:
Summit Plummet
Com 36 metros de altura e uma estrutura que simula uma estação de esqui, este é um dos escorregadores livres mais altos e rápidos do mundo.
Slush Gusher
Toboágua que divide o Mount Gushmore com a maior atração do parque, o Summit Plummet. Assim como rola no vizinho famoso, aqui os visitantes deslizam a quase 80 km/h.
Melt-Away Bay
A maior piscina do parque rende momentos de puro relaxamento.
Teamboat Springs
Neste toboágua, os visitantes sobem em uma boia com capacidade para seis pessoas
e escorregam por um trajeto de 366 metros.
Toboggan Racers
Oito toboáguas paralelos que seguem um percurso de 80 metros.
Downhill Double Dipper
Dois toboáguas paralelos de 70 metros de comprimento servem de pistas de corrida para os visitantes. É possível alcançar 40 km/h na disputa.
Snow Stormers
Toboáguas que permitem aos visitantes competir.
Runoff Rapids
Três toboáguas em que é possível escorregar em boias para duas pessoas.
Ski Patrol Training Camp
Atrações e toboáguas emocionantes, com direito até mesmo a uma tirolesa.
Cross Country Creek
Relaxe nesse rio de correntezas tranquilo que circunda totalmente o Blizzard Beach.
Tike’s Peak
Área com escorregadores, prainhas, jatos de água e espaços para as crianças brincarem.
Chairlift
Espécie de teleférico que leva às atrações localizadas no topo do Mount Gushmore.
O que você precisa saber antes de ir a Orlando
Vale saber ainda que, quando planejo minhas viagens para destinos como Orlando, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dólar. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis em Orlando, sobretudo caso queira ficar na Disney World, é consultar os valores da Just Travel. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel dentro ou nos arredores do complexo do Mickey.
Onde ver preços e avaliações: Just Travel
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos da Disney World?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços que vendem ingressos da Disney World e de outros parques de Orlando, como a Just Travel, parceira do Rota de Férias. Navegue pela página e garanta bons descontos.
Onde reservar: Just Travel
LEIA TAMBÉM:
Disney World
- Roteiro na Disney World – Atrações imperdíveis, parques e dicas
- Ingressos da Disney, Disney Genie e Lighting Lane
- As melhores atrações do Magic Kingdom
- As melhores atrações do Epcot
- As melhores atrações do Hollywood Studios
- As melhores atrações do Animal Kingdom
- Disney Springs: Guia de atrações, restaurantes e lojas
- Como é o Halloween da Disney World
- Disney Vip Tour – Como funciona
- Cruzeiro da Disney – Como é e quanto custa
Universal Orlando
- Roteiro completo na Universal Orlando
- As melhores atrações da Universal Studios
- As 10 melhores atrações da Islands of Adventure
- Volcano Bay – Roteiro e atrações do parque aquático
- CityWalk, da Universal – Onde comer, compras e atrações
- Guia das atrações do Harry Potter em Orlando
- Hotéis da Universal, em Orlando
- Como é o Halloween da Universal Studios
- Tour vip da Universal, em Orlando
Orlando
- Onde ficar em Orlando – Hotéis dentro ou fora dos parques
- 10 hotéis para crianças em Orlando
- O que fazer em Orlando fora dos parques
Arredores de Miami e Orlando
- O que fazer em Miami
- Onde ficar em Miami – 10 dicas de hotéis
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- O que fazer no Kennedy Space Center
- Vale a pena alugar casa em Kissimmee?
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em St. Petersburg e Clearwater
- O que fazer em Sarasota
- O que fazer em St. Augustine
- O que fazer em Cocoa Beach
- O que fazer em Palm Beach
- O que fazer em Vero Beach
- O que fazer em Naples
- O que fazer em Destin
- O que fazer em Key West