Roteiro
O que fazer em Munique – 15 passeios e dicas incríveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 10/Setembro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Quem viaja à Alemanha encontra muito o que fazer em Munique. Palco da famosa Oktoberfest, a cidade conquista os visitantes com atrações históricas e ótima gastronomia em qualquer época do ano, e não apenas durante a realização da festa da cerveja.
O destino também se destaca por conta de suas construções charmosas, que rendem ótimas fotos. Além disso, conta com várias opções de museus e hotéis para os mais variados perfis de viajantes, seja quem busca luxo, seja quem está atrás de algo mais básico.
Neste post, você vai conferir os melhores passeios para incluir em um roteiro em Munique. Também separei dicas e recomendações para tornar a sua viagem ainda mais especial. Vem comigo.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Munique
A belíssima Marienplatz é um dos locais favoritos dos turistas em Munique, que também adoram explorar as cervejarias e visitar igrejas como a Alter Peter. A cidade conta ainda com museus incríveis, como Alte Pinakothek e BMW Museum.
Uma coisa é certa: há muito o que fazer em Munique. Aqui, separei 15 atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro:
- Maximiliansplatz
- Frauenkirche
- Marienplatz
- Alter Peter
- Cervejarias tradicionais
- Jardim Inglês
- Deutsches Museum
- Residenz
- Alte Pinakothek
- Glockenbachviertel
- Schwabing
- Palácio de Nymphenburg
- Olympiapark
- BMW Museum
- Allianz Arena
Pronto para conhecer os principais pontos turísticos da cidade alemã?
Veja aqui os preços dos voos para Munique em diversas companhias de uma só vez.
Onde fica Munique
Munique fica no sudeste da Alemanha e é a capital do estado da Baviera.
Com 1,4 milhão de habitantes, a cidade é a maior da região sul e a terceira mais populosa do país – atrás apenas de Berlim e Hamburgo.
Por conta disso, conta com uma série de atrações e tours fantásticos e também serve de base para quem deseja explorar a Baviera. Um dos principais pontos turísticos locais é a Rota Romântica, onde fica o espetacular castelo de Neuschwanstein. Há, inclusive, tours de Munique para a região. Vale muito a pena considerá-los no roteiro e fazer reservas com antecedência.
15 atrações em Munique
Confira os detalhes das principais atrações de Munique.
1 – Maximiliansplatz
Jardins e monumentos conquistam quem passa pela Maximiliansplatz. A praça é um bom ponto de partida para começar um dia de passeios por Munique.
O local também fica ao lado da Trinity Church, uma igreja em estilo barroco que vale a visita.
2 – Frauenkirche
A Frauenkirche, ou “Igreja de Nossa Senhora”, é um dos templos mais famosos da cidade. O local se destaca principalmente por conta de suas duas torres enormes.
A dica é subir até o topo para contemplar a vista. Dependendo do dia, dá até para ver os alpes no horizonte.
- Endereço: Frauenplatz 12, 80331
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 8h às 20h. Domingos e feriados, das 9h30 às 20h.
3 – Marienplatz
A Marienplatz é um famoso cartão-postal de Munique. É ali que os visitantes podem observar o prédio neogótico que serve de sede para a prefeitura, onde é possível subir na torre e ver a praça de cima.
A fachada do prédio também abriga o famoso relógio carrilhão Glockenspiel. Em alguns momentos do dia (os horários podem variar), ele exibe bonecos de madeira que se mexem e “contam” histórias emblemáticas da cidade.
Um bom jeito de conhecer detalhes da região é fazer um dos tours gratuitos que exploram os principais pontos turísticos de Munique, como a Marienplatz. Dá para fazer reservas com antecedência aqui, sem pagar nada.
4 – Alter Peter
A igreja Alter Peter, também conhecida como St. Peter’s Church, fica no centro de Munique e pode ser incluída no roteiro.
A dica é visitar a torre do local e aproveitar para ver o prédio da prefeitura e a Marienplatz de cima.
- Endereço: Rindermarkt 1, 80331
- Horário de funcionamento: diariamente, das 7h30 às 19h.
5 – Cervejarias tradicionais
Palco da Okltoberfest, Munique é lar de algumas das cervejarias mais tradicionais do mundo. A Hofbräuhaus é uma das mais procuradas pelos turistas.
Também vale a pena visitar a Augustiner, que tem algumas das bebidas mais saborosas da cidade. Além disso, o local é ótimo para petiscar delícias como salsichas e joelho de porco.
Quem quiser ainda pode fazer um tour de cerveja em Munique, que é muito divertido (e saboroso). Existe também um passeio que conta a história da Oktoberfest, que é bem legal.
6 – Jardim Inglês
Próximo à Marienplatz e à região central, o Jardim Inglês (Englischer Garten) é o coração verde da cidade. O local figura entre os maiores parques urbanos do mundo, com mais de 400 hectares.
Perfeito para passar uma tarde, o complexo tem espaços esportivos, um canal artificial (onde, curiosamente, as pessoas praticam surf) e dois Biergärten (cervejarias ao ar livre).
7 – Deutsches Museum
Dedicado à ciência e à tecnologia, o Deutsches Museum é um dos complexos culturais mais legais do pedaço.
O acervo conta com mais de mil objetos, que vão desde uma aeronave motorizada construída pelos irmãos Wright até uma exposição sobre instrumentos musicais.
- Endereço: Museumsinsel 1, 80538
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.
8 – Residenz
Outro museu que vale a visita é o Residenz. O local foi a residência oficial dos reis da Bavária.
O prédio abriga uma exposição do tesouro, que apresenta joias belíssimas da idade média. Além disso, é lar de um dos teatros mais bonitos da Europa.
Consulte informações e valores dos ingressos aqui. Vale separar ao menos um período do dia para fazer a visita.
- Endereço: Residenzstraße 1, 80333
- Horário de funcionamento: 1º de abril a 16 de outubro, diariamente, das 8h às 18h. 17 de outubro a 31 de março, diariamente, das 10h às 17h.
9 – Alte Pinakothek
Com um acervo riquíssimo, a Alte Pinakotech é uma ótima pedida para os fãs de passeios culturais.
Ali, é possível contemplar diversas obras dos séculos 14 a 18, incluindo a “Descida de Cristo da Cruz”, de Rembrandt.
- Endereço: Barer Str. 27, 80333
- Horário de funcionamento: terça-feira e quarta-feira, das 10h às 20h30. Quinta-feira a domingo, das 10h às 18h.
10 – Glockenbachviertel
Quem gosta de vida noturna agitada precisa conhecer as atrações do bairro Glockenbachviertel. Com um clima descolado, o local tem várias baladas e bares legais.
A região também abriga muitas atrações direcionadas ao público LGBTQIA+
11 – Schwabing
Conhecido como um dos bairros mais chique de Munique, o Schwabing tem alguns passeios legais.
A dica é tirar uma noite para caminhar pela região e jantar em um de seus requintados bares ou restaurantes.
12 – Palácio de Nymphenburg
Construído em 1664, o Palácio de Nymphenburg ostenta um belíssimo prédio em estilo barroco. O local foi criado para ser a residência de verão da família Wittelsbach, que governou a Baviera até o início do século 20, e hoje funciona como museu.
O complexo também tem um belíssimo jardim em estilo inglês e um bom restaurante para tomar café.
- Endereço: Schloß Nymphenburg 1, 80638
- Horário de funcionamento: 1º de abril a 15 de outubro, diariamente, das 9h às 18h. 16 de outubro a 31 de março, diariamente, das 10h às 16h.
Veja informações e valores do tour no Palácio de Nymphenburg.
13 – Olympiapark
O Olympiapark é um enorme complexo esportivo. Ele foi criado para receber os Jogos Olímpicos de 1972.
O local reúne estádios e chama a atenção por conta da cobertura que imita uma lona de circo. Se passar por lá, não deixe de subir na torre, que oferece uma vista privilegiada da cidade.
Uma boa dica é fazer o tour que explora o estádio e também o Jardim Inglês, que fica na região e é igualmente belíssimo.
- Endereço: Spiridon-Louis-Ring 21, 80809
14 – BMW Museum
Com exposições bacanas, o BMW Museum conquista fãs de automóveis e até mesmo quem não liga muito para carros.
O complexo fica em um prédio com visual futurista, que foi projetado para parecer com um motor de quatro cilindros. Ali, é possível conhecer a história da marca e ver carros incríveis.
- Endereço: Olympiapark 2, 80809
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
15 – Allianz Arena
Quem curte futebol pode aproveitar a viagem para ver um jogo no Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. O local é muito bonito e foi construído para a Copa do Mundo de 2006.
Outra opção é comprar ingressos para realizar um tour guiado, que passa pelos principais pontos do estádio.
- Endereço: Werner-Heisenberg-Allee 25, 80939
Como chegar a Munique
Atualmente, não há opções de voos diretos do Brasil para Munique. Por isso, é necessário realizar conexões em outras cidades da Alemanha (a Lufthansa oferece trechos para Frankfurt) ou da Europa (operados por companhias como Air France, KLM, British Airways, TAP, Iberia e Latam).
Uma boa dica é usar o metabuscador da Vai de Promo. Ele consulta diversas companhias de uma só vez e exibe os melhores preços. De quebra, parcela a passagem em 10x e entrega o localizador na hora, com data marcada e tudo.
De trem
Quem já está no Velho Continente pode viajar até a cidade alemã de trem. Uma das vantagens é que a estação de Munique fica muito bem localizada, pertinho de bons hotéis e pontos turísticos.
De carro
Outra opção para quem parte de algum destino europeu é organizar uma road trip de carro. Se tiver tempo, tente incluir a Rota Romântica, um dos percursos mais bonitos da Alemanha, no roteiro.
Eu gosto de usar este comparador online para encontrar os melhores preços de aluguel de carro quando viajo. Ele também consulta diversas locadoras ao mesmo tempo, o que facilita bastante. De quebra, inclui no preço final motorista adicional e vários seguros, o que é raro.
Transporte em Munique
O sistema de transporte público de Munique é excelente. As linhas de ônibus, bonde, metrô (U-Bahn) e trem (S-Bahn) permitem que os viajantes explorem diferentes partes da cidade sem dificuldades.
Táxis são comuns, mas carros de aplicativos (como o Uber) , não.
Outra opção válida é alugar um carro. Nesse caso, minha dica é reservar o veículo com a Mobility, como mencionei acima
Agora, para conhecer a cidade de uma forma diferente, prática e divertida, sem gastar muito, considere embarcar nos ônibus turísticos que passam pelos principais pontos de Munique. Com eles, você pode descer e subir em diversas atrações ao longo do trajeto. Rende muito e e é bem prático
Quando ir a Munique
A melhor época para visitar Munique é entre o final de março e meados de outubro. Neste período, os dias são mais longos e as temperaturas amenas.
Vale a pena ressaltar que setembro e outubro são meses muito movimentados na cidade. Por conta da Oktoberfest, os hotéis costumam ficar lotados e os preços tendem a subir.
De novembro a fevereiro o clima fica mais gelado, mas a capital da Baviera ganha um charme diferenciado. No final do ano, por exemplo, o destino organiza belíssimos mercados de Natal.
Seguro viagem Europa
Ao viajar para a Alemanha, é obrigatório fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem Europa
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 3 dias em Munique
Confira os pontos turísticos que não podem faltar em um roteiro em Munique. As atrações estão separadas em um itinerário de três dias.
1º dia – Centro histórico e Jardim Inglês
- Comece o passeio na Maximiliansplatz. De lá, caminhe até a Marienplatz e confira o comércio da capital da Bavária.
- No caminho, visite a Frauenkirche ou “Igreja de Nossa Senhora”, que tem duas torres bem altas. É possível subir até o topo por uma velha escadaria. Caso o dia esteja bonito, dá para enxergar até os Alpes no horizonte.
- Uma vez na Marienplatz, o coração da cidade, aviste o edifício que funciona como prefeitura (ou rathaus) e tem uma linda fachada em estilo neogótico. Este é o principal cartão-postal da cidade.
- No quinto andar do prédio fica o Glockenspiel, um singelo café de onde se tem uma bela vista da Marienplatz.
- Caso queira ver a praça do alto, com a prefeitura, suba a torre da igreja St. Peter’s Church (Alter Peter), uma das igrejas do centro da cidade cuja torre está aberta à visitação.
- Dali, siga para a Houfbräuhaus, a cervejaria mais famosa da Alemanha e onde o clima de Oktoberfest impera o ano inteiro.
- Passe o fim de tarde no Jardim Inglês, o coração verde de Munique. De lá, caso esteja calor, siga para um dos muitos biergartens (jardins da cerveja), espaços ao ar livre com mesas para beber cerveja e jogar conversa fora.
- Passe a noite no restaurante da Augustiner, outra cervejaria tradicional de Munique.
- Outra opção é curtir a noite nos arredores da Odeonplatz, onde há muitos bares e cafés.
Veja informações sobre o tour gratuito pelas atrações de Munique.
2º dia – Museus
- Tire o dia para visitar os principais museus de Munique. O principal deles é o Deutsches Museum, um dos melhores do mundo dedicados a ciência e tecnologia.
- De lá, siga para a Residenz, a residência oficial dos reis da Bavária, Belíssima, a edificação abriga um museu e um dos teatros mais bonitos da Europa.
- Termine o dia na Alte Pinakotech, que é repleta de obras famosas, com riquíssimo acervo de pintura dos séculos 14 a 18. Um dos destaques é a “Descida de Cristo da Cruz”, de Rembrandt.
- Para curtir a noite, siga para bairros como Glockenbachviertel e Schwabing, repletos de bares e baladas.
3º dia – Castelo, Museu da BMW e esportes
- Pela manhã, siga para o Castelo de Nymphenburg, que tem belos jardins e um simpático restaurante, onde dá para tomar café.
- Dali, siga para o complexo Olympiapark, construído para as Olimpíadas de 1972. O lugar reúne belos estádios com cobertura que imita uma lona de circo. Suba na torre para ter uma visão espetacular de Munique.
- Passe no BMW Museum, lá pertinho, para conhecer a história e ver alguns automóveis da célebre montadora alemã.
- Siga então para o Allianz Arena, o estádio do Bayern de Munique, construído para a Copa de 2006. É possível fazer tours no local.
- Durante a noite, escolha mais um restaurante de cervejaria típica, como o da Löwenbräu, para se despedir desta fantástica cidade alemã.
Onde comer em Munique
A cidade alemã é referência quando o assunto é comer e beber muito bem. A cidade tem vários restaurantes legais e também se destaca por conta das cervejarias.
Veja algumas sugestões de onde comer em Munique:
Hofbräuhaus
A Hofbräuhaus, cervejaria mais famosa do pedaço, é praticamente indispensável para quem quer explorar o melhor da gastronomia local. Vale a pena experimentar as cervejas e harmonizar as bebidas com pratos típicos da Alemanha.
Augustiner
As salsichas e os joelhos de porco são os grandes sucessos do cardápio da cervejaria Augustiner. De quebra, os visitantes podem provar algumas das cervejas mais antigas e gostosas da Bavária. Para mim, inclusive, é a melhor de todas.
Löwenbräu
A Löwenbräu é um local tipicamente alemão, com direito a pratos típicos e cervejas incríveis. Outro diferencial é que, normalmente, os visitantes sentam juntos em grandes mesas de madeira.
Outros restaurantes em Munique
Outros restaurantes de Munique que vale considerar no roteiro são:
- Steinheil 16 (comida alemã)
- Muenchner Suppenkueche (lanches rápidos)
- Erbil’s (comida árabe)
Viktualienmarkt (mercado a céu aberto com diversas opções de comidas) - Der Verrückte Eismacher (sorveteria)
Onde ficar em Munique
Munique conta com boas opções de hotéis. É possível encontrar empreendimentos bacanas em diversos bairros da cidade.
A melhor região para se hospedar é Altstadt, onde fica o Centro Histórico. Maxvorstadt, por sua vez, é o lugar mais indicado para os fãs de badalação e gastronomia.
Caso o objetivo seja curtir a Oktoberfest, a dica é procurar uma acomodação em Schwanthalerhöhe, pertinho do parque onde a festa é realizada.
Confira três bons hotéis em Munique:
Bayerischer Hof
Situado no centro de Munique, o Bayerischer Hof é indicado para quem gosta de luxo e muito conforto. O hotel oferece desde lareiras para os dias mais frios até piscina na cobertura do prédio.
—
Hotel Mirabell
Com boas acomodações e ótimos serviços, o Hotel Mirabell também é uma boa pedida para se hospedar em Munique. O local é muito procurado por turistas que pretendem curtir a Oktoberfest.
—
Eurostars Grand Central
Com um bom custo-benefício, o Eurostars Grand Central oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. O local tem spa, academia e restaurante.
—
Outros hotéis em Munique
Outros bons hotéis em Munique para quem procura um bom custo-benefício são:
- King’s Hotel Center Superior
- Lizz Hotel Munich
- Hampton By Hilton Munich City Center East
- Hotel Metropol by Maier Privathotels
Há também acomodações um pouco mais confortáveis e com preços atraentes, como:
Para os fãs de hotéis de luxo, as dicas são
O que você precisa saber antes de ir a Munique
Quando planejo minhas viagens para Munique e outros destinos da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis