Roteiro
O que fazer em Atlanta – 10 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 29/Outubro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Os brasileiros que viajam aos Estados Unidos encontram muito o que fazer em Atlanta. Cosmopolita, a cidade tem cenários que mesclam prédios modernos com grandes áreas verdes.
As atrações culturais figuram entre os principais destaques do destino. Além de contar com museus incríveis, Atlanta já serviu de cenário para grandes produções audiovisuais, como a série The Walking Dead e alguns filmes do Universo Cinematográfico Marvel.
A cena gastronômica é outro destaque da metrópole, principalmente quando o assunto é cozinha sulista. Durante a visita, não deixe de provar os famosos frangos fritos e as receitas típicas à base de milho.
Neste post, fiz uma seleção com as principais atrações de Atlanta. Também compartilho algumas dicas importantes e sugestões de restaurantes e hotéis.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Atlanta
Atlanta é uma multicultural em inúmeros aspectos. A cidade recebe diversas exposições, shows, filmagens de cinema e é terra natal de grande nomes do hip-hop, como T.I, Ludacris, André 3000 e Gucci Mane.
O destino também tem uma relação forte com a história negra dos EUA. Foi ali que nasceu Martin Luther King. Os interessados podem até fazer um tour gratuito que explora sua trajetória e os direitos civis.
Como há muito o que fazer em Atlanta, listei as principais atrações da cidade abaixo:
- Centennial Olympic Park
- SkyView Atlanta
- World of Coca-Cola
- Georgia Aquarium
- Piedmont Park
- Fox Theatre
- Atlanta Botanical Garden
- Museum of Design Atlanta
- Cabbagetown
- Swan House
Pronto para saber tudo sobre a capital da Geórgia?
Onde fica Atlanta
Atlanta fica no sudeste dos Estados Unidos. Além de ser capital da Geórgia, a cidade é a mais populosa do estado.
A metrópole foi palco de batalhas da Guerra Civil dos Estados Unidos e também teve uma participação histórica muito relevante em movimentos criados em prol dos direitos civis no país.
10 atrações em Atlanta
Confira os detalhes das principais atrações de Atlanta.
1. Centennial Olympic Park
Situado na região central de Atlanta, o Centennial Olympic Park é um dos lugares mais emblemáticos da cidade. O parque foi construído para Jogos Olímpicos de 1996 e hoje recebe eventos como festivais de música e apresentações culturais.
Vale a pena passear pelas áreas ao ar livre e ver de perto a Fountain of Rings, fonte interativa que sincroniza jatos d’água com músicas. Nos dias mais quentes, a criançada faz a festa e aproveita para se refrescar.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 23h.
2. SkyView Atlanta
Próxima ao Centennial Olympic Park, a roda-gigante SkyView Atlanta permite que os viajantes contemplem a cidade de uma forma diferenciada. Sua altura tem o equivalente a um prédio de 20 andares.
A atração conta com 42 gôndolas climatizadas. Para quem procura uma experiência diferenciada, indico a gôndola VIP, que tem assentos estilo Ferrari e piso de vidro.
- Endereço: 168 Luckie St NW
- Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, do meio-dia às 22h. Sexta-feira, do meio-dia às 23h. Sábado e domingo, das 10h às 22h.
3. World of Coca-Cola
A primeira Coca-Cola do mundo foi consumida em Atlanta, em 1886. Quem vai à cidade atualmente pode aproveitar para visitar o World of Coca-Cola e explorar a história do icônico refrigerante.
O tour conta com diversos objetos relacionados à marca, incluindo itens decorativos, vintage, publicitários e até obras de arte. Também é possível ver o cofre onde fica guardada a receita secreta do refrigerante, conferir como funciona o processo de engarrafamento e provar dezenas de bebidas diferentes que são vendidas pela marca ao redor do mundo.
- Endereço: 121 Baker St NW
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.
4. Georgia Aquarium
O Georgia Aquarium é muito procurado por famílias, mas também consegue encantar outros tipos de viajantes. O aquário reúne mais de 10 mil animais e é um dos maiores do mundo.
Há inúmeras atividades que vão muito além de observar as espécies marinhas. As mais famosas são os mergulhos com tubarões e arraias.
- Endereço: 225 Baker St NW
- Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 9h às 18. Sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 20h.
5. Piedmont Park
O Piedmont Park é uma das áreas verdes mais famosas da cidade. Ideal para caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques, o complexo é enorme e passa por diversos bairros.
O parque também conta com quadras esportivas e recebe inúmeros eventos ao longo do ano, como o animado Atlanta Jazz Festival.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 23h.
6. Fox Theatre
O histórico Fox Theatre disponibiliza algumas opções de tours guiados ao público. Independentemente da opção escolhida, o passeio dura aproximadamente uma hora.
O roteiro mais famoso explora a arquitetura do prédio e seu papel icônico na era de ouro do teatro. Há também visitas focadas nos bastidores e no famoso órgão do local.
- Endereço: 660 Peachtree St NE
7. Atlanta Botanical Garden
Fundado em 1976, o Atlanta Botanical Garden é uma atração imperdível. O complexo é adjacente ao Piedmont Park e conta com belíssimos jardins.
Há uma mostra enorme de orquídeas e uma livraria com exemplares sobre botânica. Em datas selecionadas, o local promove shows de música e aulas de atividades como Tai Chi.
- Endereço: 1345 Piedmont Ave NE
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 20h.
8. Museum of Design Atlanta
O Museum of Design Atlanta (MODA) é focado em diversos trabalhos de design. Há várias exposições que celebram a criatividade e o impacto de obras artísticas.
O acervo vai desde produtos de design de interiores e móveis até trabalhos gráficos, industriais e do mundo fashion.
- Endereço: 1315 Peachtree St NE
- Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, do meio-dia às 19h.
9. Cabbagetown
O cenário cultural de Atlanta é muito vibrante. Quem gosta de artes urbanas precisa ir à região de Cabbagetown, ao leste da cidade.
O local conta com vários murais pintados pelo projeto Living Walls Project. Um dos pontos mais legais é o Krog Street Tunnel, um túnel cheio de grafites.
10. Swan House
Situada em Buckhead, a Swan House foi construída em 1928 e se tornou um marco histórico de Atlanta. Os jardins e a fachada da mansão rendem belíssimas fotos.
Uma curiosidade é que o local serviu de cenário para as gravações do filme “Jogos Vorazes – Em Chamas”.
- Endereço: 130 W Paces Ferry Rd NW
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Como chegar a Atlanta
Atlanta é lar de um dos aeroportos mais movimentados do mundo. É possível encontrar diversas opções de voos diretos que partem do Brasil rumo à cidade norte-americana. Eles são operados por companhias como Delta, United Airlines, American Airlines e Azul.
Minha dica é sempre pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma. Assim, fica bem mais fácil comparar preços e opções.
Transporte em Atlanta
Atlanta tem um bom sistema de transporte público, com linhas de ônibus e metrô. Elas são ótimas pedidas para se locomover, principalmente, na região central da cidade.
Para ir a pontos turísticos mais afastados do Centro, vale a pena considerar os carros de aplicativos e os táxis. Além disso, é possível contratar um serviço de transfer privativo.
Caso queira mais conforto e praticidade, o viajante pode alugar um carro para rodar pelo destino. A melhor dica para economizar é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.
Quando ir a Atlanta
Se o objetivo for viajar na baixa temporada, os meses de março, abril, maio, setembro e outubro são os mais indicados para visitar Atlanta. Durante esses períodos, o clima é ameno e fresco, mas não muito frio.
O verão é marcado por bastante calor. Consequentemente, é a época em que a cidade recebe vários festivais e eventos ao ar livre.
Já o inverno de Atlanta é frio, mas menos rigoroso em comparação a outros destinos dos Estados Unidos. As temperaturas variam de 0°C a 12°C.
Seguro viagem Estados Unidos
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip de Internet Estados Unidos
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Onde comer em Atlanta
Muitos dos restaurantes de Atlanta valorizam elementos típicos da culinária sulista. Além disso, é possível encontrar casas especializadas em receitas de diversos lugares do mundo.
Para quem prefere uma cena mais sofisticada, vale a pena ficar de olho nos endereços estrelados pelo Guia Michelin. Aqui, você confere detalhes da seleção.
Algumas boas dicas de restaurantes em Atlanta são:
The Vortex
O The Vortex é conhecido por preparar alguns dos hambúrgueres mais gostosos dos Estados Unidos. O cardápio tem tantas opções que fica até difícil escolher qual provar.
Mary Mac’s Tea Room
Com mais de 75 anos de história, o Mary Mac’s Tea Room é um dos restaurantes mais queridinhos da cidade. Seu cardápio traz diversas receitas típicas do sul dos Estados Unidos.
The Corner Grille
O The Corner Grille oferece comidas típicas dos Estados Unidos, mas com influências Cajun. O waffle com frango frito é um dos grandes sucessos da casa.
Chick-fil-A
Ideais para refeições rápidas, os restaurantes da rede Chick-fil-A podem ser encontrados em diversos endereços de Atlanta. As unidades preparam lanches com frangos fritos e grelhados.
Onde ficar em Atlanta
Atlanta conta com uma enorme variedade de opções de hospedagem. As principais redes de hotéis dos Estados Unidos e do mundo têm acomodações no destino.
Recomendo ficar na região de Buckhead, que é amigável para turistas e próxima aos principais pontos históricos da metrópole. Além disso, a área tem ótimos bares e restaurantes.
As regiões de Midtown e Downtown (Centro) também são boas pedidas. A primeira, inclusive, é o local mais indicado para viajantes que procuram hotéis com bom custo-benefício.
Nossas dicas de hotéis em Atlanta são:
The Darwin Hotel
O The Darwin Hotel é uma opção de hospedagem bacana em Midtown. Além de ficar próximo do transporte público, o local conta com acomodações amplas e confortáveis.
—
Holiday Inn Express & Suites – Atlanta Downtown
O Holiday Inn Express & Suites – Atlanta Downtown oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos de Atlanta. Ele fica em um charmoso prédio construído em 1890.
—
Element Atlanta Buckhead
A região de Buckhead é lar do Element Atlanta Buckhead. Confortável e elegante, o hotel fica a pouco mais de dois quilômetros do Centro de Atlanta.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Atlanta (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
- Reverb by Hard Rock Atlanta Downtown
- The Westin Buckhead Atlanta
- The American Hotel Atlanta Downtown-a Doubletree by Hilton
Econômicos
Luxo
O que você precisa saber antes de ir a Atlanta
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- Como tirar o visto americano
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Nova York
- O que fazer em Miami
- O que fazer em Orlando fora dos parques
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- Roteiro na Universal Studios, em Orlando
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em Chicago
- O que fazer em Los Angeles
- O que fazer em Las Vegas
- Roteiro de 1 dia em San Francisco
- O que fazer em Washington D.C.
- O que fazer em Boston
- Rota do Blues nos EUA (ou Rota da Música)
- O que fazer em New Orleans
- O que fazer em Memphis
- O que fazer em Nashville
- O que fazer em Dallas
- O que fazer em Austin
- O que fazer em San Antonio
- O que fazer em Seattle
- O que fazer em Denver
- O que fazer em Aspen
- O que fazer em Louisville
- O que fazer em Park City
- O que fazer em Charleston
- O que fazer em Oklahoma City
- O que fazer no Alasca
- O que fazer em Anchorage, no Alasca
- O que fazer em Ozark – Arkansas e Missouri