Notícias
35 fotos lindas de Viena iluminada para o Natal
- Créditos/Foto:WienTourismus / Christian Stemper
- 21/Dezembro/2023
- Redação
Viena iluminada para o Natal se transforma em uma das cidades mais espetaculares do mundo.
Todos os anos, a capital austríaca é decorada com esmero para as festividades de fim de ano. Neste ano, estrelas brilhantes, luzes que imitam chuvas de ouro e lustres cintilantes foram distribuídos no centro e nas principais ruas comerciais da cidade.
35 fotos históricas de Viena iluminada
É possível conferir a beleza de Viena iluminada em diversos pontos. O calçadão da rua Graben, uma região repleta de lojas elegantes, ganhou lustres que flutuam sobre o local e chegam a ter seis metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Uma chuva de pontos de LED dourados recai sobre o mercado Kohlmarkt, ao final do calçadão.
Em uma pequena rua lateral à Graben, a decoração traz uma Viena iluminada mais imperial. Na Habsburgergasse, estão penduradas coroas cintilantes, reverenciando o passado da capital austríaca. As ruas e becos ao redor da área de comércio de luxo de Viena, o Goldenes Quartier, também estão iluminadas em comemoração às festas de fim de ano.
A rua Kärntner Strasse, por sua vez, ganhou luzes ovais de até seis metros e mais de 550 mil pontos de LED que decoram seus 750 metros. Já a rua Rotenturmstrasse, que liga as praças Stephansplatz e Schwedenplatz, está com uma iluminação natalina com enormes esferas vermelhas cada uma delas com quatro metros de diâmetro.
Mercado de Natal em Viena
O clima natalino toma conta também da Rathausplatz, uma das principais praças da cidade. É lá que fica o famoso mercado de Natal Christkindlmarkt, que destaca lojas de artesanato e comida, bem como uma grande árvore de Natal decorada com cerca de 2.000 pontos de LED. A maior árvore já instalada na Rathausplatz teve 39,4 metros de altura.
Viena iluminada fora do centro
Não é só no centro que Viena está iluminada. Mais de 30 ruas comerciais em diversos distritos ganharam iluminação especial de Natal. Na rua Neubaugasse, no 7º distrito, há luzes no formato de luas e estrelas. Já a rua Josefstädter Strasse, no 8º distrito, foi decorada com grandes esferas azuis.
Enormes enfeites de Natal em vermelho e prata foram pendurados na rua Obkirchergasse, no 19º distrito. Enquanto isso, a região de Seestadt Aspern, a maior área de desenvolvimento urbano de Viena, foi decorada com sinos brilhantes. Arcos de luzes de LED e árvores iluminadas também criam uma atmosfera natalina na rua Wiener Ringstrasse.
Tecnologia LED
No total, são empregados quase 200 quilômetros de cabos todos os anos para deixar Viena iluminada no Natal. Em sua grande maioria, esses pontos já empregam tecnologia LED, reduzindo os custos de eletricidade em cerca de 80% em relação às lâmpadas normais e contando com uma vida útil mais longa.
Assim, as luzes de Natal de Viena têm uma operação sustentável e econômica, mesmo ficando acesas sete horas por dia.
O clima natalino da iluminação da cidade é oferecido pelos comerciantes de Viena. Nas ruas , são eles que organizam e financiam parte da decoração. Eles também contam com o apoio da Câmara de Comércio de Viena e da Prefeitura, que promove a montagem e desmontagem dos pontos desde 1998.
Onde ficar em Viena
O Innere Stadt, ou Primeiro Distrito, é o melhor lugar para ficar em Viena. Ali você estará próximo às principais atrações do Ring, como o Hofburg, a Catedral Stephansdom e o museu Albertina. Isso o fará economizar bastante com transporte.
Outra boa opção é o Landstrasse, ou Terceiro Distrito. A região é um pouco mais calma que o Ring e concentra lindos pontos turísticos, a exemplo do Belvedere.
Também vale considerar o Leopoldstadt (Segundo Distrito), sobretudo na região do Prater, e o Wieden (Quarto Distrito). Neste último caso, a dica é ficar perto do Naschmarkt, onde há também uma estação de metrô.
Confira minhas dicas de hotéis em Viena:
Hotel Nestroy
Os quartos são equipados com TV LCD e oferece acesso gratuito à internet wi-fi. O hotel tem ainda sauna seca e uma academia de ginástica e está próximo dos principais pontos turísticos da cidade. É uma boa opção para se hospedar com conforto sem pagar o preço de um cinco estrelas.
—
arte Hotel Wien Stadthalle
Para quem procura uma boa relação custo-benefício, este é um dos hotéis econômicos de maior qualidade de Viena. Tem estilo butique e fica bem localizado, perto de uma estação do metrô. Os quartos são pequenos, porém confortáveis.
—
Wombat’s City Hostel Vienna Naschmarkt
Ótima opção para quem quer gastar pouco. Este albergue tem quartos confortáveis e fica bem localizado, em frente ao Naschmarkt, um dos principais mercados de rua de Viena, e pertinho de uma estação de metrô. Tem bons quartos individuais com banheiro, caso prefira algo mais privativo.
—
Andaz Vienna Am Belvedere
O prédio do Andaz Vienna Am Belvedere chama atenção pelo visual, com janelas que se estendem do chão até o teto. O sofisticado hotel-butique oferece acomodações modernas e conta com um belíssimo bar panorâmico no último andar, chamado Aurora.
—
Hotel Sacher
Extremamente luxuoso e localizado na cara do gol, no Ring, o Hotel Sacher é uma das opções de hospedagem mais elegantes de Viena. Vale a pena visitar o Grüne Bar, que serve menus degustação, pratos à la carte e a famosa torta Sacher.
—
Outros hotéis em Viena
O prêmio World Best Awards, da prestigiada publicação de turismo Travel + Leisure, selecionou os melhores hotéis de Viena para quem busca luxo e sofisticação. Entre eles estão o Andaz Vienna ann Belvedere e o Hotel Sacher, listado acima. Clique nos nomes para conferir mais detalhes dos outros:
- Hotel Bristol, a Luxury Collection Hotel, Vienna
- Hotel Imperial, a Luxury Collection Hotel, Vienna
- Park Hyatt Vienna
As opções abaixo também contam com ótimas avaliações e são indicadas para quem procura onde ficar em Viena. As três primeiras, inclusive, têm ótima relação custo-benefício.
- ibis Wien Hauptbahnhof
- Hampton By Hilton Vienna Messe
- Boutiquehotel Stadthalle
- Superbude Wien Prater
- ARTIST Boutique Hotel
- Jaz in the City Vienna
O que você precisa saber antes de ir a Viena
Quando planejo minhas viagens para Viena e outros destinos da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer em Dublin
- Onde ficar em Veneza
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega