Atrações
Estátua da Liberdade: como ir, dicas e quanto custa
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 22/Novembro/2024
- Paulo Basso Jr.
Símbolo máximo não apenas de Nova York, mas também dos EUA e da democracia, a Estátua da Liberdade é parada obrigatória em um roteiro na Big Apple.
É fácil adquirir os ingressos antecipadamente e pegar os ferries que levam até a Liberty Island, onde fica o monumento, mas neste artigo vou explicar todos os detalhes para que você aproveite o máximo a visita e já saia do Brasil com tudo preparado.
Para facilitar sua pesquisa, dividi o texto nos seguintes tópicos:
- História da Estátua da Liberdade
- Dicas para ver a Estátua da Liberdade
- Estátua da Liberdade: quanto custa
- Como ir à Estátua da Liberdade
- Como é o tour na Estátua da Liberdade
- Como ver a Estátua da Liberdade de graça
- Vale a pena visitar a Estátua da Liberdade
- O que saber antes de ir a Nova York
E aí, pronto para começar?
Veja avaliações e as melhores ofertas de hotéis em Nova York.
História da Estátua da Liberdade
Localizada na Liberty Island, ao sul de Manhattan, em Nova York, mas oficialmente em águas que pertencem a New Jersey, a Estátua da Liberdade é batizada, na verdade, como A Liberdade Iluminando o Mundo (do inglês Liberty Enlightening the World).
Dado de presente pela França aos Estados Unidos como comemoração ao centenário da independência do país, conquistado em 1776 durante a Revolução Americana, o monumento simboliza o nascimento da amizade entre as duas nações. Desde a gênese da ideia até sua materialização, transcorreram-se 21 anos.
Quem desenhou a Estátua da Liberdade
Em 1865, o pensador francês Edouard de Laboulaye encarregou o escultor Frédéric-Auguste Bartholdi de conceber o projeto da Estátua da Liberdade.
Quase uma década depois, a Bedloe Island (posteriormente renomeada como Liberty Island, em 1956) foi escolhida como o local que receberia a estátua, cuja elaboração também contou com a colaboração de Alexandre Gustave Eiffel, o mesmo arquiteto da Torre Eiffel, em Paris.
Quando foi inaugurada a Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade foi concluída em 1884, mas inaugurada oficialmente em 28 de outubro de 1886. Nesse meio-tempo, precisou ser desmontada em 350 segmentos e acondicionada em 214 caixas para ser transportada de navio desde a França até os EUA.
Qual é o peso e o tamanho da Estátua da Liberdade
A obra tem 24.635 toneladas distribuídas em 46,5 metros de altura. Se for considerado o pedestal, chega a 93 metros. Da base até o topo, há 354 degraus, o equivalente a 22 andares.
Qual é o significado da Estátua da Liberdade
A simbologia da Estátua da Liberdade é vasta. Uma das interpretações é que o rosto feminino teria sido moldado a partir das características da mãe do escultor Bartholdi. Além disso, existe a teoria de que a tocha e o livro na mão esquerda fazem alusão à maçonaria. O fogo, entretanto, é um símbolo de liberdade.
A coroa composta por 25 janelas evoca as pedras preciosas encontradas na Terra e apresenta sete raios, que representam os sete continentes e os sete mares do globo. Na mão esquerda, uma placa ostenta a inscrição “4 de julho de 1776”, a data da independência dos Estados Unidos.
Dicas para ver a Estátua da Liberdade
Com a história na ponta da língua, é hora de se preparar para ver a Estátua da Liberdade de perto. Minha dica é, assim que você souber as datas em que estará em Nova York, adquirir os ingressos online ainda no Brasil. É bem mais fácil e evita filas na hora do passeio.
Além disso, vou deixar aqui outras dicas sobre o tour:
- Uma vez na Big Apple, programe-se para fazer o tour assim que a ilha estiver aberta para visitas, ainda pela manhã (geralmente, 9h30). Para ir até lá, é preciso pegar um ferry, que parte tanto do Battery Park, em Nova York, quanto do Liberty State Park, em New Jersey (abaixo, dou mais detalhes).
- Se conseguir chegar a um desses lugares meia hora antes de o primeiro ferry partir, melhor (confira aqui os horários do dia em que fará o passeio). Assim, você perderá menos tempo nas filas e pegará a Liberty Island mais vazia.
- Evite fazer o tour com muitos pertences. O controle de segurança antes do embarque para a ilha é bem rigoroso. É permitida a entrada com bolsas e mochilas pequenas, bem como carrinhos de bebê.
- Outra dica importante: reserve ao menos três horas para o passeio, contando o tempo de ida e volta. No retorno, os barcos ainda param em Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. Caso queira conhecê-lo, considere pelo menos meia hora a mais.
- Por fim, não compre tours dos vendedores avulsos que ficam próximos aos terminais dos ferries, sobretudo na entrada do Battery Park. Mesmo com jaquetas com os dizeres “Statue Cruises” e promessas de não pegar filas, muitos são golpistas e vendem roubadas, como passeios que não desembarcam na ilha em que fica a estátua.
Estátua da Liberdade: quanto custa
O tour à Estátua da Liberdade e Ellis Island inclui obrigatoriamente o transfer de ida e volta de ferry (não dá para chegar lá de outra forma) e pode ser adquirido antecipadamente aqui.
Os tíquetes permitem não apenas ver o monumento de perto, mas também entrar no Museu da Estátua da Liberdade, que fica na Liberty Island, e também no Museu da Imigração, na Ellis Island.
Parceira da Estátua da Liberdade, a empresa GetYourGuide oferece diversas vantagens na compra antecipada, entre elas cancelamento gratuito até 24 horas antes do tour. Além disso, você pode agendar a data e o horário para garantir o passeio e conferir todas as informações em português (basta mudar o idioma no site).
Já no site oficial da Statue City Cruises, dá para comprar um outro tipo de tíquete que, além do tour comum à Estátua da Liberdade, permite acessar o pedestal e a coroa do monumento.
Confira aqui informações e valores para ir à Estátua da Liberdade.
New York CityPASS
A visita à Estátua da Liberdade também está incluída no New York CityPASS, cartão digital que garante descontos nos ingressos para quem pretende visitar diversas atrações de Nova York. Dependendo da sua programação, pode valer a pena.
O bilhete dá acesso a:
- Empire State Building
- Museu Americano de História Natural
E mais três entre as seguintes atrações:
- Deque de Observação do Top of the Rock
- Estátua da Liberdade e Ilha Ellis
- Memorial & Museu do 11 de setembro
- Cruzeiros da Circle Line
- Museu Intrépido do Mar, Ar & Espaço
- Museu Guggenheim
Se você selecionar, por exemplo, o Empire State Building, o Museu de História Natural, o Top of the Rock, a Estátua da Liberdade e o 9/11 Memorial & Museum, somando o valor dos tíquetes individuais para adultos de cada atração, a economia pode chegar a 40%.
Como ir à Estátua da Liberdade
Para chegar à Estátua da Liberdade é preciso pegar os ferries da Statue Cruises, que têm saídas do Battery Park, em Nova York, e do Liberty State Park, em New Jersey.
A maioria dos brasileiros parte do Battery Park, que fica no sul de Manhattan. Dá para chegar a ele de metrô, tanto pela linha vermelha (desembarque na South Ferry), quanto pela verde (desembarque na Bowling Green).
Uma vez no parque, basta seguir as placas indicativas para encontrar o controle de segurança e o local de embarque. É bem fácil.
Horários
Os ferries partem tanto de Nova York quanto de New Jersey a cada 40 minutos, geralmente entre 9h30 e 15h30 (os horários podem mudar de acordo com a época do ano – confira aqui o funcionamento no dia em que você irá). O trajeto dura cerca de 20 minutos.
Para retornar, o último barco sai da Statue Island às 17h. Ele ainda faz uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. antes de voltar a Manhattan ou New Jersey.
Já comprou seu chip viagem EUA? Encontre aqui ótimas ofertas.
Como é o tour na Estátua da Liberdade
O trajeto de ferry até a Estátua da Liberdade é bem tranquilo. Nele, já dá para fazer altas fotos da Estátua da Liberdade. Sente-se do lado direito, se puder, para ter o melhor visual.
Ao desembarcar, basta virar à direita para chegar pertinho do monumento. Dali, as fotos ficam lindas. Com ingressos especiais, você pode subir ao pedestal e até mesmo à coroa. Eu optei por não ir.
Museu da Estátua da Liberdade
Ainda na Liberty Island, dê a volta por trás do monumento para chegar ao Museu da Estátua da Liberdade. Ele é pequeno, mas muito bacana.
Ali, você fica sabendo diversas histórias da construção e de como foi o dia da inauguração. O local também exibe moldes e a tocha original, que já foi substituída. Confesso que achei que ela tem um quê de lâmpada do Aladim.
Loja e lanchonete
A Liberty Island também conta com uma lojinha com vários suvenires relacionados à Estátua da Liberdade e a Nova York. Além disso, há um lanchonete na ilha, chamada Crown Cafe, que serve lanches e snacks.
Ellis Island
Depois que acabar a visita, basta se encaminhar para o mesmo local em que desembarcou na Liberty Island e pegar o próximo ferry.
No retorno (quando é melhor sentar-se do lado esquerdo), os barcos da Statue Cruise param na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. Dá para descer e dar uma espiada (vale a pena pela edificação histórica e pelas lindas vistas do skyline de Nova York) ou continuar no ferry e seguir adiante.
Se optar por descer em Ellis Island, fique de olho nos horários para pegar os próximos barcos que retornam para Nova York ou New Jersey (há uma placa com as informações assim que você desembarcar) e preste atenção para entrar no que seguirá para o destino desejado.
Como ver a Estátua da Liberdade de graça
Caso não queira pagar para ir até a Liberty Island, vale saber que dá para ver a Estátua da Liberdade de perto nos ferries gratuitos que seguem para a Staten Island, um dos bairros de Nova York.
Nesse caso, eles não partem do Battery Park ou do Liberty State Park, mas sim de um terminal chamado Whitehall Ferry, em Lower Manhattan. Ele fica localizado perto das estações de metrô South Ferry (linha 1), Whitehall (linha R) e Bowling Green (linhas 4 e 5).
O passeio é tranquilo e, do barco, dá para fazer boas fotos da Estátua da Liberdade. Ir para valer até a ilha em que ela fica, no entanto, é muito mais especial e divertido.
Dá Staten Island, dá para voltar para Manhattan também em ferries gratuitos.
Vale a pena visitar a Estátua da Liberdade
Fui algumas vezes a Nova York sem visitar a Estátua da Liberdade e, desde que tive a oportunidade de fazer o tour, recomendo muito. É um passeio obrigatório na Big Apple e muito gostoso de fazer, esteja você em casal, família, com amigos ou até mesmo sozinho.
Basta um período do dia para ir até lá, fazer fotos incríveis não apenas do monumento, mas também do skyline de Nova York, e ficar com a deliciosa sensação de ter conhecido uma das obras mais famosas do mundo.
O que você precisa saber antes de ir a Nova York
Quando planejo minhas viagens para Nova York ou outros destinos dos EUA, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, costumo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea para Nova York?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, usamos a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gostamos dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado em Nova York?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino e com cancelamento grátis até a véspera da hospedagem.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Nova York
- Onde ficar em Nova York
- 5 observatórios em Nova York
- Mercados gastronômicos em Nova York
- Como é o show do Michael Jackson na Broadway
- Transfer do aeroporto para o hotel em Nova York
- O que fazer em Washington D.C.
- O que fazer em Boston
- Quais são os documentos e vistos exigidos para entrar nos EUA
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Chicago