Notícias
5 observatórios em Nova York para incluir no roteiro
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 09/Agosto/2023
- Paulo Basso Jr.
Os observatórios em Nova York estão sempre na lista das principais atrações da Big Apple. Afinal, é incrível ver a cidade do alto, com todos os arranha-céus de Manhattan e as pontes que cortam os rios Hudson e East. Isso sem contar atrações como a Estátua da Liberdade e o Central Park.
Hoje, há cinco grandes observatórios que disputam a atenção dos viajantes em Nova York. São eles:
Neste artigo, vou dar detalhes de cada um deles.
Já comprou seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 para ganhar 15% de desconto.
Observatórios em Nova York
Como é preciso pagar para ir a todos esses observatórios, a primeira pergunta que todo mundo faz é: qual é o melhor?
A resposta varia bastante de acordo com os gostos pessoais, mas o local que está mais na moda é, sem dúvida, o Summit One Vanderbilt. Isso porque, mais do que proporcionar belas vistas, a atração é uma experiência completa, que rende lindas fotos em meio a jogos de espelhos e luzes.
Entre os observatórios mais novos, destaca-se também o The Edge. Embora seja mais simples que o Summit, ele tem a vantagem de apresentar conceitos sustentáveis e contar com uma ampla sacada aberta, a única de onde se tem uma vista panorâmica sem grande interferência de vidros.
O One World Observatory, por sua vez, desponta no prédio mais alto dos Estados Unidos, o One World, próximo ao local de onde ficavam as Torres Gêmeas. Seu grande trunfo em relação aos vizinhos é ficar no Financial District, no sul da ilha, proporcionando vistas especiais, por exemplo, da Estátua da Liberdade.
O Top of the Rock e o Empire State Building, por sua vez, são mais antigos. O primeiro oferece uma vista bonita para o Central Park e para o próprio Empire State. Este último, por sua vez, tem um museu divertido, que retrata os diversos filmes que o usaram como cenário, como King Kong. O observatório em sim, porém, está com um conceito ultrapassado.
Veja aqui detalhes dos cinco principais observatórios em Nova York que podem ser visitados durante uma viagem para a cidade e escolha os seus preferidos. Só não deixe de ir a ao menos um deles, pois vale muito a pena.
Não se esqueça de contratar um chip viagem internacional. Nós usamos e indicamos o America Chip.
1. Summit One Vanderbilt
O Summit One Vanderbilt é a atração do momento em Nova York. Inaugurado em 2021, o observatório fica no prédio homônimo, um arranha-céu de 57 andares no centro de Manhattan.
Quem vai até ele encontra belas vistas panorâmicas da cidade, incluindo de pontos turísticos como o Empire State, o Chrysler Building e o Central Park. Mas o que mais chama atenção por lá é o design.
São três andares com ambientes impressionantes criados pelo artista Kenzo Digital. Neles, espelhos, vidros e luzes se mesclam para criar ilusões de ótica. A atmosfera altamente instagramável faz do Summit One Vanderbilt o observatório mais fotografado de Nova York.
Vá com tempo, pois as filas são grandes. O acesso se dá diretamente pela Grand Central Terminal Station. Para subir, você terá de calçar um protetor sobre o tênis ou sapato (saltos não são permitidos) e tirar uma foto em uma máquina (ela será usada em uma experiência um tanto quanto sem graça em que seu rosto aparece meio a nuvens, em uma das salas do observatório).
Leve óculos escuros, você vai precisar. Ou pegue os que eles emprestam lá mesmo, com armação de plástico branco.
Uma vez lá em cima, aproveite sem pressa cada um dos andares, passando pela sala onde dá para brincar com bolas prateadas, pelos cubos com chão transparente e também pelo terraço a céu aberto.
O que curtir por lá
- Admirar as vistas panorâmicas da cidade
- Explorar as instalações interativas
- Tomar um café ou um lanche no bar
- Fazer uma sessão de fotos, inclusive em um cubo com chão e paredes de vidro
- Assistir ao pôr do sol e aos jogos de luzes durante a noite
Endereço
45 E 53rd St, New York, NY 10022
Quanto custa
Confira aqui os valores dos ingressos na data em que você pretende fazer a visita.
2. The Edge
O The Edge, inaugurado em 2020, é mais um entre os observatórios de Nova York que oferece vistas deslumbrantes da cidade. Ele fica localizado no 100º andar do 30 Hudson Yards, um arranha-céu de 54 andares.
Na prática, isso faz do The Edge o observatório mais alto a céu aberto do Hemisfério Ocidental. Seu destaque é uma plataforma de observação que se projeta para fora do edifício, na qual há um pedaço com chão de vidro e uma espécie de arquibancada, da qual dá para ver a paisagem do sul de Manhattan com menos interferência de vidros.
Não há grandes experiências interativas, mas antes de subir dá para observar diversos conceitos sustentáveis usados na edificação. Bar, loja e ambientes floridos (de gosto duvidoso) para fazer fotos completam a experiência.
Fora isso, aproveite para passear e fazer compras no shopping Hudson Yards, do qual você tem acesso à torre. Não deixe de ir ao mercado Little Spain, de especialidade espanhola, perfeito para almoçar ou jantar.
O que curtir por lá
- Admirar as vistas panorâmicas da cidade
- Andar nas plataformas de observação
- Fazer fotos com menos interferência de vidros
- Observar de perto locais como a Little Island e o Pier 57
- Contemplar o pôr do sol
Endereço
30 Hudson Yards, New York
Quanto custa
Confira aqui os valores dos ingressos na data em que você pretende fazer a visita.
3. One World Observatory
Se o The Edge gaba-se de ser o observatório a céu aberto mais alto de Nova York, o One World Observatory é, para valer, o mais alto de todos na cidade, independentemente do estilo. Ele fica localizado no 102º andar do One World Trade Center, o prédio mais alto dos EUA.
O observatório, que foi inaugurado em 2014, oferece vistas panorâmicas da cidade, incluindo de locais como Ground Zero, Empire State Building e Estátua da Liberdade. Como fica no Financial District, acaba apresentando uma perspectiva diferente dos vizinhos, todos eles situados em Midtown. Dá para ver bem o Brooklyn, por exemplo, incluindo a icônica ponte.
Fechado e cercado por vidros, o One World Observatory não tem experiências interativas, embora as projeções no elevador e o vídeo mostrado na sala anterior à entrada no observatório sejam muito bem-feitos.
Atualmente, não há muita fila por lá, então dá para ir tranquilo. A visita pode ser feita em conjunto com o Memorial 9/11, que retrata o terrível atentado de 11 de setembro de 2001, no qual as Torres Gêmeas, que ocupavam a área, foram derrubadas por aviões sequestrados por extremistas.
Aproveite também para passear pela estação Oculus, que abriga um shopping e tem um design todo especial.
O que curtir por lá
- Admirar as vistas panorâmicas do sul de Manhattan e do Brooklyn
- Fazer fotos de ângulos diferentes da cidade, inclusive da Estátua da Liberdade
- Observar o pôr do sol e também as luzes noturnas da Big Apple
Endereço
285 Fulton St, New York
Quanto custa
Confira aqui os valores dos ingressos na data em que você pretende fazer a visita.
4. Top of the Rock
O Top of the Rock é um observatório localizado no 30 Rockefeller Plaza, um arranha-céu de 70 andares. O local oferece vistas panorâmicas belíssimas da cidade, incluindo do Empire State Building e do Central Park.
Apesar de ser antigo (foi inaugurado em 1933), eu acho o local muito simpático. Há uma área externa da qual se pode observar o pôr do sol, num momento muito especial
O Top of the Rock também conta com um bar e um restaurante, ambos com belas vistas.
O que curtir por lá
- Admirar as vistas panorâmicas da cidade
- Visitar o bar e o restaurante
- Tirar uma foto clássica do Empire State
- Assistir ao pôr do sol da sacada
Endereço
30 Rockefeller Plaza, New York
Quanto custa
Confira aqui os valores dos ingressos na data em que você pretende fazer a visita. O Top of the Rock também faz parte do pacote New York CityPASS, que garante desconto a quem visita diversas atrações de Nova York. Veja aqui.
5. Empire State Building
O Empire State Building é um dos edifícios mais icônicos de Nova York e, também, um dos observatórios mais populares. Inaugurado em 1931, fica no 86º andar do edifício e oferece vistas panorâmicas da cidade, inclusive de um terraço aberto, mas com interferência de grades.
Melhor do que o observatório é curtir o museu do edifício, com dados sobre sua construção e uma divertida área que aborda os filmes gravados no local, entre eles o icônico King Kong.
Há também uma sala com fotos de personalidades que visitaram o Empire State Building, entre eles os brasileiros Pelé e Ronaldinho Gaúcho.
O que curtir por lá
- Admirar as vistas panorâmicas da cidade
- Visitar o museu e conhecer a história da construção
- Fazer fotos em ambientes interativos com a “presença” do King Kong
Endereço
Empire State Building: 350 Fifth Ave, New York
Quanto custa
Confira aqui os valores dos ingressos na data em que você pretende fazer a visita. O Empire State Building também faz parte do pacote New York CityPASS, que garante desconto a quem visita diversas atrações de Nova York. Veja aqui.
O que você precisa saber antes de ir a Nova York
Quando planejo minhas viagens para Nova York ou outros destinos dos EUA, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, costumo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea para Nova York?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, usamos a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gostamos dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Já sabe onde ficará hospedado em Nova York?
Selecionei 11 bons hotéis em Nova York, com os mais variados perfis e preços. Neste post, você confere detalhes de todos eles:
- Four Seasons Downtown New York
- Pod Times Square
- The Jewel Hotel, New York
- citizenM New York Times Square
- La Quinta by Wyndham Time Square South
- Hotel Belleclaire Central Park
- Park Lane New York
- Hotel Edison Times Square
- Hilton Garden Inn New York Times Square North
- Residence Inn by Marriott New York Manhattan/ Midtown Eastside
- Michelangelo Hotel
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Nós indicamos, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem EUA?
Indico o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Já pediu o chip viagem para usar internet ilimitada em Nova York?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo geralmente é baixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca nos deixou na mão.
Onde pedir: America Chip
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, o que indico apenas caso queira explorar os arredores de Nova York a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Nesse caso, recomendo o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
LEIA TAMBÉM:
Dicas de Nova York
- O que fazer em Nova York – Principais atrações e roteiro completo
- Onde ficar em Nova York – 11 hotéis para todos os bolsos
- 5 observatórios em Nova York para incluir no roteiro
- 10 mercados gastronômicos em Nova York
- Transfer do aeroporto para o hotel em Nova York
- MJ The Musical – Como é o show de Michael Jackson na Broadway
Dicas dos EUA
- Quais são os documentos e vistos exigidos para entrar nos EUA
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Chicago
- O que fazer em Las Vegas
- Onde ficar em Las Vegas
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- Roteiro na Universal Studios, em Orlando
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em Los Angeles
- Onde ficar em Los Angeles
- Roteiro de 1 dia em San Francisco
- O que fazer em Washington D.C.
- Rota do Blues nos EUA (ou Rota da Música)
- O que fazer em New Orleans
- O que fazer em Memphis
- O que fazer em Nashville
- O que fazer em Dallas
- O que fazer em Austin
- O que fazer em San Antonio
- O que fazer em Seattle