Crédito:

Documentos e vistos para entrar nos EUA

6 de julho de 2016

Por Paulo Basso Jr.

Caso pretenda viajar para os Estados Unidos, saiba que é preciso ter passaporte e visto de entrada válidos. O passaporte pode ser tirado em qualquer um dos postos da Polícia Federal. O visto, por sua vez, precisa ser solicitado no consulado dos Estados Unidos ou no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) mais próximo de sua casa.

Ao contrário do que ocorria antigamente, está um pouco mais rápido tirar tanto o passaporte quanto o visto hoje em dia. Mesmo assim, para evitar surpresas desagradáveis, vale a pena dar entrada nos documentos com pelo menos quatro meses de antecedência.

Para tirar o passaporte, que serve como identidade do brasileiro fora do Brasil e agora vem com chip e tem validade de 10 anos, paga-se R$ 257,25.

Visto

O período do visto varia de acordo com o tipo escolhido. Tem de estudante, de trabalho, de turismo. É importante garanti-lo antes de comprar as passagens aéreas.

O processo para tirar o visto pode ser feito todo online e deve começar aqui. Neste site, dá para preencher um formulário chamado DS-160.

Depois, é hora de acessar esta página, criar uma conta de usuário, inserir o número de confirmação do formulário DS-160 preenchido anteriormente, definir o endereço onde será entregue o passaporte e pagar as taxas de solicitação do Visto de Não Imigrante (MRV). O valor também varia de acordo com o visto escolhido. O de turismo, atualmente, custa US$ 160.

Nesse mesmo site, você deve agendar sua visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e, caso necessário, sua entrevista no consulado ou na embaixada. Quem já tem um visto válido e está apenas renovando pode ser dispensado desta última etapa.

Se não for o seu caso, vá para a entrevista com algumas provas de que você não tem intenção de ficar nos EUA. Entre elas destacam-se comprovante de imposto de renda, holerites, certidão de imóvel e carta de recomendação da empresa, se for o caso.