Roteiro
O que fazer na Filadélfia – 13 atrações incríveis e dicas
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 29/Maio/2024
- Paulo Basso Jr.
Quando me perguntavam o que fazer na Filadélfia, eu sempre respondia que meu sonho, como o de muita gente, era subir a escadaria de Rocky Balboa e, lá em cima, jogar os braços para o alto como Sylvester Stallone fez após treinar duramente para enfrentar Apollo Creed no primeiro filme da saga.
É verdade que Philly, como é chamada pelos americanos, vai muito além de servir de pano de fundo para a história do lutador e conta com uma cena cultural riquíssima, bem como uma oferta gastronômica que supera, e muito, a média das cidades americanas. Isso sem contar que é lá que foi declarada a independência e promulgada a Constituição dos EUA.
Mas, sabe como é, Rocky é Rocky e, quando vi, lá estava eu, com a música Gonna Fly Now, de Bill Conti, tocando alto no fone de ouvido enquanto encarava 72 degraus acima até alcançar a marca dos pés do boxeador, imortalizados no chão em frente ao Philadelphia Museum of Art. Detalhe: fiz isso três vezes, mas contarei essa história mais abaixo.
Como você deve ter notado, a escadaria do Rocky dá acesso a um museu, e não é um qualquer, mas um dos mais surpreendentes que eu já entrei nos EUA. Philly respira arte, e das boas.
Por essas e outras, recomendo fortemente incluir a Filadélfia em sua viagem para os EUA, seja como destino final, seja como parte de um roteiro que inclui Nova York, que fica ali pertinho. ou ainda Washington D.C. e Boston. Ainda mais que todas essas cidades são conectadas por trens.
Neste post você vai ler:
O que fazer na Filadélfia
Subir a escadaria do Rocky, comer um Philly Cheesesteak, ir ao Reading Terminal Market, curtir a vida noturna, visitar museus (inclusive com crianças), conhecer a história da independência dos EUA, assistir a grandes eventos esportivos… De fato, há muito o que fazer na Filadélfia.
Neste post, vou detalhar as atrações que eu mais gostei e, também, deixar algumas dicas importantes na hora de visitar a cidade. Em relação aos pontos turísticos, os que não podem fiar de fora da lista são:
- Escadaria do Rocky
- Estátua do Rocky e lojinha
- Philadelphia Museum of Art
- Barnes Foundation
- Reading Terminal Market
- Philly Cheesesteak
- Independence Hall
- Sino da Liberdade
- Love Park
- The Franklin Institute
- Philadelphia’s Magic Gardens
- Eastern State Penitentiary
- Eventos esportivos
E aí, pronto para conhecer a Filadélfia?
Onde fica a Filadélfia
A Filadélfia está localizada na costa leste dos EUA, entre Nova York e Washington D.C. A maior parte das atrações turísticas locais se concentra em Downtown, que é um lugar plano e bem tranquilo para caminhar.
Como a maioria dos grandes centros urbanos, a cidade apresenta muitas obras e, aqui ou ali, carece de alguma limpeza pública. Há muitas pessoas em situação de rua, o que é bastante triste, mas nada que passe situação de insegurança, por exemplo. Andei por lá o tempo todo com o celular exposto, mesmo à noite, e não tive qualquer tipo de problema ou abordagem.
Como chegar à Filadélfia
O Aeroporto Internacional da Filadélfia (PHL) fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade, mas não recebe voos diretos do Brasil.
Caso queira voar para lá, minha dica é acessar um metabuscador como o da Vai de Promo e ver as melhores opções de rotas com conexão. O sistema procura várias empresas de uma vez e exibe os melhores preços, o que facilita bastante a pesquisa.
Como ir de Nova York para a Filadélfia
Muitos brasileiros optam por ir à Filadélfia a partir de Nova York. De fato, é bem prático, já que as cidades estão conectadas pelo serviço de trem da Amtrak, com trajetos realizados diariamente e em vários horários. Em geral, a viagem dura 1h30min e é bastante confortável.
Também dá para dirigir entre Nova York e Filadélfia. Caso prefira viajar dessa forma, minha dica é alugar um carro na Mobility. Isso porque o portal faz uma curadoria das melhores locadoras disponíveis e apresenta as que oferecem melhores condições e preços. Nenhuma outra agência que eu conheça no mercado inclui tantos benefícios.
Você também pode contratar tours de um dia que partem de Nova York rumo à Filadélfia e a Washington D.C. Eu acho bastante corrido, mas caso não tenha outra opção, sempre vale a pena conhecer novos destinos. Confira informações e valores aqui.
Transporte na Filadélfia
O melhor jeito de explorar a Filadélfia é caminhando, uma vez que a cidade é plana e boa para caminhar. O mesmo serve para quem gosta de pedalar. Há opções de aluguel de bike em diversos pontos, e alguns hotéis de Downtown, como o Kimpton Hotel Palomar Philadelphia, colocam magrelas à disposição dos hóspedes.
Quem quiser também pode usar o sistema de transporte SEPTA, que inclui ônibus, bondes, trens regionais e o metrô. Os motoristas de aplicativos, como Uber e Lyft, podem ser acionados sem grandes problemas.
Uma opção que eu curto bastante também é pegar ônibus hop-on hop-off, que param em diversos pontos turísticos. O melhor de tudo é que você pode descer e voltar quantas vezes quiser ao longo do período de validade. Aqui, dá para checar mais informações e valores.
Seguro viagem EUA
Ao viajar para a Filadélfia ou qualquer outro lugar dos UA, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip de Internet EUA
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
13 atrações na Filadélfia
Confira detalhes das principais atrações da Filadélfia e veja quais delas combina mais com seu estilo na hora de montar o roteiro na cidade.
1 – Escadaria do Rocky
Do alto do que é conhecida hoje como a escadaria do Rocky, que dá acesso ao Philadelphia Museum of Art, avista-se uma Filadélfia eclética, com prédios modernos rasgando o horizonte ao lado de edificações tradicionais e algumas áreas verdes.
Ali, também se observa, a qualquer hora do dia, pessoas de todas as idades e biotipos, de turistas a formandos, de atletas a noivas, galgando os degraus até o topo antes de se virar e jogar os braços para o alto, feito Sylvester Stallone em sua emblemática cena do filme Rocky, de 1976.
Nem é preciso ouvir a música Gonna Fly Now, de Bill Conti, para senti-la pairando no ar ao passar algum tempo por lá. Eu, por exemplo, tratei de colocá-la no fone de ouvido e subir as escadas enquanto amigos me filmavam. Fiz uma, duas, três vezes… Até que, finalmente, não passou ninguém à minha frente e eu fiquei feliz com o resultado.
Ah, em todas as corridas, assim que cheguei lá em cima, joguei os braços para o alto e comemorei, mesmo sabendo que teria que repetir a cena. E como não fazer isso, né? Eu estava cansado, mas feliz da vida.
Um detalhe importante: no topo da escada, há uma marca no chão com o nome Rocky e os dois pés do lutador. Taí mais um lugar para caprichar nas fotos.
- Endereço: 2600 Benjamin Franklin Parkway
2 – Estátua do Rocky e lojinha
A estátua de Rocky Balboa, que hoje pode ser visitada aos pés da escadaria do Philadelphia Museum of Art, tem uma história curiosa. Sua origem se dá em um dos filmes da franquia, Rocky III, quando as conquistas do personagem são homenageadas com a criação do monumento na Filadélfia.
Como a história imita a arte, após as filmagens, Stallone doou a estátua para a cidade. Ela foi instalada em diversos lugares antes de encontrar o lugar em que permanece até hoje. Dependendo da hora, longas filas se formam para quem deseja tirar fotos por lá. Mas para os fãs, não há contratempo.
Bem pertinho da estátua há um trailer improvisado com produtos à venda ligados à saga Rocky. Tem camiseta, luva de boxe, chapéu e até roupão. É sempre uma lembrança e tanto comprar essas coisinhas no local da visita, mas o fato é que quase todos os itens podem ser encontrados por preços mais em conta na internet.
- Endereço: 2600 Benjamin Franklin Parkway
3 – Philadelphia Museum of Art
O Philadelphia Museum of Art, no alto da escadaria do Rocky, já se destacaria pela coleção que inclui obras de Van Gogh, Monet, Rembrandt, Rubens, Picasso, Duchamp e Warhol, mas vai muito além disso.
O museu recria ambientes históricos, muitas vezes com partes originais da arquitetura, que vão desde templos indianos até casas de chá japonesas e abadias francesas, sendo que muitas edificações são apresentadas em tamanho real.
A viagem pela história, ali, é de fato original. E se isso ainda não te convenceu a ir até lá, vale saber que o Philadelphia Museum of Art abriga a maior coleção de Rodin fora da França.
- Endereço: 2600 Benjamin Franklin Parkway
- Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h; sexta-feira, das 10h às 20h.
4 – Barnes Foundation
Linda por fora e especial por dentro, a Barnes Foundation apresenta a coleção pessoal de Albert C. Barnes, um químico amante de arte que adquiriu não apenas a maior coleção de Renoir do mundo, com 181 trabalhos, mas também obras de Cézanne, Monet, Van Gogh, Miró, Picasso e muitos outros artistas.
O mais curioso é que as telas de diversas épocas se misturam nas salas, que também contam com móveis antigos, para ficar exatamente do jeito que Barnes deixou, combinando cores, luzes e linhas em detrimento de épocas ou estilos.
Tampouco há descrições: é preciso entrar neste site e apontar o celular para os quadros caso deseje saber mais informações.
- Endereço: 2025 Benjamin Franklin Parkway
- Horário: De quarta a segunda, das 10h às 17h.
5 – Reading Terminal Market
O Reading Terminal Market é o excelente mercado público da Filadélfia. Curiosamente, ele nasceu em uma antiga estação ferroviária, o que explica seu nome e a imponente edificação em que se encontra.
Ali, uma sucessão de barraquinhas vende desde ensopados chineses até ostras, com especialidades que dão a volta ao mundo e incluem cozinhas francesas, italianas, mexicanas, tailandesas e, claro, americanas, com destaque para uma dedicada, exclusivamente, ao bacon.
Dá para tomar café da manhã, almoçar, beliscar no meio da tarde ou jantar. Não importa o horário: sempre vale a pena passar por lá.
- Endereço: 1136 Arch Street
- Horário: Diariamente, das 8h às 18h.
6 – Philly Cheesesteak
Rocky, artes, história, esportes… Tudo isso faz da Filadélfia um destino e tanto para os brasileiros, mas talvez a maior fama da cidade venha de um simples sanduíche de carne com queijo.
Trata-se do Philly Cheesesteak, uma iguaria que pode ser provada em diversos lugares dos EUA, mas que teria nascido ali, em 1930, mais precisamente no Pat’s King of Steaks. O lugar funciona até hoje de uma maneira bem simples, com guichês para fazer os pedidos e algumas mesinhas em volta. Vá até lá e prepare-se para se lambuzar, pois é uma delícia.
Diversas outras opções de Philly Cheesesteak são encontradas em outros lugares da cidade, como no Reading Terminal Market e até mesmo nas arenas esportivas. Isso sem contar o sanduba do Geno’s Steak, que fica em frente ao Pat’s King of Steaks e, para algumas pessoas, é até melhor do que o do vizinho famoso.
A disputa pela preferência local é acirrada e digna de Rocky Balboa versus Apollo Creed. Se eu fosse você, provaria ambos e ainda iria para a revanche.
7 – Independence Hall
Para os americanos, a Filadélfia tem grande importância histórica. Afinal, foi lá que, em 1776, foi assinada a Declaração de Independência dos EUA. Curiosamente, o fato ocorreu no dia 2 de julho, mas se tornou público apenas dois dias depois, dando origem à celebração de 4 de julho, uma das mais importantes do país.
Essas e outras histórias você fica sabendo ao visitar o Independence Hall, um simpático edifício com tijolos à vista, no qual é possível fazer tours gratuitos, desde que agendados antecipadamente pelo site. Vale a pena, afinal, foi lá, também, que foi promulgada a Constituição dos EUA.
A região em torno do Independence Hall conta ainda com diversas outras atrações ligadas à fundação do país, entre elas o Benjamin Franklin Museum, a Betsy Ross House (onde foi confeccionada a primeira bandeira dos EUA, exposta hoje no National Museum of American History, em Washington D.C.) e o Museum of the American Revolution. Isso sem contar o Liberty Bell, ou Sino da Liberdade, que eu detalharei abaixo.
Durante o passeio, aproveite também para passar na Elfreth’s Alley, a rua mais antiga da cidade. O locam propõe uma viagem no tempo, graças às casas históricas dos séculos 18 e 19.
- Endereço: 520 Chestnut Street
- Horário: Diariamente, das 9h às 17h.
8 – Sino da Liberdade
O Sino da Liberdade tem grande importância histórica para os EUA. Um de seus momentos mais marcantes foi quando soou, em 8 de julho de 1776, para convocar todos os cidadãos da Filadélfia para a leitura da Declaração da Independência.
De quebra, o sino fez parte de diversos outros acontecimentos marcantes e está diretamente ligado a questões abolicionistas. Não à toa, ele fica protegido em uma sala, que pode ser visitada gratuitamente.
Ao chegar perto dele, é interessante notar uma rachadura, cuja origem é polêmica, mas muitos historiadores atestam que surgiu aos poucos até ficar mais evidente quando o sino soou, em fevereiro de 1846, para celebrar o aniversário de George Washington.
Polêmicas à parte, não deixe de reparar na parede de vidro que fica atrás do Sino da Liberdade. Ao fundo, é possível observar o Independence Hall, o que dá ao ambiente um clima todo especial.
Vale dizer ainda que, por ser um orgulho da cidade e dos americanos em geral, o Sino da Liberdade estampa diversos suvenires e, também, o escudo do Philadelphia Phillies, o time de beisebol local. Uma som que o imita, inclusive, é acionado quando rola um home run, a jogada mais importante do esporte.
- Endereço: 526 Market Street
- Horário: Diariamente, das 9h às 17h.
9 – Love Park
O Love Park, oficialmente chamado de John F. Kennedy Plaza, é um parque icônico localizado no centro da Filadélfia. Seu maior símbolo é a escultura LOVE, criada pelo artista Robert Indiana. Mais à frente, tem uma obra semelhante, na qual está escrito AMOR.
O espaço urbano tem ainda o trunfo de ficar em frente à Prefeitura da Filadélfia, que tem uma fachada belíssima. Além disso, ele conta com diversas fontes e áreas verdes.
10 – The Franklin Institute
Para quem viaja com crianças, um museu que pode entrar no roteiro na Filadélfia é o The Franklin Institute, uma das instituições científicas mais antigas dos EUA. O grande barato por lá é que as exposições são interativas, abordando áreas como o espaço, o ar, o corpo e os sentidos. Há até um playground “dentro de um cérebro humano”.
- Endereço: 222 N 20th Street
- Horário: Diariamente, das 9h30 às 17h.
11 – Philadelphia’s Magic Gardens
Uma prova de que tudo vira arte na Filadélfia é o Philadelphia’s Magic Gardens, espaço criado pelo artista Isaiah Zagar que retrata ambientes residenciais ornamentados com ladrilhos criados a partir de objetos descartados e restos de demolição, como azulejos quebrados, garrafas e pneus velhos.
Em Downtown, o centro da cidade, há vários imóveis com fachadas projetadas por Zagar e outros artistas locais.
- Endereço: 1020 South Street
- Horário: De quarta a segunda, das 11h às 18h.
12 – Eastern State Penitentiary
Este antigo presídio, que já abrigou Al Capone, é hoje um museu que oferece tours pelas celas e pelos corredores abandonados. A Eastern State Penitentiary é famosa por suas histórias de fantasmas e por proporcionar uma visão geral de que como funcionava o sistema penitenciário dos EUA antigamente.
- Endereço: 2027 Fairmount Avenue
- Horário: Diariamente, das 10h às 17h.
Veja informações e valores do ingresso para a Eastern State Penitentiary.
13 – Eventos esportivos
Fui ao Citizens Bank Park, o estádio do Philadelphia Phillies, o time de beisebol local, e me diverti demais. O esquema ali é torcer para a equipe da casa marcar um home run, a jogada mais importante do esporte. Quando isso ocorre, uma réplica do Sino da Liberdade toca. É o maior barato.
Caso a temporada de beisebol não esteja rolando quando for à cidade, não se preocupe. O mesmo complexo abriga a arena de basquete Wells Fargo Center, do Philadelphia 76ers, equipe da NBA, e o Lincoln Financial Field, a casa dos Eagles, time de futebol americano da NFL. Não há sinos que badalam nesses outros espaços, mas a vibração da torcida compensa.
Onde comer na Filadélfia
Provar o Philly Cheesesteak e ir ao Reading Terminal Market são experiências gastronômicas praticamente obrigatórias na Filadélfia, mas a relação da cidade com a boa comida vai muito além disso.
Sério: Philly é um dos melhores destinos para comer e beber nos EUA, com endereços variados e uma vida noturna bastante agitada.
Confira alguns locais que valem a visita:
Pat’s King of Steaks
O lugar onde nasceu o Philly Cheesesteak funciona até hoje de uma maneira bem simples, com guichês para fazer os pedidos e algumas mesinhas em volta. Vá até lá e prepare-se para se lambuzar, pois é uma delícia. Eu encarei o sanduba com queijo extra e não me apreendi.
Geno’s Steaks
O Geno’s fica bem em frente ao Pat’s King of Steaks e estampa, como propaganda, o fato de que não é o pai da criança, mas faz um Philly Cheesesteak melhor que o vizinho. Só tem um jeito de comprovar: comendo os dois. Eu aconselho.
Reading Terminal Market
Além de ser uma atração turística, o mercado é um excelente lugar para experimentar a culinária local e internacional. De donuts artesanais a frutos do mar frescos, há opções para todos os gostos.
A.Kitchen + Bar
O menu impecável inclui pratos como gougeres (um delicioso pãozinho com queijo francês), nhoque com atum à bolonhesa no molho verde e bisteca de porco servida com polenta cremosa. É um dos restaurantes que mais gostei durante minha visita à cidade, e isso não é pouco, porque fui a vários endereços excepcionais.
Vernick Food and Drink
As ostras por aqui são excelentes, bem como as tostadas de frutos do mar, os peixes e os cortes de carne. Eu fui de polvo grelhado com salada e adorei. O ambiente é elegante, mas sem ser ostensivo.
Fork
Um dos pratos que faz mais sucesso por aqui é o steak frites, que pode vir com ovo por cima e se transformar num belo de um bife à cavalo. As saladas também são apetitosas.
Charlie Was a Sinner
Vegano, faz mais a linha de barzinho e tem clima intimista. É bom para provar porções.
Harper’s Garden
Um bom lugar para bebericar e jogar conversa fora. Destaque para a carta de drinques. No happy hour, o ambiente é ótimo, vale a pena.
Attico Rooftop
Típico rooftop moderninho e elegante, frequentado por quem quer ver e ser visto. É uma boa para provar drinques elaborados e taças de vinho.
Onde ficar na Filadélfia
A Filadélfia manda muito bem no quesito hospedagem, com uma ampla oferta desde hotéis de luxo até acomodações mais econômicas. As melhores regiões para se hospedar são Downtown, onde dá para ir a diversas atrações caminhando, e também Old City e Rittenhouse Square.
Aqui estão minhas recomendações de hotéis na Filadélfia:
Kimpton Hotel Palomar Philadelphia
O destaque deste hotel é a localização, pois oferece fácil acesso às principais atrações da Filadélfia. Tem um restaurante que serve café da manhã e vira bar à noite. Oferece bicicletas gratuitamente para os hóspedes e tem quartos um tanto quanto antigos, mas confortáveis.
—
The Logan Philadelphia
Para quem busca luxo, esta é uma opção e tanto pertinho da escadaria do Rocky. Tem spa e um rooftop com vistas incríveis.
—
Philadelphia Marriott Downtown
Este hotel oferece bom custo-benefício e fica numa ótima localização, em Downtown. É bom para quem viaja a lazer ou mesmo a negócios.
—
Alexander Inn
Hotel de três estrelas que fica no centro da cidade e é bem avaliado pelos usuários do Booking.com. Vale conferir na hora de planejar onde ficar na Filadélfia. Algumas diárias incluem café da manhã.
—
Penn’s View Hotel
Está em Old City, pertinho do Rio Delaware, mas ainda assim próximo a Downtown. Charmoso, oferece bom custo-benefício.
—
Outros hotéis na Filadélfia
Além dos hotéis acima, vale a pena considerar os seguintes hotéis na Filadélfia (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
- Hilton Garden Inn Philadelphia Center City
- Independence Park Hotel, Premier Collection
- Loews Philadelphia Hotel
Econômicos
Luxo
- The Rittenhouse Hotel
- The Notary Hotel, Philadelphia, Autograph Collection
- Renaissance Philadelphia Downtown Hotel
O que você precisa saber antes de ir à Filadélfia
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- Como tirar o visto americano
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Nova York
- O que fazer em Washington D.C.
- O que fazer em Boston
- O que fazer em Chicago
- O que fazer em Miami
- O que fazer em Orlando fora dos parques
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em Los Angeles
- O que fazer em Las Vegas
- Roteiro de 1 dia em San Francisco
- Rota do Blues nos EUA (ou Rota da Música)
- O que fazer em New Orleans
- O que fazer em Memphis
- O que fazer em Nashville
- O que fazer em Dallas
- O que fazer em Houston
- O que fazer em Austin
- O que fazer em San Antonio
- O que fazer em Atlanta
- O que fazer em Seattle