Roteiro
O que fazer em Porto de Galinhas – 9 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 22/Julho/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Há muito o que fazer em Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais famosos de Pernambuco. Por isso, vale a pena organizar bem o roteiro para não deixar nenhuma atração imperdível de fora.
A região faz sucesso entre surfistas, mas também agrada viajantes que só querem relaxar na areia ou tomar um banho de mar. É possível fazer passeios de jangada para explorar piscinas naturais belíssimas e se aventurar em rotas de buggy para conhecer as principais praias da região.
Neste post, listei as principais atrações de Porto de Galinhas e separei dicas importantes que vão te ajudar a planejar a viagem para este destino maravilhoso.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Porto de Galinhas
Curtir a noite, passear de jangada e mergulhar para observar a vida marinha são apenas algumas das atrações à disposição de quem viaja a Porto de Galinhas. O local também conta com boas praias para os fãs de esportes como surf e kitesurf.
Como há muito o que fazer em Porto de Galinhas, relacionei as principais atrações do destino abaixo:
- Passeios de jangada e piscinas naturais
- Tour de buggy
- Praia de Maracaípe
- Pontal de Maracaípe
- Praia do Serrambi
- Praia do Cupe
- Praia de Muro Alto
- Praia da Vila e centrinho de Porto de Galinhas
- Arredores de Porto de Galinhas
Pronto para conferir todos os detalhes sobre a região?
Onde fica Porto de Galinhas
Porto de Galinhas fica no litoral de Pernambuco. O destino é um distrito do município de Ipojuca.
Recife, capital do estado, está a aproximadamente 60 quilômetros de distância.
9 atrações em Porto de Galinhas
Confira os detalhes das principais atrações de Porto de Galinhas.
1. Passeios de jangada
Os passeios de jangada, que levam a praias incríveis e piscinas naturais, figuram entre as atrações mais procuradas em Porto de Galinhas. Antes de embarcar em uma aventura desse tipo, confira a tábua das marés. O melhor período para realizar a atividade é na maré baixa.
Muitos dos jangadeiros oferecem kits com máscara de mergulho e snorkel, mas vale a pena consultar a disponibilidade antes do passeio. Os equipamentos são ótimos para ver os peixinhos de perto e apreciar a beleza das piscinas naturais da região.
Encontre aqui boas opções de hospedagem em Porto de Galinhas.
2. Tour de buggy
A opção de tour de buggy mais famosa do pedaço é a “ponta a ponta”. Ela parte da região central de Porto de Galinhas e vai passando por diversas praias até chegar ao Pontal de Maracaípe.
Além de ser divertido, o passeio oferece bastante praticidade aos viajantes, que conseguem passar por vários pontos turísticos do destino em pouco tempo. Dependendo do percurso escolhido, a atividade pode durar de três horas e um dia inteiro.
3. Praia de Maracaípe
A praia de Maracaípe é um dos pontos turísticos imperdíveis da região. Com um visual belíssimo, o local tem excelente infraestrutura para turistas.
Queridinha dos surfistas, conta com ondas fortes e mar agitado. A dica para o viajante é ficar vendo as manobras da galera de longe, na faixa de areia. Também dá para participar de aulas de surf e kitesurf.
4. Pontal de Maracaípe
Caso o objetivo seja relaxar para valer, vá ao Pontal de Maracaípe, onde o rio se encontra com o mar. Diferentemente da praia de Maracaípe, o local tem águas calminhas e perfeitas para passeios com crianças.
Vale apena embarcar nas jangadas para ver o manguezal de perto e contemplar as áreas que servem de berçário para colônias de cavalos-marinhos.
5. Praia do Serrambi
Conhecida como praia da Enseadinha, Serrambi também vale a visita. Apesar de parecer em espaço privativo do Serrambi Resort, hotel em frente à faixa de areia, a área é aberta ao público geral.
O bacana é que há diversas piscinas naturais e o mar é perfeito para banho. Por ficar em uma região mais isolada, há pouca infraestrutura para quem não está hospedado no resort.
6. Praia do Cupe
A praia do Cupe é uma das paradas tradicionais dos trajetos de buggy. Ali, o passeio consiste mais em contemplar a paisagem e caminhar pela orla, já que o mar não é seguro para banho.
Vale a pena ir até o trecho chamado de Pontal do Cupe, onde as ondas são mais fracas e piscinas naturais aparecem na maré baixa.
7. Praia de Muro Alto
Quem vai a Porto de Galinhas não pode deixar de visitar a praia de Muro Alto. O local ganhou esse nome porque fica entre um arrecife e uma espécie de barranco, que lembra um muro alto.
O mar é tranquilo e a praia conta com boa infraestrutura. Recomendo tirar um tempinho para mergulhar com snorkel ou praticar atividades como caiaque e stand up paddle.
8. Praia da Vila e centrinho de Porto de Galinhas
O centrinho de Porto de Galinhas é charmoso e animado. Normalmente, os turistas aproveitam a visita para curtir os bares e restaurantes da região.
O local também é lar da praia da Vila, onde é possível desfrutar de uma belíssima piscina natural.
9. Arredores de Porto de Galinhas
Caso sobre tempo, é possível aproveitar a visita a Porto de Galinhas para conhecer destinos incríveis nos arredores. As excursões à Praia dos Carneiros e à Ilha de Santo Aleixo são algumas das mais populares.
Também dá para programar passeios à Maragogi e até contratar tours que passam por Recife e Olinda.
Como chegar a Porto de Galinhas
Para quem está fora do estado de Pernambuco, a melhor forma de chegar a Porto de Galinhas é voando até o aeroporto de Recife. Depois, é preciso rodar 60 quilômetros até o destino final.
Recomento pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em uma única plataforma. É uma ótima pedida para comparar opções e encontrar os melhores preços.
Transporte em Porto de Galinhas
A parte central de Porto de Galinhas pode ser explorada a pé sem grandes dificuldades. Para ir às praias mais distantes, entretanto, o viajante precisa de um veículo.
Como o transporte público local é bem fraco, a melhor opção é alugar um carro. Nesse caso, a dica para economizar é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.
Caso não queira dirigir, o viajante pode optar por táxis, transfers e carros de aplicativos. Além disso, há motoristas que oferecem serviços de mototáxi, que costumam ter preços mais acessíveis.
Quando ir a Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Mesmo nos meses mais chuvosos (abril e julho), as temperaturas são altas e o sol aparece.
Caso queira fugir das multidões e dos preços altos da alta temporada, planeje a viagem entre abril, maio, setembro, outubro ou novembro.
Roteiro de um dia em Porto de Galinhas
Em um dia, é possível explorar os principais passeios e atrativos de Porto de Galinhas. Abaixo, confira a melhor forma de organizar um roteiro completo.
1 dia em Porto de Galinhas
- Antes de traçar um roteiro para o dia, confira a tábua das marés, para fazer o passeio de jangada no horário certo da maré baixa. O dia deverá ser dividido em dois períodos: um para mergulhar nos arrecifes, que não dura mais de uma hora, e outro para fazer um passeio de buggy pelo litoral de Ipojuca, com duração que pode variar de três horas a um dia inteiro.
- Se você quer aproveitar ao máximo o mergulho, lembre-se de ter máscara e snorkel à mão – normalmente, os jangadeiros já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os peixes que restaram. Também não se esqueça de levar um calçado que possa molhar, preferencialmente fechado no calcanhar, como uma sandália papete.
- Já o tour de buggy intitulado “ponta a ponta” começa pelo centrinho da Vila, segue pela estrada até as tranquilas praias do Cupe e de Muro Alto, e termina com um bom banho no Pontal de Maracaípe.
- Ali também são oferecidos passeios de jangada tanto pelo mar – até as piscinas naturais de Maracaípe, mais fartas em peixes coloridos do que as da Vila – quanto pelo rio, que desemboca na praia de águas quentinhas e serve de berçário para colônias de cavalos-marinhos.
- À noite, curta o charme das lojinhas, ateliês, bares e restaurantes na vilinha de Porto de Galinhas. O Birosca da Cachaça, por exemplo, é point de paquera e tem som eclético.
- Na hora das compras, a coloridíssima loja Gatos de Rua vende desde suvenires até roupas e belos objetos de decoração feitos com material reciclado.
- E quando a fome apertar, não faltarão bom restaurantes de portas abertas, como o Beijupirá – tão famoso em Porto de Galinhas que até deu nome à rua –, o La Crêperie e o BarCaxeira.
Onde comer em Porto de Galinhas
Assim como em outros destinos do Nordeste, a gastronomia é uma atração à parte em Porto de Galinhas. Pratos com peixes e frutos do mar são encontrados na maioria dos restaurantes, que também servem receitas típicas da região e pratos variados da culinária internacional.
Confira algumas sugestões de restaurantes em Porto de Galinhas:
- BarCaxeira
- La Crêperie
- Beijupirá
- Munganga Bistrô
BarCaxeira
Escondidinho de macaxeira, carne e sol e receitas com camarões são só algumas das delícias preparadas no BarCaxeira. O restaurante tem vista para o mar e fica bem em frente ao ponto de partida dos passeios de jangada.
La Crêperie
Com uma atmosfera romântica, o La Crêperie faz sucesso entre os casais. O local oferece dezenas de tipos de crepe, bem como saladas, sopas e massas variadas.
Beijupirá
O Beijupirá tem algumas unidades espalhadas pelo estado de Pernambuco. O carro-chefe da casa é o peixe beijupirá servido com molhos agridoces.
Munganga Bistrô
O Munganga Bistrô recebe os visitantes em charmosos deques à beira-mar e com música ao vivo. As opções do cardápio são variadas, mas vale a pena provar as que levam camarões e lagosta.
Onde ficar em Porto de Galinhas
Porto de Galinhas tem boas opções de hotéis em diferentes regiões. A de Muro Alto, por exemplo, concentra excelentes resorts.
A Vila, também conhecida como Centro, é o melhor local para quem pretende se locomover mais a pé. Além disso, conta vários comércios, bares e restaurantes.
Maracaípe é lar de algumas das pousadas mais charmosas do pedaço. Já Cupe é lar da maioria das opções de hospedagem do destino e oferece fácil acesso aos pontos turísticos locais.
Nossas dicas de hotéis em Porto de Galinhas são:
Nannai Muro Alto
Quem procura uma acomodação diferenciada pode ficar no Nannai Muro Alto. O resort tem bangalôs luxuosos, spa e gastronomia sofisticada.
—
Pousada Tabajuba
Com acesso direto à praia de Merepe, a Pousada Tabajuba é uma das acomodações mais charmosas do destino. O centrinho de Porto de Galinhas fica a apenas 2,5 quilômetros de distância.
—
Hotel Village Porto De Galinhas
O Hotel Village Porto de Galinhas conta com belíssimos jardins, quatro piscinas e área de hidromassagem. De quebra, o complexo fica de frente para a praia do Cupe.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Porto de Galinhas (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
—
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
- O que fazer em São Paulo
- O que fazer em Campos do Jordão
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Paraty
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- 10 resorts all-inclusive no Brasil