Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Roteiro

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Crédito: DepositPhotos

Roteiro


26 abril, 2024
POR: Maria Beatriz Vaccari


Como há muito o que fazer em Recife, capital de Pernambuco, o ideal é sempre organizar o roteiro com antecedência. Com uma atmosfera animada, a cidade encanta os viajantes com construções históricas, centros artísticos e muita música e dança.

A gastronomia da região é uma atração à parte. Vale a pena explorar os excelentes restaurantes locais e provar iguarias típicas, como o delicioso maltado (leite batido com sorvete e malte).

Neste post, preparei uma lista com os principais pontos turísticos de Recife. Além disso, separei algumas dicas e indicações de hotéis na capital pernambucana.

O que fazer em Recife

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Recife

Recife consegue agradar viajantes de todas as idades e perfis. Vale a pena reservar um tempo para caminhar pelo charmoso Recife Antigo, área histórica onde é possível aprender sobre os quase 500 anos da capital pernambucana.

Quem passa pelo destino também consegue visitar inúmeros centros culturais e até ver de perto a Embaixada dos Bonecos Gigantes, ícones do Carnaval de Olinda.

Como há muito o que fazer em Recife, listei as principais atrações da cidade abaixo:

  1. Marco Zero
  2. Centro de Artesanato de Pernambuco
  3. Museu Cais do Sertão
  4. Paço do Frevo
  5. Rua Bom Jesus
  6. Embaixada dos Bonecos Gigantes
  7. Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
  8. Instituto Ricardo Brennand
  9. Casa da Cultura
  10. Capela Dourada

Pronto para saber tudo sobre a capital pernambucana?

Onde fica Recife

Além de ser a capital, Recife é a cidade mais populosa de Pernambuco. O destino fica na costa do estado e conta com várias praias.

Geograficamente, a cidade fica em uma região tropical. Por isso, tem clima quente e úmido praticamente em qualquer época do ano.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Recife.

10 atrações em Recife 

Confira os detalhes das principais atrações de Recife.

1. Marco Zero

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Marco Zero

A cultura tradicional de Recife é um reflexo de sua história. O melhor lugar para aprender mais sobre a trajetória da cidade é a região do Recife Antigo.

Ao caminhar pelas ruas dessa área, não deixe de ir ao Marco Zero. O local tem muito movimento durante o Carnaval e oferece vista para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

2. Centro de Artesanato de Pernambuco

A galera que adora fazer compras durante a viagem não pode deixar de visitar o Centro de Artesanato de Pernambuco. O complexo fica instalado em um dos armazéns do porto.

Ali, é possível encontrar peças criadas por artesãos de todo o estado. São mais de 15 mil itens espalhados pela magaloja.

  • Endereço: Av. Alfredo Lisboa, S/N – Armazém 11
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 17h.

3. Museu Cais do Sertão

Pertinho do Centro de Artesanato de Pernambuco está o Museu Cais do Sertão. Trata-se de um complexo que exalta o cotidiano dos sertanejos por meio de espaços temáticos e interativos.

A visita é ideal para conhecer histórias incríveis, incluindo a de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

  • Endereço: Armazen 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n
  • Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.

4. Paço do Frevo

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Símbolo tradicional do Frevo de Recife

O Frevo é um patrimônio de Recife. Para saber tudo sobre o ritmo frenético, vá ao Paço do Frevo.

O melhor de tudo é que em determinados dias da semana, o visitante é convidado a cair na dança em uma aulinha grátis. A diversão é garantida!

  • Endereço: R. da Guia, s.n
  • Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 18h.

5. Rua Bom Jesus

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Rua Bom Jesus

A Rua Bom Jesus concentra várias construções históricas de Recife. No fim do século 17, judeus perseguidos na Europa se estabeleceram na cidade e construíram ali a primeira sinagoga das Américas, hoje conhecida como Centro Cultural Judaico.

Vale a pena destacar que a via também é um bom point para quem gosta de badalação e happy hour, já que conta com excelentes barzinhos.

6. Embaixada dos Bonecos Gigantes

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Bonecos Gigantes

Os bonecos gigantes que animam o Carnaval de Olinda são conhecidos no Brasil inteiro. Quem vai a Recife pode vê-los de perto e tirar várias fotos.

Ao visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes, quartel-general dos emblemáticos bonecões, o viajante encontra as representações de figuras como Chacrinha, Pelé e Michael Jackson.

  • Endereço: R. do Bom Jesus, 183
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.

7. Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Muitos dos centros culturais da capital pernambucana levam o nome da família Brennand.

Um dos grandes destaques é a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Aficionado por esculturas com conotação sexual, o ceramista criou um museu-ateliê com quadros, estátuas e painéis de azulejos. Os belíssimos jardins do local foram projetados por Burle Marx.

  • Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, S/N
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

8. Instituto Ricardo Brennand

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Instituto Ricardo Brennand

Também recomendo separar um tempinho para ir ao Instituto Ricardo Brennand. Conhecido como Castelo de Brennand, o museu fica em um incrível complexo arquitetônico de estilo medieval.

Quem passa por lá consegue ver uma quantidade enorme de obras de arte. O acervo tem itens que variam desde a Baixa Idade Média até o século 21.

  • Endereço: R. Mário Campelo, 700
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 13h às 17h.

9. Casa da Cultura

A Casa da Cultura também pode ser incluída no roteiro. Instalado no prédio de um antigo presídio, o complexo reúne 110 lojas, que ocupam as antigas celas.

É um ótimo lugar para comprar produtos típicos e lembranças, como rendas, miniaturas de barro e até xilogravuras de cordel.

  • Endereço: Cais da Detenção, s/nº
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 9h às 14h.

10. Capela Dourada

A Capela Dourada é um dos templos mais bonitos da cidade. Repleta de detalhes em ouro, ela foi construída entre 1696 e 1724.

O local também é lar de várias obras sacras e de um importante conjunto de talhas portuguesas, que figura entre os mais relevantes do País.

  • Endereço: Altura da rua Siqueira Campos, R. do Imperador Pedro II, S/N

Como chegar a Recife 

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Recife

Moderno e bem localizado, o Aeroporto Internacional do Recife recebe voos nacionais e internacionais. Há rotas diretas que interligam diversos destinos brasileiros à capital de Pernambuco.

Para economizar, recomendo pesquisar voos na Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.

Também é possível ir à cidade de carro ou em ônibus de viagem. A capital mais próxima é João Pessoa (PB), a 122 quilômetros de distância.

Transporte em Recife 

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Recife

Recife é uma cidade grande e com bastante trânsito. Por isso, é importante ficar atento ao tempo de deslocamento entre os seus pontos de interesse.

Alugar um carro é a melhor alternativa para conhecer o destino com mais liberdade e facilidade. Sempre comparo preços e reservo o veículo com a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma.

Ônibus são mais baratos, assim como o metrô, que cobre somente algumas regiões da capital.

Há também serviços de carros de aplicativos e transfers, que podem ser reservados com antecedência.

Quando ir a Recife 

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Recife

Recife é maravilhosa em qualquer época do ano. O clima é sempre quente e os locais recebem os viajantes com muita animação.

As férias de dezembro, janeiro e julho são os períodos mais movimentados – e caros. O mesmo vale para o Carnaval, já que muita gente viaja à cidade para aproveitar a festa.

Roteiro de 2 dias em Recife

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Parque das Esculturas, em Recife

Em dois dias é possível explorar as principais atrações turísticas de Recife. Abaixo, veja uma sugestão de roteiro para aproveitar o melhor da capital pernambucana.

1º dia – Recife Antigo

  • A alma cultural de Recife está intimamente ligada ao seu passado. Por isso, reserve o primeiro dia para sorver os quase 500 anos de história da capital direto de sua nascente: o Recife Antigo. A melhor maneira de explorar suas atrações é caminhando. E adivinha o melhor ponto de partida? O Marco Zero, claro! Dali partem os barquinhos que levam ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
  • Na volta, faça umas comprinhas no Centro de Artesanato de Pernambuco. Instalada num dos armazéns do porto, a megaloja reúne mais de 15 mil peças feitas por artesãos de todo o Estado.
  • Pertinho dali está o novíssimo Museu Cais do Sertão, que retrata o cotidiano do homem sertanejo contando, entre outras histórias, a do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
  • Se você estiver adiantado, tome um maltado (leite batido com sorvete e malte) e coma um sanduíche de queijo do reino na lanchonete As Galerias (nº 183 da Rua da Guia). Chacrinha, Caetano Veloso, Chico Science, Lulu Santos e Nando Cordel já frequentaram o estabelecimento, tão tradicional que ganhou o título de Patrimônio Cultural da cidade.
  • Depois, siga direto para o Paço do Frevo, outra grata novidade da capital. Tudo o que você precisa saber sobre o ritmo mais frenético de Pernambuco está ali. Detalhe: às terças, sábados e domingos, o visitante não só aprende sobre a história do ritmo como é convidado a cair na dança em uma aulinha grátis com direito a jogo de improvisos.
  • Livre das calorias, vá sem culpa para a Rua Bom Jesus, onde fica a maioria dos bares e construções históricas. Após a invasão holandesa, no final do século 17, judeus perseguidos na Europa se estabeleceram no local, deixando como herança a primeira sinagoga das Américas (hoje, Centro Cultural Judaico).
  • Aos domingos, a rua vira palco de uma grande feira, com roupas, artesanato e comidinhas. Destaque para a tenda de Diógenes Azevedo e Arão Schver, que vende quitutes judaicos como o kamish (doce de nozes com passas) e a bureka (rosca de massa folhada com recheio).
  • Por fim, visite a Embaixada dos Bonecos Gigantes, quartel-general dos emblemáticos bonecões que tanto animam o Carnaval de Olinda. Uma oportunidade única de fazer selfies ao lado de Chacrinha, Pelé, Michael Jackson e até do japonês da Federal, sem ter de esperar que ele bata à sua porta.

2º dia – Pelas artes e águas de Recife

  • Tire o dia para imergir no lado mais poético de Recife e conhecer um pouco das atrações situadas fora do centro histórico. Antes de mais nada, saiba que, quando o assunto é arte pernambucana, o sobrenome Brennand não pode ficar de fora do roteiro.
  • Comece visitando a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Aficionado por esculturas com conotação sexual, o ceramista transformou a olaria da família, no bairro da Várzea, em um museu-ateliê de atmosfera surreal, com jardins projetados por Burle Marx e uma infinidade de quadros, estátuas e painéis de azulejos. Para os famintos de plantão, há lanchonete e bistrô.
  • Depois, reserve umas boas horinhas para conferir todo o acervo do Instituto Ricardo Brennand, eleito o melhor museu da América do Sul e o 17º do mundo na opinião dos usuários do portal Trip Advisor. E não é para menos. O gigantesco complexo arquitetônico de estilo medieval tem tantas antiguidades e obras de arte que boa parte nem é exposta. A maioria das peças data da Baixa Idade Média até o século 21.
  • Se você gosta de umas comprinhas, visite a Casa da Cultura, em Santo Antônio, onde 130 lojas ocupam as celas de um antigo presídio, de 1865, oferecendo desde rendas e miniaturas de barro até xilogravuras de cordel.
  • Perto dali está a mais bela igreja de Recife, a Capela Dourada (1697), repleta de ouro e pinturas sacras, e a simpática Praça da República com a imponente fachada cor-de-rosa do Teatro de Santa Isabel (1851) ao fundo e o recém-restaurado Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ao lado.
  • Se você quer entender melhor por que tanta gente chama a cidade de Veneza Brasileira, no entanto, dê apenas uma breve olhada nesses monumentos e corra ao Cais das Cinco Pontas para apreciar o pôr do sol em um romântico passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe.

Onde comer em Recife 

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Bolo de rolo

Quando o assunto é gastronomia, Recife é capaz de encantar até as pessoas mais exigentes. A culinária local é deliciosa e conta com iguarias imperdíveis, como dobradinha, sarapatel e bolo de rolo.

Abaixo, veja algumas dicas de restaurantes em Recife:

  • Bargaço
  • Spettus Premium Boa Viagem
  • Restaurante da Mira 
  • As Galerias 

Bargaço

Especializado em pratos com frutos do mar, o Bargaço é conhecido como um dos melhores restaurantes de Recife. Vale a pena provar a moqueca e os camarões com dendê.

Spettus Premium Boa Viagem

O Spettus Premium Boa Viagem é o local mais indicado para quem gosta de carnes. Trata-se de um rodízio com cortes como prime rib, alcatra australiana e new york steak.

Restaurante da Mira 

O bairro da Casa Amarela é lar do Restaurante da Mira. O local é simples, mas serve receitas típicas deliciosas e tem porções fartas.

As Galerias 

Não deixe Recife sem tomar o famoso maltado (leite batido com sorvete e malte) da lanchonete As Galerias. O local já foi frequentado por grandes personalidades, como Caetano Veloso e Chacrinha.

Onde ficar em Recife 

Existem ótimos hotéis espalhados por Recife. A maioria dos turistas escolhe se hospedar em Boa Viagem, região famosa pela praia e por opções de comércios e bares.

A Praia do Pina também é uma boa pedida. Ali, é possível encontrar diversos tipos de hotéis, incluindo resorts com vistas incríveis para o mar.

O Centro é outro local com boas acomodações. A vantagem principal dessa área é a facilidade de acesso a vários pontos turísticos.

Nossas dicas de hotéis em Recife são:

Costa Mar Recife Hotel by Atlantica

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Costa Mar Recife Hotel by Atlantica

O Costa Mar Recife Hotel by Atlantica fica a apenas um minuto a pé da praia de Piedade. O empreendimento tem restaurante próprio, academia e piscina ao ar livre.

Veja preços e avaliações

Grand Mercure Recife Boa Viagem

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Grand Mercure Recife Boa Viagem

Em frente à famosa praia de Boa Viagem, o Grand Mercure Recife Boa Viagem tem restaurante, spa e piscina ao ar livre. As acomodações são confortáveis e contam com belas decorações em tons pastéis.

Veja preços e avaliações

Transamerica Fit Recife

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Transamerica Fit Recife

Ideal para quem procura um lugar confortável e com bom custo-benefício, o Transamerica Fit Recife fica a apenas 700 metros da Praia de Boa Viagem. Já o Forte das Cinco Pontas está a oito quilômetros de distância.

Veja preços e avaliações

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Recife (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício 

Econômicos 

Luxo 

Também preparei um guia completo com mais dicas de onde ficar em Recife.

O que você precisa saber antes de ir a Recife

O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
Letreiro para fotos em Recife

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.