Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Roteiro

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações e dicas

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações e dicas
Crédito: DepositPhotos


Há muito o que fazer em Campos do Jordão, uma das cidades mais turísticas do interior de São Paulo. O município tem arquitetura inspirada no estilo europeu e é conhecido pela baixa temperatura – fatores que lhe renderam o apelido de Suíça Brasileira.

Situada em meio à Serra da Mantiqueira, a cidade tem paisagens exuberantes, repletas de pinheiros e araucárias. É comum avistar belos pássaros e animaizinhos que não costumam dar as caras nos grandes centros urbanos brasileiros, como esquilos.

Apesar de ser queridinha dos casais, Campos do Jordão oferece lazer e diversão para pessoas de todas as idades e perfis. Há inúmeras opções de hotéis e pousadas charmosas e restaurantes excelentes.

Neste post, selecionei as principais atrações de Campos do Jordão e listei várias dicas para te ajudar no planejamento da viagem.

O que fazer em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

O centrinho de Campos do Jordão transporta os viajantes para um pedacinho da Europa dentro do Brasil. O município também conta com parques para se conectar com a natureza, museus, mirantes e espaços que promovem atividades radicais, como arvorismo e tirolesa.

Como há muito o que fazer em Campos do Jordão, listei as principais atrações do destino abaixo:

  1. Vila Capivari
  2. Parque Capivari
  3. Morro do Elefante
  4. Ducha de Prata
  5. Parque da Floresta Encantada
  6. Amantikir
  7. Bosque do Silêncio
  8. Horto Florestal
  9. Pico do Itapeva
  10. Aventura no Rancho
  11. Fábrica da Baden Baden
  12. Museu Felícia Leirner
  13. Palácio Boa Vista
  14. Mosteiro São João
  15. Passeios de trem e bondinho
  16. Fábrica Araucária
  17.  Casa da Xilogravura

Pronto para conhecer tudo sobre a Suíça Brasileira?

Veja preços e avaliações de hotéis em Campos do Jordão.

Onde fica Campos do Jordão

Campos do Jordão fica no interior do estado de São Paulo, na região da Serra da Mantiqueira. Trata-se da cidade mais alta do Brasil, situada a 1.628 metros acima do nível do mar.

O destino fica a aproximadamente 180 quilômetros de distância da capital paulista (cerca de 2h40 de carro).

17 atrações em Campos do Jordão

Confira detalhes das principais atrações de Campos do Jordão.

1. Vila Capivari

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Vila Capivari

A Vila Capivari é o coração de Campos do Jordão. É ali que os viajantes encontram os melhores restaurantes, lojas e shoppings da cidade. A região também é lar do charmoso Boulevard Genève.

A via principal, chamada Avenida Macedo Soares, é fechada para pedestres. Vale a pena caminhar sem pressa por lá, passando pelos comércios de chocolates artesanais até chegar à Praça de São Benedito.

2. Parque Capivari

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Parque Capivari

O Parque Capivari é um complexo à beira do lago que reúne diversas atrações, como roda-gigante, carrossel, pista de patinação no gelo e pedalinhos.

O local também é lar do famoso teleférico (completamente reformulado há pouco tempo), que leva ao topo do Morro do Elefante. Além disso, há o Trenó de Montanha, que desce a montanha em uma velocidade de até 40 km/h.

  • Endereço: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291
  • Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 9h às 21. Sexta-feira e sábado, das 9h às 22h.

3. Morro do Elefante

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Vista do Morro do Elefante

O Morro do Elefante é um dos pontos turísticos mais conhecidos do pedaço. Trata-se de um mirante que oferece algumas das vistas mais bonitas da cidade.

É possível chegar ao topo da montanha de carro ou pelo teleférico do Parque Capivari. Para quem viaja com crianças, a dica é ir ao Parque dos Elefantes, que fica próximo ao mirante e reúne réplicas de animais.

  • Endereço: Morro do Elefante – Av. da Vila Médica
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h.

4. Ducha de Prata

Wikimedia/Allice Hunter
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Ducha de Prata

Outro ponto muito visitado por turistas é a Ducha de Prata. O local tem várias escadarias de madeira que passam entre quedas d’água artificiais.

Na entrada do complexo há diversas lojinhas de produtos artesanais. Os chocolates locais e as malhas são os produtos que mais chamam atenção do público.

  • Endereço: Av. Mariane Baungart, 2485
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. Sábado e domingo, das 8h30 às 17h30.

5. Parque da Floresta Encantada

O Parque da Floresta Encantada é o local ideal para quem procura atividades divertidas para crianças. O espaço tem uma atmosfera bem lúdica, com casas temáticas de gnomos, coelhos, bonecas e muito mais.

Em dias específicos – principalmente aos fins de semana – monitores animam ainda mais a experiência dos pequenos.

  • Endereço: R. Arandi, 270
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h.

6. Amantikir

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Amantikir

O Parque Amantikir reúne jardins inspirados em diversos lugares do mundo. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60 mil metros quadrados.

Os melhores horários para visitação são das 9h às 10h e das 15h às 16h, quando a luminosidade tende a ser ideal para fotos. Ao chegar, consulte a disponibilidade dos passeios guiados, que são oferecidos gratuitamente.

  • Endereço: R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h.

7. Bosque do Silêncio

Com mais de 100 mil metros quadrados, o Bosque do Silêncio é indicado para os viajantes que pretendem curtir a natureza. Ele conta com diversas trilhas, canteiros floridos e lagos.

De quebra, o complexo abriga atrações mais radicais, como tirolesa e arvorismo – o circuito é bem completo, com 28 travessias em 2 quilômetros de passarelas.

  • Endereço: Av. Sen. Roberto Simonsen, 1724
    Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

8. Horto Florestal

Divulgação/Luis Felipe Rodrigues
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Horto Florestal

Um pouco mais afastado do Centro, o Parque Estadual Campos do Jordão, conhecido como Horto Florestal, encanta viajantes de todas as idades. O complexo tem trilhas com diferentes níveis de dificuldade, além de atrações como arvorismo e tirolesa.

Quem quiser incrementar a experiência ainda mais pode organizar um piquenique no parque. Caso o objetivo seja praticidade, há restaurante e cafeteria para se alimentar.

  • Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

9. Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é o ponto mais alto da região. Ele fica a 2.035 metros acima do nível do mar e permite contemplar as 15 cidades do Vale do Paraíba.

A estrada para chegar ao local não é das melhores, mas a vistas compensam. Além disso, há um lavandário que rende belas fotos.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

10. Aventura no Rancho

Os fãs de adrenalina e aventura precisam ir ao Aventura no Rancho. Ali, é possível encarar diversos tipos de circuitos de arvorismo (o Blaster, por exemplo, tem nove pontes, duas tirolesas, parede de escalada e pêndulo).

O complexo também oferece trilhas a cavalo, paintball e uma tirolesa com  mais de 800 metros de extensão. Para comer, há um bom restaurante de comida caseira e um local especializado em açaí.

  • Endereço: Av. Pedro Paulo, 7997

11. Fábrica da Baden Baden

Maria Beatriz Vaccari
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Área externa da fábrica da Baden Baden

Campos do Jordão é lar da fábrica da cervejaria Baden Baden. O mais legal de tudo é que dá para fazer um tour para conhecer mais sobre o processo de produção das bebidas.

Durante o passeio, um guia fala sobre os diferentes ingredientes utilizados nas cervejas da casa. Depois, a galera faz uma deliciosa degustação e termina a experiência em uma lojinha temática.

  • Endereço: Av. Matheus da Costa Pinto, 1653
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 22h.

12. Museu Felícia Leirner

Divulgação
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Museu Felícia Leirner

O Auditório Claudio Santoro, palco principal do Festival de Inverno de Campos do Jordão, maior evento música erudita da América Latina, fica dentro do Museu Felícia Leirner. O local funciona como um grande parque, que exibe obras de arte a céu aberto.

É possível observar cerca de 90 esculturas da artista polonesa que dá nome ao complexo. Recomendo subir até o mirante natural para contemplar a Pedra do Baú e tirar fotos belíssimas.

  • Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

13. Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador de São Paulo. Vale a pena ir ao local e fazer o tour pela área interna, que dura aproximadamente 30 minutos.

Durante o passeio, é possível observar diversas salas com mobiliários lindíssimos. Além disso, há quadros de artistas como Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Volpi e Portinari.

  • Endereço: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001
  • Horário de funcionamento: quarta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, das 10h ao meio-dia e das 14h às 17h.

14. Mosteiro São João

Independentemente da sua religião, não deixe de fazer uma visita ao Mosteiro São João. O local é lindo e conta com uma capela, onde é possível assistir a recitais de canto gregoriano.

Não vá embora sem passar na lojinha do complexo, que vende pães, geleias e biscoitos artesanais.

  • Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 330
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h30.

15. Passeios bondinho e Maria Fumaça

Divulgação
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Maria Fumaça, em Campos do Jordão

Logo na entrada da cidade, os viajantes já conseguem ver o famoso bondinho de Campos do Jordão. Ele percorre 7 quilômetros da área urbana da cidade e costuma encantar, principalmente, as crianças.

A Suíça Brasileira também tem trajetos a bordo de uma clássica Maria Fumaça. A locomotiva percorre 4 km entre a Vila Capivari e a Vila Abernéssia, em dias específicos.

16. Fábrica Araucária

A fábrica de chocolates Araucária é uma das mais tradicionais da Suíça Brasileira. É possível visitar o local para ver a produção dos produtos de perto.

O tour é gratuito e conta a história do chocolate. De quebra, o viajante pode aproveitar para comprar diferentes tipos de guloseimas.

  • Endereço: Rua Amadeu Carletti Jr., 255
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h (aos sábados e domingos, a produção de chocolates é encerrada às 17h e 16h, respectivamente, mas a loja permanece aberta até às 18h).

17. Casa da Xilogravura

A Casa da Xilogravura, no Bairro do Jaguaribe, mostra a evolução das técnicas artísticas no processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz.

O complexo exibe obras de vários artistas icônicos, como Lasar Segall, Lívio Abramo, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassman e Maria Bonomi.

  • Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295
  • Horário de funcionamento: quinta-feira a segunda-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h.

Como chegar a Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

Quem parte de São Paulo pode ir a Campos do Jordão de carro utilizando a Rodovia Presidente Dutra ou a Carvalho Pinto. São 180 quilômetros de distância (cerca de 2h40 de carro).

Já a partir do Rio de Janeiro (RJ) e de Belo Horizonte (MG), é necessário encarar 337 e 484 quilômetros de estrada, respectivamente.

Para os viajantes de estados mais distantes, a dica é voar até Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica a 160 quilômetros da Suíça Brasileira. Há também voos para o aeroporto de São José dos Campos (83 quilômetros de distância).

Caso pretenda pesquisar passagens aéreas, recomendo comparar preços pela Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas em uma única plataforma. Assim, fica bem mais fácil encontrar os melhores preços.

Há também empresas de ônibus que realizam viagens a Campos doo Jordão. As principais são a Pássaro Marrom (São Paulo) e a Sampaio (Rio de Janeiro).

Transporte em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

Quem se hospeda em hotéis próximos à Vila Capivari consegue curtir o burburinho do Centro de Campos do Jordão a pé.

O transporte, contudo, é necessário para várias outras atrações um pouco mais afastadas da rua principal, como o Horto Florestal, o Pico do Itapeva e o Amantikir.

Quem não for de carro pode alugar um veículo – sempre comparo preços e reservo com a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma – ou utilizar serviços de táxis e veículos de aplicativos.

Quando ir a Campos do Jordão

Maria Beatriz Vaccari
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

Por conta das baixas temperaturas, o inverno é o período favorito dos turistas que vão a Campos do Jordão. A cidade fica bem cheia e as diárias nos hotéis tendem a ser mais caras por conta da alta temporada.

Apesar do hype da estação mais fria do ano, vale a pena ir à Suíça Brasileira em qualquer época. Nos dias mais quentes, dá para aproveitar explorar vários passeios ao ar livre e explorar ainda mais a natureza da região.

Roteiro de 5 dias em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

Antes de viajar, tire um tempinho para organizar um roteiro em Campos do Jordão. Abaixo, compartilho uma sugestão de programação para quem pretende passar quatro dias na cidade.

1º dia – De Capivari ao Itapeva

  • Se esta é a sua primeira vez em Campos do Jordão, comece o dia batendo perna pelas lojinhas, bares e restaurantes que transformaram a Vila Capivari no point mais badalado da cidade. Confira os plátanos ao longo da Avenida Dr. Januário Miraglia, a arquitetura alpina, os chocolates, as vitrines de malhas e calçados dos minishoppings e o burburinho que toma conta das ruas Djalma Forjaz, Dr. Vítor Godinho e Macedo Soares.
  • Quase todas as ruas de Capivari são planas e cheias de lugarzinhos charmosos. Mas, se você estiver cansado de caminhar, siga na direção da praça próxima à Avenida Dr. Emílio Lang Jr. Ali, você pode subir de teleférico até o topo do Morro do Elefante (são 1.300 m percorridos em 10 minutos) ou fazer um city tour de jardineira, chamado Trenzinho da Montanha. Os passeios não são caros, mas nenhum deles proporciona grandes vistas da cidade.
  • Na volta, siga na direção do Boulevard Genève para almoçar uma sequência de fondue em algum restaurante badalado, tomar a famosa cerveja artesanal da Baden Baden em mesinhas espalhadas pela calçada ou saborear um chocolate quente na Praça de São Benedito. Para muita gente, ver e ser visto ali já é um baita programa.
  • Aproveite para bater perna na Avenida Macedo Soares, que virou um boulevard (calçadão). Não passam mais carros ali. É no centro nevrálgico do Capivari. Ali está o Mercado São Bento, que abriga o Bar de Gelo Iceland no subsolo, além de restaurantes, empório, café e uma fábrica de chocolate.
  • Se você prefere ir mais longe, pegue o carro e siga até alguns pontos relativamente próximos de Capivari, como as cascatas da Ducha de Prata, o Parque da Floresta Encantada e o Bosque do Silêncio (na Altus Turismo Ecológico), que tem o maior circuito de arvorismo da cidade, com 28 travessias em 2 km de passarelas. Também há paintball, minigolfe e trilhas autoguiadas.
  • Por fim, confira o pôr do sol no Pico do Itapeva, o ponto mais alto da região, com 2.035 m de altitude. Com céu aberto, você avista até 15 cidades do Vale do Paraíba. O local conta com lavandário, trilhas, estacionamento e um mirante com café.

2º dia – Natureza e aventura

  • Se o tempo estiver firme, comece o dia com uma visita ao Horto Florestal, que dispõe de restaurante, orquidário e várias trilhas em meio a florestas de araucária e pinho-bravo. Quatro trilhas são abertas ao público, que ainda pode praticar arvorismo, tirolesa ou alugar bicicletas. Trata-se do parque estadual mais antigo de São Paulo.
  • A propriedade mais procurada pelos ecoturistas de plantão, no entanto, é o Aventura no Rancho, que oferece combos de atividades que reúnem arvorismo, tirolesa e rapel em três níveis de dificuldade, além de um campo de paintball e boa estrutura para cavalgadas.
  • A Quad Mania, em Capivari, aluga quadriciclos para quem quer encerrar a tarde desbravando outros recantos naturais da região, com ou sem alguém na garupa. Normalmente, os passeios duram entre 30 minutos e duas horas. Já os aficionados por anzóis podem seguir até o pesqueiro Truticultura da Cachoeirinha.

3º dia – Roteiro cultural e gastronômico

  • Dedique este dia à região que engloba o Alto da Boa Vista e a Vila Santa Cruz. Para começar, visite um dos grandes ícones da gastronomia local: a fábrica da Baden Baden. No tour pela cervejaria, você conhece o processo de produção da bebida, recebe dicas de harmonização e ainda tem a oportunidade de degustar os chopes Cristal e Bock.
  • Além de natureza, compras e boa gastronomia, Campos do Jordão dispõe de um razoável leque de opções culturais. A maior parte delas se concentra no Alto da Boa Vista, onde há três grandes atrações gratuitas. Uma delas é o Auditório Claudio Santoro, palco principal do maior festival de música erudita da América Latina, realizado todos os anos, em julho.
  • A sala de concertos fica junto do Museu Felícia Leirner, cujo acervo a céu aberto abrange cerca de 90 esculturas da artista polonesa espalhadas pelos jardins. Vale subir até o mirante natural da área verde para conferir a vista da Pedra do Baú e tirar uma foto ao lado de uma das obras mais imponentes de Felícia. O complexo funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
  • Almoce no elegante bistrô do auditório ou deixe para fazer a refeição na próxima parada: o Palácio Boa Vista, que também dispõe de um café com incrível visual panorâmico da Mantiqueira.
  • Residência de inverno do governador de São Paulo, a construção em estilo inglês abriga quadros de modernistas do quilate de Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Volpi e Portinari. A visita guiada ao palácio, no entanto, detém-se mais à ostentação do mobiliário, farto em mognos e jacarandás, além de lareiras de mármore e lustres de cristal. Dura cerca de 30 minutos, de quarta a domingo.
  • Na sequência, antes que o astro-rei desapareça no horizonte, corra até o Mosteiro São João para assistir ao recital de canto gregoriano que ecoa da capela todos os dias, religiosamente a partir das 17h45. Se possível, chegue meia hora antes, pois a lojinha que vende pães, geleias e bolos caseiros.

4º dia – Nos trilhos

  • De uma estação no Capivari, em Campos do Jordão sai, de hora em hora, entre 10h e 17h, o bondinho que percorre a área urbana da cidade, num percurso de 7 km cumpridos em 50 minutos.
  • Após o passeio, prefira ver de perto a produção de bombons da fábrica Araucária, que fica perto da estação, na Avenida Macedo Soares. A visita é gratuita e, na alta temporada, eles permanecem abertos até o último cliente.
  • Outra boa opção de programa é a Casa da Xilogravura, no Bairro do Jaguaribe. Lá, vídeos e obras mostram a evolução das técnicas artísticas no processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz. O acervo reúne nomes como Lasar Segall, Lívio Abramo, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassman e Maria Bonomi. Com sorte, o tour pelo casarão pode ser guiado pelo idealizador do projeto, o professor Antonio Costella.
  • E para encerrar a estada com chave dourada, jante um fondue de queijo em um dos muitos restaurantes da região.

Onde comer em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do Jordão

Campos do Jordão também manda muito bem quando o assunto é gastronomia. As fondues são o grande sucesso do pedaço, mas também dá para se esbaldar com comida alemã e até com o pastel mais famoso da região.

Minhas sugestões de restaurantes são:

Le Foyer

O Le Foyer é um restaurante que fica dentro do hotel Chateau La Villette. O fondue da casa é delicioso e já foi eleito o melhor da cidade.

Baden Baden

Quem anda pelo centrinho de Campos do Jordão dá de cara como as charmosas mesas de madeira do restaurante Baden Baden. Além das cervejas, o local serve pratos típicos da gastronomia alemã.

Matterhorn

Em meio ao burburinho da região central, o Matterhorn recebe os viajantes com um ambiente aconchegante e embalado por música ao vivo. A sequência de fondue é o grande destaque da casa, que fica na parte de cima de um empório.

Harry Pisek

O Harry Pisek é conhecido como um dos melhores restaurantes alemães do Brasil. Vale a pena provar delícias como as salsichas artesanais e o clássico eisbein (joelho de porco).

Pastelão do Maluf

Quem gosta de pastel não pode deixar de ir ao Pastelão do Maluf. O local é um clássico de Campos do Jordão e já foi visitado por mais de 150 celebridades.

Onde ficar em Campos do Jordão

A região do Capivari é a mais procurada para hospedagem em Campos do Jordão. Isso porque os hotéis da área oferecem fácil acesso às principais atrações da cidade, permitindo que os viajantes realizem muitos dos passeios à pé.

Vila Abernésia também conta com boas opções de hotéis e pousadas. É ali que fica o centro comercial menos turístico de Campos do Jordão, frequentado, principalmente, pelos moradores locais.

Outros bairros bacanas para hospedagem, mas um pouco mais afastados do Centro, são Vila Inglesa, Alto do Capivari e Jaguaribe.

Nossas dicas de hotéis em Campos do Jordão são:

Pousada Recanto dos Sonhos 

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Pousada Recanto dos Sonhos 

Cercada pela natureza, a Pousada Recanto dos Sonhos oferece acomodações em charmosos chalés. O empreendimento fica a apenas 3 quilômetros de distância da Vila Capivari e conta com infraestrutura de lazer completa.

Veja avaliações e preços

Hotel Vila Inglesa 

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Hotel Vila Inglesa

O hotel Vila Inglesa é um dos mais tradicionais de Campos do Jordão. O local tem um belíssimo jardim florido, fazendinha, piscina coberta aquecida, restaurante e bar.

Veja avaliações e preços

Grande Hotel Campos do Jordão

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Grande Hotel Campos do Jordão

Os fãs de gastronomia podem ficar no Grande Hotel Campos do Jordão. Ali, funcionários e estudantes do Centro Universitário Senac se encarregam de surpreender os visitantes com pratos e bebidas diferenciados.

Veja avaliações e preços

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Campos do Jordão (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício

Econômicos 

Luxo

Também preparei um guia com mais dicas de hotéis em Campos do Jordão.

O que você precisa saber antes de ir a Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão – 17 atrações imperdíveis
Campos do JOrdão

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.