Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Roteiro

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Crédito: DepositPhotos

Roteiro


22 janeiro, 2024
POR: Maria Beatriz Vaccari


Quem procura o que fazer em Natal, no Rio Grande do Norte, encontra atrações que variam desde praias com areia branquinha até o maior cajueiro do planeta. De quebra, a capital serve de ponto de partida para ir aos principais pontos turísticos do estado.

A cidade conta com ótimos hotéis e resorts próximos às praias.  Normalmente, eles têm infraestruturas completíssimas – alguns, inclusive, trabalham com regime de alimentação all inclusive, ideal para viver dias de rei e relaxar para valer.

Neste post, vou listar as principais atrações de Natal. Além disso, criei alguns tópicos com informações importantes para te ajudar a organizar uma viagem memorável à capital potiguar.

O que fazer em Natal 

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Natal, no Rio Grande do Norte

Quem vai a Natal não pode deixar de fazer um passeio de bugue pela costa norte. Os percursos, que passam por praias e dunas, costumam ser bem emocionantes, já que os motoristas dos veículos adoram fazer manobras.

Os viajantes também podem curtir atrações como o Morro do Careca e os tradicionais shows de forró.

Como há muito o que fazer em Natal, listei os principais pontos turísticos do destino. Elas estão relacionadas abaixo:

  1. Ponta Negra
  2. Centro de Turismo
  3. Maracajaú
  4. Praia de Punaú
  5. Pirangi
  6. Genipabu
  7. Pipa

Pronto para conhecer tudo sobre Natal?

Onde fica Natal

Situada às margens do Rio Potegi, no Rio grande do Norte, Natal abriga alguns dos cenários naturais mais belos do Brasil. A capital é uma das mais populares quando o assunto é turismo no Nordeste.

Apelidada de Cidade do Sol, Natal tem uma média de 300 dias ensolarados por ano. O destino também é conhecido pelo ar puro.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Natal.

O que fazer em Natal 

Confira os detalhes das principais atrações de Natal.

1. Ponta Negra

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Ponta Negra

A região de Ponta Negra é lar de alguns dos restaurantes e bares mais badalados de Natal. Além disso, concentra ótimas opções de resorts.

Quando estiver na praia de Ponta Negra aproveite para tirar fotos do Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade.

Encontre aqui boas opções de hospedagem em Natal.

2. Centro de Turismo

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Centro de Turismo

Não deixe de visitar o Centro de Turismo de Natal. Trata-se de um complexo cultural onde é possível encontrar diversos tipos de artesanatos.

Situado no prédio de uma antiga prisão, o local também é ótimo para comprar roupas, chapéus e delícias locais, como as castanhas de caju.

  • Endereço: R. Aderbal de Figueiredo, 980
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 20h.

3. Maracajaú

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Maracajaú

A região de Maracajaú, ao norte de Natal, concentra belíssimas piscinas naturais. Quem pretende visitá-las deve reservar o passeio com antecedência, pois os horários de visita variam conforme a maré.

Minha dica é contratar a excursão a Maracajaú com snorkel. O roteiro leva os viajantes até a praia. Depois, segue de lancha até um ponto perfeito para mergulhar e observar espécies marinhas.

4. Barra do Punaú

O passeio à Barra do Punaú, na costa norte do estado, é ideal para os fãs de contato com a natureza. É ali que o rio Punaú encontra o mar, criando uma paisagem incrível.

A região também é conhecida por ter bons bares e restaurantes. Se tiver tempo, aproveite para ver o pôr do sol em um deles.

5. Pirangi

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Maior cajueiro do mundo, em Pirangi

A região de Pirangi conta com várias opções de passeios de barco que levam até os parrachos, que são piscinas naturais ideais para praticar snorkel.

O grande sucesso do pedaço, contudo, é o cajueiro, reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness Book. A árvore tem mais de 8.500 metros quadrados de copa – maior que um campo de futebol – e chega a produzir 80 mil cajus na temporada, de novembro a janeiro.

6. Genipabu

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Genipabu

A visita a Genipabu é imperdível. Ali, é possível passear de bugue pelas dunas. O mais legal é que os motoristas fazem manobras cheias de emoção nas encostas de areia das praias Redinha, Santa Rita, Porto Mirim e Muriú.

Entrar na lagoa de Genipabu, fazer esquibunda e andar de dromedário também são boas opções. Na hora do almoço, é fácil encontrar estabelecimentos excelentes na região de Jacumã.

7. Pipa

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Pipa

Pipa é um dos lugares mais legais e populares do Rio Grande do Norte. Ela fica a aproximadamente 1h30 de Natal.

A antiga vila de pescadores, descoberta por surfistas há pouco mais de 20 anos, tem uma infraestrutura de primeira, com inúmeros comércios, barzinhos e hotéis. Se puder, pernoite por lá e aproveite a vida noturna badalada do destino.

Como chegar a Natal

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Ganipabu

A melhor forma de chegar a Natal pode variar conforme a sua localização. O Aeroporto Internacional de Natal Governador Aluízio Alves é a principal porta de entrada para viajantes que estão fora do Rio Grande do Norte.

Ao procurar passagens aéreas, não deixe de comparar preços com a Vai de Promo. Trata-se de uma plataforma que reúne voos de diversas empresas aéreas em um único lugar. Sempre recorro a ela para encontrar boas promoções e economizar.

Outra possibilidade é ir a Natal de carro ou ônibus. A capital mais próxima é João Pessoa (PB), que fica a 185 quilômetros de distância.

Transporte em Natal 

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Genipabu

Quem prioriza conforto e flexibilidade de horários deve alugar um carro em Natal. Não é difícil dirigir pela cidade e boa parte dos hotéis e pontos turísticos contam com estacionamentos.

Minha recomendação para economizar com o aluguel de automóvel é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.

Também é possível se locomover com carros de aplicativos ou contratar transfers particulares em Natal.

Apesar de ser o meio mais barato, o sistema de transporte público não costuma ser uma boa opção. As linhas ficam bem cheias e são demoradas, fazendo com que o viajante perca muito tempo.

Quando ir a Natal

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Centro de Turismo, em Natal

O clima em Natal é predominantemente quente e ensolarado. Por isso, o destino costuma ser propício para pegar praia e fazer passeios sem preocupações em qualquer época do ano.

As chuvas são muito raras entre setembro e janeiro. Elas ocorrem, principalmente nos meses de abril, maio, junho e julho, acompanhadas de temperaturas altas.

Roteiro de 3 dias em Natal 

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Piscinas naturais

As principais atrações de Natal podem ser exploradas pelos viajantes ao longo de três dias ou mais. Abaixo, fiz uma sugestão de roteiro com os melhores pontos turísticos da cidade.

1 º dia – Genipabu

  • Comece o dia cedo, em um passeio de bugue pelas douradas dunas de Genipabu, que ficam bem próximas a Natal.
  • O passeio inclui manobras cheias de emoção nas encostas de areia e paradas nas praias de Redinha, Santa Rita, Porto Mirim e Muriú.
  • Aproveite também o banho na lagoa de Genipabu, o esquibunda e o exótico passeio de dromedário. Jacumã, cheia de arrecifes, costuma ser o ponto de parada na hora do almoço.
  • De volta ao hotel, no final da tarde, aproveite para tomar um banho de piscina – Natal é famosa por ter seu setor hoteleiro à beira-mar, com ótimas piscinas com vista para o oceano.
  • À noite, siga para a região de Ponta Negra, onde ficam os restaurantes e bares mais badalados da cidade.

2º dia – Centro do Turismo e Ponta Negra

  • Siga no sentido sul para conhecer uma das atrações mais famosas de Natal, o maior cajueiro do mundo – tão grande que ocupa um quarteirão inteiro! A área do cajueiro virou parque e é um dos lugares mais frescos da quente Natal.
  • Visite o Centro de Turismo, que fica em uma antiga prisão no alto da cidade, para adquirir produtos locais como castanhas de caju, chapéus, peças em argila e vidro, vestuário de verão e temperos locais.
  • Passeie pela praia de Ponta Negra e visite o Vilarte, famoso mercado de artesanato local. Aguarde o entardecer em um bar com mesas na areia perto do final da praia, colado no Morro do Careca, para assistir ao pôr do sol mais famoso da cidade.
  • Escolha um restaurante de comida local: Natal é famosa pela qualidade de seus camarões e de sua carne de sol.

3º dia – Maracajaú

  • Acorde cedo para seguir no sentido norte, na direção das piscinas naturais de Maracajaú. É um passeio que precisa ser agendado previamente e cuja duração e horários dependem da maré.
  • Ao chegar na Praia de Maracajaú, você vai receber instruções para o mergulho livre (com snorkel) ou autônomo (com tanque de ar).
  • O passeio de catamarã leva 30 minutos para chegar a um ponto no meio do mar com arrecifes repletos de peixes e vida marinha. Os catamarãs servem comida e bebida para os mergulhadores.
  • Na volta, visite a praia de Punaú, que tem bares e restaurantes acolhedores.
  • Jante em Ponta Negra ou fique na região de Pirangi, local dos animados Taverna Pub Medieval Bar e do Rastapé, onde o forró ferve nas noites de sexta e sábado. Outra opção, mas somente nas noites de quinta, é o Forró com Turista, no Centro de Turismo, com show de repentistas e forró tradicional para todo mundo dançar.

Onde comer em Natal 

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Frutos do mar figuram entre os destaques da gastronomia de Natal

Quem gosta comer camarões e frutos do mar encontra ótimas opções de restaurantes na capital potiguar. A cidade também é famosa por preparar deliciosas receitas com carne de sol.

Separei algumas sugestões de onde comer em Natal:

  • Camarões 
  • Mangai
  • A Cozinharia 
  • Mercado Público da Redinha

Camarões 

Com várias unidades, o Camarões é um dos restaurantes mais famosos do destino. Como o próprio nome já diz, a especialidade da casa é frutos do mar.

Mangai

O Mangai é uma boa opção para almoçar ou jantar em Ponta Negra. A carne de sol com nata é um dos grandes destaques do cardápio.

A Cozinharia 

A Cozinharia conta com um menu bem variado. As opções vão desde peixes e frutos do mar até massas, carnes e receitas vegetarianas.

Mercado Público da Redinha

Quem vai ao Mercado Público da Rendinha precisa provar a iguaria mais famosa do pedaço. Trata-se da ginga com tapioca, feita com peixes miúdos fritos no óleo de dendê, espetados em palitos de coqueiro e servidos com tapioca.

Onde ficar em Natal

Ponta Negra é uma das melhores áreas para se hospedar em Natal. Além de contar com uma bela praia e várias atrações, o local tem muitas opções de hotéis e resorts confortáveis.

Acomodações na Via Costeira também são boas opções. A região, contudo, é mais indicada para quem pretende passar bastante tempo aproveitando as atrações de lazer dos resorts, já que quase não tem comércios ou restaurantes próximos.

A região central da cidade tem opções de hospedagem um pouco mais baratas. Entretanto, é preciso ficar atendo à distância dos pontos turísticos e a fatores como o trânsito, que é mais intenso.

Minhas dicas de hotéis em Natal são:

Ocean Palace All Inclusive Premium 

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Ocean Palace All Inclusive Premium

Pertinho das Dunas, da Praia de Ponta Negra e do Morro do Careca, o Ocean Palace All Inclusive Premium é um dos melhores resorts de Natal. O complexo tem cinco restaurantes, 14 piscinas e muitas opções de lazer.

Veja preços e avaliações

Ibis Natal

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Ibis Natal

O Ibis Natal oferece acomodações com um bom custo-benefício. O hotel fica perto da Arena das Dunas e a 25 quilômetros de Genipabu.

Veja preços e avaliações

Golden Tulip Natal Ponta Negra

Divulgação/Reprodução
O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Golden Tulip Natal Ponta Negra

Situado na região de Ponta Negra, o Golden Tulip Natal é conhecido pelo excelente atendimento. O empreendimento tem acomodações completas, restaurante e uma deliciosa piscina ao ar livre.

Veja preços e avaliações

Além deles, recomendo considerar os seguintes hotéis em Natal (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício

Econômicos

Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Natal

O que fazer em Natal – Dicas e 7 atrações imperdíveis
Praia de Pipa

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:

 





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.