Roteiro
Roteiro pelo norte da Espanha – Gaudí, Compostela e mais
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 20/Setembro/2024
- Paulo Basso Jr.
O norte da Espanha é uma região repleta de boas surpresas para os viajantes. Um roteiro por lá pode incluir experiências como provar bons vinhos no País Basco, visitar obras fantásticas de Gaudí, ir a praias e peregrinar até a mítica cidade de Santiago de Compostela.
Dá para fazer o trajeto de carro, o que é bastante recomendável (use este comparador online para encontrar boas ofertas), ou até mesmo cruzar o norte da Espanha de trem. Confira as principais atrações pelo caminho.
- Zaragoza
- La Rioja, no País Basco
- Burgos
- Astorga
- Ponferrada
- Corunha
- Santiago de Compostela
- Rias da Galícia
- Vigo
Abaixo, apresentarei cada uma delas em detalhes: E aí, pronto para encarar este roteiro incrível no norte da Espanha?
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 e ganhe 15% de desconto
Roteiro no Norte da Espanha
A porta de entrada da Espanha para os brasileiros costuma ser Madri, que está ligada ao Brasil por voos diretos. Na hora de comprar as passagens aéreas, minha dica é usar este metabuscador, que compara as ofertas de diversas empresas de uma só vez e permite pagamento parcelado.
Da capital espanhola, dá para chegar de carro alugado ou trem à Zaragoza. Este é o lugar ideal para começar o roteiro pelo Norte da Espanha, que segue por diversos lugares simbólicos do Caminho de Santiago Francês até chegar a Vigo.
Veja o que fazer em cada uma das principais cidades do trajeto.
Zaragoza
De Madri, onde a maioria dos brasileiros que vai à Espanha chega (compare aqui os valores das companhias que voam para lá), parte um trem AVE, o mais rápido da Espanha, para Zaragoza, já no norte do país. A cidade conta diversos pontos de interesse e serve de aperitivo para quem deseja se render à deliciosa gastronomia espanhola. Quem quiser, pode até fazer um tour gratuito por lá.
Um dos destaques de Zaragoza é a área construída para a Exposição Internacional de 2008. O local tem um paisagismo futurista e reúne diversos pavilhões, como o de Aragón e o de España. Há ainda pontes, esculturas e a linda Torre del Agua, erguida junto ao belo Parque del Agua.
Basílica de Nossa Senhora do Pilar
A principal atração de Zaragoza, no entanto, é a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Dá para visitá-la por conta ou fazer tours guiados, caso queira se aprofundar na história.
Com arquitetura imponente e cúpulas pintadas de verde, amarelo, azul e branco, que curiosamente lembram a bandeira do Brasil, o local atrai peregrinos que desejam se ajoelhar e tocar na parte de trás da imagem da padroeira das nações hispânicas (apenas crianças pequenas podem beijar e tocar na parte da frente da santa).
A basílica guarda ainda duas obras de Francisco de Goya, um dos maiores pintores da Espanha.
Outra igreja importante que merece ser visitada na região é a Catedral del Salvador, que tem arquitetura belíssima. Alguns passeios guiados combinam ambos os pontos turísticos, o que pode ser útil para quem deseja ganhar tempo.
Palácio da Aljafería
Antes de seguir viagem pelo norte da Espanha, passe pelo Palácio da Aljafería. Parecida com um castelo, a edificação serviu como residência real espanhola e conta com diversos motivos mouros, herança da época em que os mulçumanos dominaram a Península Ibérica.
La Rioja, no País Basco
A experiência gourmet do roteiro espanhol tem um dos seus auges no segundo dia de viagem, durante a visita guiada à região de La Rioja, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos espanhóis.
Por lá, despontam algumas vinícolas-design, como a Marqués de Riscal, situada em uma área repleta de parreiras deslumbrantes em pleno País Basco, um dos destinos enogastronômicos mais venerados do mundo.
Trata-se da segunda vinícola mais bela do mundo para se visitar, segundo a World’s Best Vineyards Academy (a primeira é a Catena Zapata, em Mendoza, na Argentina).
Marqués de Riscal
Durante o passeio pela Marqués de Riscal é difícil saber o que impressiona mais: a qualidade das apresentações a respeito da produção do vinho local, os armazéns com barris perfeitamente organizados ou o arrojado hotel construído em meio a vinícola, cujo projeto é assinado pelo canadense Frank O. Gehry, o mesmo do Museu Guggenheim de Bilbao.
E olha que ainda há uma quarta opção: os vinhos tintos e brancos servidos ao fim do passeio em uma varanda com vista para os vilarejos locais, todos eles cercados por belíssimas parreiras.
Burgos
O roteiro pelo norte da Espanha de trem ou carro pode seguir então para Burgos. A entrada na cidade, situada na província de Castela-León, se dá de modo triunfal, ao atravessar o Arco de Santa Maria, o portão mais majestoso que sobrou do antigo muro medieval que cercava a região.
Catedral de Burgos
Alguns passos adiante está a terceira maior catedral da Espanha, atrás apenas das de Sevilha e Toledo. Erguida em estilo gótico, a Catedral de Burgos tem altares suntuosos e foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1984.
Uma boa dica é fazer um tour guiado para conhecer seus detalhes. São tantos que, se você for por conta, muita coisa passa despercebida.
Caminho de Santiago
Em frente à Catedral de Burgos é comum avistar peregrinos que seguem a pé para Santiago de Compostela, com mochilas nas costas e bastão de apoio para facilitar a caminhada. Isso porque Burgos é um dos principais pontos do trajeto francês, o mais famoso entre os que seguem para a histórica cidade da Galícia.
Atapuerca
Burgos também serve de apoio para quem deseja visitar um sítio histórico que retrata uma peregrinação muito, mas muito mais antiga que a de Compostela pelo norte da Espanha. Trata-se de Atapuerca, uma das áreas arqueológicas mais importantes do mundo.
Por conta da construção de uma linha de trem que, anos atrás, cortaria a serra situada a 15 km de Burgos, ali se descobriu os restos humanos mais antigos da Europa e o maior depósito de fósseis humanos da história.
Durante o tour pelo local, especialistas contam um pouco sobre a evolução da espécie nos últimos 900 mil anos.
Astorga
Astorga, outro destino que vale ser visitado por um roteiro pelo norte da Espanha, reúne duas das joias arquitetônicas mais fotogênicas do trajeto:: o Palácio Episcopal e a Catedral de Astorga.
Palácio Episcopal e a Catedral de Astorga
Localizadas uma de frente para outra, a enorme catedral de estilo gótico e barroco da cidade e o Palácio Episcopal, que mais parece um castelo de contos de fadas cercado por um lindo jardim, são os símbolos de Astorga.
A catedral serve de refúgio para muitos peregrinos que seguem para Santiago de Compostela. O palácio, por sua vez, é uma das três únicas edificações construídas por Antoni Gaudí fora de Barcelona.
O Palácio Episcopal e à Catedral de Astorga estão entre os pontos turísticos mais espetaculares da viagem. Por isso, optei por conhecê-los em um tour guiado e não me arrependi. É como entrar em um museu, tamanha a quantidade de maravilhas de ambas as atrações.
Feira às terças
Todas as terças-feiras há uma feira no centro de Astorga. Nela é possível comprar roupas, lenços e sapatos baratos, além de provar deliciosos churros salgados.
Símbolos dos peregrinos
Andando por Astorga, é fácil se deparar também com albergues, esculturas que simbolizam a peregrinação a Santiago de Compostela, placas da concha de vieira que simboliza o caminho e, claro, peregrinos, já que a cidade está na confluência de dois dos mais importantes caminhos de Santiago: o francês e a Via de la Plata, que tem início em Sevilha, no sul da Espanha.
Para sentir essa atmosfera na pela, minha dica é fazer um tour gratuito em Astorga. É rápido, prático, divertido e o que é melhor: acessível para todos.
Ponferrada
Astorga está ligada a 1h30 de trem pelo norte da Espanha com a linda cidade de Ponferrada. A região é repleta de mistérios e lendas, que são apresentados em um ótimo tour gratuito realizado por lá.
O destaque de Ponferrada, sem dúvida, é um castelo típico de contos de fadas. E é para lá que eu fui assim que cheguei à cidade.
Castillo de Ponferrada
O Castelo de Ponferrada é uma edificação templária do século 11. Mais do que visitar o castelo em tours guiados, é possível almoçar dentro dele.
Algumas vezes, a recepção se dá em alto estilo: dos dois lados da ponte que dá acesso à construção milenar, filas de mulheres vestidas com capas e bandeiras brancas bordadas com cruzes vermelhas saúdam os convidados.
Já em uma sala do interior do castelo, aberta apenas em ocasiões especiais, é possível saborear saladas, porções de polvo temperadas com páprica e carne de porco, além de vinhos muito bem selecionados.
Las Médulas
Las Médulas é uma área nos arredores de Ponferrada que corresponde ao que restou de uma antiga exploração de ouro pelos romanos que dominaram a região.
O parque, ao qual se chega de ônibus, é pontuado por túneis, cavernas e pedaços rochosos escarpados de uma antiga montanha que foi detonada pela ação do homem.
O resultado, apesar de não ter sido uma obra da natureza, é belíssimo, sobretudo no fim da tarde, quando as rochas ganham tons alaranjados.
Também parte dos caminhos de Santiago, Las Médulas são o cenário perfeito para meditar ao final do dia antes de seguir viagem rumo a um dos pontos mais desejados do norte da Espanha: Santiago de Compostela.
Corunha
Uma vez na Galícia, vale a pena visitar Corunha. A cidade tem belas praias, onde as espanholas fazem topless, bem como feiras medievais realizadas durante o verão, uma praça histórica cercada de cafés, chamada Maria Pita, e a Torre de Hércules, do século 2º, o farol romano mais antigo que continua em pé no mundo.
Para conhecer tudo isso, experimente fazer este tour gratuito. Ele dura apenas duas horas e passa por diversas atrações.
Santiago de Compostela
Entre os inúmeros mistérios que rondam as míticas rotas que, desde o século 9º, levam multidões de peregrinos a Santiago de Compostela, cidade situada na Galícia, ao norte da Espanha, a história mais aceita a respeito da concha de vieira, o principal símbolo do trajeto, é uma das que mais despertam curiosidade.
Reza a lenda que os sulcos que se formam no casco e partem rumo ao centro do molusco típico da região indicam que, de uma forma ou de outra, “todos os caminhos levam a Santiago”. Então, é para lá que todos vão.
História
A cidade de Santiago de Compostela foi fundada no século 9º, quando o suposto túmulo de São Tiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo, teria sido encontrado na região. A partir de então, o local se transformou em um dos maiores centros de peregrinação o mundo, atrás apenas de Roma, na Itália, e Jerusalém, em Israel.
Diário de um Mago
Desde que a Catedral de Santiago de Compostela foi erguida nos séculos 11 e 12 para guardar as relíquias de São Tiago, o número de pessoas que se dirigem para a cidade aumentou progressivamente, chegando a alguns milhares nas décadas de 1970 e 1980.
Porém, foi com a popularização do livro O Diário de um Mago, de Paulo Coelho, que o caminho explodiu. Assim, desde o início dos anos 1990, cerca de 200 mil peregrinos passaram a ir para lá todos os ano.
Obradóiro
O Obradóiro é a praça que guarda a Catedral de Santiago de Compostela. No dia 25 de julho, o local fica lotado de peregrinos, viajantes comuns e nativos ávidos por assistir a um espetáculo grandioso de fogos e luzes que é realizado em torno da catedral.
A praça também serve de palco para o Parador dos Reis Católicos, prédio que fica em frente à catedral e foi usado historicamente como centro de hospitalidade dos peregrinos antes de se transformar em um hotel cinco estrelas. É um excelente lugar para se hospedar na região.
Catedral de Santiago de Compostela
Diante da monumental Catedral de Santiago de Compostela parece realmente emanar uma energia diferente, bastante positiva, que parece ser ainda mais contagiante dentro da igreja.
Um dos destaques é Pórtico da Glória, a obra em que os peregrinos costumavam tocar para celebrar o cumprimento do trajeto – hoje, o portal, que ficou célebre por ser um dos primeiros da história a ter a presença de santos sorrindo, está cercado por grades e não pode ser tocado.
No altar, desponta outro símbolo da catedral: o botafumeiro, uma espécie de defumador de 1m60 que, em ocasiões especiais, é erguido por oito pessoas e balançado por toda a igreja de modo a soltar muita fumaça. Diz a lenda que o rito foi criado para diminuir o mau cheiro provocado pelo odor corporal dos peregrinos que chegavam ao local após caminhar por dias.
Na parte de trás do altar, é comum ver peregrinos abraçando a estátua de São Tiago. É ali que fica também a urna que corresponde ao suposto túmulo do apóstolo. Independentemente de fé ou religião, a cena é comovente e revela toda a compensação pelo esforço de se chegar até lá.
Para conhecer todos esses detalhes, muita gente opta por fazer uma visita guiada pela Catedral de Santiago. Ela ainda passa pelo museu, onde dá para conhecer diversas histórias locais. Eu fiz por conta, mas confesso que fiquei com vontade de aprender mais com os guias.
Outras atrações de Santiago de Compostela
Do lado de fora da igreja, Santiago de Compostela tem ainda mais a oferecer. É uma delícia caminhar pelas praças e ruas medievais da cidade, todas elas construídas de modo a direcionar as pessoas à catedral e permitir que, de longe, se aviste suas enormes torres. É o que ocorre quando você faz este tour gratuito pela região.
Na Calle Franco, repleta de restaurantes, tabernas e lojas que vendem toda sorte de conchas, é possível visitar um dos claustros que hoje pertence à universidade local, uma das maiores da Espanha.
É pelo fato de reunir muitos jovens universitários e viajantes, inclusive, que Santiago de Compostela vive em clima de animação constante e celebra diversas festas.
Rias da Galícia
A partir de Santiago de Compostela é possível seguir para o litoral ad Espanha, onde dá para fazer passeios de barco em Vilagarcía de Arousa. As embarcações geralmente ancoram ao lado de viveiros de mariscos, onde é possível prová-los frescos e dar comida no bico de gaivotas.
Confira aqui mais informações e valores do tour. É bem divertido e uma maneira original de explorar a região.
Vilagarcía de Arousa fica em meio a uma das formações geográficas caraterísticas da região, as rias, oriundas de uma foz de rio que invade a costa e dá corpo a braços de água que permeiam vales submergidos.
O visual é semelhante ao dos fiordes e salta aos olhos nos arredores de Pontevedra, O Grove e Sanxenxo, alguns dos destinos litorâneos de férias prediletos dos espanhóis.
Com tempo, vale a pena ainda visitar Cambados, uma pequena vila praiana da Galícia, onde é possível visitar lojinhas e comprar o vinho branco típico da região, o Alvarinho.
Vigo
Pelo norte da Espanha de trem ou carro dá para chegar também a Vigo, cidade industrial marcada por uma marina que permite agradáveis passeios à beira-mar e pela histórica La Piedra, uma rua recheada de restaurantes que servem ostras.
Lá também tem tour gratuito, e dos bons. Taí um ótimo destino para fechar a viagem com estilo.
O que você precisa saber antes de ir ao norte da Espanha
Quando planejei minha viagem para o norte da Espanha, recorri a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consegui comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar euro. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis