Atrações
15 razões que fazem de Nashville uma das cidades mais legais dos EUA
- Créditos/Foto:Jake Matthews - Divulgação
- 16/Setembro/2024
- Paulo Basso Jr.
Tem gente que a chama de Nashvegas, por conta da semelhança com Las Vegas, no que se refere à diversão. Nashville, capital do Tennessee, é mesmo uma espécie de Cidade do Pecado do sul dos Estados Unidos, com uma noite regada a festas, churrasco e uísque.
Na chamada Cidade da Música, berço da country music, a farra rola de segunda a segunda, até às 3h da manhã, algo raro na terra do Tio Sam. Não à toa, o destino faz parte da famosa Rota da Música (ou Rota do Blues) dos EUA, que inclui ainda Memphis e New Orleans, entre outros destinos.
Confira 15 motivos para viajar para lá e acesse também este guia completo com o que fazer em Nashville, com dicas de hotéis e restaurantes.
O que fazer em Nashville, no Tennessee
As 15 principais atrações de Nashville são:
- Broadway
- Bares de moonshine
- Churrasco do Tennessee
- Murais coloridos
- Country Music Hall of Fame
- RCA Studio B
- Hóquei sobre o gelo e futebol americano
- Museu do Johnny Cash
- Ryman Auditorium
- Grand Ole Opry
- Antique Archaeology
- Museus de arte
- Compras
- Parthenon
- Fábrica da Jack Daniel
Veja detalhes de cada uma delas:
1 – Broadway
A Broadway é a avenida mais turística de Nashville. É lá que ficam os honky tonks, como são conhecidos os divertidos bares com bandas ao vivo típicos do interior dos Estados Unidos. Os que mais lotam são o Luke Bryan’s 32 Bridge e o Jason Aldean’s Kitchen.
Entre os mais tradicionais destacam-se o Tootsies Orchid Lounge, o The Stage on Broadway e o Acme Feed & Seed. E ainda tem os enormes Honky Tonk Central e Rippy’s Bar & Grill.
Quase todos eles têm palcos próximos às janelas que dão para as ruas, onde bandas se apresentam dia e noite, tocando country e rock. Não estranhe se, na Broadway, ver ônibus e bicicletas comunitárias com balcões de bebidas, onde rolam altas festas, sobretudo despedidas de solteiros.
2 – Bares de moonshine
Uma vez em Nashville, vale a pena provar um moonshine. O termo se refere a bebidas destiladas com alto teor alcoólico produzidas, geralmente, de forma ilícita e engarrafadas antes da suavização com água que dá origem, por exemplo, ao uísque. Alguns rótulos chegam a apresentar 64% de álcool.
Desde a Lei Seca, é difícil encontrar moonshines à venda dos Estados Unidos, mas a capital do Tennessee conseguiu algumas liberações.
Um dos melhores lugares para provar a bebida é a Ole Smoky Distillery/Yee-Haw Brewing Co. Lá rolam degustações de 13 sabores a partir de US$ 5. O honky tonk Bootleggers Inn, na Broadway, também vende moonshine.
Já contratou o seguro viagem? Use o cupom ROTADEFERIAS15 e ganhe 15% de desconto
3 – Churrasco do Tennessee
É no Tennessee que se encontra o melhor churrasco do sul dos Estados Unidos. Para provar pratos típicos, como brisket e pulled pork, vale a pena visitar algumas casas em Nashville.
Uma das principais é a Mission BBQ, que fica no shopping Opry Mills, em uma área mais moderna da cidade. Na Broadway, a churrascaria mais famosa é a Jack’s Bar-B-Que.
Quem quiser também pode provar os frangos fritos locais, também bastante apreciados. Um dos endereços mais famosos é o Hattie B’s Hot Chicken.
4 – Murais coloridos
Pertinho do centro, o The Guch é um dos bairros mais legais de Nashville. O espaço concentra uma série de murais coloridos, inclusive um com asas gigantes, em frente do qual a galera faz fila para bater fotos.
A região também concentra bons bares e restaurantes, a exemplo do mexicano Saint Añejo. Não deixe de tomar um sorvete na ótima Jeni’s Splendid Ice Creams, que prepara as casquinhas na própria casa.
5 – Country Music Hall of Fame
Nashville é palco do Country Music Hall of Fame, um belíssimo museu dedicado à música country. O local reúne diversas referências ao estilo musical, com instrumentos, roupas e detalhes que contam a trajetória desde Minnie Pearl até Alan Jackson. Destaque para o Cadillac branco com maçanetas de ouro, TV e geladeira, que pertenceu a Elvis Presley e está exposto por lá.
O local também abriga uma enorme sala circular, onde está o Hall da Fama do Country, e a Hatch Show Print, um das primeiras casas do mundo a imprimir pôsteres de shows. Passe por lá para conhecer a colorida loja do espaço.
Veja o valor do ingresso para o Country Music Hall of Fame e o RCA Studio B.
6 – RCA Studio B
Uma das opções de ingressos do Country Music Hall of Fame dá direito a um tour de ônibus e uma visita ao RCA Studio B. Foi la que Elvis gravou a maior parte de seus sucessos. Ao todo, foram mais de 250 músicas.
Outros artistas, como Chet Atkins e Roy Orbison, também gravaram por lá. Durante o tour, é possível tocar no piano favorito de Elvis e escutar o Rei do Rock no estúdio iluminado do jeito que ele gostava.
7 – Hóquei sobre o gelo e futebol americano
Em frente ao Country Music Hall of Fame, no centro, pertinho da Broadway, é possível encontrar a Bridgestone Arena, a casa dos Predators, time de hóquei no gelo local. Caso seja temporada, vale a pena assistir a um jogo da equipe, que é uma das mais tradições da NHL.
Há algumas quadras dali, pertinho da bela ponte John Seigenthaler Pedestrian Bridge, está a Nissan Arena, palco dos Tennessee Titans, o time de futebol americano de Nashville. É uma oportunidade e tanto de ver um jogo da NFL ao lado da animada torcida local.
8 – Museu do Johnny Cash
Este pequeno museu foi criado por Bill Miller, um dos melhores amigos de Johnny Cash.. Ali, os fãs se deparam com roupas, acessórios, partituras, poemas, desenhos, campanhas ativistas e instrumentos do Homem de Preto.
Há uma série de totens interativos, nos quais dá para ouvir músicas, e referências a June Carter, o grande amor da vida de Cash. No saguão do museu tem um café e, ao lado, um restaurante dedicado ao cantor e compositor.
8 – Ryman Auditorium
Conhecido como Igreja Matriz do country, o Ryman Auditorium é um templo cristão erguido no final do século 19 que se transformou em casa de shows. Por ali já sés apresentaram grandes nomes, de Louis Armstrong a Foo Fighters, passando por Taylor Swift, Tom Petty, Neil Young, Cat Stevens, Beach Boys e Bruce Springsteen.
É possível fazer tours pela casa, visitar os camarins e tirar uma foto no palco, que é feito com madeira brasileira. De 1943 a 1974, o Ryman Auditorium foi usado para a gravação do Grand Ole Opry, o programa de rádio que está no ar, sem interrupções, há mais tempo no mundo.
10 – Grand Ole Opry
Depois que deixou de ser gravado no Ryman Auditorium, o programa de rádio Grand Ole Opry ganhou uma moderna casa de shows ao lado do shopping Opry Mills. Quem quiser pode ir até lá, em vários dias da semana, para assistir à gravação, com ingressos que giram em torno de US$ 70.
Durante aproximadamente duas horas, cerca de 12 bandas ou duplas de country se apresentam, tocando duas ou três músicas cada. O detalhe é que, no centro do palco, há um pedaço de piso redondo, de madeira mais clara, que foi levado do Ryman Auditorium para lá.
11 – Antique Archaeology
Se você já assistiu ao programa “Caçadores de Relíquias”, que no Brasil passa no canal History, precisa visitar a loja da Antique Archaeology que fica na cidade, a segunda nos Estados Unidos que pertence aos protagonistas da série – a sede fica em Le Claire, no Iowa.
Cheia de quinquilharias, conta com máquinas antigas de refrigerante, placas de estúdios, motos e instrumentos musicais. Ela fica no Marathon Village, um shopping construído em uma antiga montadora de automóveis.
12 – Museu de arte
O Frist Center for the Visual Arts é o museu de artes mais badalado de Nashville. O espaço organiza diversas exposições temporárias ao longo do ano, que duram cerca de três meses. Fica em um prédio de mármore branco, onde funcionou o correio da cidade.
13 – Compras
Quem anda pela Broadway se depara com uma série de lojas de botas, chapéus e outros acessórios típicos do country. Os fãs de disco de vinil, por sua vez, podem visitar a Third Man Records, loja moderninha e colorida fundada pelo compositor e cantor Jack White.
Se a ideia é fazer compras mais convencionais, vá ao shopping Opry Mills, com diversas outlets de marcas queridinhas dos brasileiros.
14 – Parthenon
Parece Grécia, mas não é. Quem vai ao no Centennial Park, uma das áreas verdes da cidade, dá de cara com um Parthenon – igual ao de Atenas mais inteirão. Ele foi construído em 1897 para uma exposição em homenagem ao centenário do Tennessee.
À época, Nashville era chamada de “Atenas do Sul dos EUA”, por investir muito em educação. O espaço funciona como museu e tem como destaque uma estátua folhada a ouro de 13 metros de altura da deusa Atena.
15 – Fábrica da Jack Daniel
Quem vai a Estados Unidos tem uma belíssima oportunidade de passear pelos arredores da cidade, onde fica Lynchburg. Ali, vale a pena fazer uma visita à fábrica da Jack Daniel, que produz o uísque mais famoso do Tennessee.
Durante o tour dá para conhecer o processo de produção, saber curiosidades a respeito de Jack Daniel e participar de degustações. O detalhe é que Lynchburg fica em um condado onde é proibido vender bebidas alcoólicas, mas a destilaria conta com uma licença especial. Há diversos rótulos comemorativos na lojinha.
Reserve o tour de Nashville a Lynchburg para visitar a fábrica da Jack Daniel
Onde ficar em Nashville
Há boas opções de hotéis em Nashville. Quanto mais próximo a Broadway você ficar, menos terá de usar transporte público, já que diversas atrações da cidade ficam por lá. Downtown e SoBro são excelentes opções nesse sentido. A região de The Gulch também é indicada, pois concentra opções de gastronomia e compras..
Entre os hotéis de Nashville que indico, destaco os selecionados abaixo.
Bobby Hotel
Luxuoso, tem estilo de hotel-butique e fique no centro de Nashville. Tem piscina, um bar todo colorido e quartos enfeitados com motivos musicais.
—
The Westin Nashville
Na região do SoBro, segue o padrão da rede, com quartos confortáveis. Destaque para a piscina, no alto do prédio.
—
Fairfield Inn & Suites
O grande barato deste hotel é que ele fica no The Gulch, uma das áreas mais transadas para quem procura o que fazer em Nashville, Tennessee. Tem quartos simples, porém confortáveis.
—
Sentral SoBro
Hotel muito bem localizado em SoBro, Fica próximo da destilaria Ole Smoky Moonshine e conta com uma bela piscina. As acomodações são de estilo apartamento, o que favorece bastante quem busca conforto e deseja economizar fazendo algumas refeições por lá, como o café da manhã.
—
Outros hotéis em Nashville
Confira boas recomendações de hotéis em Nashville:
Para quem procura boa relação custo-benefício, as dicas são:
- Drury Plaza Hotel Nashville Downtown
- Hyatt House Nashville at Vanderbilt
- Residence Inn by Marriott Nashville Downtown/Convention Center
Você terá doses extras de conforto ao se hospedar nos seguintes endereços:
Quem busca alto luxo deve considerar:
O que você precisa saber antes de ir a Nashville
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dólar. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da Seguros Promo, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Vale a pena consultar também as ofertas da America Chip. Ambos, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto) e America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Memphis
- O que fazer em New Orleans
- Rota do Blues nos EUA (ou Rota da Música)
- Como tirar o visto americano
- Como converter tamanhos de roupas e calçados nos EUA
- O que fazer em Nova York
- O que fazer em Miami
- O que fazer em Orlando fora dos parques
- Roteiro de Miami a Orlando de carro
- Roteiro na Universal Studios, em Orlando
- O que fazer em Tampa
- O que fazer em Chicago
- O que fazer em Las Vegas
- O que fazer em Los Angeles
- Roteiro de 1 dia em San Francisco
- O que fazer em San Diego
- O que fazer em Washington D.C.
- O que fazer em Boston
- O que fazer na Filadélfia
- O que fazer em Dallas
- O que fazer em Houston
- O que fazer em Austin
- O que fazer em San Antonio
- O que fazer em Atlanta
- O que fazer em Seattle