Notícias
6 lugares para viajar em feriados, no Brasil e no mundo
- Créditos/Foto:Visual Hunt
- 20/Março/2018
- Redação
Feriados não faltam no Brasil ao longo do ano, especialmente em 2018. Pensando nisso, a Kayak, ferramenta digital para pesquisa sobre destinos, listou seis opções de lugares para viajar em feriados, alguns por aqui e outros no exterior.
LEIA MAIS: FOUR SEASONS INAUGURA RESORT EM ILHA EXCLUSIVA DE SEYCHELLES
PARQUE AQUATICA COMPLETA 10 ANOS COM NOVIDADES
Lugares para viajar em feriados – 2018
Dia do Trabalhador
O Dia do Trabalhador em 2018 consistirá em um feriado que vai de 28 de abril (sábado) a 1º de maio (terça-feira). A pedida para o período pode ser o Deserto do Atacama, no Chile. O local é o deserto mais mais seco do mundo e tem cerca de 105 mil quilômetros quadrados com atrações incríveis. Quem acha que nele só se encontram dunas de areia, não imagina que é possível chegar em lagos a 4 mil metros de altitude, desertos de sal, vasta vida selvagem e a presença de muitos flamingos.
O vilarejo de San Pedro de Atacama serve de base para o roteiro, já que oferece ótimas estruturas de hospedagem – de albergues a hotéis all inclusive. Para chegar ao Deserto do Atacama, o primeiro passo é pegar um voo até Santiago, capital chilena, e dali seguir para o aeroporto de Calama, ao norte. Dali dá para seguir em vans para San Pedro de Atacama.
Corpus Christi
Entre os lugares para viajar em feriados pelo Brasil, a Amazônia pode ser uma boa aposta, especialmente no Corpus Christi, que neste ano vai de de 31 de maio a 3 de junho. A maior floresta tropical do mundo possui cerca de um milhão de espécies de animais e é perfeita para quem busca uma experiência em meio à natureza selvagem.
Uma série de passeios, como trilhas na mata fechada, acampamentos na selva, cachoeiras, rios e observação de animais fazem parte do roteiro de aventura. Cidades como Presidente Figueiredo e Novo Airã são ótimas para curtir ao ar livre.
Se você deseja uma experiência completa, hospede-se em um hotel na selva – a maioria deles oferece diárias com refeições e passeios já inclusos. A porta de entrada da Floresta Amazônica é a cidade de Manaus, e a melhor forma de chegar lá é pegando um voo até a cidade.
Independência
O feriado de Independência do Brasil cairá em uma sexta-feira (7 de setembro), bem no começo da primavera, quando a temperatura já começa a ficar mais alta em muitas regiões do país. Por isso, uma boa dica pode ser aproveitar alguns dias de lazer em Jericoacoara.
A vila de pescadores, localizada a 300 km da cidade de Fortaleza, oferece opções de passeios para todos os gostos. Para quem curte surfe, as praias de Jericoacoara são ótimas para iniciantes – o kitesurfe e windsurfe são esportes muito populares na região. Passeios de quadriciclos também fazem sucesso entre os turistas – uma corrida até a lagoa do Cavalo Marinho não pode faltar no roteiro.
Passar o fim de tarde no alto da Duna do Pôr do Sol, com 30 metros, é uma experiência e tanto. Para chegar em Jericoacoara é preciso pegar um voo até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e se locomover à vila e por estrada.
Finados
O feriado em novembro, entre os dias 2 e 4, pode ser uma boa pedida para visitar Brotas, cidade do interior paulista. O local é conhecido como capital do turismo de aventura. Entre as atrações principais do destino estão tirolesa, rapel, banana boat, stand up paddle e rafting, no qual botes percorrem cerca de nove quilômetros nas corredeiras no Rio Jacaré-Pepira.
Para quem deseja um passeio mais tranquilo, mas sem perder a experiência de ter contato com a natureza, visitar as cachoeiras e piscinas naturais torna a viagem ainda mais gostosa. É possível chegar a Brotas pegando um voo ao Aeroporto de Campinas e seguir por 140 quilômetros de estrada até a cidade.
Proclamação da República
Também em novembro, o período entre os dias 15 e 18 de novembro, marcado pelo feriado da Proclamação da República, se mostra como uma boa oportunidade para aproveitar o melhor do verão no Arquipélago de Los Roques, na Venezuela.
As belas paisagens de praias desertas, que misturam os tons da areia com a água do mar, encantam o público, mas basta um simples mergulho com snorkel para entender os motivos que tornam Los Roques tão atrativo: o fundo do mar é lindo, com águas cristalinas e alta visibilidade, o que atrai mergulhadores experientes e amadores.
É possível contemplar diversas espécies de peixes, corais, estrelas-do-mar e até tubarões e golfinhos. Os ventos fortes também fazem da ilha um ótimo lugar para praticar kitesurfe e windsurfe. As melhores opções de hospedagem em Los Roques estão na ilha de Gran Roque, onde vive grande parte dos nativos.
Não há voos diretos entre o Brasil e o local. A melhor forma de chegar é fazer uma conexão em Caracas, capital venezuelana, onde dá para pegar outro avião até o arquipélago.
Consciência Negra
Os três dias do feriado da Consciência Negra, no período de 18 a 20 de novembro, são uma chance de se aproximar do final do ano em meio a paisagens de tirar o fôlego. Para o terceiro feriado do mês, a Chapada Diamantina, na Bahia, reúne o que o ecoturismo oferece de melhor: um passeio na Cachoeira da Fumaça, uma visita à Gruta Azul e trekking pelo Vale do Paty são opções e tanto.
Reconhecida como a capital turística da Chapada, Lençóis é a cidade ideal para se hospedar, com boas opções de hotéis e restaurantes. A cidade está localizada a 400 km de Salvador, capital baiana.
Uma visita ao Morro do Pai Inácio para assistir ao pôr do sol é a atração mais tradicional da Chapada Diamantina. Para a maioria dos passeios, entretanto, recomenda-se a companhia de um guia profissional e preparo para se impressionar com as maravilhosas paisagens.
Para chegar à Chapada Diamantina é preciso pegar um voo de Salvador para Lençóis (Aeroporto Coronel Horácio de Matos). Para quem gosta de viajar com mais liberdade, é possível alugar um carro e dirigir entre as cidades: a viagem dura cerca de 5 horas.