• Crédito: Divulgação
    Fortaleza
  • Crédito: João Melo/Divulgação
    Beach Park
  • Crédito: Divulgação
    Caranguejada na Praia do Guturo
  • Crédito: Divulgação
    Mucuripe

4 DIAS EM FORTALEZA

PRAIAS, PARQUE AQUÁTICO, ALEGRIA E FESTA DIA E NOITE. VIVA A VIDA NA CAPITAL DO CEARÁ

1 º dia

Mapa da sua rota

Mucuripe, Praia do Futuro e Meireles

– A Avenida Beira-Mar, apinhada de hotéis, fica agitada durante a manhã. No trecho da Praia de Mucuripe, muita gente caminha e pedala pela orla. Outros ficam sentados, apenas vendo o balé de redes e velas das jangadas que abastecem o comércio de peixe. Do mesmo ponto saem os barcos que levam turistas para passeios em alto-mar, com partidas às 10h e às 16h.

– Se a ideia for pegar praia, entretanto, fuja para a do Futuro, a cerca de 10 km de Mucuripe. Das centrais, é a única que apresenta condições favoráveis para banho de mar.

– Na Praia do Futuro há barracas enormes que são verdadeiros parques de diversão à beira-mar. Nelas é possível fazer massagens, curtir toboáguas e piscinas, além de ouvir música e provar frutos do mar. A melhor pedida são os caranguejos, um must have local.

– Se estiver com crianças, escolha uma barraca com monitores. Assim sobra tempo para se jogar nos futons e relaxar à vontade.

– Caso queira ver e ser visto, vá às barracas com DJs, que ficam especialmente animadas no fim da tarde.

– Se for quinta-feira, fique no Futuro mesmo durante até o sol se mandar, já que esta é a tradicional noite da caranguejada de Fortaleza.

– Do contrário, vá para a Praia de Meireles, na região central. É lá que rola a tradicional Feirinha Beira Mar, um shopping de artesanatos. O local também conta com diversos bares e restaurantes.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia

Mapa da sua rota

Cumbuco e Dragão do Mar

– A cerca de 30 km da Av. Beira-Mar, no sentido oeste, está a praia de Cumbuco. Uma vez lá, alugue um dos serviços de bugue e divirta-se ziguezagueando as dunas locais. É possível também fazer passeios de quadriciclo.

– No segundo semestre do ano, venta muito em Cumbuco. Essa é a temporada de praticar esportes náuticos, como kitesurfe.

– Depois do almoço, vale a pena fazer um city tour pelo centro de Fortaleza. Ali é possível curtir diversos lugares, como o belíssimo Theatro José de Alencar, com visita guiada, o Passeio Público, um jardim com bons cafés, o Mercado Central e o CEART, com artesanatos e lembrancinhas.

– Do fim da tarde para frente, há muito que fazer no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ali há uma sequência de bares com mesinhas na calçada em frente a casinhas coloridas que vivem lotados a noite toda. O local também conta com museus e planetário.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia

Mapa da sua rota

Beach Park e Iracema

– Com crianças ou não, vá para a praia de Porto das Dunas, onde fica o Beach Park, parque aquático mais famoso do Brasil.

– Ali dá para passar o dia relaxando nas piscinas e prainhas ou encarando toboáguas gigantes. Há também uma série de playgrounds aquáticos para os baixinhos.

– Caso sobre tempo, siga por 10 km até alcançar a Prainha, onde dá para curtir a faixa de areia com tranquilidade.

– Do contrário, volte para Iracema, na região central. O legal ali é curtir o pôr do sol a partir da Ponte dos Ingleses – que, na verdade, é um píer.

– Há diversos bares e restaurantes para se divertir durante a noite em Iracema. E, para quem gosta, é possível assistir aos tradicionais shows de humor na região.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
4 º dia

Mapa da sua rota

Morro Branco e Canoa Quebrada

– Tire o dia para viajar no sentido leste de Fortaleza. Se puder, contrate uma agência que faça o passeio de bugue, que é uma delícia.

– A primeira parada pode rolar em Morro Branco, a 85 km da capital. As falésias e os labirintos de rochedos à beira-mar dão um colorido único ao local.

– Mais à frente se alcança Canoa Quebrada, cercada por falésias avermelhadas.

– É lá que fica o vilarejo batizado de Broadway, outrora hippie e hoje hype. É um lugar cheio de lojas, restaurantes, bares e barzinhos. Se puder, pernoite por lá para curtir o clima da região antes de voltar para casa.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.