Crédito: Divulgação

Brotas além das aventuras: o que fazer na cidade

16 de julho de 2019

Por Leo Alves

A cerca de 2h30 de São Paulo, a cidade de Brotas é conhecida pelas práticas de esportes radicais. Popular por ser a terra do cantor Daniel, o município também pode agradar quem busca calma e tranquilidade para curtir uns dias com um maior contato com a natureza.

Divulgação
Nascente Areia que Canta é um dos destaques do hotel

Viagem para Brotas: Areia que Canta

Um dos hotéis mais famosos da região é o Areia que Canta, que fica há cerca de 5 km do centro da cidade. Para quem deseja calmaria e contato com a natureza, o local é uma boa escolha. Há pacotes com pensão completa, então não é necessário nem sair para alguma refeição.

Divulgação
Estilo do hotel Areia que Canta lembra uma fazenda

Não faltam também opções de lazer no hotel. Há piscina semiolímpica e outra coberta e aquecida, além de uma infantil. O tradicional salão de jogos, uma quadra de tênis e brinquedoteca também fazem parte da estrutura do Areia que Canta.

Os fãs de pescaria têm à disposição uma represa para a prática do esporte. Quem prefere andar a cavalo conta com passeios no local. Porém, o maior atrativo é a nascente Areia que Canta.

A água literalmente brota do chão, saindo do Aquífero Guarani. Cerca de 60 a 70 mil litros de água/hora saem do local, e uma piscina natural de 10 m de diâmetro é formada. Lindo demais.

 

Leo Alves
Areia do fundo da nascente é 100% quartzo. Ao ser friccionada, produz um som semelhante ao de uma cuíca

Um pouco mais para trás do hotel, as corredeiras do rio Tamanduá rendem boas experiências. Em certos trechos, a correnteza é forte, mas em alguns a calmaria reina. Há até uma “prainha”, cuja areia realmente lembra a das cidades litorâneas. Nessa parte, a profundidade do rio é bem baixa e atrai muitos visitantes.

Leo Alves
Corredeiras Rio Tamanduá

Passeios noturnos

A tranquilidade pode esconder as opções noturnas da cidade, que são bem agitadas. No centro, a cervejaria Brotas Beer não só produz as bebidas de boa qualidade, como também tem um pub que não deve em nada para os barzinhos paulistanos. Toda a oferta de cervejas da casa está disponível tanto em garrafas como em chope.

Quem gosta de cerveja e quer provar mais que um tipo da bebida pode pedir a régua. Ela vem com quatro doses das que são oferecidas nas torneiras do estabelecimento: pilsen, weissbier, red ale e dry stout.

LEIA MAIS: FESTIVAL DE FOTOGRAFIA PROMETE AGITAR AMPARO EM ABRIL
EXPERIMENTAMOS A PIMENTA MAIS FORTE DO MUNDO. ELA ESTÁ NO INTERIOR DE SÃO PAULO 

Há ainda muitas opções de lanches e comidas. De entrada, o ceviche de tilápia é muito saboroso e serve duas pessoas com tranquilidade. Minha escolha para o prato principal foi o Brotas Beer Burger. O pão brioche é recheado com um hambúrguer de 200g, cheddar, tomate, bacon e cebola caramelizada. E é uma delícia.

Para fechar, fui de petit gateu na sobremesa. O bolinho de chocolate é macio e desmancha na boca. O sorvete de baunilha equilibra a receita, que ainda é acompanhada por frutas vermelhas e farofa de caramelo com castanhas.

Fantástica fábrica de cerveja

Para quem quiser conhecer o processo de fabricação da cerveja, há visitação aos sábados. O tour acontece sempre às 12h, tem duração de uma hora e custa R$ 30 por pessoa. Além de visitar as instalações, é possível degustar as bebidas diretamente da fonte.

Leo Alves
Fábrica tem visitação com direito à degustação

Lanche raiz

Outra opção para uma boa refeição é o Alex Silva Lanches. Porém, a proposta da casa é diferente do pub Brotas Beer. Aqui, o foco é em lanches mais tradicionais ao interior paulista.

Um dos que mais saem é o de linguiça artesanal e o de frango com provolone e outros tipos de queijo. Eles são feitos no pão francês, mas o tamanho é um pouco maior do que o normal. A maionese servida que vem como acompanhamento é feita no local e extremamente saborosa.

Aula sobre o universo

Brotas tem um espaço ideal para os fãs de astronomia. A Fundação CEU conta com sessões de observação, onde é possível ver em um telescópio profissional os astros. Caso a noite esteja com pouca visibilidade, um ingresso sem prazo de validade é dado para os visitantes.

Divulgação
Telescópio profissional faz parte da estrutura do CEU

Além da observação, o planetário da fundação transmite vídeos na cúpula que simula o espaço. Tudo é muito bem explicado pelos professores, que procuram sempre dar uma aula sobre o universo para os visitantes.

Aventuras em Brotas

Não tem jeito, as aventuras estão no espírito de Brotas e não podem ser ignoradas. O Poção, que fica a 2,5 km do centro da cidade, é um parque natural cheio de opções para os aventureiros. No local é possível fazer arvorismo, tirolesa e até flutuação no rio Jacaré Pepira.

Divulgação/Radeu Fessel
Arvorismo é uma das opções de aventura

Essa última oferece uma experiência muito diferente. O passeio é feito com um colete salva-vidas, e o navegante percorre o trajeto do rio flutuando na água.

A sensação é de estar em um barco, mas o contato com a superfície do Jacaré Pepira faz com que a experiência seja única. Além disso, a paisagem é deslumbrante. É um passeio que lava a alma.

Mini-rafiting, Boia-Cross, escalada e rapel também estão entre as atividades do local. O almoço servido no local também merece destaque. O prato mais pedido é a costela de porco, que serve duas pessoas.

Brotas rafting

O rafting em Brotas é uma atividade fundamental para os aventureiros. Um dos carros-chefes da cidade, é oferecido por diversas empresas que operam na região.

Divulgação/Paulo Salles
Rafting no rio Jacaré Pepira

Vale a pena descer as corredeiras dos rios. A emoção e o contato com a natureza são surpreendentes e marcantes. Embora pareça arriscado, o passeio pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade.

É difícil não se aventurar em Brotas, mas há diversas opções para quem só quer passar um final de semana diferente. Ou até mesmo para quem procura apenas relaxar. De quebra, ainda dá para apreciar uma boa comida e tomar uma bela cerveja direto da fonte.

Destinos naturais no Brasil

E já que Brotas é famosa por suas aventuras e suas belezas naturais, confira na galeria alguns destinos naturais mais lindos do Brasil.