Notícias
O que fazer nos Lençóis Maranhenses – 8 atrações imperdíveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 14/Maio/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Há muito o que fazer nos Lençóis Maranhenses (MA), um dos lugares mais impressionantes do Brasil. O destino atrai viajantes do mundo inteiro por conta de suas paisagens singulares, formadas por dunas branquinhas e lagoas de água doce.
Os cenários são tão incríveis que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi eleito o segundo mais bonito do mundo por um estudo realizado pela empresa Bounce. O local só ficou atrás do Parque Nacional Kruger, na África do Sul.
As cidades que funcionam como bases para explorar as atrações locais contam com boas opções de hotéis e pousadas. As três mais indicadas são Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.
Neste post, preparei uma lista com passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses e dicas relevantes para a organização da sua viagem.
Neste post você vai ler:
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
O tour que leva à Lagoa das Emendadas é um dos passeios mais populares dos Lençóis Maranhenses. Os turistas também adoram explorar atrações como a Lagoa Bonita e as Lagoas de Atins.
Como há muito o que fazer nos Lençóis Maranhenses, listei as principais atrações do destino:
- Lagoa das Emendadas
- Lagoa da Gaivota
- Lagoa da Betânia
- Circuito Lagoa Bonita
- Circuito da Lagoa Azul
- Flutuação no Rio Formigas
- Atins
- Passeio de monomotor
Pronto para saber tudo sobre a região no Maranhão?
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral do estado do Maranhão. O complexo está espalhado por três municípios: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
Apesar de não abrigar trechos do parque, o povoado de Atins também fica bem próximo e serve de base para os turistas.
A capital São Luís, por sua vez, fica a 240 quilômetros de Santo Amaro.
8 atrações nos Lençóis Maranhenses
Confira detalhes das principais atrações dos Lençóis Maranhenses.
1. Lagoa das Emendadas
O circuito que leva à Lagoa das Emendadas é uma das programações mais populares quando o assunto é turismo nos Lençóis Maranhenses. Ele fica nos arredores de Santo Amaro, dentro do parque nacional.
Os turistas seguem de carro 4×4 (apenas veículos autorizados podem circular no complexo) até um ponto específico. Depois, vão a pé até as lagoas, que são cercadas por dunas e interligadas por vários quilômetros.
2. Lagoa da Gaivota
Também na região de Santo Amaro, a Lagoa da Gaivota é outra atração imperdível. O local é uma área de nidificação de gaivotas. Por isso, é possível observar várias aves.
O circuito que leva ao local também passa pelas lagoas da Andorinha e do Cajueiro. Ele pode ser percorrido a pé ou com veículos 4×4 credenciados pelo parque nacional.
3. Lagoa da Betânia
A Lagoa da Betânia é um rio interrompido por um belíssimo campo de dunas. Ela fica no povoado da Betânia, em Santo Amaro, onde é possível fazer uma parada para almoçar.
Durante o passeio, o viajante pode aproveitar para ver outras lagoas, como a da Serra e a do Espigão.
4. Circuito Lagoa Bonita
A 15 quilômetros de Barreirinhas, o circuito Lagoa Bonita oferece algumas das vistas mais inesquecíveis da região. O trajeto é desafiador – com subidas íngremes -, mas vale muito a pena.
Além de contemplar a Lagoa Bonita e a vegetação do parque nacional, o viajante consegue visitar a belíssima lagoa do Clone. Ela ganhou esse nome porque serviu de cenário para gravações da novela homônima.
5. Circuito da Lagoa Azul
A região de Barreirinhas também dá acesso ao circuito da Lagoa Azul. O caminho começa com 12 quilômetros de trilhas na restinga, a bordo de veículos 4×4. Depois, a galera segue a pé por um campo de dunas de aproximadamente 2 quilômetros.
Ao longo do percurso, é possível ver as lagoas da Preguiça, Esmeralda, do Peixe e Azul. Todas são belíssimas e rendem ótimas fotos.
6. Flutuação no Rio Formigas
Há um passeio que busca os viajantes em Barreirinhas os leva para uma flutuação no rio Formiga. Ali, é possível fazer um relaxante passeio com bóias.
O melhor de tudo é que, além de divertida, a experiência permite contemplar a vegetação local e até avistar animais como macacos e aves.
7. Atins
Em frente à foz do rio Preguiças, o povoado de Atins é outro local que merece a visita. Ele fica fora do parque nacional, mas próximo às dunas e a várias lagoas.
As atrações aquáticas figuram entre os principais destaques da região. Dá para praticar kitesurf, windsurf, stand up paddle, surf e até fazer passeios de caiaque.
8. Passeio de monomotor
Quem vai aos Lençóis Maranhenses pode contratar um passeio de monomotor para contemplar as exuberantes paisagens do parque nacional de um jeito diferenciado. O voo parte do aeroporto de Barreirinhas e dura entre 25 e 30 minutos.
Durante o percurso, a aeronave sobrevoa as lagoas Azul e do Peixe, bem como dunas, manguezais, praias e rios. Além disso, é possível avistar comunidades como Atins, Vassouras, Caburé, Mandacaru.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
As cidades que oferece acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro. Também é possível chegar ao complexo a partir de municípios como Humberto de Campos, Primeira Cruz e Atins.
Os aeroportos mais próximos são o de São Luís (MA) e o de Parnaíba (PI). Eles ficam a 259 e 197 quilômetros de distância de Barreirinhas, respectivamente.
Também é possível encontrar alguns voos para o aeroporto de Barreirinhas. Entretanto, há poucas opções e os trechos costumam ser bem caros.
Minha dica para encontrar passagens aéreas com bons preços é sempre pesquisar na Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas em uma única plataforma.
Transporte nos Lençóis Maranhenses
A locomoção entre as cidades que servem de base para conhecer os Lençóis Maranhenses pode ser feita de várias formas. O mais indicado é contratar transferes ou táxis.
Também é possível alugar um veículo. Neste caso, recomendo comparar preços e fazer a reserva com a Mobility, que réune as principais locadoras de automóveis do mundo.
Mesmo com um carro próprio, não é possível dirigir dentro do parque nacional, já que somente veículos e motoristas credenciados podem circular por lá.
Quando ir aos Lençóis Maranhenses
O melhor período para ir aos Lençóis Maranhenses é de maio a setembro. É durante essa época que as lagoas ficam mais cheias, pois a estação chuvosa na região vai de fevereiro até meados de maio.
Os níveis mais baixos de água ocorrem de novembro a janeiro. Nessa época de seca só é possível realizar atividades aquáticas em algumas lagoas perenes, como a da Esperança e a do Peixe.
Onde comer nos Lençóis Maranhenses
Pratos preparados com peixes, camarões, caranguejo e carne de sol são algumas das estrelas da gastronomia da região dos Lençóis Maranhenses. Também é possível provar receitas como a galinha caipira e diversas frutas regionais.
Abaixo, conheça alguns restaurantes que valem a visita:
- A Canoa
- Bambaê
- Casa de Juja
- Farol Bistô
A Canoa
Situado em Barreirinhas, o restaurante A Canoa tem um cardápio completo. É um bom local para petiscar e provar o famoso camarão no abacaxi.
Bambaê
Bem em frente ao rio Preguiças, o Bambaê é outro lugar indicado para comer em Barreirinhas. Vale a pena pedir a galinhada ou alguma receita com robalo.
Casa de Juja
Tradicional da capital, o restaurante Casa de Juja tem uma unidade em Atins. Os pratos são muito saborosos, principalmente as patinhas de caranguejo com molho vinagrete.
Farol Bistô
Quem procura um bom lugar para comer em Santo Amaro pode ir ao Farol Bistrô. Ele fica na pracinha centra e tem várias opções de pratos, porções e drinques.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Como mencionei acima, os viajantes que pretendem conhecer os Lençóis Maranhenses podem se hospedar em cidades que funcionam como bases para os passeios.
A principal delas é Barreirinhas, que tem ótimas opções de hotéis e pousadas. O local também conta com restaurantes bacanas e até atrações noturnas, como bares e baladas.
Outra boa opção para fazer base é o município de Santo Amaro. Ali, o ritmo é bem mais tranquilo, ideal para os fãs de paz e calmaria.
Atins, por sua vez, é um pequeno vilarejo, mas com boa infraestrutura. A região é cheia de pousadas e restaurantes charmosos.
Nossas dicas de hotéis nos Lençóis Maranhenses são:
Pousada do Rancho
A Pousada do Rancho é uma boa opção de hospedagem em Barreirinhas. Suas acomodações são bem confortáveis e oferecem vistas para o parque nacional.
Veja preços e avaliações
—
Pousada Jurará e Vila Jurará
A apenas 200 metros da praia de Atins, a Pousada Jurará e Vila Jurará é simples, mas muito agradável. O café da manhã com bolos, sucos naturais e pães caseiros é um dos grandes destaques da acomodação.
—
Vila Capininga Ecopousada
A Cila Capininga Ecopousada fica em Santo Amaro. O empreendimento tem jardim, terraço, restaurante, bar e acomodações com varanda.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis nas três bases principais dos Lençóis Maranhenses (clique nos links para ver preços e avaliações):
Barreirinhas
Atins
Santo Amaro
O que você precisa saber antes de ir aos Lençóis Maranhenses
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em São Paulo
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Campos do Jordão
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- 10 resorts all-inclusive no Brasil