Roteiro
O que fazer em Recife – 11 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 26/Abril/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Como há muito o que fazer em Recife, capital de Pernambuco, o ideal é sempre organizar o roteiro com antecedência. Com uma atmosfera animada, a cidade encanta os viajantes com construções históricas, centros artísticos e muita música e dança.
A gastronomia da região é uma atração à parte. Vale a pena explorar os excelentes restaurantes locais e provar iguarias típicas, como o delicioso maltado (leite batido com sorvete e malte).
Neste post, preparei uma lista com os principais pontos turísticos de Recife. Além disso, separei algumas dicas e indicações de hotéis na capital pernambucana.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Recife
Recife consegue agradar viajantes de todas as idades e perfis. Vale a pena reservar um tempo para caminhar pelo charmoso Recife Antigo, área histórica onde é possível aprender sobre os quase 500 anos da capital pernambucana.
Quem passa pelo destino também consegue visitar inúmeros centros culturais e até ver de perto a Embaixada dos Bonecos Gigantes, ícones do Carnaval de Olinda.
Como há muito o que fazer em Recife, listei as principais atrações da cidade abaixo:
- Marco Zero
- Centro de Artesanato de Pernambuco
- Museu Cais do Sertão
- Paço do Frevo
- Rua Bom Jesus
- Embaixada dos Bonecos Gigantes
- Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
- Instituto Ricardo Brennand
- Casa da Cultura
- Capela Dourada
Pronto para saber tudo sobre a capital pernambucana?
Onde fica Recife
Além de ser a capital, Recife é a cidade mais populosa de Pernambuco. O destino fica na costa do estado e conta com várias praias.
Geograficamente, a cidade fica em uma região tropical. Por isso, tem clima quente e úmido praticamente em qualquer época do ano.
10 atrações em Recife
Confira os detalhes das principais atrações de Recife.
1. Marco Zero
A cultura tradicional de Recife é um reflexo de sua história. O melhor lugar para aprender mais sobre a trajetória da cidade é a região do Recife Antigo.
Ao caminhar pelas ruas dessa área, não deixe de ir ao Marco Zero. O local tem muito movimento durante o Carnaval e oferece vista para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
2. Centro de Artesanato de Pernambuco
A galera que adora fazer compras durante a viagem não pode deixar de visitar o Centro de Artesanato de Pernambuco. O complexo fica instalado em um dos armazéns do porto.
Ali, é possível encontrar peças criadas por artesãos de todo o estado. São mais de 15 mil itens espalhados pela magaloja.
- Endereço: Av. Alfredo Lisboa, S/N – Armazém 11
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 17h.
3. Museu Cais do Sertão
Pertinho do Centro de Artesanato de Pernambuco está o Museu Cais do Sertão. Trata-se de um complexo que exalta o cotidiano dos sertanejos por meio de espaços temáticos e interativos.
A visita é ideal para conhecer histórias incríveis, incluindo a de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
- Endereço: Armazen 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n
- Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.
4. Paço do Frevo
O Frevo é um patrimônio de Recife. Para saber tudo sobre o ritmo frenético, vá ao Paço do Frevo.
O melhor de tudo é que em determinados dias da semana, o visitante é convidado a cair na dança em uma aulinha grátis. A diversão é garantida!
- Endereço: R. da Guia, s.n
- Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 18h.
5. Rua Bom Jesus
A Rua Bom Jesus concentra várias construções históricas de Recife. No fim do século 17, judeus perseguidos na Europa se estabeleceram na cidade e construíram ali a primeira sinagoga das Américas, hoje conhecida como Centro Cultural Judaico.
Vale a pena destacar que a via também é um bom point para quem gosta de badalação e happy hour, já que conta com excelentes barzinhos.
6. Embaixada dos Bonecos Gigantes
Os bonecos gigantes que animam o Carnaval de Olinda são conhecidos no Brasil inteiro. Quem vai a Recife pode vê-los de perto e tirar várias fotos.
Ao visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes, quartel-general dos emblemáticos bonecões, o viajante encontra as representações de figuras como Chacrinha, Pelé e Michael Jackson.
- Endereço: R. do Bom Jesus, 183
- Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
7. Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
Muitos dos centros culturais da capital pernambucana levam o nome da família Brennand.
Um dos grandes destaques é a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Aficionado por esculturas com conotação sexual, o ceramista criou um museu-ateliê com quadros, estátuas e painéis de azulejos. Os belíssimos jardins do local foram projetados por Burle Marx.
- Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, S/N
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
8. Instituto Ricardo Brennand
Também recomendo separar um tempinho para ir ao Instituto Ricardo Brennand. Conhecido como Castelo de Brennand, o museu fica em um incrível complexo arquitetônico de estilo medieval.
Quem passa por lá consegue ver uma quantidade enorme de obras de arte. O acervo tem itens que variam desde a Baixa Idade Média até o século 21.
- Endereço: R. Mário Campelo, 700
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 13h às 17h.
9. Casa da Cultura
A Casa da Cultura também pode ser incluída no roteiro. Instalado no prédio de um antigo presídio, o complexo reúne 110 lojas, que ocupam as antigas celas.
É um ótimo lugar para comprar produtos típicos e lembranças, como rendas, miniaturas de barro e até xilogravuras de cordel.
- Endereço: Cais da Detenção, s/nº
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 9h às 14h.
10. Capela Dourada
A Capela Dourada é um dos templos mais bonitos da cidade. Repleta de detalhes em ouro, ela foi construída entre 1696 e 1724.
O local também é lar de várias obras sacras e de um importante conjunto de talhas portuguesas, que figura entre os mais relevantes do País.
- Endereço: Altura da rua Siqueira Campos, R. do Imperador Pedro II, S/N
Como chegar a Recife
Moderno e bem localizado, o Aeroporto Internacional do Recife recebe voos nacionais e internacionais. Há rotas diretas que interligam diversos destinos brasileiros à capital de Pernambuco.
Para economizar, recomendo pesquisar voos na Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Também é possível ir à cidade de carro ou em ônibus de viagem. A capital mais próxima é João Pessoa (PB), a 122 quilômetros de distância.
Transporte em Recife
Recife é uma cidade grande e com bastante trânsito. Por isso, é importante ficar atento ao tempo de deslocamento entre os seus pontos de interesse.
Alugar um carro é a melhor alternativa para conhecer o destino com mais liberdade e facilidade. Sempre comparo preços e reservo o veículo com a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma.
Ônibus são mais baratos, assim como o metrô, que cobre somente algumas regiões da capital.
Há também serviços de carros de aplicativos e transfers, que podem ser reservados com antecedência.
Quando ir a Recife
Recife é maravilhosa em qualquer época do ano. O clima é sempre quente e os locais recebem os viajantes com muita animação.
As férias de dezembro, janeiro e julho são os períodos mais movimentados – e caros. O mesmo vale para o Carnaval, já que muita gente viaja à cidade para aproveitar a festa.
Roteiro de 2 dias em Recife
Em dois dias é possível explorar as principais atrações turísticas de Recife. Abaixo, veja uma sugestão de roteiro para aproveitar o melhor da capital pernambucana.
1º dia – Recife Antigo
- A alma cultural de Recife está intimamente ligada ao seu passado. Por isso, reserve o primeiro dia para sorver os quase 500 anos de história da capital direto de sua nascente: o Recife Antigo. A melhor maneira de explorar suas atrações é caminhando. E adivinha o melhor ponto de partida? O Marco Zero, claro! Dali partem os barquinhos que levam ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand.
- Na volta, faça umas comprinhas no Centro de Artesanato de Pernambuco. Instalada num dos armazéns do porto, a megaloja reúne mais de 15 mil peças feitas por artesãos de todo o Estado.
- Pertinho dali está o novíssimo Museu Cais do Sertão, que retrata o cotidiano do homem sertanejo contando, entre outras histórias, a do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
- Se você estiver adiantado, tome um maltado (leite batido com sorvete e malte) e coma um sanduíche de queijo do reino na lanchonete As Galerias (nº 183 da Rua da Guia). Chacrinha, Caetano Veloso, Chico Science, Lulu Santos e Nando Cordel já frequentaram o estabelecimento, tão tradicional que ganhou o título de Patrimônio Cultural da cidade.
- Depois, siga direto para o Paço do Frevo, outra grata novidade da capital. Tudo o que você precisa saber sobre o ritmo mais frenético de Pernambuco está ali. Detalhe: às terças, sábados e domingos, o visitante não só aprende sobre a história do ritmo como é convidado a cair na dança em uma aulinha grátis com direito a jogo de improvisos.
- Livre das calorias, vá sem culpa para a Rua Bom Jesus, onde fica a maioria dos bares e construções históricas. Após a invasão holandesa, no final do século 17, judeus perseguidos na Europa se estabeleceram no local, deixando como herança a primeira sinagoga das Américas (hoje, Centro Cultural Judaico).
- Aos domingos, a rua vira palco de uma grande feira, com roupas, artesanato e comidinhas. Destaque para a tenda de Diógenes Azevedo e Arão Schver, que vende quitutes judaicos como o kamish (doce de nozes com passas) e a bureka (rosca de massa folhada com recheio).
- Por fim, visite a Embaixada dos Bonecos Gigantes, quartel-general dos emblemáticos bonecões que tanto animam o Carnaval de Olinda. Uma oportunidade única de fazer selfies ao lado de Chacrinha, Pelé, Michael Jackson e até do japonês da Federal, sem ter de esperar que ele bata à sua porta.
2º dia – Pelas artes e águas de Recife
- Tire o dia para imergir no lado mais poético de Recife e conhecer um pouco das atrações situadas fora do centro histórico. Antes de mais nada, saiba que, quando o assunto é arte pernambucana, o sobrenome Brennand não pode ficar de fora do roteiro.
- Comece visitando a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Aficionado por esculturas com conotação sexual, o ceramista transformou a olaria da família, no bairro da Várzea, em um museu-ateliê de atmosfera surreal, com jardins projetados por Burle Marx e uma infinidade de quadros, estátuas e painéis de azulejos. Para os famintos de plantão, há lanchonete e bistrô.
- Depois, reserve umas boas horinhas para conferir todo o acervo do Instituto Ricardo Brennand, eleito o melhor museu da América do Sul e o 17º do mundo na opinião dos usuários do portal Trip Advisor. E não é para menos. O gigantesco complexo arquitetônico de estilo medieval tem tantas antiguidades e obras de arte que boa parte nem é exposta. A maioria das peças data da Baixa Idade Média até o século 21.
- Se você gosta de umas comprinhas, visite a Casa da Cultura, em Santo Antônio, onde 130 lojas ocupam as celas de um antigo presídio, de 1865, oferecendo desde rendas e miniaturas de barro até xilogravuras de cordel.
- Perto dali está a mais bela igreja de Recife, a Capela Dourada (1697), repleta de ouro e pinturas sacras, e a simpática Praça da República com a imponente fachada cor-de-rosa do Teatro de Santa Isabel (1851) ao fundo e o recém-restaurado Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ao lado.
- Se você quer entender melhor por que tanta gente chama a cidade de Veneza Brasileira, no entanto, dê apenas uma breve olhada nesses monumentos e corra ao Cais das Cinco Pontas para apreciar o pôr do sol em um romântico passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe.
Onde comer em Recife
Quando o assunto é gastronomia, Recife é capaz de encantar até as pessoas mais exigentes. A culinária local é deliciosa e conta com iguarias imperdíveis, como dobradinha, sarapatel e bolo de rolo.
Abaixo, veja algumas dicas de restaurantes em Recife:
- Bargaço
- Spettus Premium Boa Viagem
- Restaurante da Mira
- As Galerias
Bargaço
Especializado em pratos com frutos do mar, o Bargaço é conhecido como um dos melhores restaurantes de Recife. Vale a pena provar a moqueca e os camarões com dendê.
Spettus Premium Boa Viagem
O Spettus Premium Boa Viagem é o local mais indicado para quem gosta de carnes. Trata-se de um rodízio com cortes como prime rib, alcatra australiana e new york steak.
Restaurante da Mira
O bairro da Casa Amarela é lar do Restaurante da Mira. O local é simples, mas serve receitas típicas deliciosas e tem porções fartas.
As Galerias
Não deixe Recife sem tomar o famoso maltado (leite batido com sorvete e malte) da lanchonete As Galerias. O local já foi frequentado por grandes personalidades, como Caetano Veloso e Chacrinha.
Onde ficar em Recife
Existem ótimos hotéis espalhados por Recife. A maioria dos turistas escolhe se hospedar em Boa Viagem, região famosa pela praia e por opções de comércios e bares.
A Praia do Pina também é uma boa pedida. Ali, é possível encontrar diversos tipos de hotéis, incluindo resorts com vistas incríveis para o mar.
O Centro é outro local com boas acomodações. A vantagem principal dessa área é a facilidade de acesso a vários pontos turísticos.
Nossas dicas de hotéis em Recife são:
Costa Mar Recife Hotel by Atlantica
O Costa Mar Recife Hotel by Atlantica fica a apenas um minuto a pé da praia de Piedade. O empreendimento tem restaurante próprio, academia e piscina ao ar livre.
—
Grand Mercure Recife Boa Viagem
Em frente à famosa praia de Boa Viagem, o Grand Mercure Recife Boa Viagem tem restaurante, spa e piscina ao ar livre. As acomodações são confortáveis e contam com belas decorações em tons pastéis.
—
Transamerica Fit Recife
Ideal para quem procura um lugar confortável e com bom custo-benefício, o Transamerica Fit Recife fica a apenas 700 metros da Praia de Boa Viagem. Já o Forte das Cinco Pontas está a oito quilômetros de distância.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Recife (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Também preparei um guia completo com mais dicas de onde ficar em Recife.
O que você precisa saber antes de ir a Recife
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Campos do Jordão
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- 10 resorts all-inclusive no Brasil