Roteiro
O que fazer em Monte Verde – 8 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:Maria Beatriz Vaccari
- 04/Outubro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Os fãs de destinos de montanha encontram muito o que fazer em Monte Verde, distrito do município de Camanducaia (MG). Em meio à serra, a região conquista os viajantes com construções charmosas e cenários naturais deslumbrantes.
A gastronomia é outro ponto alto da viagem. É possível provar chocolates artesanais, cervejas feitas em estabelecimentos locais e até apreciar refeições em um restaurante panorâmico giratório.
De quebra, Monte Verde ainda oferece diversas opções de passeios ao ar livre, que variam de atividades calmas até passeios mais radicais, como os de 4×4. Neste post, listei o que não pode ficar fora do roteiro e separei algumas dicas que vão te ajudar a organizar a viagem da melhor forma possível.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Monte Verde
Boa parte das atrações de Monte Verde fica concentrada na avenida principal do destino. Por isso, dá para fazer muita coisa caminhando.
Entre os passeios ao ar livre destacam-se a visita ao Parque Oschin e o trajeto que leva à Pedra Redonda. O caminho para chegar ao pico é uma das trilhas mais populares da região e presenteia os aventureiros com vistas inesquecíveis.
Como há muito o que fazer em Monte Verde, relacionei as principais atrações do destino:
- Avenida Monte Verde
- Fábricas de chocolate
- Cervejaria Fritz
- Parque Oschin
- VillaLeta
- Pedra redonda
- Passeios de quadriciclo
- Sierra 360°
Pronto para conhecer tudo sobre o distrito mineiro?
Onde fica Monte Verde
Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia. O destino fica ao sul de Minas Gerais, pertinho da divisa com o estado de São Paulo.
Para chegar ao local é preciso subir a Serra da Mantiqueira. Vale a pena destacar que Monte Verde é uma das regiões mais altas do Brasil, situada a 1.550 metros acima do nível do mar.
Atrações em Monte Verde
Confira os detalhes das principais atrações de Monte Verde.
1. Avenida Monte Verde
A Avenida Monte Verde é a via principal. Ela começa alguns metros depois do portal e se estende por aproximadamente dois quilômetros.
O local concentra restaurantes, lojas de produtos típicos (como queijos, doce de leite e licores artesanais) e vários comércios de malhas. As calçadas tendem a ficar mais cheias à noite, principalmente aos fins de semana.
2. Fábricas de chocolate
Monte Verde é conhecida por produzir deliciosos chocolates artesanais. Por isso, vale a pena aproveitar a viagem para conhecer ao menos uma fábrica local.
Um dos grandes destaques é a Gressoney Chocolates, fundada em 1978. A iguaria mais famosa da casa é a prímula, que lembra uma mistura de alfajor com pão de mel. O doce é preparado com duas bolachas especiais, recheado com doce de leite e coberto por chocolate.
3. Cervejaria Fritz
Quem gosta de cerveja pode ir à Fritz Cervejaria Artesanal, que produz rótulos inspirados nos sabores tradicionais da Alemanha. O local conta com uma lojinha e um restaurante que serve delícias alemãs.
Caso deseje, o visitante pode realizar uma visita guiada para conhecer a fábrica. O passeio deve ser reservado no próprio restaurante da cervejaria.
- Endereço: Rua Rolinha, 40
- Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 10h às 23h. Quinta-feira, das 10h às 22h. Sexta-feira, sábado e domingo, das 10h à meia-noite.
4. Parque Oschin
Com 50 mil metros quadrados, o Parque Oschin é uma das áreas verdes mais visitadas de Monte Verde. O local foi criado pela família Oschin, que veio da Letônia e se instalou no distrito mineiro na década de 1960.
Dentro do complexo o viajantes encontra atrações como o Caminho das Hortênsias, um lago com cisnes negros e um ótimo restaurante. Há também a possibilidade de ver animais como emus e lhamas.
- Endereço: Rua da Mantiqueira, 1460
- Horário de funcionamento: diariamente (exceto às terças-feiras), das 10h às 18h.
5. VillaLeta
O VillaLeta é um parque inspirado na cultura dos antigos povos nórdicos. Ali, é possível ver réplicas de embarcações, objetos utilizados pelos vikings e até degustar hidromel.
O local conta com trilhas e cantinhos gostosos para relaxar em meio à natureza. Além disso, é lar de cachorros fofos da raça São Bernardo, que adoram interagir com os visitantes.
- Endereço: Av. Sol Nascente, 269
- Horário de funcionamento: diariamente (exceto às terças-feiras), das 10h às 18h.
6. Pedra Redonda
O trajeto até a Pedra Redonda precisa estar no roteiro dos fãs de trilhas. Apesar de não ser fácil, a caminhada recompensa os viajantes com panoramas incríveis da região da Serra da Mantiqueira.
Uma boa pedida é reservar um tour conduzido por algum guia especializado. Há até opções que incluem piquenique após a chegada ao pico.
7. Passeios de 4×4
Outra atração popular em Monte Verde são os passeios em veículos 4×4. Eles exploram diferentes cenários e atrativos naturais de Camanducaia.
Em excursões como a oferecida pela Civitatis, os participantes fazem paradas em locais como um criatório artesanal de trutas e um alambique local. Além disso, visitam lojas de produtos típicos e passam pela Pedra Redonda.
8. Sierra 360°
Inaugurado no início de 2024, o Sierra 360º é o primeiro restaurante giratório da região Sudeste e o terceiro do Brasil. Ele fica dentro do Hotel Mirante da Colyna, mas também é aberto ao público.
Situado a 1.600 metros acima do nível do mar, o restaurante se movimenta de forma sutil, quase imperceptível, completando uma volta a cada 70 minutos. Seu cardápio é composto por receitas variadas que valorizam pratos internacionais e típicos da culinária mineira.
- Endereço: R. do Selado, 242
- Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, do meio-dia às 22h. Sexta-feira e sábado, do meio-dia às 23h.
Como chegar a Monte Verde
A forma mais confortável para ir a Monte Verde é de carro. A capital mais próxima do distrito é São Paulo, que fica a 165 quilômetros de distância.
No geral, a estrada é tranquila. No final do caminho, há um percurso de aproximadamente 40 minutos subindo a serra. A estradinha tem várias curvas e pode ficar bem escura durante a noite. Por isso, recomendo ir enquanto ainda está claro.
Transporte em Monte Verde
Quem se hospeda em acomodações próximas à Avenida Monte Verde consegue ir às principais atrações turísticas a pé. Também é possível reservar um tour para percorrer a região de bicicleta.
Há também acomodações mais distantes da via principal, incluindo várias que são acessíveis somente por estradinhas de terra. Nesses casos, a melhor opção é ter um carro à disposição.
Caso precise alugar um automóvel, recomendo comparar preços e reservar com a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma.
Vale a pena destacar que o destino não conta com frotas de carros de aplicativos, como Uber.
Quando ir a Monte Verde
Monte Verde é encantadora em qualquer época do ano. A alta temporada ocorre durante o inverno, quando as temperaturas chagam a ficar negativas.
Quem gosta do clima mais frio também pode viajar no outono e contemplar as árvores alaranjadas que conferem um tom especial às paisagens.
Primavera e verão são ideais para os viajantes que valorizam temperaturas mais amenas e dias ensolarados. Nessas estações, contudo, a probabilidade de chuvas aumenta significativamente.
Onde comer em Monte Verde
A gastronomia é uma atração à parte em Monte Verde. Isso porque os restaurantes locais reúnem o que há de melhor das gastronomias mineira e alemã. Também é possível encontrar uma variedade enorme de carnes e pratos que fazem sucesso na culinária internacional.
Abaixo, confira algumas dicas de restaurantes em Monte Verde:
Casa do Strudel
Como o próprio nome já diz, a Casa do Strudel é especializada no delicioso doce alemão. É possível escolher a opção clássica, feita com maçã, ou provar variações, incluindo receitas salgadas.
Fritz Cervejaria
O restaurante da cervejaria Fritz é um dos melhores lugares para comer comida alemã em Monte Verde. Vale a pena aproveitar a visita para provar os rótulos artesanais da casa.
Sierra 360°
Além de ter se consolidado como um ponto turístico, o restaurante giratório Sierra 360° serve pratos deliciosos. Recomendo opções como o risoto de pinhão com costela e as fondues.
Cantina Portale di Napoli
Especializada em comida italiana, a Cantina Portale di Napoli é outro bom lugar para comer em Monte Verde. O ambiente é uma graça e o cardápio tem opções para todos os gostos, com destaque para o famoso polpettone.
Onde ficar em Monte Verde
Monte Verde é um distrito pequeno. Por conta disso, a maioria das acomodações não fica muito longe da avenida principal.
É possível encontrar boas opções de hospedagem tanto nos arredores da Avenida Monte Verde como nas área mais rurais, que ficam a poucos minutos de carro do centrinho.
Nossas dicas de hotéis em Monte Verde são:
Mirante da Colyna Hotel & SPA
O Mirante da Colyna é uma das hospedagens mais charmosas de Monte Verde. Boa parte das acomodações (divididas entre lofts e chalés) conta com banheira de hidromassagem com vista para os cenários naturais locais. O empreendimento também tem piscina panorâmica de borda infinita, espaços fitness, quadra de tênis, salão de jogos e é lar do conceituado restaurante giratório Sierra 360°.
Acesse nosso post completo sobre o Mirante da Colyna Hotel & SPA.
—
Kuriuwa Hotel
Quem procura privacidade, contato com a natureza e acomodações sofisticadas pode conferir as opções do Kuriuwa Hotel. Situado em uma área tranquila e com vista para as montanhas, o local recebe os viajantes em charmosas acomodações chamadas de Moradas. Elas são tão completas que podem ter diferenciais como piscina e sauna privativa.
Acesse nosso post completo sobre o Kuriuwa Hotel.
Pousada Águia Dourada
Com quase 30 anos de história, a Pousada Águia Dourada é uma ótima pedida para os viajantes que valorizam bom custo-benefício. O local é tão aconchegante que acumula hóspedes frequentes e costuma fidelizar os novos. Suas acomodações seguem o estilo de decoração típico da montanha, que utiliza diversos elementos em madeira, e o restaurante oferece almoço e jantar à la carte.
Acesse nosso post completo sobre a Pousada Águia Dourada.
—
Domo da Montanha
O Domo da Montanha fica no meio da serra, a aproximadamente 10 quilômetros do portal de Monte Verde. O complexo conta com cinco domos geodésicos construídos em meio à natureza e equipados com cozinhas completas. Eles também têm deques individuais com fire pit e banheiras de hidromassagem.
Acesse nosso post completo sobre o Domo da Montanha.
—
Além deles, vale a pena considerar os hotéis em Monte Verde indicados abaixo (clique nos links para ver avaliações e preços):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
O que você precisa saber antes de ir a Monte Verde
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- O que fazer em Campos do Jordão
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Paraty
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Porto de Galinhas
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- O que fazer em Manaus
- 10 resorts all-inclusive no Brasil