Roteiro
O que fazer em Barcelona – 13 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 10/Junho/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Há muito o que fazer em Barcelona, capital da Catalunha, na Espanha. Queridinho dos brasileiros, o destino oferece atrações que encantam viajantes de todas as idades.
Repleta de construções icônicas que funcionam como obras de arte ao ar livre, a metrópole é referência em história, cultura e gastronomia. A culinária local, inclusive, é um de seus grandes destaques.
Dá para saborear deliciosas tapas, apreciar o famoso arroz negro com lula ou até apreciar alguns drinques em bares frequentados por grandes personalidades. Pablo Picasso, por exemplo, adorava tomar doses de absinto no Bar Marsella.
Para te ajudar a organizar a viagem, criei um guia completo com as principais atrações de Barcelona. Também separei dicas de hotéis, restaurantes e algumas recomendações importantes.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Barcelona
As opções de passeios em Barcelona são bem diversificadas. Há badalação para quem gosta de vida noturna agitada, museus incríveis para os fãs de arte e algumas das construções mais icônicas do planeta, como a Sagrada Família.
Como há muito o que fazer em Barcelona, listei os principais pontos turísticos para te auxiliar na organização do roteiro. Eles estão listados abaixo:
- Park Güell
- Sagrada Família
- Camp Nou
- Grácia
- Castelo de Montjuic
- Parque de La Ciutadella
- Bairro Gótico
- Museu Picasso
- Mosteiro de Montserrat
- Casa Batlló
- Casa Milà (La Pedrera)
- El Corte Inglés da Plaça de Catalunya
- Mercat Santa Caterina
Pronto para conhecer tudo sobre a cidade espanhola?
Onde fica Barcelona
Banhada pelo mar Mediterrâneo, Barcelona fica no nordeste da Espanha. A cidade é a capital da região da Catalunha.
A metrópole está a aproximadamente 180 quilômetros da fronteira com a França. Já Madri, capital espanhola, fica a mais de 600 quilômetros de distância.
13 atrações em Barcelona
Confira os detalhes das principais atrações de Barcelona.
1. Park Güell
Eleito como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Park Güell é um dos pontos turísticos mais visitados de Barcelona.
O local é muito agradável e conta com várias obras coloridas e curvas do arquiteto espanhol Antoni Gaudí. Além disso, abriga a casa onde o artista morou por 20 anos, que hoje funciona como um museu.
- Endereço: Gràcia, 08024
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 19h30.
2. Sagrada Família
A imponente Sagrada Família foi projetada por Antoni Gaudí em 1882. Hoje, é o cartão-postal mais popular da cidade.
Um fato interessante é que, apesar de existir há tanto tempo, a catedral continua inacabada. Vale a pena encarar a fila para visitar a parte de dentro do templo. Normalmente, há menos aglomerações do meio da tarde para frente.
- Endereço: C/ de Mallorca, 401
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 10h30 às 20h.
3. Camp Nou
O tour pelo Camp Nou, casa do Futbol Club Barcelona, é outra atração imperdível. A visita faz os torcedores irem à loucura e também consegue agradar até quem não é tão fã do esporte.
Durante o tour, os viajantes percorrem diversos ambientes do estádio, passando por museu, exposições interativas e vitrines com objetos históricos. Zona de televisão, tribuna, túnel que leva ao campo e vestiário também fazem parte do roteiro.
- Endereço: C/ d’Arístides Maillol, 12
4. Grácia
Quem curte badalação precisa separar um tempinho para se divertir na região de Grácia. O local lembra um pouco o bairro da Vila Madalena, em São Paulo.
A área é perfeita para passear ou fazer refeições em qualquer hora do dia. A via Carrer Verdi é o coração do local, cheia de restaurantes e bares descolados.
5. Castelo de Montjuic
O Castelo de Montjuic é uma antiga fortaleza que fica no topo de uma colina. A forma mais legal de chegar ao local, onde também fica o museu Fundação Joan Miró, é por meio dos teleféricos.
A rota começa na Avenida Miramar e passa por outras duas estações antes de chegar a topo da montanha. O melhor de tudo é que os “bondinhos” têm grandes janelas panorâmicas para contemplar a cidade do alto.
- Endereço: Ctra. de Montjuïc, 66
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 20h.
6. Parque de La Ciutadella
Durante muitos anos, o Parque de La Ciutadella foi o único parque de Barcelona. O local é muito charmoso e perfeito para descansar ao ar livre.
Uma boa dica para dias mais quentes é alugar barquinhos e se divertir no lago. Também dá para ver o parlamento, que fica dentro do complexo.
- Endereço: Passeig de Picasso, 21
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 22h30.
7. Bairro Gótico
Com construções em estilo gótico, o Bairro Gótico reúne alguns dos edifícios mais antigos da cidade. Ali, estão atrações como Catedral de Santa Cruz, Plaça del Rei e Ponte do Bispo.
É um lugar com muita história para contar. Por isso, recomendo fazer um tour gratuito para conhecer seus mistérios e lendas ou o passeio guiado noturno.
8. Museu Picasso
Se tiver pouco tempo e precisar escolher apenas um dos excelentes museus de Barcelona, vá ao Museu Picasso. Como o próprio nome já diz, o complexo presta homenagem ao artista Pablo Picasso.
O acervo tem mais de 3 mil obras do pintor, incluindo trabalhos criados em diferentes fases de sua vida. Entre os destaques estão quadros como “Homem com Boina” e a reinterpretação de “As Meninas”.
- Endereço: C/ de Montcada, 15-23
- Horário de funcionamento: Domingo, terça-feira e quarta-feira, das 9h às 20h. Quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 9h às 21h.
9. Mosteiro de Montserrat
Situado nos arredores de Barcelona, o Mosteiro de Montserrat foi construído em 880, na Idade Média. O complexo fica no topo de uma montanha e é lar de uma comunidade de monges.
Para chegar ao local é preciso comprar o TransMontserrat. Trata-se de uma passagem que dá direito ao trem que leva ao monastério (percurso de aproximadamente uma hora) e ao teleférico Aeri, que percorre trajetos nas alturas em uma inclinação vertiginosa.
- Endereço: 08199 Montserrat
- Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 20h.
10. Casa Batlló
A Casa Batlló é outro ponto turístico imperdível da capital da Catalunha. O prédio foi construído originalmente em 1877, mas só ganhou destaque quando foi completamente reformulado por Gaudí.
Além de ser incrível por fora, a atração pode ser explorada por dentro. O tour permite ver os cômodos da casa, os detalhes da decoração e até aprender mais sobre a história do local por meio de projeções de vídeo e tablet de realidade virtual.
- Endereço: Pg. de Gràcia, 92
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20 e das 20h30 às 23h.
11. Casa Milà (La Pedrera)
Praticamente em frente à Casa Batló, a Casa Milà também vale a visita. Conhecido como La Pedrera, o prédio foi o última obra civil projetada pelo ilustre Gaudí.
Recomendo reservar com antecedência o ingresso que dá direito a visitar a parte interna da atração. Ali, é possível conferir de perto os conceitos inovadores adotados pelo arquiteto e ver ambientes decorados que simulam o estilo de vida da antiga alta sociedade de Barcelona.
- Endereço: Pg. de Gràcia, 92
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20 e das 20h30 às 23h.
12. El Corte Inglés da Plaça de Catalunya
Os fãs de compras precisam ir ao El Corte Inglés da Plaça de Catalunya. Trata-se de um grande shopping com lojas de roupas, cosméticos, acessórios e perfumes.
No subsolo há dois supermercados. O primeiro é convencional, ideal para compras simples. Já o segundo é gourmet, com ótimas opções de vinhos, doces típicos e chocolates.
- Endereço: Pl. de Catalunya, 14
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 21h.
13. Mercat Santa Caterina
Ao lado da Catedral de Barcelona, o Mercat Santa Caterina é um dos melhores lugares para explorar os sabores do destino. Ele foi o primeiro mercado coberto da cidade, inaugurado em 1845.
Além de contar com vários ingredientes fresquinhos à venda – desde frutas até peixes e embutidos – o local é conhecido por preparar deliciosas tapas.
- Endereço: Av. de Francesc Cambó, 16
- Horário de funcionamento: Segunda-feira, quarta-feira e sábado, das 7h30 às 15h. terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 7h30 às 20h.
Como chegar a Barcelona
Companhias como Ibéria e Latam operam voos diretos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, a Barcelona. Além disso, é possível chegar à cidade espanhola por meio de conexões nos principais destinos europeus, por exemplo, Madri (Espanha), Paris (França) e Lisboa (Portugal).
Minha indicação é pesquisar passagens na Vai de Promo, plataforma que reúne ofertas de passagens de diversas empresas aéreas. Por isso, fica bem mais fácil encontrar a rota mais vantajosa e conveniente para a sua viagem.
Para quem já está na Europa, outra opção é ir a Barcelona de trem. As principais rotas partem de outros destinos espanhóis ou de lugares da França, como Marselha e Paris.
Transporte em Barcelona
Barcelona tem um bom sistema de transporte público, com linhas integradas de ônibus, metrô e tram. A dica para economizar é comparar um passe de transporte para circular somente na Zona 1, onde estão as principais atrações da cidade.
Para quem quer mais privacidade, conforto e praticidade, a melhor opção é alugar um carro. Nesse caso, indico procurar opções e comparar preços pela Mobility, plataforma que réune as principais locadoras do mundo.
Há também a possibilidade de utilizar táxis, contratar transfers ou embarcar em ônibus turísticos que levam os viajantes aos pontos mais famosos do pedaço.
Quando ir a Barcelona
A melhor época para viajar a Barcelona é entre maio e junho. O período é marcado pelas temperaturas quentes da primavera, que deixam os cenários locais ainda mais bonitos. De quebra, antecede o pico da alta temporada. Por isso, é possível explorar a cidade sem grandes aglomerações.
Julho e agosto são os meses mais movimentados, com praias e atrações bem cheias. Já as épocas de outono e inverno são tranquilas, ideais para os fãs de temperaturas mais amenas.
Seguro viagem Espanha
Ao viajar para a Espanha, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos. Isso sem contar problemas como extravio de bagagem e voos cancelados.
Minha sugestão é entrar no comparador online da Seguros Promo, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip de Internet Espanha
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 4 dias em Barcelona
Dá para organizar um roteiro bem completo por Barcelona ao longo de quatro dias de viagem. Abaixo, veja algumas sugestões para otimizar tempo e conferir as principais atrações da cidade espanhola.
1º dia – Sagrada Família, Park Guell e Camp Nou
- Compre o ingresso de dois dias de um dos muitos ônibus turísticos vermelhos que circulam pela cidade. A partir daí, você poderá fazer três circuitos conhecendo os principais pontos da cidade. A dica é válida para circular pela região sem gastar muito com transporte.
- Pela manhã, visite o Park Guell, com obras fantásticas de Gaudí. Dá até para almoçar por lá.
- Para quem é fã de futebol, vale seguir dali para o Camp Nou, o campo do Barcelona. Faça um tour pelo museu e pelos vestiários.
- Desça na parada da Sagrada Família do meio da tarde para frente, quando as filas costumam diminuir. Aí, visite a obra monumental de Gaudí, que ainda está inacabada.
- À noite, vá para Grácia, espécie de Vila Madalena paulistana de Barcelona. Se for de metrô, é só descer em Fontana e, saindo da estação, entrar na primeira rua à esquerda. Você chegará ao Carrer Verdi, cheio de restaurantes e bares, e também a algumas praças charmosas que se espalham pelo pedaço.
2º dia – Teleférico e praias
- Aproveitando o ticket do ônibus, siga para o Castelo de Montjuic e ande no teleférico da região.
- Reserve algum tempo para conhecer os museus locais, como o Miró e o de Arte Moderna.
- Saindo de lá, a mesma linha de ônibus passa pela Barceloneta e pelo Port Olimpic. Vale a pena descer na Barceloneta e caminhar até o Parque de La Ciutadella, onde dá para alugar barquinhos e fazer um piquenique à beira do lago.
- Depois do almoço, relaxe nas praias da região, onde rola top less.
- À noite, siga para o Born e o Raval, os bairros mais cool da cidade. Lá, há diversas opções interessantes para bebericar, como o Marsella (na Carrer Sant Pau, quase esquina com a Rambla del Raval), de onde até Picasso já saiu trôpego de tanto sorver absinto. O grande barato é pular de bar em bar, como os espanhóis gostam de fazer.
3º dia – Explore a arte
- Aproveite a manhã para caminhar pelas Ramblas, ruas onde é possível fazer compras. Ande em direção ao bairro Gótico.
- Admire cada pedacinho do bairro Gótico, como a catedral e outras construções medievais.
- Vá almoçar no Els Cuatre Gats (Carrer Montsió), um restaurante delicioso, que também era frequentado por Picasso. Destaque para os frutos do mar.
- À tarde, siga para o Museu Picasso, no Born. Caso não seja a sua praia, uma opção é programar uma visita ao mosteiro de Montserrat, nos arredores da cidade. Para isso, compre o TransMontserrat, que dá direito a pegar o trem até a região (o trajeto leva cerca de uma hora), e também o Aeri, teleférico de 1930 que sobe a uma altura completamente insana e em uma inclinação vertiginosa.
- Lá em cima, dá para visitar o monastério, que é lindo, e ainda subir em um furnicular preso numa montanha em uma angulação proibitiva aos olhos humanos.
- À noite, vá a uma das muitas taperias de Barcelona.
4° dia – Turismo e compras
- Dê uma volta no bairro de Eixample para conhecer a Casa Batló e a Casa Milà (La Pedrera). Ambas são construções do Gaudí e ficam quase de frente uma para a outra.
- Aproveite o resto do dia para fazer compras nas lojas de grife da região ou visitar o El Corte Inglés da Plaça de Catalunya. É uma loja/shopping gigantesca com absolutamente tudo que você pode imaginar, incluindo as marcas mais famosas do mundo em roupas, cosméticos, perfumes, relógio. No subsolo tem um supermercado normal e outro de estilo gourmet, excelente pra comprar vinhos, chocolates e doces espanhóis.
- Na hora que a fome apertar, vá até o Mercat de La Boqueria ou o Mercat Santa Catarina. Este último fica ao lado da Catedral de Barcelona e é superdescolado, com uma taperia logo na entrada.
- Durante à noite, ande por Barceloneta. Há vários restaurantes na região, onde é possível provar paellas. O clima litorâneo impera no pedaço.
Onde comer em Barcelona
A gastronomia é uma atração à parte de Barcelona. Com tantas opções de bares e restaurantes incríveis, fica até difícil escolher onde fazer as refeições durante a viagem.
Para te ajudar nessa tarefa, listei alguns bons lugares para comer na metrópole:
Els Cuatre Gats
O Els Cuatre Gats era um dos restaurantes queridinhos de Pablo Picasso. O grande sucesso da casa é o arroz negro com lula, que é delicioso.
Mercat de La Boqueria
O Mercart de La Boqueria é ideal para comprar ingredientes fresquinhos ou provar receitas saborosas. Entre elas, destacam-se as diversas opções de tapas.
Cerveceria Catalana
Caso queira tomar um chope e petiscar, vá à Cerveceria Catalana. A casa é bem animada e cheia de gente bonita.
Tapas 24
Com um ambiente descolado, o Tapas 24 é um dos melhores lugares para comer tapas em Barcelona. O local pertence a Carles Abellán, um dos grandes nomes da cena gastronômica espanhola.
Onde ficar em Barcelona
Os turistas que pretendem se hospedar nas proximidades das principais atrações turísticas de Barcelona devem procurar hotéis que ficam perto das famosas Las Ramblas. Os estabelecimentos oferecem fácil acesso a ótimos comércios, restaurantes e opções de vida noturna.
Outro lugar que atrai os viajantes é Gràcia. Ali, é possível encontrar hotéis-boutique descolados e cheios de charme.
Eixample e Barceloneta também têm boas acomodações. A primeira fica pertinho de locais como a Sagrada Família. Já a segunda é indicada para a galera que pretende aproveitar as praias.
Nossas dicas de hotéis em Barcelona são:
Hotel America Barcelona
Pertinho das casas Milá e Batlló, o Hotel America Barcelona conquista os viajantes com um visual moderno e despojado. Os apartamentos são amplos e muito bem equipados.
—
Hotel Boutique Mirlo Barcelona
Piscina, restaurante, quartos com decoração clean e spa são alguns dos atrativos do Hotel Boutique Mirlo Barcelona. O complexo fica a apenas dois quilômetros do Park Güell.
—
Monument Hotel
Situado na antiga casa de Enric Batlló, o Monument Hotel é uma ótima opção de hospedagem em Eixample. O local tem quartos amplos e é bem sofisticado.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Barcelona (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Também preparei um guia completo com mais opções de hotéis em Barcelona.
O que você precisa saber antes de ir a Barcelona
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
De quebra, vale a pena comprar um pouco de dinheiro do país que você visitará. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer em Londres
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega