Atrações
5 curiosidades sobre o Palácio de Versalhes, na França
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 02/Maio/2024
- Redação
Situado em cidade de Versalhes, a 20 quilômetros de Paris, o Palácio de Versalhes é uma das atrações mais incríveis da França. Construído durante o reinado de Luíz XV, o local é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e conta com vários peculiaridades. Abaixo, Helena Ribeiro, historiadora e guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, que mora em Paris desde 2011, listou cinco curiosidades sobre o ponto turístico.
5 curiosidades sobre o Palácio de Versalhes
1. Arquitetura singular
A arquitetura barroca é um dos grandes destaques do Palácio de Versalhes. Quem passa pelo local também consegue contemplar cenários riquíssimos. No interior do prédio, por exemplo, as decorações variam de pinturas renascentistas no teto a paredes com mármore e arabescos de ouro.
2. Jardim de Versalhes
O passeio aos Jardins de Versalhes é gratuito – exceto em dias específicos de shows. O complexo é belíssimo, repleto de bosques, fontes de água e grandes arbustos. Criados para representar o poder de Luíx XV, os jardins ostentam 221 obras de arte de mármore, chumbo e bronze.
3. Salão dos Espelhos
O palácio conta com um Salão dos Espelhos projetado pelo arquiteto francês Jules Hardouin-Mansart e construído entre 1678 e 1684, no reinado do rei Luís XV. O local já funcionou como sala do poder e recebeu inúmeros bailes e reuniões. Foi ali, inclusive, que foi assinado o Tratado de Versalhes, que encerrou formalmente a Primeira Guerra Mundial.
O espaço tem 73 metros de comprimento, 240 metros de largura e um teto de 40 metros de altura decorado com pinturas coloridas. É possível observar trabalhos do artista Charles Le Brun, que remetem a Luís XV e à história da França.
4. Ópera Real
A Ópera Real de Versalhes é o principal teatro e casa de ópera do Palácio de Versalhes. Projetado por Ange-Jacques Gabriel, também é conhecido como o Théâtre Gabriel.
O local funcionava como um teatro particular da realeza, com apresentações de ópera, balé e comédia. Hoje, fica aberto ao público e recebe shows de ópera em datas específicas.
5. Construção do Castelo
Com 63 mil metros quadrados – o equivalente a 15 campos de futebol -, o castelo tem 2.300 comodos, 2.143 janelas, 352 lareiras e 67 escadarias. Ele foi projetado pelo arquiteto francês Louis Le Vau, que morreu durante o processo das obras, deixando a conclusão para Jules Hardouin-Mansart.
—
LEIA TAMBÉM:
- Roteiro de 15 dias na Itália
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- O que fazer em Lisboa
- O que fazer em Londres
- O que fazer na Ilha da Madeira
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer na Irlanda
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Edimburgo
- O que fazer na Irlanda do Norte
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer na Eslovênia
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega