Roteiro
O que fazer em Praga – 14 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 30/Setembro/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Muitos viajantes que planejam roteiros pelo Leste Europeu têm dúvidas sobre o que fazer em Praga, capital de República Tcheca. Conhecida como Paris do Leste, a cidade conquista turistas do mundo inteiro com construções góticas, atmosfera medieval e charmosas ruas de paralelepípedos.
Os principais passeios incluem pontos turísticos culturais e históricos. Além disso, o destino oferece experiências gastronômicas surpreendentes e conta com ótimas opções de hotéis.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Praga
O Castelo de Praga é uma das atrações mais procuradas por viajantes. Além disso, a galera adora caminhar pelas ruas da Cidade Velha (Staré Město) e da Cidade Nova (Nové Město).
Como há muito o que fazer em Praga, selecionamos uma lista com as principais atrações que merecem espaço no roteiro:
- Hradčany
- Castelo de Praga
- Ponte Carlos
- Igreja de São Nicolau
- Ilha Kampa
- Museu Franz Kafka
- Teatro dos Nobres
- Igreja Nossa Senhora Diante de Týn
- Torre da Pólvora
- Relógio astronômico de Praga
- Passeio de barco pelo Rio Moldava
- Josefov
- Museu Nacional
- Casa Dançante
Aperte o cintos e prepare-se para conhecer tudo sobre a capital de República Tcheca.
Onde fica Praga
Dividida pelo Rio Moldava, Praga fica na região central da República Tcheca. A capital é a maior cidade do país.
O destino é um ótimo ponto de partida para uma viagem por países do Leste Europeu, como Polônia, Eslováquia, Hungria e Eslovênia.
14 atrações em Praga
Veja os detalhes a respeito das principais atrações de Praga.
1. Hradčany
No alto de uma colina, o bairro Hradčany é um bom lugar para começar a turistar por Praga. Além de abrigar o famoso castelo da cidade, a região é lar de outras construções belíssimas.
Vale a pena ir aos mosteiros Strahov, fundado em 1140, e Loreto. O segundo, inclusive, conta com um belíssimo campanário.
2. Castelo de Praga
Separe algumas horas para conhecer o Castelo de Praga, que fica em um complexo enorme, com templos, museus, conventos, calabouços e 26 palácios. Recomendo reservar um tour gratuito.
Não deixe de explorar a Catedral de São Vito, o Palácio Real, o Convento São Jorge e a Basíliaca de São Jorge. Antes de ir embora, caminhe pelo Beco de Ouro, que reúne várias casinhas coloridas. A de número 22 foi lar de Franz Kafka.
- Endereço: Hradčany, 119 08
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.
3. Ponte Carlos
A Ponte Carlos é um dos cartões-postais mais famosos de Praga. Construída em 1357, a estrutura é um bom ponto para tirar fotos.
Vale a pena caminhar por lá e observar todos os detalhes. Entre eles, os das torres e das 30 estátuas de santos.
4. Igreja de São Nicolau
Independentemente da sua fé, coloque a Igreja de São Nicoulau no roteiro. Isso porque o prédio em estilo barroco é um dos templos mais lindos de Praga.
O local foi construído em 1673 e fica na praça principal de Malá Strana. Dá para subir no mirante para ter uma vista diferenciada da região.
- Endereço: Staroměstské nám. 1101, 110 00
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
5. Ilha Kampa
Banhada pelo Rio Moldava, a Ilha Kampa é uma ilha artificial com cenários lindíssimos. Algumas pessoas até chamam o local de “Veneza de Praga”.
Ali, o divertido é caminhar e se perder nas ruelas. Além disso, há jardins ótimos para piqueniques.
6. Museu Franz Kafka
O Museu Franz Kafka foi criado em homenagem ao famoso autor tcheco, que é conhecido como um dos escritores mais famosos do século 20.
O complexo exibe um acervo variado com itens que remetem à carreira e à vida pessoal de Kafka. É possível observar primeiras edições de livros, cartas e até desenhos feitos por ele.
- Endereço: Cihelná 635, 118 00
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.
7. Teatro dos Nobres
O prédio do Teatro dos Nobres chama atenção de longe. Por isso, não deixe de conferir de perto os detalhes da belíssima fachada.
O local ficou conhecido por receber espetáculos de extrema importância. Entre eles, a estreia da ópera “Don Giovanni”, de Mozart, em 1787.
- Endereço: Ovocný trh 1 110 00
8. Igreja Nossa Senhora Diante de Týn
A Igreja Nossa Senhora Diante de Týn tem muita história para contar, já que foi disputada entre católicos e protestantes.
Com um prédio em estilo gótico, o templo foi construído em 1365 e é conhecido por “não ter porta”. Acontece que a entrada existe, mas é preciso caminhar entre alguns prédios para encontrá-la.
- Endereço: Staroměstské nám., 110 00
- Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das das 10h às 13h e das 15h às 17h. Domingo, das 10h30 ao meio-dia.
9. Torre da Pólvora
A Torre da Pólvora é um dos pontos turísticos mais famosos de Praga. Com um visual gótico, a construção é uma das 13 entradas da Cidade Velha.
O mais legal é que é possível visitar a parte interna. Uma vez lá dentro, dá para ver a capital tcheca de um ângulo diferenciado.
- Endereço: Nám. Republiky 5, 110 00
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h.
10. Relógio astronômico de Praga
A praça principal da Cidade Velha é conhecida por seus restaurantes, cafés e por abrigar a prefeitura. Bem em frente fica o relógio astronômico de Praga.
Ele toca nas horas cheias e apresenta um rápido desfile de bonecos.
11. Passeio de barco pelo Rio Moldava
O Rio Moldava é uma parte importantíssima da cidade. Por isso, aproveite para fazer um passeio de barco por ali.
Há opções para todos os tipos de viajantes, desde tours rápidos até roteiros com jantar o apresentações musicais.
12. Josefov
A região de Josefov, também conhecida como Bairro Judeu, fica bem ao lado da Cidade velha. O local tem ótimos restaurantes e é a sede da Orquestra Filarmônica de Praga.
O local também tem cinco sinagogas, além do Velho Cemitério Judaico, que é um dos mais bem preservados da Europa.
13. Museu Nacional
O Museu Nacional de Praga é uma das atrações da praça Venceslau, na Cidade Nova. Seu prédio neorrenascentista remete ao período comunista da capital.
O local tem exibições diversas, que variam desde itens de zoologia até paleontologia. Além disso, é possível ver medalhas e outros objetos que remetem à história da Europa.
- Endereço: Václavské nám. 68, 110 00
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.
14. Casa Dançante
Desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić em cooperação com o canadense Frank Gehry, a Casa Dançante é uma das construções mais incríveis da República Tcheca.
O local ostenta um visual futurista e funciona como um prédio de escritórios. Vale a pena tirar algumas fotos em frente à exótica fachada.
- Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00
Como chegar a Praga
Não existem voos diretos do Brasil para Praga. Normalmente, os viajantes fazem paradas em outros destinos europeus e depois seguem para a capital tcheca.
A melhor dica para quem quer encontrar voos com preços atrativos é pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne rotas de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Outra opção, mais indicada para quem já está no Velho Continente, é ir à cidade de trem. Há conexões frequentes e diretas com vários destinos, como Viena (Áustria), Budapeste (Hungria) e Berlim (Alemanha).
Transporte em Praga
Uma das maneiras mais populares de explorar Praga é a pé ou de bicicleta. Muitas das principais atrações da cidade, como a Ponte Carlos, o Castelo de Praga e a Cidade Velha, estão localizadas em áreas bem acessíveis.
Outra opção é usar o transporte público ou embarcar em um ônibus turístico que passa pelos pontos mais interessantes de Praga.
Para quem busca conforto e praticidade, contudo, a melhor dica é reservar transfers privativos ou alugar um carro. Recomendamos utilizar este comparador online para analisar preços e vantagens de várias locadoras em um único lugar.
Quando ir a Praga
A primavera e o outono são conhecidas por temperaturas amenas e preços mais acessíveis. É durante essas estações que Praga fica um pouco mais vazia, ideal para quem quer fugir de grandes aglomerações de turistas.
O verão, entre julho e agosto, por sua vez, é o período de alta temporada. Os dias são mais quentes, há mais opções de lazer ao ar livre e as diárias em hotéis costumam ficar mais caras.
Caso queira viajar no inverno, prepare-se para encarar temperaturas que vão de -1°C a 5°C. O frio, contudo, deixa a cidade ainda mais charmosa e permite aproveitar atrações como pistas de patinação a céu aberto.
Seguro viagem República Tcheca
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem República Tcheca
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 3 dias em Praga
Há muito o que fazer em Praga. Por isso, o ideal é reservar alguns dias para conhecer as principais atrações da cidade.
Abaixo, confira tudo que não pode ficar fora de um roteiro em Praga. Separamos as principais atrações em um itinerário de três dias.
1º dia – Castelo de Praga e Malá Strana
- Comece a visita pelo bairro Hradčany, onde fica o Castelo de Praga. Há diversos edifícios históricos na região, como o Mosteiro Strahov, fundado em 1140 e que abriga as belas salas da Teologia e da Filosofia; o Palácio das Relações Exteriores, maior construção barroca da região; e o Palácio Schwarzenberg, com fachada renascentista.
- Visite o Loreto, mosteiro construído a partir de uma réplica da casa em que o arcanjo Gabriel teria anunciado à Maria o nascimento de Jesus. O local conta com um lindo campanário.
- Siga para o Castelo de Praga, que é praticamente uma cidadela com direito a 26 palácios, museus, convento, calabouços, ruas repletas de casinhas, jardins e uma enorme catedral.
- Passeie pelos pátios principais, pelos jardins e entre na Catedral de São Vito, cujas obras foram iniciadas em 1344 e terminara apenas no século 20. Lá dentro, encontram-se as joias da coroa checa, encerradas na parede e que só podem ser vistas pelo povo uma vez por ano (geralmente no verão), além de túmulos – um deles guarda o braço de São Vito – e capelas.
- Compre o tíquete para visitar outras áreas do castelo, como o Palácio Real, palco da linda Sala Vladislau; o Convento de São Jorge, hoje parte da Galeria Nacional de Arte; e a Basílica de São Jorge, com arquitetura romana.
- Siga até o Beco de Ouro, rua com casinhas coloridas onde, no número 22, morou Franz Kafka. O local abriga hoje uma livraria dedicada ao famoso morador.
- Como é descida, saia do castelo e siga a pé curtindo as atrações históricas de Malá Strana, a Cidade Baixa. Na praça principal, por exemplo, fica a Igreja de São Nicolau. Do mirante da construção barroca tem-se uma ótima vista da cidade.
- Aproveite para almoçar e fazer compras em Malá Strana. Há diversas lojas, tavernas e restaurantes em suas ruas, como a Nerudova.
- Seguindo em direção ao Rio Moldava, passe na Praça do Grão-Priorado, cujo prédio principal abriga o “Muro John Lennon”, espécie de templo com mensagens de paz que, antigamente, tinha uma imagem do líder dos Beatles.
- Já às margens do rio desponta a Ilha Kampa, com jardins e belas galerias. Dali é fácil alcançar o Museu Franz Kafka.
- Quando o sol se mandar, escolha uma das muitas tavernas de Malá Strana para provar pratos típicos acompanhados da deliciosa cerveja checa.
2º dia – Ponte Carlos e Cidade Velha
- Chegou a hora de visitar um dos maiores cartões-postais de Praga, a Ponte Carlos, construída em 1357.
- Caminhe tranquilamente pela estrutura, cercada por 30 estátuas de santos que a ornamentam (há uma 31ª na parte inferior do lado de Malá Strana). Dá para fazer lindas fotos das torres que guardam as extremidades da ponte.
- Depois, caminhe até a Cidade Velha (Staré Město), o coração da capital checa. Turístico, o bairro coleciona lojas, restaurantes, teatros, casas noturnas e tavernas que se espalham entre a Staroměstské Náměstí (Praça da Cidade Velha) e a Ponte Carlos.
- A Casa Municipal, o Klementinum (antiga base jesuíta e atual sede da Biblioteca Nacional) e o Teatro dos Nobres, onde Mozart estreou a ópera “Don Giovanni” em 1787, são algumas das estrelas locais.
- Ande pelas ruas medievais e aprecie edificações como a Igreja Nossa Senhora Diante de Týn, disputada por católicos e protestantes, e ao Portão da Pólvora, uma das 13 entradas da Cidade Velha, erguida em torno de 1200.
- O grande destaque da Cidade Velha, porém, é a praça homônima, dona de igrejas, cafés com mesinhas espalhadas pelo calçadão, palácios rococós e a prefeitura de Praga, cuja torre data de 1364.
- É ali, diante da prefeitura, que fica o famoso relógio astronômico de Praga que, nas horas cheias, balada e apresenta uma espécie de desfile de bonecos, que dura poucos segundos.
- Depois de bater perna o dia todo, faça um passeio de barco pelo Rio Moldavia. Muitos deles incluem jantares com direito a apresentações de jazz.
3º dia – Bairro Judeu e Cidade Nova
- Programe-se para conhecer o Bairro Judeu (Josefov), que fica ao lado da Cidade Velha. Ali há cinco sinagogas, o Velho Cemitério Judaico, um dos mais bem preservados do gênero na Europa e o Rudolfinum, sede da Orquestra Filarmônica de Praga, e diversos restaurantes.
- Entre as sinagogas, que podem ser visitadas, destacam-se a Staronová, ou Velha-Nova, erguida em estilo gótico em 1270; a Espanhola, lindíssima, com decoração moura; e a Pinkas, que dá acesso ao Cemitério Judaico.
- Ainda no Bairro Judeu, caminhe pela Avenida de Paris, que concentra as principais vitrines de grifes de Praga.
- Depois do almoço, siga para a Cidade Nova (Nové Město), que, apesar do nome, é bem foi fundada em 1348. O local tem menos charme que outras partes de Praga, mas conta com calçadões repletos de lojas, restaurantes, bares, casas noturnas, cinemas, cabarés e hotéis.
- A Cidade Nova abriga grandes prédios neorrenascentistas que remetem ao período comunista de Praga, como a Ópera Estatal e o Museu Nacional.
- Aproveite também para conhecer a Casa Dançante, desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić em cooperação com o canadense Frank Gehry. É uma das obras mais futuristas da capital checa.
- Dá tempo ainda de passear pelas principais praças da Cidade Nova, como a Venceslau, palco da Revolução de Veludo, que marcou o estopim da queda do comunismo em Praga.
- De noite, escolha uma entre as muitas baladas disponíveis em Praga. Uma das mais famosas é a Karlovy Lasne, mas não se engane: o lugar, enorme e colado na Ponte Carlos, é extremamente turístico.
- Outra opção é ir ao Teatro Nacional, onde rolam apresentações eruditas.
Onde comer em Praga
Praga é um destino ímpar para os fãs de gastronomia. As opções variam desde cafés charmosos e pubs até restaurantes de comidas típicas e estabelecimentos especializados em alta gastronomia.
Confira três bons lugares para comer em Praga:
Franz Kafka Cafe
Próximo à casa onde Fraz Kafka nasceu, o Franz Kafka Cafe presta homenagem ao autor. Ali, é possível provar deliciosos cafés e tortas.
U Černého Vola
O U Černého Vola é uma típica taverna. O local fica próximo ao Castelo de Praga e é conhecido pelas cervejas pretas. Além disso, vale a pena pedir um goulash ou costelas de porco.
U Rudolfina
O U Rudolfina é uma das atrações gastronômicas do Bairro Judeu. Além de servir boa cerveja, o empreendimento oferece pratos como queijo frito e salsicha.
Onde ficar em Praga
Quando se trata de escolher a melhor região para se hospedar em Praga, é importante considerar seus interesses e necessidades de viagem.
A Cidade Velha é o coração de Praga e a área mais turística da cidade. É um ótimo lugar caso deseje ficar perto das principais atrações turísticas.
Outro local que conta com boas opções de hotéis é a Malá Strana. Para quem busca ficar longe das multidões de turistas, contudo, a dica é procurar uma hospedagem na sofisticada área residencial de Vinohrady.
Nossas dicas de hotéis em Praga são:
Hotel Savoy Prague
Pertinho do Castelo de Praga, o Hotel Savoy Prague é referência em luxo. Além de oferecer um ótimo serviço, o empreendimento é conhecido pelo delicioso café da manhã.
Veja preços e avaliações
—
Hotel U tří bubnů
O U tří bubnů é ideal para viajantes que procuram um hotel confortável, mas não muito caro. Ele fica muito bem localizado, na região da Cidade Velha.
Veja preços e avaliações
—
Hotel Essence
Baseado em um edifício histórico, o Hotel Essence é um bom hotel intermediário na Cidade Velha. O complexo tem acomodações confortáveis e oferece fácil acesso aos pontos turísticos.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Praga (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Também preparei um guia completo com os melhores lugares para ficar em Praga.
O que você precisa saber antes de ir a Praga
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui
Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.
Onde cotar: Confidence
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Madri
- Roteiro pelo Norte da Espanha
- Onde ficar em Barcelona
- Onde ficar em Paris – Hotéis de luxo
- Onde ficar em Veneza
- O que fazer em Munique
- O que fazer em Praga
- O que fazer em Viena
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer em Budapeste
- O que fazer em Copenhagen
- Roteiro para ver a aurora boreal na Noruega