Roteiro
O que fazer em Paraty – 9 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 15/Julho/2024
- Maria Beatriz Vaccari
Quem vai ao litoral sul do Rio de Janeiro encontra muito o que fazer em Paraty. Com construções em estilo colonial e belas praias, a cidade conquista viajantes brasileiros e também faz sucesso entre turistas de outros países.
Além dos exuberantes cenários naturais e das atrações culturais, Paraty se destaca quando o assunto é gastronomia. Ali, é fácil encontrar restaurantes charmosos que servem receitas e drinques deliciosos, como o tradicional Jorge Amado, que leva limão, maracujá, açúcar e cachaça com cravo e canela.
Neste post, indico as principais atrações de Paraty e compartilho dicas importantes sobre a cidade, como sugestões de hotéis e restaurantes.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Paraty
As opções de passeios em Paraty variam desde tours pelo Centro Histórico até mergulhos para observar a vida marinha da região. O município também fica próximo a várias ilhas incríveis. Por isso, muita gente aproveita a visita para fazer passeios de barco e conhecer os arredores.
Como há muito o que fazer em Paraty, listei os principais pontos turísticos do destino abaixo:
- Centro Histórico
- Teatro Espaço
- Igreja de Santa Rita
- Casa da Cultura
- Pontal
- Jabaquara
- Praia do Sono
- Passeios de barco
- Trindade
Pronto para saber tudo sobre a cidade?
Onde fica Paraty
A cidade de Paraty fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A capital fluminense está a 258 quilômetros de distância.
São Paulo (SP), por sua vez, fica a aproximadamente 280 quilômetros. Já Belo Horizonte (MG) está a 600 quilômetros.
Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para o Rio de Janeiro.
10 atrações em Paraty
Confira os detalhes das principais atrações de Paraty.
1. Centro Histórico
Eleito Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico de Paraty é uma das atrações mais famosas do pedaço. Ali, o viajante pode observar diversas construções do período colonial.
Várias ruas são fechadas somente para pedestres. A dica é caminhar pelo local sem pressa, apreciando os cenários e fazendo paradas para tirar fotos. Caso queira aprender mais sobre a área, reserve um tour guiado gratuito.
2. Teatro Espaço
O Teatro Espaço, também conhecido como Teatro de Bonecos, foi inaugurado em 1985 e se consolidou como um ponto turístico de Paraty. O complexo promove apresentações de bonecos do Grupo Contadores de Estórias.
Ao longo dos anos, a casa recebeu grandes nomes da música, do teatro e da dança, como Paulo Autran e Denise Stoklos. Além disso, foi palco de um festival internacional e de diversos projetos artísticos.
- Endereço: R. Dona Geralda, 42
3. Igreja de Santa Rita
Construída em 1722, a Igreja de Santa Rita é o templo mais antigo de Paraty. O prédio mescla elementos do barroco-rococó à arquitetura jesuítica.
Vale a pena entrar e visitar o Museu de Arte Sacra, que exibe diversos itens de barro madeira e metal. Elas datam dos séculos 17, 18 e 19, e foram encontradas na própria cidade.
- Endereço: R. Santa Rita
4. Casa da Cultura
Outra atração imperdível é a Casa da Cultura de Paraty. Situado em um casarão de 1754, no Centro Histórico, o museu conta com vários espaços para exposição.
Atualmente, é possível ver obras de diversos artistas da cidade, como Júlio Paraty. Há também uma nova exposição da artista Maria Cermelli.
- Endereço: R. Dona Geralda, 194
- Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
5. Pontal
A praia do Pontal é uma das mais populares do destino. É dali que partem os principais passeios de veleiro e barco.
O melhor de tudo é que os viajantes contam com várias opções de restaurantes e bares na orla. A dica é sentar em uma das mesinhas do calçadão e pedir algum drinque preparado com cachaça artesanal local.
6. Jabaquara
A praia de Jabaquara é uma das maiores de Paraty. Muitas pessoas afirmam que a lama do local tem propriedades medicinais. Por isso, é comum ver pessoas cobrindo partes do corpo com ela.
Com poucas ondas, a praia é ideal para famílias com crianças. Além disso, costuma ser procurada por praticantes de vela e stand up paddle.
7. Praia do Sono
Vale a pena programar uma visita à praia do Sono, que fica a pouco mais de 20 quilômetros do Centro de Paraty. É possível chegar ao local por meio de uma trilha ou em barcos.
Cercada pela natureza exuberante da Mata Atlântica, a faixa de areia é o local ideal para relaxar e se conectar com a natureza. Caso queira pernoitar por lá, o viajante encontra boas opções de pousadas e campings.
8. Passeios de barco
Há inúmeras opções de passeios de barco em Paraty. A excursão às ilhas, por exemplo, inclui snorkel e paradas em locais como praia Vermelha, Lagoa Azul, Saco da Velha e Ilha do Algodão.
Também é possível fazer caiaque nos mangues da região e até reservar uma experiência de mergulho de batismo.
9. Trindade
Trindade é uma vila de Paraty que fica situada em uma área de proteção ambiental. Repleta de praias, trilhas e cachoeiras, a região é ideal para quem procura paz e tranquilidade.
O local abriga algumas das praias mais bonitas do pedaço, como a do Cepinho e a do Cachadaço, onde há uma piscina natural.
Como chegar a Paraty
A melhor forma de ir a Paraty vai depender do local de partida do viajante. Para quem sai do Rio de Janeiro e de São Paulo (258 e 280 quilômetros de distância, respectivamente), a opção mais prática é ir de carro ou ônibus de viagem.
Caso esteja em outro estado, a dica é voar para o Rio de Janeiro e, de lá, ir de carro até Paraty. Para economizar, recomendo pesquisar voos na Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Transporte em Paraty
Muitas das atrações de Paraty podem ser percorridas a pé, como o Centro Histórico e algumas praias. Também é fácil chegar até elas utilizando as linhas de ônibus do sistema de transporte público.
Para visitar as ilhas, recomendo contratar uma excursão de barco às ilhas. Já para as atrações terrestres, a opção mais confortável é alugar um carro. Nesse caso, indico a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo em uma única plataforma.
Quando ir a Paraty
Os melhores meses para ir a Paraty é são abril, maio, setembro e outubro, quando as temperaturas são agradáveis, há poucas chances de chuva e a cidade ainda não entrou na época de alta temporada.
Os períodos de férias escolares e feriados (principalmente em junho, julho, dezembro, janeiro e fevereiro) são os mais concorridos no destino. Nesses meses, hotéis e serviços tendem a ficar mais caros e lotados.
Vale a pena destacar que Paraty recebe várias ações importantes ao longo do ano. Por isso, fique atento às datas de eventos como Festa Literária de Paraty (Flip), realizada sempre em julho, e a festas religiosas, como Páscoa e Corpus Christi.
Onde comer em Paraty
Paraty manda muito bem quando o assunto é gastronomia. As opções vão desde restaurantes conceituados que servem pratos contemporâneos até barzinhos charmosos com música ao vivo.
Confira algumas dicas de restaurantes em Paraty:
- Punto Di Vino
- Banana da Terra
- Bartholomeu
- Quintal das Letras
Punto Di Vino
O Punto di Vino é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Ali, é possível degustar pizzas e receitas tradicionais da gastronomia italiana.
Banana da Terra
Outro local imperdível para comer bem em Paraty é o Banana da Terra. Situado no Centro Histórico, o restaurante é comandado pela chef Ana Bueno e explora as delícias da cultura caiçara.
Bartholomeu
O Bartholomeu é um bom local para comer peixes e carnes em Paraty. O cardápio conta com diversas criações incríveis do chef Alexandre Righetti, como o tempurá de banana com sorvete de creme e calda de caramelo.
Quintal das Letras
O Quintal das Letras explora receitas preparadas com ingredientes locais e os sabores típicos da Mata Atlântica. O restaurante fica dentro da Pousada Literária, mas é aberto ao público.
Onde ficar em Paraty
O Centro Histórico de Paraty é a área mais procurada por turistas. Ali, é possível encontrar inúmeras opções de hotéis e pousadas de alta qualidade.
Caso esteja em busca de uma hospedagem confortável e com bom custo-benefício, recomendo procurar opções no Centro, que fica próximo à região do Centro Histórico.
Além disso, há ótimos estabelecimentos pertinho das praias mais famosas da cidade, como Pontal, Caboré e Jabaquara.
Nossas ficas de hotéis em Paraty são:
Pousada Aconchego
A Pousada Aconchego é uma boa opção para quem procura uma hospedagem charmosa em Paraty. Ela fica a dois quilômetros da praia do Pontal e é perfeita para relaxar em meio à natureza.
—
Sandi Hotel
Bar, piscina, hidromassagem e restaurante são algumas das atrações do Sandi Hotel. O empreendimento também conta com academia e sauna.
—
Pousada do Ouro
A Pousada do Ouro recebe os viajantes em um belíssimo prédio do século 18. A construção remete às casas típicas de Paraty e conta com acomodações confortáveis.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Paraty (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Também preparei um guia completo com mais dicas de onde ficar em Paraty.
O que você precisa saber antes de ir a Paraty
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Campos do Jordão
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- 10 resorts all-inclusive no Brasil