Dicas de Viagem

11 locais bíblicos para ir em uma viagem religiosa pela Jordânia

  • Créditos/Foto:Pixabay
  • 03/Maio/2023
  • Redação

Uma viagem religiosa pela Jordânia é a opção perfeita para quem deseja explorar a cultura e as histórias milenares do país. O local abriga diversos lugares citados na bíblia. Muitos deles foram foram identificados, escavados, protegidos e estão acessíveis aos visitantes.

Não à toa, a Jordânia é um destino ideal para todos aqueles que procuram conhecimento cultural e enriquecimento espiritual. O país valoriza a diversidade étnica e religiosa da sua população.

Este espírito de tolerância é um dos elementos centrais que contribuem para o clima cultural estável e pacífico que prospera na Jordânia. Mais de 92% dos jordanianos são muçulmanos sunitas e cerca de 6% são católicos.

A maioria dos cristãos pertence à igreja ortodoxa grega, mas também há católicos gregos, uma pequena comunidade católica romana, ortodoxos sírios, ortodoxos cópticos, ortodoxos armênios e algumas confissões protestantes. Há ainda pequenas populações de xiitas e de drusos. E tudo isso torna uma viagem para lá ainda mais especial.

Seguro viagem – Ganhe 15% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS15 neste comparador online.

Viagem religiosa pela Jordânia

Confira os destinos bíblicos que podem ser visitados durante uma viagem religiosa pela Jordânia.

  1. Betânia do Além Jordão
  2. Monte Nebo
  3. Amã
  4. Umm Qays
  5. Anjara
  6. Mukawir
  7. Madaba
  8. Mar Morto e Caverna de Ló
  9. Pella
  10. A Estrada do Rei
  11. Petra

Veja detalhes de cada um deles.

1 – Betânia do Além Jordão

Local em que Jesus foi batizado

O local de assentamento de João Baptista, na Betânia do Além Jordão, onde Jesus foi batizado, é muito conhecido da bíblia e dos textos bizantinos e medievais. A região foi identificada na margem leste do Rio Jordão, no Reino Hachemita da Jordânia, e está sendo sistematicamente analisada, escavada, restaurada e preparada para receber peregrinos e visitantes.

A Betânia do Além Jordão fica a meia hora de carro da capital Amã. Os locais na zona de Betânia faziam parte da antiga rota de peregrinação cristã entre Jerusalém, Rio Jordão e Monte Nebo. Esta área também é associada ao relato bíblico que conta como o profeta Elias subiu aos céus em uma carruagem de fogo.

Uma maneira confortável de chegar lá é contratar uma excursão que parte de Amã. O trajeto dura 6h30min e inclui também visitas a trechos do Mar Morto. Veja aqui detalhes e valores.

2 – Monte Nebo

Monte Nebo

Do promontório de Nebo, Moisés avistou a Terra Santa de Canaã, na qual jamais entrou. Morreu e foi enterrado em Moabe, “no vale em frente a Beth-peor”. O local exato do seu túmulo é uma incógnita.

Após consultar o Oráculo, Jeremias escondeu a Arca da Aliança, a Tenda e o Altar de Incenso no Monte Nebo. O Monte Nebo tornou-se um local de peregrinação para os cristãos de Jerusalém, e ali foi construída uma pequena igreja no século 4 para assinalar a morte de Moisés.

A igreja foi expandida nos séculos 5 e 6 até se tornar a grande basílica atual, com a sua impressionante coleção de mosaicos bizantinos. A Cruz Serpenteante, que fica fora do santuário, é símbolo da serpente de bronze que Moisés levou para o deserto e da cruz em que Jesus foi crucificado.

Não se esqueça de contratar um chip viagem internacional. Nós usamos e indicamos o America Chip.

3 – Amã

Amã, capital da Jordânia

Amã, capital da Jordânia, e seus arredores são referidos na Bíblia como Ammon ou Reino dos Amonitas, famoso pelas suas águas termais e pela cidadela. Ali se passou o episódio bíblico de Davi e Golias.

As fortificações impressionantes onde Davi expôs Urias à morte para que pudesse casar com a sua viúva Bate-Seba ainda estão de pé.

Caso prefira, vale a pena reservar este tour gratuito para visitar Amã com um guia. O local explora o Centro Histórico da cidade, passando por mesquitas e souks.

Uma vez em Amã, vale a pena visitar também as ruínas históricas de Jerash, que ficam nos arredores.

4 – Umm Qays

Umm Qays

Umm Qays é o local onde Jesus fez o milagre dos porcos de Gadara. Foi ali que ele encontrou um homem louco que vivia nos túmulos perto da entrada da cidade e expulsou os espíritos maus de seu corpo, passando-os para um rebanho de porcos, que se precipitou em direção à morte nas águas do Lago de Genesaré.

Em Umm Qays foi recentemente descoberta e escavada uma basílica do século 4. A disposição única da igreja sobre um túmulo romano-bizantino indica que ela foi construída para marcar o local que os fiéis bizantinos acreditam ter sido onde Jesus fez o milagre.

5 – Anjara

Acredita-se que Jesus Cristo, seus discípulos e a Virgem Maria passaram por Anjara uma vez e descansaram em uma caverna durante uma jornada entre o Mar da Galiléia, as cidades de Decápolis, Betânia além do Jordão e Jerusalém.

A caverna em Anjara tem sido um lugar sagrado para os peregrinos e agora é celebrada com um santuário moderno, a Igreja de Nossa Senhora da Montanha.

6 – Mukawir

Mukawir, onde João Baptista teria sido decapitado

Josefo, historiador romano-judeu do século 1 d.C., identifica o local impressionante de Mukawir como o palácio forte de Herodes, governador da região, nomeado pelos romanos durante a vida de Jesus Cristo.

Foi neste palácio, no alto da colina, que Herodes Antipas, filho de Herodes, prendeu e mandou decapitar João Baptista após a dança fatídica de Salomé.

7 – Madaba

Mapa de mosaicos na Igreja Ortodoxa de S. Jorge

Madaba e os arredores são mencionados várias vezes no Antigo Testamento. Era conhecida como Medeba e mencionada nas narrativas relacionadas com Moisés e com o Êxodo, a guerra de Davi contra os moabitas, o oráculo de Isaías contra Moabe e a rebelião do Rei Mesa de Moabe contra Israel.

Entre os séculos 4 e 7 d.C., o próspero centro eclesiástico de Madaba produziu uma das melhores coleções de mosaicos bizantinos do mundo, com muitos exemplos bem conservados.

Há vários mosaicos em chãos de igrejas que podem ser vistos no local original, enquanto outros estão em lugares protegidos e são exibidos no Parque Arqueológico de Madaba.

A verdadeira obra de arte de Madaba, na Igreja Ortodoxa de S. Jorge, é o mapa de mosaicos do século 6 d.C., que mostra Jerusalém e a Terra Santa – o mais antigo mapa religioso da Terra Santa que sobreviveu da Antiguidade até hoje.

8 – Mar Morto e Caverna de Ló

Mar Morto

O Mar Morto é um dos locais mais dramáticos do planeta, com um ambiente natural surpreendente e um poderoso simbolismo espiritual. Foi nas cidades de Sodoma e Gomorra, e em muitos outros locais da planície do Mar Morto, que se passaram as histórias de drama e sofrimento do Antigo Testamento, incluindo a de , cuja mulher se transformou numa estátua de sal por desobedecer a vontade de Deus.

Ló e as suas duas filhas sobreviveram e fugiram para uma caverna perto da pequena cidade de Zoar. A Bíblia conta que as filhas de Ló deram à luz a filhos cujos descendentes se tornariam o povo amonita e moabita.

O reino dos amonitas e moabitas ficava no que é atualmente o centro da Jordânia. Acredita-se que os locais das cidades de Sodoma e Gomorra são as ruínas das antigas cidades muralhadas de Bab ed-Dhra’ e Numeira, na planície central a sudeste do Mar Morto.

Em uma colina acima da cidade de Zoar, os cristãos bizantinos construíram uma igreja e um mosteiro dedicado a S. Ló. O complexo foi construído em volta da caverna onde Ló e as suas filhas encontraram refúgio.

Uma opção confortável de visitar o Mar Moro é contratar excursões que partem de Amã e também pela Betânia, no local em que Jesus foi batizado. Confira aqui mais informações e valores.

9 – Pella

Pella

Alguns dos acontecimentos mais importantes nas vidas de Jacó e Esaú, filhos de Isaac, se passaram na Jordânia antiga. A atual Pella foi batizada por Jacó após ter lutado toda a noite com Deus sob a forma de um homem ou anjo.

Acredita-se que o enorme templo da Idade do Bronze e do Ferro descoberto em Pella, no norte do Vale do Jordão, é o mais bem preservado do Antigo Testamento em toda a Terra Santa.

10 – A Estrada do Rei

A Estrada do Rei, rota de comunicação mais antiga e mais usada do mundo, ligava a antiga Bashan, Giliad e Ammon, no Norte, com Moabe, Edom, Paran e Midian, no sul. Abraão, patriarca comum de judeus, cristãos e muçulmanos, que passou pela Jordânia do Norte, do Centro e do Sul, certamente teria usado esta via durante a sua viagem da Mesopotâmia até Canaã.

Moisés perguntou ao Rei de Edom se ele e o seu povo podiam “ir pela Estrada do Rei” durante a sua viagem até Canaã, mas o seu pedido foi recusado. A via também é mencionada em uma história anterior do Génesis sobre os Reis do Norte que atacaram Sodoma e Gomorra e as três cidades restantes da Planície.

11 – Petra

Petra

Petra, a fantástica cidade de pedra eleita como uma das sete maravilhas do mundo. é mencionada no Antigo Testamento da Bíblia sob vários nomes possíveis, incluindo Sela e Joktheel. A tradição local conta que a nascente no Vale de Moisés, à saída de Petra, foi o local onde Moisés bateu na rocha e fez jorrar água.

Aarão, irmão de Moisés e Míriam, morreu na Jordânia e foi enterrado em Petra no Monte Hor, hoje em dia conhecido por Monte Aarão. No cume da montanha foi construída uma igreja bizantina e, posteriormente, um templo islâmico de Aarão, que hoje atraem peregrinos de todo o mundo.

Além disso, Petra foi a última parada dos três reis magos, que levaram incenso, ouro e mirra para adorar o Menino Jesus em Belém.

É possível visitar o destino por conta, mas caso queira se aprofundar mais na história e garantir ingresso com antecedência, considere fazer um tour guiado. Neste link, você encontra opções com guias em português e espanhol. O passeio é bem completo e dura 10 horas.

Conheça os destinos religiosos mais famosos do mundo

O que você precisa saber antes de ir à Jordânia

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

Turismo religioso pelo mundo - A Armênia, país localizado no continente asiático, foi a primeira nação do mundo a se tornar cristã. Mais de 90% da população segue a crença. Há belas igrejas para visitar por lá | Paul Saad on Visual hunt / CC BY-NC-ND
Bangladesh, também na Ásia, é um país quase que totalmente rodeado pela Índia. O islã é a religião predominante por lá, seguido pelo hinduísmo. Destaque para os diversos templos da região | Rajiv Ashrafi on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
A Geórgia é um país europeu cuja a população, em sua maioria, é praticante do catolicismo ortodoxo. Desde 1994, a Catedral de Bagrati é reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco | rost8668 on Visual hunt / CC BY-SA
Na África, o Marrocos é outros país em que o islamismo se faz presente. É a religião oficial reconhecida pelo Estado, apesar de existirem muitos judeus e cristãos na nação. Uma vez lá, não deixe de visitar as mesquitas e mercados árabes | khowaga1 on Visualhunt.com / CC BY-NC
Mais da metade da população do Fiji, país insular da Oceania, é cristã. O hinduísmo também tem seguidores no local. O templo Sri Siva Subramaniya Swami, na cidade de Nadi, é um dos mais belos da nação | bernhard_huber_on_tour on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Mais de 70% da população da África do Sul é cristã. O hinduísmo também se faz presente, como poe ser visto no enorme templo dedicado à religião na cidade de Bronkhorstspruit | Paul Saad on VisualHunt / CC BY-NC-ND
No Quênia, o cristianismo tem predominância, com destaque também para o islamismo. O país é famoso pelo café, pelas danças animadas e pelas roupas coloridas usadas pelos nativos | The Alliance of Religions and Conservation on Visualhunt / CC BY
A Macedônia é um país em que a população se divida basicamente entre muçulmanos e católicos ortodoxos. A igreja de Santa Sofia, na pequena cidade de Acrida, atrai visitantes por guardar registros da história de Jesus Cristo | Photo by Pierre-Yves Sanchis on Visualhunt / CC BY-NC-SA
Mais de 90% da população do Paquistão, na Ásia, é muçulmana. A mesquita de Badshahi Mosque é histórica e fica na cidade de Lahore. Vale a visita | W Mustafeez on Visual Hunt / CC BY
As Filipinas são outro país asiático em que o cristianismo tem grande influência. Cerca de 70% da população é praticante do catolicismo romano. A Catedral de Manila é uma das mais antigas do local e pode ser visitada | Jorge Lascar on Visualhunt / CC BY
Na Nigéria, a população se divide entre o catolicismo e o islamismo. A Mesquita Nacional de Abuja, na capital, é um dos pontos turísticos do país | Moises.on on VisualHunt.com / CC BY
Na Indonésia, o governo reconhece oficialmente seis religiões. Os templos budistas são atrativos no país, com destaque para o Borobodu, construído no século 9 | Lαin on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Na cidade de Lhasa, no Tibete, que pertence à China, encontra-se o Palácio Potala. O local foi residência do líder religioso budista Dahlai-Lama até 1959. Possui cerca de mil aposentos e é aberto para visitação | A_Peach on VisualHunt.com / CC BY
Em Israel, a maioria da população é formada por judeus; mas o islamismo também exerce influência no país. A cidade de Jerusalém, onde fica o Muro das Lamentações, é sagrada para ambas as religiões, assim como para os cristãos | ohhenry415 on Visual Hunt / CC BY-SA
País-sede da Igreja Católica, o Vaticano atrai visitantes de diversas partes do mundo. A Basílica e a Praça de São Pedro são os principais pontos de visitação dos peregrinos, bem como os Museus do Vaticano | Moon Man Mike on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Na Turquia é possível visitar a Mesquita Azul. A arquitetura do local enche os olhos dos visitantes e está localizada bem em frente a outro marco da cidade, a Basílica de Santa Sofia, que funcionou como templo ortodoxo, católico e muçulmano antes de se transformar em museu | Saf' on VisualHunt / CC BY-NC-ND
A cidade de Meca, na Arábia Saudita, é considerada santa pelos muçulmanos. A Grande Mesquita foi a primeira construída sob as ordem do profeta Maomé, de acordo com a crença | Pixabay

planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP