Dicas de Viagem
4 destinos para provar boas cachaças artesanais
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 14/Outubro/2024
- Maria Beatriz Vaccari, com assessoria
Uma pesquisa da plataforma Booking.com mostra que quase metade (44%) dos brasileiros querem ter ao menos uma experiência gastronômica em suas viagens. Caso o objetivo seja explorar bebidas, é possível visitar diversos destinos brasileiros famosos por suas deliciosas cachaças artesanais.
Destinos para provar cachaças artesanais
Abaixo, veja cinco destinos perfeitos para os apreciadores de cachaça.
Minas Gerais
Minas Gerais tem a maior concentração de cachaçarias do Brasil. Independente da cidade escolhida para turistas, é bem provável que o viajante aviste diversos alambiques artesanais. O município de Salinas foi reconhecido como Capital Nacional da Cachaça e é conhecido por produzir rótulos premiados. Outro bom local para provar drinques e doses da bebida é Ouro Preto, que também conta com inúmeros pontos turísticos históricos.
Onde ficar em Ouro Preto: o Hotel Solar do Rosário oferece piscinas na cobertura, além de um restaurante e bar. O local é perfeito para degustar bebidas destiladas e saborosas caipirinhas.
—
Alagoas
Alagoas tem sua própria Rota da Cachaça, que passa por cidades como Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela. Essas regiões abrigam engenhos, fábricas e outros estabelecimentos dedicados aos mais diferentes tipos de pinga. A dica é começar o roteiro por Maceió, capital do estado, onde também é possível encontrar cachaças que variam das tradicionais às envelhecidas ou até combinadas com especiarias.
Onde ficar em Maceió: o Wave Suítes Hotel & Lounge bar é uma boa opção de hotel na capital. Há um bar no empreendimento e as acomodações têm cozinhas completas.
—
Rio de Janeiro
A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, já chegou a ter uma centena de alambiques em funcionamento. Atualmente, os viajantes podem realizar tours em algumas fazendas para aprender mais sobre o processo de produção das cachaças e realizar degustações. O rótulo mais famoso do destino é a Gabriela, que mistura pinga com cravo e canela. A bebida é a estrela do drinque Jorge Amado (feito com limão e maracujá).
Onde ficar em Paraty: a Casas do Pátio Pousada & Bar é ideal para quem procura conforto. De quebra, o local recebeu o selo Travel Proud da Booking.com, comprometendo-se a oferecer estadias acolhedoras a viajantes da comunidade LGBTQ+.
—
Pernambuco
Existem algumas versões na história de onde a cachaça começou a ser produzida e uma delas é justamente em um engenho de açúcar no estado de Pernambuco, na então Feitoria de Itamaracá. Há diversos tours guiados em engenhos e experiências de degustação. Uma boa sugestão é começar a viagem pela capital Recife, que tem ótimos bares para provar as bebidas e conta com vários pontos turísticos imperdíveis.
Onde ficar em Recife: caso o objetivo seja fazer amigos e ainda ter um bom bar à disposição, vale a pena ficar no Zili Pernambuco – Hostel Pousada. O local tem quartos compartilhados bem equipados e confortáveis.
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- O que fazer em Campos do Jordão
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- O que fazer em Paraty
- O que fazer em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- O que fazer em Salvador
- O que fazer em Fernando de Noronha
- O que fazer em Natal
- O que fazer em Recife
- O que fazer em Porto de Galinhas
- O que fazer em Fortaleza
- O que fazer em Lençóis Maranhenses
- O que fazer em Manaus
- 10 resorts all-inclusive no Brasil