Nos dias 2 e 9 de dezembro, residentes e visitantes poderão participar de um tour gratuito em Curitiba (PR). Promovida pela Factum Pesquisas Históricas a experiência explora a história e a arquitetura da cidade, destacando locais que fizeram parte da trajetória da Família Hauer, que tem ligação direta com o desenvolvimento da capital paranaense.
Tour gratuito em Curitiba
O projeto integra as ações de lançamento do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: Família Hauer, editado e recentemente publicado pela Factum.
“Os passeios têm como objetivo observar e identificar edificações de arquitetura eclética que testemunharam as atividades dos Hauer, ressignificando assim a memória coletiva da cidade”, explica a historiadora Tatiana Marchette, autora do livro.
Cada edição do roteiro acomoda até 12 participantes, que podem se inscrever gratuitamente, através do formulário disponibilizado nas redes sociais da Factum.
Cada passeio tem duração de três horas, com início às 9h. Antes de partir para a primeira parada, todos os participantes receberão de forma gratuita um exemplar do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: família Hauer.
Roteiro do Passeio
9h: O passeio começa no Castelo Hauer, à Rua do Rosário, antiga residência de José Hauer, o pioneiro da família a migrar para o Brasil e se estabelecer em Curitiba. O edifício hoje sedia a Reitoria da Uninter.
No local, o grupo será recebido pelo corpo docente da instituição, representado pelo professor doutor André Luiz Cavazzani. Na sequência, serão compartilhadas as explicações sobre o passeio, indicando os pontos de parada, horários e finalização.
10h: O grupo segue em direção à Rua Mateus Leme, esquina com a Rua 13 de Maio, onde está o edifício que abrigou, entre o final do século 19 até meados do 20, o Teatro Hauer e outros cinemas dele originados.
10h40: Largo da Ordem, onde haverá observação do prédio e do entorno onde funcionou a Ferragens Hauer, um dos comércios mais populares dos Hauer na cidade, que hoje abriga a sede central da Defensoria Pública do Estado do Paraná, na Rua José Bonifácio, 66, fundos da Catedral Basílica Menor de Curitiba.
11h10: Calçadão da Rua XV de Novembro, parando para observar o edifício onde funcionou a loja O Louvre Curitibano e outros detalhes arquitetônicos relacionados ao tema.
11h50: Praça Tiradentes, parando em frente ao Palacete Hauer (onde hoje funciona uma loja de departamento) e em frente ao que foi o Palacete Comendador Franco, no outro lado da rua, hoje bastante modificado. Ambos concentraram diversas atividades privadas, de lazer e de trabalho, da família Hauer e outras famílias de cultura alemã.
12h: O passeio termina no Marco Zero de Curitiba, na Praça Tiradentes.
Todo o percurso será guiado pela estudante do último período do Curso de História da UFPR, Hellen Patrícia Martins, que fará uma imersão histórica com os participantes – que por sua vez poderão participar de uma exposição virtual no site da Factum, ao enviarem as imagens feitas durante o passeio.
O que você precisa saber antes de ir a Curitiba
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em São Paulo
- Onde ficar em São Paulo
- Onde ficar em Campos do Jordão
- Onde ficar em Monte Verde
- Roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro
- Onde ficar em Penedo
- Onde ficar em Cabo Frio
- O que fazer em Gramado, Canela e arredores
- Onde ficar em Gramado e Canela
- O que fazer em Foz do Iguaçu
- Onde ficar em Foz do Iguaçu
- O que fazer em Florianópolis
- Onde ficar em Florianópolis
- Onde ficar em Curitiba
- Onde ficar em Fernando de Noronha
- 10 resorts na Bahia
- Onde ficar em Porto de Galinhas
- 10 resorts all-inclusive no Brasil