Estados Unidos

4 roteiros de cerveja artesanal para curtir de carro nos EUA

  • Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
  • 10/Dezembro/2020
  • Paulo Basso Jr.

Berço de algumas das cervejarias artesanais mais apreciadas atualmente no mundo, como a Brooklyn Brewery, em Nova York, ou a Ballast Point, em San Diego, os EUA atraem cada vez mais quem busca roteiros de cerveja na hora de viajar.

Famoso pelas IPA (Indian Pale Ale) e APA (American Pale Ale), em geral com alto amargor e, por vezes, frutadas, o país se destaca cada vez mais como um produtor de rótulos variados de alta qualidade, que incluem os tipos lager ou pilsner (a exemplo das mais vendidas no Brasil), wheat (trigo), sour (azedas), stout e porter (escuras, com malte torrado), entre outros.

Paulo Basso Jr.
Brew pub da Brooklyn Brewery, em Nova York

 

Da costa leste a oeste do país, muitas cidades que se inserem nos roteiros de cerveja turísticos ao oferecer visitas a fábricas, degustações e bares próprios, os famosos brew pubs. Neles, é possível provar bebidas on tap (chope), de lata ou ainda de garrafa, geralmente servidas em pints (copo com cerca de 500 ml) que custam em torno de US$ 6.

Por um pouco mais que o dobro desse valor dá até para comprar um growler (galão) de suvenir e provar o conteúdo no hotel ou na casa alugada, uma vez que bebida e direção não combinam no mundo todo – e podem até render prisão em alguns estados americanos.

Paulo Basso Jr.
Growler e pint

 

Vale destacar que, por característica e até algumas questões legais, nem todos os brew pubs dos EUA contam com restaurantes. Por outro lado, a maioria deles abriga ao menos um food truck na porta, no qual é possível comprar petiscos e sanduíches para harmonizar com as bebidas.

As casas que têm cozinha própria, como a microcervejaria Karl Strauss Brewing Company, em San Diego, não raramente criam pratos e lanches que incluem cerveja entre os ingredientes, tornando a experiência ainda mais sensorial. É assim que você vai se ver provando um hambúrguer com molho feito a partir de uma IPA ou um filé regado em um caldo que leva doses de stout.

Onde tomar cerveja artesanal nos EUA

Com mais de 14 mil cervejarias artesanais (muitas delas bem pequenas, sequer registradas – oficialmente, nos EUA, há cerca de 8 mil fábricas do gênero), a Califórnia é, hoje, um dos destinos que mais oferecem opções para o viajante que está em busca de roteiros de cerveja. Há muitos outros lugares no país, entretanto, igualmente ideais para quem vive com sede.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

“É o caso do Oregon, onde fica a ótima cervejaria Rogue, ou ainda de Portland, no Maine, casa da excelente Allagash”, afirma Riccelli Adriel, sommelier e gerente de marca da cervejaria Satélite, no Brasil. Denver, no Colorado, e diversas cidades da Flórida também estão entre as dicas do especialista.

Roteiros de cerveja artesanal nos EUA

Confira quatro opções de roteiros de cerveja nos EUA que merecem entrar nos planos para as próximas férias:

Illinois – De Chicago a Bourbonnais

Paulo Basso Jr.
Brew pub da Ballast Point, em Chicago

 

Uma das cidades mais espetaculares dos EUA, Chicago, no Illinois, oferece ótimas experiências para quem gosta de cerveja. Entre as principais marcas locais está a Goose Island, que também é fabricada no Brasil, na planta da Ambev.

Na Windy City, dá para fazer um tour completo pela cervejaria, com direito a diversas degustações pelo caminho. O passeio é limitado a pequenos grupos e explora a fundo o processo de produção aliado ao conhecimento dos cervejeiros locais.

Se tiver tempo, não deixe também de passar uma tarde ou noite em Fulton Market, na região de West Loop. O atual berço gastronômico de Chicago abriga pubs excelentes, a exemplo do Green Street Smoked Meat, que serve várias artesanais locais de alta qualidade.

É lá também que fica o bar da Ballast Point, filial da cervejaria de San Diego que ajudou a popularizar o estilo IPA nos EUA graças aos seus rótulos do subgênero West Coast (atualmente, a maioria das IPA vendida no país são do tipo New England, mais frutadas). Há cerca de 30 torneiras na casa, incluindo de dos rótulos exclusivos da região, que não são vendidos sequer na Califórnia.

Paulo Basso Jr.
Green Street Smoked Meats, em Chicago

 

De Chicago, dá para seguir de carro, por cerca de 100 km, até a pequena cidade de Bourbonnais, onde o time de futebol americano Chicago Bears realiza a pré-temporada. A região serve de palco para a Brickstone Brewery, cervejaria que, no início dos anos 1990, funcionava como um restaurante grego.

Depois de começar a produzir sua própria cerveja, o local cresceu e, de forma inesperada, apresenta hoje rótulos vencedores de grandes premiações internacionais, como a World Beer Cup, o Great American Beer Festival e a World Beer Championship.

Califórnia – De São Francisco a San José

Localizada em São Francisco, na Califórnia, a Anchor Brewing, fundada no fim do século 19, é uma das primeiras cervejarias da região. Hoje, a fabricante aposta em um interessante processo de fermentação a céu aberto para dar vida às suas bebidas.

Paulo Basso Jr.
Cerveja Anchor, uma das mais tradicionais de San Francisco

 

Nos bares locais ou mesmo no brew pub da cervejaria, localizado no bairro de Potrero Hill, é possível descobrir a variedade dos rótulos da Anchor ao pedir um “flight”, que traz pequenas quantidades de tipos diferentes de cerveja. Caso a degustação abra o apetite, é possível agendar um tour na cervejaria.

Para quem está atrás de roteiros de cerveja nos EUA, a cerca de 80 km ao sul de São Francisco, na cidade de San José, a dica é explorar as bebidas locais de um jeito um tanto quanto distinto. Isso porque a San Jose Brew Bike oferece tours cervejeiros realizados em uma espécie de bicicleta coletiva com 15 assentos. Assim, você pedala e aprecia as artesanais ao mesmo tempo – e em segurança, uma vez que, no fundo, ninguém sai do lugar e a bike gigante é conduzida por um “motorista”.

A experiência é muita procurada em aniversários, despedidas e confraternizações de equipes. É possível curti-la também em outras cidades do país, como Nashville, no Tennessee.

Paulo Basso Jr.
“Bicicleta da cerveja” em Nashville, no Tennessee

 

Havaí – De Kailua-Kona a Waimea

Como se praias espetaculares, altas ondas, vulcões e cachoeiras não fossem suficientes, o Havaí também oferece roteiros de cerveja para deixar a viagem ao arquipélago americano mais saborosa.

Kailua-Kona, cidade fincada na maior ilha do estado – a Ilha Havaí –, abriga a famosa Kona Brewing Company, a maior cervejaria artesanal da região (e que também tem produção no Brasil). O local reúne dezenas de tipos de cervejas diferentes. Destaque para a Pipeline Porter, feita com o café da própria região de Kona.

Paulo Basso Jr.
Big Wave, da havaiana Kona Brewing Company

 

Para curtir um dos roteiros de cerveja locais, siga para a Waimea, ainda na Ilha do Havaí, É lá que fica a cervejaria situada no ponto de maior altitude do arquipélago, a Big Island Brewhaus, vencedora de vários prêmios desde sua inauguração, em 2011.

A distribuição de cervejas próprias começou apenas em 2013 e, apesar de seus rótulos serem encontrados em qualquer lugar do Havaí ou até em outros pontos dos EUA, a Big Island Brewhaus encanta para valer quem a visita. O cardápio do brew pub da fábrica reúne mais de 15 tipos de cervejas, além de comidas frescas feitas preparadas com ingredientes 100% locais.

Arkansas – De Bentonville a Rogers

Paulo Basso Jr.
Natural State, em Bentonville, Arkansas

 

No noroeste do Arkansas, bem no coração dos EUA, há diversas cervejarias que valem a visita. Em Bentonville, onde fica a sede do Walmart, destacam-se a Bike Rack Brewing Company, cujo nome homenageia o fato de a cidade ser um polo de ciclismo, e a tradicional Bentonville Brewery.

A primeira conta com dois brew pubs, um dos quais aberto à visitação, e a segunda tem uma sede espetacular, com beer garden (jardim de cerveja), tonéis aparentes e diversas torneiras para degustação. A Bike Rack tem uma boa golden ale, e a Bentonville se destaca com uma brown ale bem encorpada.

Paulo Basso Jr.
Bentonville Brewery, no Arkansas

 

Quem faz um dos roteiros de cerveja locais rumo à vizinha Rogers passa ainda pela Natural State, uma das melhores cervejarias da região. Batizada com a alcunha do Arkansas (Natural State ou Estado Natural, em referência às muitas áreas verdes da região), a fábrida produz apenas rótulos inspirados na Alemanha, com destaque para os tipos lager, wiess (trigo) e dunkel (escura).

Paulo Basso Jr.
Cerveja lager da Ozark Beer, no Arkansas

 

Já em Rogers, a dica é visitar a Ozark Beer, no centro da cidade. O local conta com um bar rústico e oferece flights, nos quais as IPA se destacam. Dali, é fácil chegar a outra cervejaria local, a New Province Brewing Co, dona de um dos melhores rótulos do Arkansas: uma cream ale chamada Commoner, perfeita para brindar os roteiros de cerveja artesanal nos EUA.

 


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP