Roteiro
O que fazer em Toronto – 12 atrações imperdíveis e dicas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 06/Outubro/2023
- Maria Beatriz Vaccari
Muitos viajantes que vão ao Canadá não sabem o que fazer em Toronto. Porta de entrada para boa parte dos brasileiros que visitam o país, a cidade é divertida, cosmopolita e oferece uma série de atividades legais.
Situado às margens do Lago Ontário, o destino canadense mistura arranha-céus e construções modernas com áreas verdes e bairros que exploram culturas de diferentes partes do mundo.
Neste post, conheça as atrações de Toronto, os passeios imperdíveis e dicas de hotéis e restaurantes.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Toronto
A icônica CN Tower pode ser vista a partir de diversas partes de Toronto. Além de deixar as fotos da cidade ainda mais bonitas, a torre abriga um mirante e um restaurante giratório.
Outro ponto turístico imperdível é o Ripley’s Aquarium of Canada, que conquista crianças e adultos com suas espécies marinhas. Para o pessoal que gosta de cerveja e programações boêmias, a dica é visitar o Distillery District, antigo bairro industrial que hoje concentra ótimos bares e restaurantes.
Há muito o que fazer em Toronto. Por isso, listamos algumas atrações imperdíveis que não podem ficar fora do seu roteiro:
- CN Tower
- Ripley’s Aquarium of Canada
- West Queen West
- Distillery District
- St. Lawrence Market
- Casa Loma
- Royal Ontario Museum
- Art Gallery of Ontario
- Chinatown
- The Path
- Queen’s Park
- Esportes em Toronto
Pronto para ver dicas e conhecer as principais atrações da metrópole canadense?
Onde fica Toronto
Toronto fica na costa leste do Canadá, perto da fronteira com os Estados Unidos. A cidade de Nova York, por exemplo, fica a aproximadamente 760 quilômetros de distância.
Capital da província de Ontário, a metrópole é a maior e mais populosa cidade canadense, com 2,7 milhões de habitantes.
12 atrações em Toronto
Veja os detalhes das melhores atrações em Toronto.
1. CN Tower
A CN Tower é o cartão-postal mais famoso de Toronto. Com 553 metros de altura, a construção foi a maior torre de observação do mundo até 2012.
O mirante tem partes com chão de vidro, café, restaurante e uma experiência exclusiva para os fãs de adrenalina. Trata-se da Edge Walk, que permite se pendurar do lado externo da torre.
- Endereço: 290 Bremner Blvd
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 21h.
2. Ripley’s Aquarium of Canada
Com tanques de água gigantes, o Ripley’s Aquarium of Canada é o local ideal para aprender mais sobre o fundo do mar. O complexo abriga mais de 13 mil animais de 450 espécies.
Localizada no centro da cidade, pertinho da CN Tower, a atração é muito indicada para famílias, mas, no geral, agrada a todos os perfis de viajantes.
- Endereço: 288 Bremner Blvd
- Horário de funcionamento: sexta-feira a quarta-feira, das 10h às 20h. Quinta-feira, das 10h às 18h.
3. West Queen West
Também chamada de Art and Design District, a região de West Queen West é um dos lugares mais descolados da cidade. O local concentra um grande número de galerias de arte independentes, lojinhas relacionadas à arte e design e estúdios.
Quem passa por lá também pode caminhar até a divertida Street Art Alley, uma ruela cheia de grafites e arte de rua.
4. Distillery District
O Distillery District tem um charme único e se destaca como um dos bairros mais legais de Toronto. A região é um antigo complexo industrial todo revitalizado.
Atualmente, o local abriga cafés hipsters, boutiques locais e chocolaterias. Há também cervejarias bacanas e pubs.
5. St. Lawrence Market
Vale a pena planejar uma visita ao mercado gastronômico St. Lawrence Market. A dica é ir com fome, já que o local reúne várias barraquinhas que preparam lanches e refeições rápidas deliciosas.
O complexo é um dos melhores lugares para comprar Maple Syrup de verdade. A iguaria é muito saborosa e figura entre os produtos típicos do Canadá.
- Endereço: 93 Front St E
- Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábado, das 7h às 17h. Domingo, das 10 às 17h.
6. Casa Loma
Construída pelo empresário Henry Mill Pellatt, a Casa Loma ficou pronta em 1914 e se destaca por conta de sua exuberante arquitetura. Semelhante a um castelo, a construção rende ótimas fotos.
Vale a pena conhecer a parte interna do prédio, que conta com 98 quartos e 39 banheiros. Também dá para explorar os jardins e ver como as famílias ricas de Toronto viviam antigamente.
- Endereço: 1 Austin Terrace
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h.
7. Royal Ontario Museum
Com um prédio moderno que chama a atenção de quem passa pela região, o Royal Ontario Museum é um dos museus mais legais de Toronto e do Canadá. Ele foi fundado em 1914 e abriga um acervo riquíssimo.
Quem visita o complexo consegue ver desde múmias egípcias até esqueletos de dinossauros. Há também joias africanas e objetos que remetem à história de diversas partes do mundo.
- Endereço: 100 Queens Park
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.
8. Art Gallery of Ontario
Com mais de 90 mil obras de arte, o Art Gallery of Ontario figura entre os maiores museus da América do Norte.
O acervo tem peças de artistas como Picasso, Monet e Rodin. Também é possível ver de perto esculturas do britânico Henry Moore.
- Endereço: 317 Dundas St W
- Horário de funcionamento: terça-feira e quinta-feira, das 10h30 às 17h. Quarta-feira e sexta-feira, das 10h30 às 21. Sábado e domingo, das 10h30 às 17h30.
9. Chinatown
Toronto é uma cidade formada por muitos imigrantes. Por isso, é comum encontrar bairros multiculturais.
Um dos mais famosos é Chinatown. Ali, vale a pena caminhar, explorar os comércios de rua e percorrer a avenida Spadina, que transporta a galera para um pedacinho da China na metrópole canadense.
10. The Path
Por conta do inverno rígido, Toronto conta com uma espécie de cidade subterrânea. O local é chamado de The Path e funciona o ano todo.
Vale a pena explorar os mais de 27 quilômetros de caminhos subterrâneos, que abrigam lojinhas e restaurantes.
11. Queen’s Park
Localizado no centro da cidade, o Queen’s Park é um parque urbano inaugurado em 1860. Apesar de ser pequeno, o local é muito charmoso e precisa estar no roteiro de quem ainda não sabe o que fazer em Toronto.
Muito procurado durante o verão, o complexo é lar do prédio da Assembleia Legislativa de Ontario.
- Endereço: 110 Wellesley St W
12. Esportes em Toronto
Toronto oferece várias atrações legais para os fãs de esporte. Boa parte dos eventos ocorre na Scotiabank Arena, casa oficial dos times Toronto Raptors (NBA) e Toronto Maple Leafs (NHL).
Para os fãs de baseball, a dica é assistir a uma partida do Toronto Blue Jays. Os jogos são realizados no estádio Rogers Centre.
Como chegar a Toronto
A companhia aérea Air Canada oferece voos diretos do Brasil para Toronto. Os trechos partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Empresas como American Airlines, Copa Airlines e United Airlines também operam voos para o destino canadense, mas com paradas. Caso opte por uma passagem com conexão nos Estados Unidos, não se esqueça de providenciar o visto americano.
Recomendo pesquisar voos e comparar preços com a Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Transporte em Toronto
Toronto é uma cidade grande com um ótimo sistema de transporte público. Chamado de Toronto Transit Commission (TTC), ele é formado por metrô, ônibus e bondes elétricos.
Há linhas que levam a diversos bairros da cidade. Por isso, fica fácil conhecer os principais pontos turísticos do pedaço usando transporte público, pedalando ou caminhando a pé.
O destino também conta com uma boa frota de carros de aplicativos como Uber e Lyft. Além disso, é fácil reservar transfers privativos e ônibus turísticos hop-on hop-off, nos quais você pode descer e subir de novo em diversos pontos da cidade.
Outra opção é alugar um carro para explorar Toronto – neste caso, recomendo reservar o veículo com a Mobility, plataforma que reúne as tarifas mais baixas do mercado.
Quando ir a Toronto
Toronto possui estações climáticas muito bem definidas. O outono e a primavera são as melhores épocas para conhecer a metrópole. As temperaturas são amenas e, por conta da baixa temporada, hospedagens tendem a oferecer preços mais acessíveis.
O inverno é marcado por neve, gelo e muito frio. O verão, por sua vez, é bem abafado, com temperaturas na casa dos 25°C. É nessa época que os canadenses organizam festas e eventos ao ar livre.
Seguro viagem Canadá
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem Canadá
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 3 dias em Toronto
Em três dias, é possível planejar um bom roteiro em Toronto. Abaixo, veja como organizar a viagem e confira boas dicas para conhecer pontos turísticos imperdíveis.
1º dia – CN Tower e St. Lawrence Market
- Comece a explorar a cidade pelo alto: rume direto à CN Tower, o principal ícone de Toronto que, do alto de seus 553 metros de altura (foi a torre de observação mais alta do mundo até 2012), tem vista panorâmica para toda a cidade. Com direito a elementos interativos, chão de vidro, café e um restaurante gastronômico, é um programão. Os mais corajosos podem se inscrever para a experiência Edge Walk (paga à parte) e se pendurar do lado externo da torre.
- Depois, tire a tarde para explorar a região de West Queen West, também chamada de Art and Design District de Toronto por causa do grande número de galerias de arte independentes, lojinhas relacionadas à arte e design e estúdios de todo tipo que se concentram por ali. Vale também visitar o Museum of Contemporary Canadian Art (MOCCA), gratuito, e a divertida Street Art Alley, um ruela tomada por grafites e arte de rua.
- Antes do jantar, abra o apetite no mercado gastronômico mais famoso de Toronto: o literalmente delicioso St. Lawrence Market. Entre barraquinhas mil de produtos e lanches bem típicos para comer ali mesmo ou levar para casa, é também um dos melhores locais para comprar Maple Syrup de verdade.
2º dia – Royal Ontario Museum, Casa Loma e Distillery District
- Toronto é pura inspiração artística, da ousada arte de rua aos excelentes museus da cidade. Que tal tirar um dia para conhecer essa sua faceta tão importante? Comece pelo excelente Royal Ontario Museum (ROM), que já é uma obra de arte em si pelo próprio edifício (e tem um dos maiores acervos do país).
- Depois, explore os interiores da linda Casa Loma e da Art Gallery of Ontario (AGO), com seu acervo de mais de 80 mil obras que vão desde antiguidades do ano 100 a obras da contemporaneidade, com destaque para a coleção de arte Inuit.
- Termine o dia de museus no divertido e ultra lúdico Bata Shoe Museum, que conta a história do sapato e seu papel na sociedade desde sua invenção mais antiga até hoje.
- Arte de rua é mais a sua cara? Então não deixe de conhecer o sensacional Graffiti Alley, um beco tomado por grafites de diferentes estilos e artistas – alguns deles cobrindo fachadas inteiras das casas.
- Antes de sair para o jantar, é mandatório explorar um dos lugares mais cool da cidade: o Distillery District, um antigo complexo industrial todo revitalizado e hoje tomado por cafés hipsters, boutiques locais, chocolaterias e pubs.
3º dia – Queen’s Park e Yonge Street
- Explorar os bairros étnicos de Toronto é preciso! Afinal, a cidade reúne comunidades internacionais enormes, de mexicanos a chineses. A região da Spadina e Chinatown são imperdíveis.
- Com inverno muito rígido, Toronto tem também sua própria cidade subterrânea, que funciona o ano todo. Mesmo durante os meses mais quentes, vale xeretear a região do The Path e seus 27 km de caminhos subterrâneos tomados por lojinhas e restaurantes.
- Se o tempo estiver bom, tire um tempo para explorar os belos espaços verdes da cidade. O Queen’s Park, por exemplo, é um dos parques mais tradicionais de Toronto e fica cheio de vida nos dias mais bonitos.
- Quer tirar a tarde para compras? As opções em Toronto são muitas! Das lojas da Yonge Street e Toronto Eaton Centre aos shoppings mais high end como o Yorkdale Shopping Centre, difícil escolher o que fazer primeiro. Para as grandes marcas de moda, opte pelo circuito Bloor-Yorkville que reúne em sequência Prada, Chanel, Gucci e outras big brands.
Onde comer em Toronto
Assim como outras grandes metrópoles, Toronto tem opções gastronômicas incríveis. É possível achar locais que exploram sabores de diferentes partes do mundo, além dos charmosos mercados.
Confira três dicas de onde comer em Toronto:
- 360 Restaurant
- Café Boulud
- Canoe
360 Restaurant
O 360 Restaurant é um restaurante giratório que fica no topo da famosa CN Tower. A cada 72 minutos, o local dá uma volta completa e permite que a galera aprecie vistas inesquecíveis da cidade durante as refeições.
Café Boulud
Comandado pelo chef Daniel Boulud, o Café Boulud é especializado em delícias da cozinha francesa. O local é descontraído e exibe várias obras de arte.
Canoe
O Canoe fica no alto do TD Bank Tower e tem uma das vistas mais espetaculares da cidade, com a CN Tower logo em frente. De quebra, o local tem um menu variado com delícias típicas da cozinha canadense.
Onde ficar em Toronto
Quem viaja ao destino canadense encontra opções de hospedagem que vão desde lugares simples com bom custo-benefício até hotéis luxuosos e cheios de sofisticação.
A região de Downtown concentra alguns dos melhores hotéis da metrópole. Outra área muito procurada para hospedagem é Queen West, que ficou famosa por abrigar vários espaços artísticos e descolados. Yorkville, por sua vez, é lar das acomodações mais sofisticadas.
Nossas dicas de hotéis em Toronto são:
Ace Hotel Toronto
O Ace Hotel Toronto é uma boa pedida para quem gosta de hotéis modernos. Situado na região central de Toronto, o empreendimento tem restaurante, bar e academia.
Veja preços e avaliações
—
King Blue Hotel Toronto
Próximo a algumas das principais atrações da cidade, o King Blue Hotel Toronto é uma opção para quem valoriza boa localização. Os hóspedes também elogiam o conforto das acomodações, a infraestrutura e a limpeza do local.
Veja preços e avaliações
—
Gladstone House
Quem procura um hotel com bom custo-benefício em Toronto deve considerar o Gladstone House. Ele fica em um prédio vitoriano e exibe decorações de 55 artistas.
Veja preços e avaliações
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Toronto (clique nos links para ver preços e avaliações):
Bom custo-benefício
Econômicos
Luxo
Quer mais sugestões? Preparei um guia completo com mais opções de hotéis em Toronto.
—
O que você precisa saber antes de ir a Toronto
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
LEIA TAMBÉM: