Visto americano: como tirar, documentos e valores

9 de abril de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Todo viajante brasileiro que deseja ir aos Estados Unidos precisa ter o visto americano. Apesar de ser um pouco burocrático, o processo de solicitação da autorização pode ser feito por qualquer pessoa sem a necessidade de despachantes. Basta ser organizado e ficar atento a todas as etapas do pedido.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
Para tirar o visto americano é preciso ter passaporte válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos

Para tirar o visto americano é preciso ter passaporte válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos

Como tirar visto americano

Formulário: visto americano

O processo para tirar o visto americano começa pela internet. A primeira etapa consiste no preenchimento do formulário DS-160. Se não souber inglês, coloque o cursor do mouse sobre a pergunta para ver a frase em português.

Visto americano: turista

Vale a pena destacar que existem vários modalidades de visto para os Estados Unidos. Quem vai fazer turismo deve optar sempre pela categoria B1/B2.

LEIA MAIS: COMO É A IMIGRAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS: O QUE FAZER NO AEROPORTO
COMO FAZER UM ROTEIRO DE VIAGEM COMPLETO

Visto americano: valor 2018 e agendamentos

O próximo passo consiste em agendar as entrevistas e pagar a taxa. Basta acessar a página do departamento de vistos, criar uma conta de usuário e inserir o número do seu DS-160. Depois, é preciso preencher informações como o endereço onde será entregue o passaporte com o visto.
A etapa seguinte consiste no pagamento da taxa de solicitação (MRV). Atualmente, ela custa US$ 160 (aproximadamente R$ 539).
Após o pagamento, é hora de agendar a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde o viajante irá cadastrar suas digitais e tirar uma foto. Também é necessário agendar a entrevista no consulado – ela só pode ser realizada após à visita ao CASV.
Renovação do visto americano
Vale a pena destacar que algumas pessoas que querem renovar o visto americano não precisam ir ao consulado. Entre elas, menores de 14 anos e maiores de 79 anos. Quem tem um visto da mesma categoria que expirou a menos de 12 meses antes do novo pedido também pode ser dispensado desta fase do processo.

Documentos necessários para tirar visto americano

Segundo o site oficial do departamento de vistos, os documentos necessários para o processo são:

  1. Passaporte atual válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos.
  2. Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se aplicável).
  3. Página de confirmação de Formulário DS-160.
  4. Página de confirmação e instruções do agendamento impressa diretamente do site.
  5. Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco.
    OBS: A foto só é necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Se ele estiver presente será feito uma foto digital no local não sendo necessário trazer uma foto impressa. Para crianças menores de 2 anos que estejam solicitando o visto é altamente recomendável que os pais apresentem uma foto impressa dentro dos padrões citados acima.
  6. Acompanhantes membros da família, a menos que entrando nos Estados Unidos para outra finalidade, devem apresentar a certidão de casamento (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para crianças solteiras até 21 anos), conforme aplicável.

A entrevista consular ainda pode exigir documentos adicionais. Portanto, esteja preparado para comprovar:

  1. Propósito da sua viagem;
  2. Sua intenção de partir dos Estados Unidos após sua viagem;
  3. Sua habilidade de pagar todos os custos de viagem;
  4. Evidência de seu emprego e/ou laços familiares podem ser suficientes para demonstrar o propósito de sua viagem e sua intenção de retornar ao seu país natal;
  5. Caso você não possa pagar todos os custos de sua viagem, você poderá apresentar evidências de que outra pessoa irá custear parte ou todo custo da sua viagem.

LEIA MAIS: RENOVAR PASSAPORTE: PASSO A PASSO, DOCUMENTOS E VALORES
PRECISA DE VISTO PARA MÉXICO, PORTUGAL, CANADÁ…? SAIBA AS REGRAS

Visto americano negado

O solicitante que tem o visto americano negado recebe uma carta explicando porque a solicitação foi rejeitada. Se o comunicado tiver a marcação 214(b), significa que, no momento, o viajante não se enquadra nas leis de imigração dos Estados Unidos.

É possível tentar de novo e fornecer informações sobre a mudança das circunstâncias desde o pedido inicial que foi negado. Para isso, será preciso criar uma nova solicitação e fazer todo o processo novamente, incluindo agendamentos e pagamento da taxa MRV.

A carta marcada com 221(g) indica que o solicitante deverá executar algumas etapas adicionais para completar a solicitação do visto (as instruções são indicadas no comunicado). Neste caso, não é necessário reiniciar o processo ou pagar a taxa MRV novamente.