Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Hotéis

O que fazer em Joanesburgo – 11 atrações e dicas incríveis

O que fazer em Joanesburgo – 11 atrações e dicas incríveis
Crédito: DepositPhotos


Vai viajar para a África do Sul e ainda não sabe o que fazer em Joanesburgo? Há muitas opções de passeios e atrações para incluir no roteiro.

Em constante evolução, a cidade é um bom lugar para quem gosta de conhecer novas culturas e tradições. Além disso, oferece uma oportunidade única de aprender sobre o legado do apartheid e o processo de reconciliação que moldou a África do Sul moderna.

Abaixo, conheça os principais pontos turísticos e descubra alguns dos melhores restaurantes e hotéis em Joanesburgo.

O que fazer em Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Caminhar pelos bairros de Maboneng e Soweto são apenas algumas das muitas atividades indicadas para turistas que visitam a cidade sul-africana. Além de contarem muita história, as regiões funcionam como grandes polos culturais.

Há muito o que fazer em Joanesburgo. Neste post, é possível ver um roteiro para conhecer as principais atrações locais, como:

  1. Braamfontein
  2. The Platground Market
  3. Estádios 
  4. Sandton
  5. 44 Stanley
  6. Maboneng
  7. Arts on Main
  8. The Orbit
  9. Soweto
  10. Museu do Apartheid
  11. Constitution Hill

Aperte os cintos e prepare-se para conhecer as atrações do destino!

Onde fica Joanesburgo

Joanesburgo fica no planalto oriental da África do Sul. Apesar de se a porta de entrada para boa parte dos turistas que visitam o país, a cidade não é a capital sul-africana – a sede do parlamento legislativo é a Cidade do Cabo.

Com aproximadamente 4,5 milhões de habitantes (ao considerar a região metropolitana, o número sobre pra 8 milhões de pessoas), Joanesburgo é a cidade mais populosa da África do Sul.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para Joanesburgo.

11 atrações em Joanesburgo

Confira os detalhes das principais atrações de Joanesburgo.

1 – Braamfontein

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Braamfontein

O bairro de Braamfontein é um dos mais badalados de Joanesburgo. A área é repleta de bares, restaurantes e galerias de arte.

A região também é lar da Corte Constitucional da África do Sul e da famosa Universidade de Witwatersrand, onde existem vários museus.

Encontre aqui boas opções de hospedagem em Joanesburgo.

2- The Playground Market

Ao visitar Braamfontein, não deixe de ir ao The Playground Market. O charmoso mercado conta com várias barraquinhas que permitem experimentar comidas típicas da cidade e do país.

Além disso, é possível assistir a apresentações de música ao vivo e visitar lojas de artesanato.

  • Endereço: 375, Albert Rd
  • Horário de funcionamento: sábado, das 9h às 16. Domingo, das 10h às 16h.

3 – Estádios 

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Estádio FNB

Os fãs de futebol podem aproveitar a visita para explorar o legado da Copa do Mundo de Mundo de 2010, realizada na África do Sul. O estádio FNB (conhecido anteriormente como Soccer City), por exemplo, foi palco da partida inaugural e da grande final entre Espanha e Holanda.

Outra arena que vale a visita é o Ellis Park Stadium. O local também recebeu jogos da Copa do Mundo, incluindo duas partidas do Brasil (contra as equipes da Coreia do Norte e do Chile).

  • Endereço: Soccer City Ave (FNB) e S Park Ln (Ellis Park)

4 – Sandton

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Sandton

A região de Sandton é um bairro comercial que também vale a visita. O local reúne grandes shoppings centers e é indicado para viajantes que não abrem mão de fazer compras durante os passeios.

O shopping Sandton City é lar da famosa Nelson Mandela Square, onde é possível ver uma estátua gigante do líder político.

5 – 44 Stanley

O 44 Stanley é um dos maiores hubs gastro-culturais do continente africano. O local reúne artes, compras e gastronomia em um único espaço.

A dica é começar o dia experimentando o famoso brunch do Salvation Café, que tem waffles, ovos e sucos fresquinhos feitos na hora. Para os fãs de café, a recomendação é provar as bebidas da Bean There.

  • Endereço: 44 Stanley Ave
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 9h às 16h.

6 – Maboneng

Uma atmosfera hipster toma conta do bairro de Maboneng, que também é uma boa opção de passeio em Joanesburgo.

Com intensa vibe cultural, a área atraiu artistas, intelectuais e jetsetters. Ao andar por lá, o viajante encontra galerias de arte, cafés descolados e lojas de roupas e decoração de jovens designers locais. Vale a pena, inclusive, reservar o tour de street art da região.

7 – Arts on Main

Durante o passeio por Maboneng, não deixe de ir ao complexo Arts on Main, que reúne restaurantes, cafés, lojas e um mercado em seu subsolo.

Outra atração é o rooftop com bar. Vale a pena conhecer o espaço, curtir a vista e tomar um drinque por lá.

  • Endereço: 264 Fox St &, Berea Rd
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a quarta-feira, das 9h às 16h30. Quinta-feira a sábado, das 9h às 20h30. Domingo, das 9h às 16h.

8 – The Orbit

Quem quer curtir Joanesburgo como um morador local pode programar uma visita ao charmoso bistrô The Orbit.

Além de contar com um ambiente muito bacana, o complexo recebe excelentes shows de jazz. Em dias específicos, comediantes também sobem ao palco.

  • Endereço: 81 De Korte Street

9 – Soweto

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Soweto

O distrito de Soweto é uma das regiões mais famosos de Joanesburgo. Isso porque a área periférica é um símbolo da história do Apartheid.

A dica é percorrer as ruas do complexo de bicicleta, fazendo paradas para conhecer exposições e pontos históricos, como a antiga casa de Nelson Mandela.

10 – Museu do Apartheid

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Museu do Apartheid

O museu conta e documenta a história do Apartheid e do sofrido processo de colonização da África do Sul.

O complexo mostra a triste segregação racial que tomou conta do país no passado e destaca a trajetória de figuras importantes que ajudaram a mudar esse cenário.

  • Endereço: Northern Park Way and Gold Reef Rd
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.

11 – Constitution Hill

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Constitution Hill

Outra opção de passeio em Soweto é a visita à Constitution Hill. Foi ali que Mandela, Gandhi e tantos outros ficaram presos antes do país se tornar democrático.

Atualmente, o complexo abriga a Corte Constitucional. É possível conhecê-la em um tour, que também passa pelas instalações da antiga prisão.

  • Endereço: 11 Kotze St
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.

Como chegar a Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Recentemente, a South African Airways retomou os voos diretos do Brasil para Joanesburgo. Há também voos sem paradas oferecidos pela Latam.

Companhias como Ethiopian e TAAG operam trechos com conexões na Etiópia e na Angola, respectivamente. Outras opções (mais demoradas) incluem paradas em países da Europa, como Inglaterra, Suíça e Alemanha.

Independentemente da rota escolhida, recomendo comprar passagens aéreas com a plataforma da Vai de Promo, que reúne voos de diversas empresas aéreas em um único local.

Transporte em Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Formado por linhas de ônibus e trem, o transporte público de Joanesburgo não é muito eficiente e pode ser confuso para turistas.

Táxis e carros de aplicativo (como Uber) podem ser boas opções para alguns trajetos.

A melhor dica, contudo, é contratar um transfer privativo ou alugar um carro. Com um veículo próprio, o viajante tem mais liberdade para passear e se deslocar pelas regiões da cidade.

Minha recomendação é reservar o automóvel com a Mobility, plataforma que reúne as tarifas mais baixas do mercado.

Outra opção bacana é agendar tours em ônibus turísticos que passam pelos principais pontos da cidade.

Quando ir a Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

O clima na África do Sul é parecido com o do Brasil, mas pode ter algumas variações de temperatura extremas.

O verão é marcado por muito calor e chuvas fortes (principalmente no fim da tarde). O inverno, por sua vez, é seco e tem temperaturas médias de 12°C.

Os meses de maio e setembro são boas opções para quem prefere um clima ameno. Além disso, são épocas com poucas chances de chuva.

Seguro viagem África do Sul

Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.

Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.

O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS20 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 20% de desconto.

Chip viagem África do Sul

Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.

Existem várias opções no mercado, mas os serviços que eu mais gosto são o da America Chip e o chip de viagem da Seguros Promo. Primeiro porque ambos funcionam bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.

Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar.

Roteiro de 3 dias em Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Três dias é um tempo excelente para um roteiro em Joanesburgo. Abaixo, confira a melhor forma de organizar as visitas às atrações da cidade.

1º dia – Cultura, gastronomia e legado da Copa

  • Os voos vindos do Brasil chegam a Joanesburgo – Joburg ou Jozi, para seus moradores – pela manhã, o que deixa o visitante realmente aproveitar bem a cidade desde o primeiro dia. Se for final de semana, a melhor coisa é rumar direto para o bairro trendy de Braamfontein e explorar o adorável Neighbourgoods Market, com direito a deliciosas barraquinhas de comida típica, artesanato, artistas locais e música ao vivo gratuita da melhor qualidade. Programão para uma manhã inteira, até depois do almoço.
  • Uma espiada no legado da Copa na cidade? Soccer City e Ellis Park são bons programas para fãs de futebol
  • Na volta, vale espiar o bairro comercial de Sandton, tomado por grandes shopping centers e grifes internacionais.

2º dia – Gastronomia e estilo

  • Aproveite a manhã e comece o dia num dos maiores hubs gastro-culturais do continente africano: o 44 Stanley, que reúne arte, gastronomia e compras tudo no mesmo espaço, ocupando antigos galpões antes sem uso – e hoje cheios de bossa. Dá pra começar o dia com o concorrido brunch do Salvation Café – se puder, pegue uma das mesinhas do pátio – com seus waffles, ovos e sucos fresquinhos, feitos na hora. Depois, aproveite para espiar as galerias e as lojas de móveis, acessórios e roupas cheias de estilo. Mas não saia de lá sem tomar um dos deliciosos cafés africanos da Bean There.
  • Da hora do almoço em diante, reserve seu tempo para explorar outro dos bairros mais hipsters da cidade: Maboneng. Com intensa vibe cultural, virou território queridinho de artistas, intelectuais, jetsetters e do pessoal mais cool de Joanesburgo. Bom para ver galerias de arte, curtir cafés descolados e descobrir lojas de roupas e decoração de jovens designers locais.
  • Em Maboneng, o complexo Arts on Main conta com restaurantes, cafés, um roftop bar, diversas lojas e até um mercado local no subsolo. Uma das lojas mais legais é a do projeto de inclusão social pela fotografia “I was shot in Joburg”, imperdível. Um drinque no rooftop bar na happy hour é mandatório.
  • Terminar a noite com excelente show de jazz na casa The Orbit é programão sul-africano – e com zero afetação turística.

3º dia – Um pouco mais de história

  • Mesmo com tanta contemporaneidade, explorar e conhecer mais sobre a sofrida história de luta sul-africana é preciso. A triste história dos tempos do Apartheid e do sofrido processo de colonização é contada em detalhes em ótimos museus, como os incontornáveis Museu do Apartheid, em Soweto, e a antiga prisão de Constitution Hill, onde já estiveram presos Mandela, Gandhi e tantos outros.
  • Vale aproveitar a ida a Soweto para entrar num dos muitos tours pelo local. Há inclusive agradáveis passeios educativos em bike pelo complexo, com bastante contato com a comunidade local – e incluindo visitas a locais históricos, como a antiga casa de Mandela.
  • Para jantar e descontrair a atmosfera depois do longo dia cultural, vale testar um dos muitos (e excelentes) bares e restaurantes de Parkhurst, zona boêmio-gastronômica.

Onde comer em Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Joanesburgo é um bom destino para os fãs de experiências gastronômicas. Além dos pratos típicos locais, os restaurantes da metrópole servem delícias que exploram culinárias de diferentes partes do mundo.

Confira três sugestões de onde comer em Joanesburgo:

The Local Grill

Quem gosta de carnes deve ir ao The Local Grill. O restaurante é especialista em diferentes cortes e também oferece acompanhamentos frescos e saborosos.

Flames

Localizado dentro do hotel Four Seasons, o restaurante é ideal para quem busca sofisticação e ótima gastronomia. O cardápio explora pratos internacionais com toques da culinária africana.

Ocean Basket

A rede de restaurantes Ocean Basket tem pratos com frutos do mar e prepara receitas da culinária mediterrânea. É uma boa opção para refeições leves e muito gostosas.

Onde ficar em Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Joanesburgo também se destaca quando o assunto é hospedagem. É possível encontrar opções variadas, que vão desde os hotéis simples, mas com bom custo-benefício, até complexos extremamente luxuosos.

A região de Sandton é uma das melhores para se hospedar na cidade, com centro financeiro e prédios modernos. Também vale a pena procurar hotéis em Maboneng e Rosebank, bairros bem movimentados e cheios de atrações culturais e gastronômicas.

Nossas dicas de hotéis em Joanesburgo são:

The Peech

Reprodução/Divulgação
O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
The Peech

Em meio ao charmoso distrito de Malrose, o The Peech fica pertinho de Sandton. Além de ter quartos confortáveis e um ótimo bistrô, o complexo é referência em sustentabilidade.

Veja preços e avaliações


Saxon Hotel

Reprodução/Divulgação
O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
Saxon Hotel

O Saxon Hotel fica na antiga mansão para onde Mandela foi levado logo após deixar a prisão. Obras de arte, decoração inspirada em elementos sul-africanos e serviço de primeira são alguns destaques do local.

Veja preços e avaliações

Four Seasons Hotel The Westcliff

Reprodução/Divulgação
O que fazer em Joanesburgo – 11 passeios imperdíveis
Four Seasons Hotel The Westcliff

O Four Seasons Hotel The Westcliff figura entre as opções de hospedagem mais sofisticadas da cidade. Os quartos ficam em prédios baixinhos e as áreas comuns exibem belas obras de arte.

Veja preços e avaliações

Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Joanesburgo (clique nos links para ver preços e avaliações):

Bom custo-benefício

Econômicos

Luxo

O que você precisa saber antes de ir a Joanesburgo

O que fazer em Joanesburgo – Dicas e 11 passeios imperdíveis
Joanesburgo

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.

Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

LEIA MAIS:

 





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.