• Crédito: Divulgação

    Ferrari World

  • Crédito: Paulo Basso Jr.

    Sheikh Zayed Grand Mosque

  • Etihad Towers

  • Crédito: Paulo Basso Jr.

    Passeio de jipe no deserto

3 DIAS EM ABU DHABI


ANDAR NA MONTANHA-RUSSA MAIS RÁPIDA DO MUNDO E DESCOBRIR OUTRAS MARAVILHAS SÃO ALGUMAS DAS OPÇÕES SOBRE O QUE FAZER EM ABU DHABI, A VIZINHA DE DUBAI

1 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Abu Dhabi

Grande Mesquita, Etihad Towers, Emirates Palace e Corniche

  • Após se instalar em um dos bons hotéis de Abu Dhabi, vá à Sheikh Zayed Grand Mosque, uma das maiores e mais imponentes mesquitas do mundo.
  • Passeie pelo grande salão e observe os mosaicos de mármore e detalhes em ouro que representam trechos do alcorão ou enfeitam algumas de suas 1.048 colunas, 82 domos e quatro minaretes de quase 110 metros de altura.
  • Na área de orações, você estará em pé sobre o maior tapete em peça única do mundo, confeccionado por 1.200 artesãs iranianas durante um ano. À sua frente, repare nos 99 nomes de Alá ordenados na parede, nos relógios de ouro e madrepérola com os horários das orações obrigatórias e no lustre com 10 metros de diâmetro e 12 toneladas coberto com ouro, cristais Swarovski e vidros de Murano.
  • Nos jardins há uma mesquita menor, onde está o corpo do xeique Zayed, que mandou construir o templo e é venerado em Abu Dhabi. Ali, trechos do Alcorão são recitados 24 horas por dia.
  • Siga então para as Eithad Towers, prédios que definem o skyline de Abu Dhabi. Um deles abriga o luxuoso hotel Jumeirah, palco do Ray’s Bar, no 62º andar, de onde se tem uma bela vista da cidade avançando sobre o Golfo Pérsico. Vale a pena subir até lá para fazer algumas fotos.
  • Lá de cima, espie o Capital GateTower, prédio que, com uma inclinação de 18º, detém o título de mais tombado do mundo.
  • Próximo às Eithad Towers está o Emirates Palace, hotel mais sofistticado do emirado. Entre para espiar os jardins, a opulência do prédio principal e a máquina automática que, em vez de dinheiro, entrega ouro.
  • Passe a tarde na região de Corniche, onde fica a praia pública do emirado. Ali, há um agradável calçadão, margeado por hotéis que abrigam restaurantes com carta internacional.
  • Estique o tour até o Heritage Village, vila construída para manter viva a tradição dos beduínos que viviam na região antes dos petrodólares. Lá, é possível ver como funcionavam as antigas moradias, ir a um museu com roupas e objetos de uso doméstico e comprar pashiminas e suvenires em um pequeno souk.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Abu Dhabi

Compras e deserto

  • Pela manhã, visite o World Trade Center Souk, onde dá para comprar antiguidades e especiarias. O complexo abriga ainda um shopping moderno, repleto de lojas e bons restaurantes.
  • Siga para o Gold Souk, o mercado de ouro do Madinat Zayed Shopping Centre, onde dá para se jogar nas compras ou ao menos se encantar com as vitrines douradas.
  • Outra opção é visitar o Al Mina Fruit & Vegetable Souk, onde é possível comprar tâmaras, damascos e chocolates.
  • Na hora do almoço, siga para o Souk Qaryat Al Beri, que faz parte do complexo do belíssimo hotel Shangri-La. Com ares venezianos, o mercado é o melhor lugar da cidade para comprar perfumes, roupas e pashiminas. É também um bom lugar para o almoço ou o jantar.
  • Contrate uma agência local para fazer um safári de jipe no deserto. Além de encarar as dunas, você verá dromedários e poderá terminar o dia com um jantar em um acampamento beduíno, com direito a apresentação de dança do ventre.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Abu Dhabi

Yas Island

  • Logo cedo, siga para a Yas Island, a ilha da fantasia de Abu Dhabi.
  • Comece a aventura no Ferrari World, maior parque temático do planeta. Entre as principais atrações do complexo está a Formula Rossa, montanha-russa mais rápida do mundo.
  • Para quem viaja com crianças, uma boa opção é mesclar o dia com uma visita ao Yas Waterworld, parque aquático que não faz feio aos de Orlando (EUA) e tem atrações exclusivas, como toboáguas com looping e montanhas-russas aquáticas.
  • Se a sua pegada for outra, siga para o Yas Marina Circuit, onde é possível pilotar um carro de Fórmula 3000 ou modelos Aston Martin GT4 4.7 V8.
  • O fim do dia pode rolar ali mesmo, no hotel Yas Viceroy, que conta com um Cipriani, filial do famoso restaurante de Veneza (Itália).

Na hora de montar um roteiro e pensar sobre o que fazer em Abu Dhabi, consulte também o site oficial de turismo do local.

ROTEIROS RELACIONADOS

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Cirpiani (http://www.yasisland.ae/en/visiting/discover-yas-island/attractions/yas-marina/cipriani-/)

Situado no complexo do hotel Yas Viceroy, tem uma vista incrível para o Yas Marina Circuit. Destaque para o carpaccio de entrada e as massas de dar água na boca.

Nahaam (https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/abu-dhabi/jumeirah-etihad-towers/restaurants-and-bars-at-jumeirah-at-etihad-towers/nahaam/)

Localizado no hotel Jumeirah at Etihad Towers, serve comida mediterrânea e árabe. É uma boa pedida para o almoço.

Li Beirut (https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/abu-dhabi/jumeirah-etihad-towers/restaurants-and-bars-at-jumeirah-at-etihad-towers/li-beirut/)

Para quem procura comida árabe, este restaurante do hotel Jumeirah at Etihad Towers é uma boa pedida. O ambiente é elegante, e a vista é linda.

Hotéis+

Shangri-La Hotel (http://www.booking.com/hotel/ae/shangri-la-qaryat-al-beri.pt-br.html)

Elegante e com praia e piscina voltadas para a Sheikh Zayed Grand Mosque, fica afastado do centro, mas tem a vantagem de estar no mesmo complexo do Souk Qaryat Al Beri.

Emirates Palace (http://www.booking.com/hotel/ae/emirates-palace.pt-br.html)

Administrado pela Kempinski, o hotel mais luxuoso de Abu Dhabi recebe a maioria das personalidades que vão ao país. Mordomos ficam à disposição 24 horas.

Yas Viceroy (http://www.booking.com/hotel/ae/the-yas.pt-br.html)

Este é o único hotel do mundo erguido dentro de um circuito de Fórmula 1. Tem arquitetura moderna e bons restaurantes.

Dicas e curiosidades+

Ilha dos museus

Quem vai a Abu Dhabi pode visitar os projetos da Saadiyat Island. A ilha foi criada para servir como sede de três museus, todos com abertura prevista para os próximos anos: uma filial do Louvre, uma do Guggenheim e o Zayed National Museum, dedicado à cultura árabe.

Yas Mall

Quem quiser fazer compras na Yas Island encontra por lá o bom Yas Mall, que lembra os maiores shoppings de Miami (EUA), com lojas da Adidas, Victoria´s Secret e Michael Kors, entre outras.

Que roupa usar

Apesar de estar acostumado a receber estrangeiros, Abu Dhabi é um país mulçumano e é preciso respeitar algumas regras ao visitál0. Ao andar em público, é bom evitar roupas apertadas e ter pernas, ombros, braços e cabeças cobertas (no caso das mulheres). O uso de calças é indicado aos homens. Além disso, bebidas alcoólicas só são encontras nos hotéis de rede internacional.

Booking.com