Crédito: Divulgação

5 destinos gastronômicos pelo Brasil para agradar todos os sentidos

3 de agosto de 2018

Redação

Belas paisagens e boa comida podem marcar o roteiro de férias de maneira ainda mais especial. E se o desejo do viajante é conhecer mais do solo e sabor nacionais, o Booking – plataforma digital para busca e reserva de hospedagens – listou cinco destinos gastronômicos pelo Brasil.

LEIA MAIS: FESTIVAL GASTRONÔMICO AGITA LIMA EM SETEMBRO
TURISMO GASTRONÔMICO ESTÁ EM ALTA ENTRE OS JOVENS; VEJA AS CIDADES FAVORITAS

Destinos gastronômicos no Brasil: regiões

Em um país de proporções continentais, o que não falta é diversidade – seja de beleza ou na culinária. E uma das formas de beber de ambas as fontes é pensar na viagem e destinos gastronômicos no Brasil que ofereçam a experiência. Confira as cinco opções sugeridas pela plataforma digital:

1. Gramado, Rio Grande do Sul

A cidade fica a 125 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre. O local é uma mistura de influências europeias sem esquecer da brasilidade quando o assunto é comida. A diversidade gastronômica de Gramado inclui pratos tradicionais, como o apfelstrudel – uma espécie de pão doce, de massa folhada. E ainda tem fondue, chocolate, churrasco, chimarrão e vinho, além de comida japonesa.

2. Campos do Jordão, São Paulo

Outro destino de serra que figura entre as opções sugeridas pelo Booking é Campos do Jordão. O município fica a 182 quilômetros da capital do estado, São Paulo. Assim como Gramado, o local é uma daquelas cidades românticas com o clima e o ambiente perfeitos para aproveitar a dois um bom fondue, bem como chocolate e vinho.

Outro prato típico por lá é a truta, que pode ser feita de diversas formas. Carnes e massas completam o leque de opções em um dos destinos gastronômicos pelo Brasil mais famosos, além da comida de países europeus com um toque nacional.

3. Itaipava, Rio de Janeiro

Pertinho da capital do estado carioca, Itaipava está ligada ao Rio de Janeiro por uma estrada que leva cerca de uma hora e meia de carro para ser percorrida. É uma opção de refúgio do agito da Cidade Maravilhosa, com boa comida e clima gostoso na região serrana.

Itapaiva está em uma das regiões do Rio de Janeiro que tem a comida mais refinada e possibilita encontrar um pouco de tudo que combina com a atmosfera de serra. Desde o restaurante mais antigo da cidade, aberto em 1978 e que serve culinária portuguesa, a pizzarias, casas de massa, churrascarias e bistrôs, opções não faltam.

4. Tiradentes, Minas Gerais

As delícias mineiras são famosas mesmo em regiões distantes do estado. As belas paisagens por lá, também. Tiradentes fica a 193 quilômetro de Belo Horizonte, em uma região serrana. Doce de leite e pão de queijo são algumas das principais maravilhas servidas por lá, assim como o feijão tropeiro e o frango com molho pardo.

Tiradentes tem seu próprio Festival Cultural e Gastronômico, que entra para o calendário da cidade em agosto.

5. Pirenópolis, Goiás

A cidade é um patrimônio histórico do estado de Goiás, e fica a menos de duas horas da capital, Goiânia. Além das construções históricas e charmosas, Piri, como é chamada, é famosa por suas cachoeiras e paisagens naturais.

O mês de agosto é agitado em Pirenópolis. Isso porque a cidade celebra um festival gastronômico, e essa é uma oportunidade e tanto para provar da cozinha regional. Para dar água na boca, os pratos tradicionais feitos com ingredientes do cerrado incluem arroz com pequi, guariroba e empadão.

Confira um álbum com alguns dos principais destinos gastronômicos pelo Brasil:

  • Crédito: Divulgação
    Gramado, no Rio Grande do Sul
  • Crédito: Divulgação
    Gramado, no Rio Grande do Sul
  • Crédito: Divulgação
    Campos do Jordão, em São Paulo
  • Crédito: Divulgação
    Campos do Jordão, em São Paulo
  • Crédito: Divulgação
    Itaipava, Rio de Janeiro
  • Crédito: Divulgação
    Itaipava, Rio de Janeiro
  • Crédito: Divulgação
    Tiradentes, Minas Gerais
  • Crédito: Divulgação
    Tiradentes, Minas Gerais
  • Crédito: Divulgação
    Pirenópolis, Goiás
  • Crédito: Divulgação
    Pirenópolis, Goiás