Destino
Chiloé
- 04/Junho/2019
- Maria Beatriz Vaccari
Serviços
Tierra Chiloé
O hotel é uma das opções mais confortáveis e elegantes do arquipélago. As diárias incluem refeições, bebidas e 10 opções de passeios guiados pelas ilhas. De quebra, todas as acomodações contem com vista panorâmica para o Oceano Pacífico.
OCIO Territorial Hotel
Localizado na península de Rilán, o hotel oferece acomodações confortáveis feitas em madeira. Grupos de amigos e famílias podem ficar em casas construídas sobre palafitas.
Hotel Parque Quilquico
Ideal para viajantes que querem se conectar com a natureza, o hotel fica dentro de uma floresta de 10 hectares. É possível fazer trilhas, observar pássaros e participar de passeios terrestres e marítimas pelo local.
Cocineria de Dalcahue
Local é perfeito para quem quer experimentar o melhor da gastronomia típica de Chiloé. Entre as principais opções, curanto, empanadas chilenas e pratos com frutos do mar.
El Mirador
Em Castro, o restaurante El Mirador oferece mesas com uma vista privilegiada da natureza local e do Oceano Pacífico. Grande parte dos ingredientes usados na composição dos pratos são orgânicos e cultivados na região.
Magnolia Café y Pastelería
O Magnolia Café y Pastelería é o local ideal para tomar um café da tarde e degustar doces e salgados caseiros.
Roteiro
O que fazer em Chiloé
Castro
- Castro, capital de Chiloé, serve de porta de entrada para quem quer conhecer o arquipélago. Vale a pena andar tranquilamente pelas ruas e observar as tradicionais casas de madeira construídas sobre palafitas, que figuram entre os principais cartões postais da região.
- Conheça a Igreja de San Francisco, um dos 16 templos de Chiloé classificados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
- Se quiser saber mais sobre a cultura de Chiloé, vá ao Museo Regional de Castro. O local exibe uma série de obras de artistas do arquipélago. Além disso, é possível observar fotografias antigas, objetos e documentos que contam a história e a evolução das ilhas.
- A Igreja de Nercon é uma atração bacana independentemente da religião dos viajantes. A estrutura é toda feita em madeira e a pintura da parte interna foi planejada para se parecer com mármore.
O que fazer em Chiloé
Chelin e Quehui
- Habitada por pouco mais de 350 pessoas, a ilha de Chelin tem uma atmosfera pacata e cheia de charme. A principal atração desse pedacinho de Chiloé é a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Chelin, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
- Quem quiser ver de perto a estrutura de madeira do local pode subir na torre que abriga o sino. Vale a pena destacar que “escalar” os aproximadamente oito metros de altura e ver o sino de bronze de perto é legal, mas o percurso escuro e cheio de escadas estreitas pode ser desafiador para os viajantes menos aventureiros.
- Atrás da igreja é possível ver o cemitério de Chelin. Assim como dita a tradição arquitetônica do arquipélago, os túmulos são construídos em madeira. Na verdade, eles são pequenas casas e algumas contam até com salas equipadas com sofás, tapetes e outros objetos de decoração.
- Siga a trilha que passa pelo lado do cemitério para chegar o mirante da ilha. A caminhada é um pouco íngreme, mas a vista panorâmica vale a pena.
- Vá de barco (ou de caiaque) para a ilha de Quehui. O local é um refúgio natural e oferece opções radicais para os viajantes aventureiros. Dá para andar pelas ruas simpáticas, desbravar a natureza pedalando e até fazer passeios de bote para conhecer as belezas e aves típicas de Chiloé.
O que fazer em Chiloé
Ilha Quinchao e Dalcahue
- Pegue a balsa em direção à ilha Quinchao, que é dividida em dois setores: Achao e Curaco de Vélez. O primeiro concentra as principais atrações do pedaço.
- O ponto mais visitado é a Paróquia Santa Maria Del Loreto, que foi construída em 1740 e é uma das igrejas mais antigos do Chile. A construção é toda de madeira e não conta com nenhum prego ou parafuso – a estrutura ganhou forma por meio de encaixes e tarugos. É uma das grandes atrações de Chiloé.
- Ande pelas ruas da ilha e aproveite para conhecer os mercados de artesanato e comidas frescas.
- Siga para a região portuária de Dalcahue. Cheio de lojinhas, o local é ideal para quem quer comprar lembrancinhas, roupas de lã e objetos de madeira – os pratos, vasilhas e travessas, por exemplo, fazem sucesso entre os turistas.
- O Museo Historico Etnografico abriga registros e objetos que remetem ao arquipélago. O passeio é rápido e bastante informativo.
- Termine o dia com uma visita à Cocineria, construção em formato de barco que abriga restaurantes. Vale a pena experimentar a empanada típica do Chile, que lembra um pastel brasileiro e pode ser recheada com carne, queijo ou mariscos. Mais um dos grandes sabores de Chiloé.
Na hora de montar um roteiro para Chiloé, consulte também o site oficial de turismo da cidade.