Crédito: Paulo Basso Jr.

Como é passar 4 dias em um dos spas mais luxuosos do Brasil

22 de fevereiro de 2017

Por Paulo Basso Jr.

Fui convidado para passar quatro dias no Rituaali, situado em Penedo, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O espaço, cada vez mais procurado por celebridades e tido como um dos mais completos e originais do Brasil, investe em uma proposta inovadora ao mesclar conceitos de spa e de medicina de estilo de vida.

O que faz dele um lugar único no país é que a ideia ali não é forçar emagrecimentos com dietas radicais baseadas em contagens de caloria, tampouco apenas tratar de doenças ou focar em relaxamento. Na verdade, existe uma mistura de tudo isso, com acompanhamento personalizado de médicos, enfermeiros, avaliadores físicos, nutricionistas, terapeutas e massagistas. A ideia é propor novos hábitos a serem seguidos ao longo da vida, e não apenas durante a hospedagem.

Isso tudo tem como princípio a tal da medicina de estilo de vida, cujo foco principal é a prevenção de males da sociedade atual, como doenças cardiovasculares, diabetes e cânceres. Em geral, problemas que não podem ser tratados com remédios, mas com a mudança de hábitos.

Para que o conceito seja aplicado corretamente e resultados melhores sejam alcançados, o ideal é passar ao menos sete dias no Rituaali. E o investimento para isso não é nada baixo. Os pacotes de uma semana custam de R$ 8.716 a R$ 16.069 (valores de abril de 2017) por pessoa e incluem tudo que está descrito nesta reportagem, além de coaching médico, físico e nutricional por até 30 dias após o check out.

O preço salgado infelizmente limita a experiência aos afortunados, mas justifica o atendimento personalizado (há 52 funcionários para um máximo de 42 hóspedes, mais que um por pessoa) e a tecnologia que sustenta a proposta do espaço. Prova disso é que meu tratamento começou antes mesmo do check in, quando recebi um telefone e um e-mail com um formulário questionando alguns de meus hábitos do dia a dia, bem como enfermidades, medicações, atividades físicas, costumes e até o horário em que eu pretendia chegar lá.

Isso explica porque, ao tocar o interfone, ainda no portão de entrada, já fui tratado pelo nome. A recepção então se encarregou de me mostrar as dependências do espaço, belíssimas por sinal, cercadas de verde e com uma piscina com um desenho de encher os olhos ao lado do spa. Isso sem falar dos chalés de altíssimo nível, da academia bem equipada, do restaurante… O projeto arquitetônico é realmente especial.

Assim que entrei em minha acomodação, um lindo chalé com paredes de pedra, pé-direito alto, copa, lareira, banheira de hidromassagem para casal e amenities Granado, avistei sobre a cama a programação do primeiro dia. Uma breve leitura bastou para perceber que realmente não estava em um spa convencional ou num resort, mas num lugar em que, para justificar a hospedagem, eu teria que me enquadrar numa rotina específica (apesar de absolutamente nada ser obrigatório por lá). Confesso que, de cara, torci um pouco o nariz, mas depois descobri que tudo faria sentido.

Clique nos links e confira o diário da minha experiência:

1º dia – https://rotadeferias.com.br/1o-dia-no-rituaali-tem-avaliacoes-medicas-e-momentos-relax/
2º dia – https://rotadeferias.com.br/2o-dia-no-rituaali-dieta-de-liquidos-e-terapias-relaxantes/
3º dia – https://rotadeferias.com.br/3o-dia-no-rituaali-e-marcado-por-passeio-pela-regiao-e-relax/
4º dia – https://rotadeferias.com.br/4o-dia-no-rituaali-avaliacao-final-metas-e-despedida/

 

Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Reserva de hotéis

Reserve sua hospedagem com o Booking Nele você encontro bons descontos, avaliações e todas as informações necessárias

Booking.com
Passagem aérea

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Seguro de viagem

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

Aluguel de carro

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa