Crédito: Paulo Basso Jr.

4º dia no Rituaali: avaliação final, metas e despedida

14 de fevereiro de 2017

Por Paulo Basso Jr.

Domingo

No último dia de hospedagem, acordei cedo para caminhar com o grupo às 6h30, logo após medir a pressão, me pesar e perceber que tinha perdido apenas 100 gramas desde a minha entrada no Rituaali. Em sete dias, as pessoas costumam perder bem mais, até 3% do peso, mas, como havia dito, esse não era o meu objetivo por lá – consequentemente, minha programação não tinha esse propósito.

Depois de tomar um copo de água de coco, andei por 4 km em direção ao centro de Penedo e também ao Pico do Penedinho, embora o grupo não tenha alcançado nenhum dos dois pontos. O passeio serviu só para se movimentar um pouco logo cedo e respirar o ar matinal.

De volta ao Rituaali, quem chega das caminhadas externas pode andar um pouco em um caminho com águas geladas sobre pedras, o que é muito bacana para aliviar dores e ativar a circulação. O percurso chama-se Kneipp.

Foto: Daniela Piffer
dia4b
Almoço de despedida tem um delicioso nhoque de batata baroa

Foi servido então o café da manhã: melão-laranja, mamão, uva e lichia de entrada, seguido de dois pedaços de pão integral, dois pedaços de pão sem glúten, tapioca com tomate colhido da horta local e queijo vegano, castanhas, figo turco, geleia de goiaba e, ufa, leite de castanha. Quem quisesse ainda poderia tomar um café de milho, reprovado pela maioria.

Pouco tempo depois passei por um circuito cardio na academia. Andei na esteira por 1,2 km e pedalei por mais 3 km. Tudo isso antes de ir ao spa e receber um tratamento de argila com carvão ativado e mantas quentes, ideal para processos anti-inflamatórios (minha coluna estava doendo legal e melhorou um pouco).

Uma última consulta ainda foi realizada com o Dr. Sella, com apresentação de todos os números e dados corporais, indicativos e bate-papo sobre o que fazer dali para frente com o objetivo de viver mais e melhor, especificamente de acordo com meus interesses e minhas necessidades. Até metas foram sugeridas para eu aplicar dali em diante.

Introdução – https://rotadeferias.com.br/como-e-passar-4-dias-em-um-dos-spas-mais-luxuosos-do-brasil/
1º dia –
 https://rotadeferias.com.br/1o-dia-no-rituaali-tem-avaliacoes-medicas-e-momentos-relax/
2º dia – https://rotadeferias.com.br/2o-dia-no-rituaali-dieta-de-liquidos-e-terapias-relaxantes/
3º dia – https://rotadeferias.com.br/3o-dia-no-rituaali-e-marcado-por-passeio-pela-regiao-e-relax/

A conversa foi muito bacana e precedeu o último almoço, com três pratos. O primeiro tinha folhas verdes com tomates e um delicioso molho de tomate seco, além de quinoa preta com tofu. Depois veio nhoque de batata baroa com molho de tomate, castanhas e redução de beterraba. Por fim, sorvete de frutas vermelhas.

Às 14h15, fiz o check out após me despedir da simpática equipe. No dia seguinte, logo cedo, recebi da nutricionista um e-mail com indicações de menus para o dia a dia (inclusive com carnes, já que não sou vegano) e até preparos de pratos simples, algo importante para o meu cotidiano (e de quem não é?).

Como conclusão, posso dizer que, de fato, não voltei para casa mais magro, mesmo porque essa não era a intenção. Mas obtive informações fundamentais sobre a minha saúde e fiquei efetivamente disposto a mudar alguns hábitos, com a certeza de ter sido orientado por profissionais sérios. Isso sem contar o maravilhoso efeito relax, do qual já estou com saudades.

Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Reserva de hotéis

Reserve sua hospedagem com o Booking Nele você encontro bons descontos, avaliações e todas as informações necessárias

Booking.com
Passagem aérea

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Seguro de viagem

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

Aluguel de carro

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa