Notícias
Vida de Freud pode ser explorada em Viena, na Áustria
- Créditos/Foto:WienTourismus/Christian Stemper
- 23/Junho/2020
- Paulo Basso Jr.
Em 2020, Viena, a capital da Áustria, celebra o jubileu de 120 anos da publicação do livro “A interpretação dos sonhos”, de Sigmund Freud (1856-1939). O mestre da psicanálise também está em evidência na série Freud, de oito episódios, que pode ser assistida na Netflix. Legenda em 30 idiomas diferentes e dublada em mais oito, a obra foi distribuída em 239 países.
Como parte das comemorações, Viena pretendia inaugurar, em maio o Sigmund Freud Museum. Com a pandemia do coronavírus, a reabertura do espaço foi adiada por tempo indeterminado. Sem sair de casa, porém, é possível conferir diversas informações sobre a vida de Freud na capital austríaca neste site (em inglês).
Freud em Viena
Sigmund Freud Museum
Freud passou a maior parte de sua vida em um apartamento na Rua Berggasse, 19, situado no 9° distrito de Viena. Foi nesse endereço que ele elaborou suas principais teorias e recebeu a refinada sociedade austríaca em seu famoso divã.
Hoje, o antigo consultório abriga o Sigmund Freud Museum. Nas salas do espaço, você imerge na vida real do mestre da psicanálise (que é bem diferente da retratada na série da Netflix). Ali ele escreveu a maior parte de seus artigos, organizou encontros das quartas-feiras e fumou seus famigerados charutos.
Lugares frequentados por Freud em Viena
O sucesso de seus tratamentos e tratados científicos o tornou famoso em todo o país. Não à toa, a Universität Wien o homenageou com um busto que pode ser visitado até hoje no hall do edifício.
Quando não estava trabalhando, Freud costumava passear no parque situado diante da igreja Votivkirche. O espaço, inclusive, foi renomeado como Sigmund-Freud-Park.
Nas noites mais quentes, o mestre da psicanálise gostava de ir ao Café Landtmann, ali perto. No inverno, por sua vez, era mais comum encontrá-lo no Café Central (cuja foto ilustra esta reportagem), situado à rua Herrengasse.
Onde nasceu a psicanálise
À época de Freud, o Hotel Schloss Bellevue, localizado na Bellevuehöhe, no 19º distrito de Viena, era um dos refúgios preferidos das famílias mais abastadas durante o verão. Foi ali que, na noite de 23 para 24 de julho de 1895, o pesquisador teve o sonho decisivo que o levou a escrever o livro “A interpretação dos sonhos”. Assim nasceu a psicanálise.
Com suas análises, Freud trouxe à luz o oculto, lançando olhares sobre abismos profundos, em especial a respeito da morbidez, da melancolia e do sofrimento, que eram – e ainda são – traços distintivos tipicamente vienenses.
Freud em Viena: o que visitar
Confira alguns dos endereços mais importantes de Viena relacionados à vida de Freud na cidade.
- SIGMUND FREUD MUSEUM
9º distrito, rua Berggasse, 19
De segunda-feira a domingo, das 10h às 18h - PARQUE SIGMUND-FREUD-PARK
9º distrito, rua Universitätsstrasse, 6 - SIGMUND FREUD PRIVATUNIVERSIÄT
2º distrito, praça Freudplatz, 1 - CAFÉ LANDTMANN
1º distrito, rua Universitätsring, 4
De segunda-feira a domingo, das 7h30 às 0h - CAFÉ CENTRAL
1º distrito, rua Herrengasse, 14
De segunda-feira a sábado, das das 7h30 às 22h - UNIVERSITÄT WIEN
1º distrito, rua Universitätsring, 1
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h. Nos sábados, das 10h às 18h - BELLEVUEWIESE
19º distrito, rua Himmelstrasse, 115
50 fotos encantadoras de Viena
Confira aqui fotos de Viena, capital da Áustria.