Notícias
Como é a suíte do Harry Potter em hotel de luxo na Escócia
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 09/Janeiro/2024
- Paulo Basso Jr.
Ao solicitar meu passaporte e consultar a reserva durante o check in, a recepcionista do Hotel Balmoral, um dos mais luxuosos de Edimburgo, na Escócia, abriu um sorriso de fora a fora no rosto e disse: “Uau, você está na J.K. Rowling Suite, a suíte do Harry Potter. Venha comigo, vou te acompanhar”.
Minutos depois, já no quinto andar do hotel, um longo e estreito corredor tomado por portas brancas revelou-se à minha frente. De cara, meus olhos foram atraídos para o final dele, onde, em uma esquina, despontava uma porta roxa, com detalhes dourados. Entre eles, uma coruja, o número do quarto, 552, e a placa com os dizeres “J.K. Rowling Suite”.
E foi assim que começou minha hospedagem na famosa suíte do Harry Potter do Hotel Balmoral, na Escócia, cujos detalhes eu vou postar aqui.
Neste post você vai ler:
Suíte do Harry Potter no Hotel Balmoral
Foi neste quarto do Hotel Balmoral que a escritora britânica J.K. Rowling se hospedou por seis meses, do fim de 2006 ao início de 2007, para terminar de escrever “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o último livro da saga do bruxinho.Cansada das interrupções cotidianas em sua casa, Rowling aproveitou-se do fato de que, à época, já gozava de uma grande fortuna e se mandou, de mala e cuia, para o Balmoral, hotel em que ele sempre gostou de ficar quando visitava Edimburgo.
Durante o período em que ali esteve, a autora de Harry Potter encantou-se com a discrição dos funcionários. Foram muitos dias de hospedagem e, mesmo assim, praticamente ninguém ficou sabendo de seu “refúgio secreto”, o que deu a ela a tranquilidade necessária para terminar a obra.
Mensagem escondida
Como uma espécie de “contribuição”, pouco antes de sair do hotel, Rowling deixou um recado escondido atrás de um busto do deus grego Hermes, que enfeitava o quarto. Ela lapidou na pedra a mensagem: “JK Rowling terminou de escrever Harry Potter e as Relíquias da Morte neste quarto de hotel (552), em 11 de janeiro de 2007″.
Bastou a escritora revelar a brincadeira tempos depois – inclusive com uma solicitação do tipo “nunca façam isso” – para que o quarto 552 do Hotel Balmoral se transformasse em na suíte do Harry Potter, que até hoje é objeto de desejo de fãs do mundo inteiro.
São poucos, porém, que podem ficar lá. Os preços variam ao longo do ano, mas é preciso desembolsar entre 1.000 e 2.500 libras por diária para se hospedar no mesmo local em que a história do bruxinho foi finalizada.
Como é a J.K. Rowling Suite, em Edimburgo
Com os privilégios de um repórter de viagens, lá estava eu com o cartão do quarto em mãos para acessar a suíte, onde me hospedaria por duas noites.
Assim que a porta roxa se abriu, a recepcionista do Hotel Balmoral me contou a história da ilustre celebridade que lá esteve e me apontou um quadro, no qual há uma gravura de Harry Potter e, logo abaixo, a transcrição do recado deixado por Rowling no quarto.
O famoso busto com a mensagem original também está ali, logo ao lado, entre três pequenas janelas e, agora, protegido por uma redoma de vidro. É preciso olhar com atenção na parte de trás da obra para enxergar o recado, hoje praticamente apagado.Por anos, a escrivaninha original em que Rowling acabou de escrever a saga também foi mantida na suíte 552 do Hotel Balmoral, mas os móveis foram trocados após uma reforma em 2016.
Em compensação, diversas outras referências a Harry Potter foram inseridas na suíte, a começar pela pintura roxa da porta. A nova decoração do quarto foi projetada pela designer Olga Polizzi.
Hall e sala
Hoje, quem entra na acomodação de 17 metros quadrados encontra um estreito hall de entrada revestido com um papel de parede com desenhos de estrelas, colocado ali justamente para que o hóspede absorva de cara um certo clima de magia.
Adiante, uma porta dá acesso a um lavabo e, em seguida, surge a sala principal da suíte do Harry Potter, com uma linda mesa de jantar de madeira, um pequeno corredor com binóculos para quem deseja apreciar a vista, sofás, poltrona, TVs, escrivaninha, cômoda e o busto de Hermes.
Neste espaço, o papel de parede remete a uma floresta, com muitos galhos e folhas. Travesseiros laranjas são usados na decoração, bem como estantes com prateleiras vermelhas, onde há objetos como corujas, globos terrestres, máquina de datilografar e livros, muitos livros. Inclusive, todos da saga Harry Potter.
Quarto principal da suíte do Harry Potter
À direita da sala, justamente ao lado de onde ficava a escrivaninha usada pela famosa escritora, está o quarto principal da J.K. Rowling Suite, com cama king size da Glencraft (mesma empresa que projeta as camas da monarquia britânica no Castelo de Balmoral, na Escócia), TV, poltrona e alguns móveis de antiquário.
Banheiro
Há ainda um pequeno closet e o banheiro principal, amplo, com chuveiro e banheira em mármore Carrara. Os amenities são da conceituada grife Asprey.
Como é ficar na suíte do Harry Potter
Devo confessar que é um grande barato passar o tempo na suíte do Harry Potter, imaginando os passos e os costumes de J.K. Rowling enquanto ela colocava no papel o final da história do bruxinho.
Mais divertido ainda é abrir a porta roxa de vez em quando e ver alguns hóspedes curiosos do Hotel Balmoral ali parados, muitas vezes assustados com o movimento repentino e sem conseguir esconder a expressão de: “nossa, quem será esse aí que conseguiu se hospedar nesta suíte tão badalada?”.
Diante daquela cena, eu sempre ria e pensava baixinho: calma, minha gente, não é ninguém especial. Na verdade, é só mais um trouxa!
O que você precisa saber antes de ir a Edimburgo
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Londres
- O que fazer em Liverpool
- O que fazer em Dublin
- O que fazer em Paris
- O que fazer em Madri