Notícias
A incrível região da Escócia em que Kate e William se conheceram
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 06/Janeiro/2024
- Paulo Basso Jr.
A cada curva eu tinha vontade de parar o carro e fazer uma fotografia. A paisagem de Kingdom of Fife, região da Escócia que pode ser visitada em tours que partem de Edimburgo e avança até a costa leste do país, é encantadora. Campos e colinas verdes exibem, aqui e ali, um cobertor de flores dente de leão, de um amarelo intenso.
Os pequenos vilarejos pelo caminho têm casas de pedra e se escondem entre parques frondosos, como o de Balbirnie, em Glenrothes, palco da Balbirnie House, um palácio-hotel eleito por muitos anos por edições especializadas como o melhor destino de casamento da Escócia.
Hotel de luxo no interior da Escócia
O hotel mais luxuoso do pedaço é o Gleneagles, na cidade homônima. E isso fica bem claro quando você avista o Rolls-Royce Silver Cloud verde que permanece permanentemente à porta do estabelecimento, membro da rede Leading Hotels of the World.
Ali, seletos hóspedes se reúnem para jogar golfe em três excelentes campos de 18 buracos (um deles é famoso por receber grandes campeonatos da modalidade), treinar falcões e cães Terrier, fazer safáris de Land Rover e praticar tiro ao alvo.
O Gleneagles conta ainda com o Andrew Fairlie, um restaurante estrelado, bem como uma experiência em que o chef cozinha à frente dos convidados em um salão nobre, e uma adega com 20 mil garrafas, entre elas de vinhos como um Romanée-Conti, ao preço de 6 mil libras, e raras champanhes Dom Perignon 1971, que custam 4,5 mil libras.
O ambiente, típico de uma cave, abriga uma mesa com louça fina, onde são servidos jantares especiais. O ex-presidente americano George Busch e o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair já estiveram por lá.
Falkland, de Outlander
Com rápidos deslocamentos de carro ou trem é possível visitar as principais cidades de Fife. Uma que não pode faltar no roteiro é Falkland, que tem um palácio belíssimo, onde diversos monarcas britânicos passaram algumas temporadas ao longo da história.
É em seus jardins que fica a Falkland Palace Royal Tennis Club, uma quadra de tênis de 1541, a mais antiga do mundo usada até hoje e que contribuiu para a região se tornar a precursora das regras da modalidade praticas até hoje.
Falkland serviu ainda de cenário para a série de TV Outlander, famosa justamente pelas suas paisagens. Na trama, o local representa outro município escocês, Inverness, que fica mais ao norte e é banhado pelo famoso Lago Ness.
O melhor fish and chips da Grã-Bretanha
Da região, é fácil alcançar o litoral, por onde se espalham pacatos vilarejos de pescadores. Em um deles, chamado Anstruther, está o Anstruther Fish Bar, conhecido por servir o melhor fish and chips da Grã-Bretanha.
O lugar é bastante simples, mas o atendimento feito muitas vezes pela própria dona do estabelecimento, a simpática Alison Smith, já atraiu nomes como o ator americano Tom Hanks e Camilla Parker, a Duquesa da Cornualha e esposa do Príncipe Charles.
Comer bem, por sinal, é quase uma regra para quem vai a Fife, já que a região concentra mais um restaurante com estrela Michelin, o celebrado The Peat Inn. Delícias como a pescada do Mar do Norte cozida com pancetta, morangos, ervilhas frescas e couve-do-mar justificam a fama da casa.
St. Andrews, lar de príncipes
O The Peat Inn está a um pulo de St. Andrews, a cidade mais badalada do Kingdom of Fife. Ali estão as belas ruínas de um castelo à beira-mar e uma antiga catedral, ambos imponentes.
O local também tem muitas lojas e uma alma jovem, já que concentra uma das universidades mais respeitadas da Escócia. Foi enquanto estudava lá, inclusive, que o Príncipe William conheceu sua esposa, Kate Middleton.
A fama de St. Andrews também vem do esporte, pois ali teria sido inventado o golfe. O Old Course, campo mais antigo do mundo, resistiu ao tempo e é aberto ao público, que por algumas centenas de libras pode fazer aulas e arriscar algumas tacadas.
Apesar de pequeno, o tapete verde fica em um cenário belíssimo, debruçado sobre o mar. É uma bela síntese de toda a tradição escocesa que, até hoje, deixa quem chega de fora entorpecido aos seus encantos. E isso independentemente de ter degustado ou não uma boa dose de uísque.
O que você precisa saber antes de ir à Escócia
Quando planejo minhas viagens para a Escócia, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis