Dicas de Viagem
Seis passeios para curtir o inverno em Edimburgo, na Escócia
- Créditos/Foto:Divulgação
- 13/Novembro/2018
- Redação
Edimburgo, na Escócia, reserva diversas atrações gratuitas para quem for visitar a cidade durante o inverno. Para aproveitar ao máximo a capital escocesa, o escritório de turismo da Grã-Bretanha separou algumas dicas para curtir a estação mais fria do ano no país.
O que fazer em Edimburgo, na Escócia
1- National Galleries of Scotland
Ao todo, quatro edifícios em Edimburgo abrigam uma impressionante coleção de arte. Com a exceção de algumas exposições pagas, todos têm entrada gratuita. A Princes Street, no centro da cidade, é o endereço para ver obras icônicas dos mestres da arte europeia dos séculos 14 e 18.
Em seguida, vale a pena caminhar até a National Portrait Gallery nas proximidades. Termine o dia na galeria Modern, que fica em dois prédios com um parque de esculturas.
LEIA MAIS: KINGDOM OF FIFE: O REINO DAS BOLINHAS NA ESCÓCIA
SAIBA O QUE FAZER EM DUNDEE, NA ESCÓCIA
Neste inverno, também haverá música ao vivo gratuita que vai do gaélico à ópera em certas datas em novembro. Oficinas de pintura com cavaletes na Portrait, palestras e debates sobre temas como o surrealismo na Modern, são outras atrações.
2- The National Museum of Scotland
Com sete andares de exposições, o local é uma atração gratuita na Old Town de Edimburgo. O museu conta com exibições intrigantes e ideias sobre ciência e tecnologia, moda, mundo natural, além de arte e design.
Todos os sábados, entre 13 de outubro de 2018 e 26 de janeiro de 2019, acontece o Science Saturday, com palestras especializadas, atividades práticas e demonstrações científicas.
Os fãs de música devem investigar a exposição Rip It Up – The Story of Scottish Pop até 25 de novembro e colocar a atração Robots na agenda – ela estará disponível a partir de 18 de janeiro.
3- Royal Botanic Gardens
Provando que os jardins não são apenas para se apreciar no verão, a paisagem de inverno desse jardim é dividida em três temas e se estende por quase 30 hectares. Descubra a flora e a fauna sazonais, bem como esculturas modernas e instalações espalhadas por toda parte.
Paga-se uma taxa para visitar as estufas de vitorianas, mas quem não quiser gastar dinheiro pode admirar o exterior destas impressionantes peças de arquitetura.
Outra dica é conferir o fascinante Botanic Cottage em um de seus Open Doors Days (entre 5 de outubro a 7 de dezembro) para conhecer sua história. Quem estiver com a família pode aproveitar um fim de semana de descoberta da natureza e entender mais sobre o meio ambiente nos dias 8 e 9 de dezembro.
4- Stand Up Comedy Club
Em agosto, Edimburgo recebe o Fringe Festival, que conta com muitos shows de comédia. Porém, ainda é possível dar muitas risadas – e encontrar eventos gratuitos – durante todo o ano no Stand Up Comedy Club.
A recomendação é visitar o clube em um domingo de novembro ou dezembro para aproveitar o show de comédia improvisada em cartaz, que é gratuito. Os comediantes residentes Stu e Garry aceitam as sugestões do público e criam comédia, então o programa é para todos.
5- Calton Hill
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Calton Hill conta com algumas das melhores vistas de Edimburgo. Além do panorama sobre a cidade, a colina abriga monumentos famosos da Escócia, incluindo o Nelson’s Monument e o National Monument.
O local também é lar do Royal Observatory, que tem um centro de visitantes e organiza eventos públicos, como as noites de astronomia.
Apreciar o nascer do sol no alto da colina é um experiência única. Além disso, nessa época ele acontece um pouco mais tarde que no restante do ano.
6- Vitrines
Seja para comprar ou apenas para observar, vale a pena explorar as lojas e mercados de Edimburgo e ver as vitrines. Da Princes Street até o Farmers’ Market é possível encontrar boutiques e lojas exclusivamente escocesas.
A partir de 16 de novembro (até 5 de janeiro de 2019), o East Princes Street Gardens estará cheio de barracas festivas, luzes de Natal e comidinhas deliciosas, já que ali acontece o Christmas Market da cidade. No dia 18 de novembro é possível acompanhar o Night Light. O evento reúne corais de toda a Escócia e também serve para acender a Árvore de Natal no Monte.