Roteiro
O que fazer em Lima, no Peru – 10 atrações imperdíveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 28/Agosto/2023
- Maria Beatriz Vaccari
Conhecida por suas riquíssimas heranças culturais e gastronômicas, a capital peruana é lar de atrações incríveis. Há tanto o que fazer em Lima que montar um roteiro de viagem pode ser algo desafiador.
A dica é identificar os passeios que mais combinam com seu perfil. Os fãs de experiências gastronômicas, por exemplo, não podem deixar de visitar alguns dos restaurantes mais conceituados da América Latina.
Já quem curte lugares históricos e culturais encontra diversos pontos turísticos em Lima. Isso sem contar que a capital peruana costuma servir de ponte para quem deseja conhecer as maravilhosas Cusco e Machu Picchu.
Neste post, vou listar as principais atrações de Lima e dar dicas importantes para te ajudar a organizar a viagem para este destino incrível da América do Sul.
Neste post você vai ler:
O que fazer em Lima
As opções de passeios em Lima variam desde os badalados bares e baladas do bairro Barranco até as surpreendentes ruínas de Huaca Pucllana. Além disso, a cada refeição, os viajantes podem aproveitar para explorar novos sabores da famosa culinária peruana.
O fato é que há muito o que fazer em Lima. Por isso, reuni as principais atrações para você montar um roteiro inesquecível. Elas estão relacionadas aqui:
- Miraflores
- Huaca Pucllana
- Parque Del Amor
- San Isidro
- Barranco
- Plaza de Armas
- Palácio Arcebispal
- Convento de Santo Domingo
- Parque de la Reserva
- Estádio Nacional do Peru
Pronto para conhecer tudo sobre a capital peruana?
Onde fica Lima
Lima fica na costa central do Peru. A capital do país é banhada pelo Oceano Pacífico e conhecida por agradáveis temperaturas amenas.
A história da cidade é refletida em suas ruas, que mesclam elementos das civilizações pré-incas e da colonização espanhola.
10 atrações em Lima
Confira os detalhes das principais atrações de Lima.
1. Miraflores
Quem viaja a Lima precisa tirar um tempinho para caminhar pelo charmoso bairro de Miraflores, um dos mais conhecidos da cidade. Arborizada, a região concentra parques, bares, cafés e restaurantes.
O local é um ótimo destino para curtir um fim de tarde especial em Lima. Principalmente porque os cenários litorâneos ficam ainda mais bonitos na hora do pôr do sol.
2. Huaca Pucllana
Localizado em Miraflores, o sítio arqueológico de Huaca Pucllana abriga ruínas construídas no século 5. Elas remetem às construções arquitetônicas dos antigos povos andinos.
A dica é aproveitar a visita para fazer um tour e conhecer a história do local. Além disso, vale a pena ir ao museu Huaca Pucllana, que reúne vários artefatos encontrados por lá.
- Endereço: s/n, Ca. Gral. Borgoño cuadra 8
- Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 16h15, exceto às terças e quintas-feiras.
3. Parque Del Amor
Outra atração de Miraflores é o famoso Parque Del Amor. O local é muito agradável e oferece belíssimas vistas para o Oceano Pacífico.
Quando estiver por lá, não deixe de ver a escultura El Beso (O Beijo), de Victor Delfín.
- Endereço: Av, Mal. Cisneros
4. San Isidro
Com avenidas enormes e um toque de sofisticação, o bairro de San Isidro é outro ponto encantador de Lima que merece entrar para o roteiro. Apesar de ser um centro financeiro, a região é bem tranquila e repleta de natureza.
Vale a pena passear sem rumo certo pelas ruas e curtir atrações como o Parque El Olivar, onde é possível encontrar oliveiras centenárias. Além disso, há ótimas opções de museus e restaurantes.
5. Barranco
Barranco é o bairro mais boêmio de Lima. É ali que moradores locais e viajantes do mundo inteiro se reúnem para curtir o burburinho dos bares, baladas e clubes de música.
Com uma personalidade vibrante, a região conta ainda com cafés descolados, galerias de arte e ótimos restaurantes.
6. Plaza de Armas
O Centro Histórico de Lima conta com várias atrações legais. Entre elas, destaca-se a Plaza de Armas, que é onde a cidade nasceu. O local faz parte, inclusive, de um divertido tour gratuito disponível para todos na cidade.
Cercada por locais icônicos, como o Palácio do Governo e a belíssima Catedral da capital peruana, a praça foi criada no século 16 e já serviu de mercado e arena para touradas.
7. Palácio Arcebispal
Outro local imperdível do Centro Histórico, que é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é o Palácio Arcebispal. Trata-se de um prédio que funciona como sede administrativa da Diocese da capital peruana.
A dica é fazer um passeio guiado para conhecer o interior da construção. Ali, é possível percorrer um museu que conta a história da atração e da cidade.
- Endereço: Jirón Carabaya, Lima 15001
- Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 13h e das 14h às 17h. Domingo, das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h.
8. Convento de Santo Domingo
A arquitetura colonial do Convento de Santo Domingo chama atenção de quem passa pelo Centro Histórico de Lima. Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer mais sobre o local.
O prédio abriga decorações belíssimas, como azulejos sevilhanos. Além disso, há pinturas variadas e uma biblioteca com mais de 25 mil livros.
- Endereço: Jirón Camaná 170
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 13 e das 14h às 17h30.
9. Parque de la Reserva
Inaugurado em 1929, o Parque de la Reserva é outro local que precisa estar no roteiro por Lima. É ali que os viajantes encontram o Circuito Mágico de Água.
Com várias fontes luminosas, o local consegue encantar crianças e adultos. Além disso, é uma ótima área para tirar fotos.
- Endereço: Jirón Madre de Dios S/N
10. Estádio Nacional do Peru
O Estádio Nacional do Peru atrai fãs de esportes de diversas partes do mundo. Construída em 1952, a arena já recebeu jogos de seleções e shows de grandes nomes da música.
Atualmente, o local é palco de vários eventos esportivos, que vão desde de futebol até campeonatos de rúgbi. Dependendo da época do ano, os fãs podem até comprar ingressos para assistir a uma partida ao vivo.
- Endereço: C. José Díaz s/n
Como chegar a Lima
Há vários voos do Brasil a Lima, incluindo rotas diretas ou com escalas. Dá até para conseguir preços mais atrativos com companhias low cost, como a SKY Airline.
Minha dica é sempre pesquisar passagens aéreas na Vai de Promo, que reúne passagens de diversas empresas aéreas em uma única plataforma.
Outra possibilidade (bem menos confortável) é encarar a maior rota de ônibus do mundo, que interliga Rio de Janeiro a Lima. São mais de seis mil quilômetros de estrada, percorridos ao longo de cinco dias.
Transporte em Lima
É possível explorar vários pontos turísticos de Lima caminhando. Além disso, a cidade conta com um bom sistema de transporte público, com estações próximas às atrações turísticas, e ótimos tours panorâmicos.
Táxis e carros de aplicativos como Uber também ficam à disposição dos viajantes. Outra opção é alugar uma bicicleta e conhecer o destino pedalando.
Caso queira mais praticidade e agilidade para percorrer os trajetos, vale a pena alugar um carro. A melhor dica para economizar é comparar preços em plataformas como a Mobility, que réune as principais locadoras do mundo.
Se não quiser dirigir, outra possibilidade é contratar transfers privados em Lima. Essa é a opção mais confortável, inclusive, para seguir do aeroporto ao hotel e vice-versa, sobretudo se estiver em muitas pessoas e com diversas malas.
Quando ir a Lima
Lima tem um clima agradável o ano todo. Caso prefira dias ensolarados e mais quentes, programa sua viagem entre dezembro e março.
De abril a agosto, os dias costumam ser um pouco mais nublados, mas sem chuvas, principalmente a partir de maio.
Seguro viagem Peru
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.Caso você tenha comprado as passagens aéreas com cartão de crédito, verifique se você não tem direito a um plano de seguro viagem. Do contrário, minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Chip viagem Peru
Confesso: não consigo viajar mais sem um eSim ou chip de internet. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
Roteiro de 2 dias em Lima
Dois dias são suficientes para montar um bom roteiro em Lima. Abaixo, veja sugestões de passeios e atrações que não podem ficar fora da sua programação pela capital peruana.
1º dia – Miraflores, San Isidro e gastronomia
- Os bairros mais simpáticos de Lima são Miraflores e San Isidro. Caminhe tranquilamente por eles, aproveitando as muitas praças e shoppings.
- Vá às ruínas de Huaca Pucllana, onde é possível conhecer um pouco mais da história peruana.
- Não deixe de ir até ao Parque Del Amor, num platô diante do Pacífico. Caminhe por lá e fotografe a escultura El Beso (O Beijo), de Victor Delfín.
- Reserve um bom tempo para aproveitar a deliciosa culinária peruana, com destaque para os ceviches. Um dos restaurantes mais famosos do mundo, o Astrid y Gastón, fica em Miraflores.
- Passe a noite em Barranco, bairro repleto de bares e baladas descoladas.
2º dia – Centro Histórico e Circuito Mágico de Água
- No Centro Histórico de Lima você encontra joias como a Plaza de Armas, o Palácio do Governo, a Prefeitura, a Catedral, o Palácio Arcebispal e o Convento de Santo Domingo.
- Já no fim da tarde, visite o Parque de la Reserva e curta por lá o Circuito Mágico de Água, tomada por belíssimas fontes luminosas. É nesta região também que fica o belíssimo Estádio Nacional do Peru.
- Escolha um bom restaurante para jantar e volte de Lima com água na boca.
Onde comer em Lima
Lima é uma cidade extremamente gastronômica e abriga inúmeros restaurantes comandados por chefs conceituados. Abaixo, conheça três estabelecimentos que preparam receitas incríveis:
Astrid y Gáston
O Astrid y Gáston, restaurante do chef Gastón Acurio, é um dos mais famosos de Lima. Ali, é possível degustar pratos de alta gastronomia, que variam conforme a disponibilidade de ingredientes sazonais.
Central
O Central, no bairro de Miraflores, é uma boa pedida para quem quer provar o melhor da gastronomia local. A casa prepara várias receitas com ingredientes típicos da cozinha peruana. Em 2023, foi eleita como o melhor restaurante do mundo pelo prestigiado ranking pelo The World’s 50 Best Restaurants.
La Mar
Os fãs de peixes e frutos do mar precisam reservar uma mesa no La Mar. Renomado, o restaurante é conhecido pelos ceviches e aparece em várias listas de melhores empreendimentos do país e da América Latina.
Pescado Capitales
O Pescado Capitales é um dos grandes endereços para quem quer comer frutos do mar em Lima.
Maido
O Maido é mais um restaurante em Lima que figura na lista dos melhores do mundo. Vale a pena fazer reserva com antecedência.
Punto Azul
Esta rede com vários endereços em Lima é uma boa opção para comer ceviches deliciosos sem gastar muito. Se passar em frente, pode entrar. O Punta Azul é uma delícia.
Onde ficar em Lima
Os melhores lugares para se hospedar em Lima são Miraflores, Barranco e Centro Histórico. Neles, você estará próximo das atrações turísticas e evitará grandes deslocamentos. Assim, ganha tempo e acaba economizando.
Para quem deseja fugir do burburinho, vale a pena também considerar regiões como San Isidro.
Nossas dicas de hotéis em Lima são:
Arawi Miraflores Express
Quartos com piso de madeira e ótima localização fazem deste hotel uma excelente opção para se hospedar em Lima sem gastar muito. O hotel fica perto do shopping Larcomar e de diversas atrações de Miraflores, sobretudo os ótimos restaurantes da região.
—
INNSiDE by Meliá Lima Miraflores
Para quem procura uma boa relação custo-benefício, este hotel é um achado. Os quartos contam com piso de madeira e o visual é todo moderninho. Tem piscina para aproveitar nos dias mais quentes do ano. De quebra, fica em Miraflores, o melhor bairro para se hospedar em Lima.
—
Pullman Lima Miraflores
Luxuoso na medida certa, este hotel em Miraflores esbanja conforto. O atendimento é ótimo, os quartos são amplos e a infraestrutura de lazer é completa, com direito a piscina, academia e restaurante. Fica a apenas 3 minutos do shopping Larcomar e conta com diversos restaurantes e lojinhas nos arredores.
—
Além deles, vale a pena considerar os seguintes hotéis em Lima (clique nos links para ver preços e avaliações):
Luxo
Bom custo-benefício
Econômicos
O que você precisa saber antes de ir a Lima
O que você precisa saber antes de ir a Lima
Quando planejo minhas viagens para Lima ou outros destinos da América do Sul, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.
Onde pedir: America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto)
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
LEIA TAMBÉM: