Notícias
5 lugares para aproveitar a neve em Bariloche
- Créditos/Foto:Divulgação/Emprotur Bariloche
- 21/Setembro/2023
- Redação
Todos os anos, turistas brasileiros viajam à Argentina para aproveitar as atrações de neve em Bariloche. A cidade fica bem cheia durante o inverno, com viajantes explorando desde as lojinhas do charmoso centrinho até as pistas de esqui de complexos como o Cerro Catedral.
Para quem quer fugir da agitação e mesmo assim curtir a neve, a dica é viajar após o final da alta temporada. Nesse caso, recomendo ir a Bariloche em setembro, quando a cidade fica um pouco mais vazia, mas continua oferecendo atrações incríveis. De quebra, a época costuma ter opções de voos com tarifas mais atrativas.
O melhor de tudo é que há opções de tours para os mais variados tipos de viajantes. Tem até excursão gratuita para quem deseja se familiarizar com o destino argentino assim que chegar lá.
Diego Piquin, diretor-executivo da Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, listou cinco lugares que precisam estar no roteiro de quem quer ver neve em Bariloche. Confira!
5 lugares para aproveitar a neve em Bariloche
- Cerro Catedral
- Cerro Campanario
- Piedras Blancas
- Cerro Otto
- Circuito Chico
Cerro Catedral
Conhecido também como Catedral Alta Patagônia, o Cerro Catedral abriga o maior centro de esqui da América do Sul e recebe cerca de 600 mil visitantes a cada inverno. Possui 29 meios de elevação, 1.200 hectares com mais de 60 pistas para a prática de esqui, snowboard e outros esportes de neve.
Cerro Campanario
Para quem gosta de apreciar as paisagens da região, o Cerro Campanário é bastante requisitado. O lugar é considerado entre os oito com as vistas mais bonitas do mundo, segundo a National Geographic.
Com acesso por meio de um teleférico, o topo da montanha conta com vários mirantes, além de uma confeitaria para quem quer degustar bebidas quentes, tortas e doces. Pelo local, é possível observar os lagos Nahuel Huapi e Moreno, a lagoa El Trébol, a península San Pedro, a Ilha Victoria, os cerros Otto, López, Catedral e as árvores da Colonia Suiza.
Piedras Blancas
Para quem gosta de aproveitar a neve, em Piedras Blancas a prática do esqui também é possível. São três mil metros de pistas exclusivas para a prática de skibunda, descida de trenós e tirolesa, além de uma pista de snow tubing de mil metros.
Outra atração do local é o Parque Euca, que tem 60 jogos e desafios, como pontes suspensas, redes, círculos de aço, tubos circulares de madeira e tirolesas.
Cerro Otto
O Cerro Otto fica a dez quilômetros do centro de Bariloche, possuindo um caminho principal e trilhas para mountain bike e caminhadas. Para chegar ao cume da montanha, que abriga pistas de esqui nórdico e esqui alpino, há ainda teleféricos disponíveis para os visitantes.
Para quem gosta de contemplar a paisagem, o Cerro dá a possibilidade de apreciar a vista da cidade, do lago Nahuel Huapi, do lago Gutiérrez, dos montes Leones e Viilegas, de parte da estepe patagônica, do lago Moreno, além da Cordilheira dos Andes do Cerro Catedral.
No Cerro Otto, localiza-se ainda a única confeitaria giratória do país com estrutura de vidro. Ela permite que os visitantes desfrutem de várias paisagens em uma mesma experiência.
Circuito Chico
O caminho mais tradicional para conhecer Bariloche é o Circuito Chico que, em alguns períodos do inverno, fica vestido de branco por conta da neve. O percurso começa no centro da cidade, segue pela margem Sul do lago Nahuel Huapi e passa pela península de San Pedro, pelo porto Pañuelo, pela Villa Llao Llao e pelo parque municipal (ideal para caminhadas pelo bosque).
O passeio também contempla a Villa Tacul e a ponte do arroio Angostura. Pela trilha, há ainda a possibilidade de conhecer a Colônia Suiza, com chácaras e campings.
No Circuito Chico, a visita ao Cerro Capilla também é requisitada, já que o local possui um dos mirantes mais atrativos da cidade. Há também o Cerro López, que fica a mais de 2 mil metros acima do nível do mar, onde é possível contratar passeios a cavalo, fazer arvorismo e se aventurar com raquetes na neve.
O destino ainda oferece uma excursão que percorre três albergues de montanha: o López, o Roca Negra e o Extremo Encantado.
Onde ficar em Bariloche
A maioria dos brasileiros que vai a Bariloche se hospeda no centro da cidade. Afinal, ali há lojas, restaurantes e vida noturna. Alguns dos melhores hotéis de Bariloche dão vida para o Lago Nahuel Huapi.
Entre as opções mais centrais que eu recomendo destacam-se:
Para quem vai esquiar, vale a pena ficar na base do Cerro Catedral. Ali, há até opções de hospedagem com acesso direto às pistas de esqui. Os destaques da área são:
Outro destino bom para ficar em Bariloche é a área de Llao Llao, onde há muitos hotéis de luxo, alguns deles com vista panorâmica. As dicas na região são:
- Gran Hotel Panamericano
- Le Bouquet Apart Hotel
- Llao Llao Resort (o hotel mais famoso de Bariloche)
O que você precisa saber antes de ir a Bariloche
Quando planejo minhas viagens para a Argentina, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Documentos
O Brasil tem um acordo com a maioria dos países da América do Sul, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru e Bolívia, que dispensa a apresentação de passaporte e visto. Basta portar a carteira de identidade original para entrar nesses destinos, desde que o documento esteja em bom estado de conservação, tenha foto recente e menos de dez anos de expedição.
Vale ressaltar que apenas a carteira de identidade e o passaporte são aceitos para acesso aos países da América do Sul. Outros documentos, como CNH, carteira profissional e de trabalho, não são válidos.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis
—
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer em Bariloche em setembro
- Onde ficar em Buenos Aires
- O que fazer em Montevidéu, no Uruguai
- O que fazer em Punta del Este
- Roteiro de 3 dias em Cusco e Machu Picchu, no Peru
- Dicas para viajar para o Peru
- O que fazer na Ilha de Páscoa